Menu
América do Norte / América do Sul / Europa

Dicas e 12 Destinos para sua Primeira Viagem Internacional

Atualizado em: 18 de maio de 2021

A primeira viagem internacional é uma das maiores emoções da vida, principalmente para quem sonhou, trabalhou e economizou muito para realizá-la. Por isso, é essencial planejar bastante e escolher muito bem o destino de férias.

Neste artigo queremos trazer dicas e destinos para sua primeira viagem ao exterior, mas focando em lugares com voos diretos saindo do Brasil.

É mais fácil pegar voos diretos, ainda mais quando é a primeira vez do viajante. Essa é uma maneira de descomplicar e há tantas opções de países.

Vamos começar o artigo com dicas gerais para o planejamento das férias e depois apresentamos os 12 destinos para sua primeira viagem internacional.

O que preciso para minha primeira viagem internacional?

O primeiro passo para fazer uma viagem ao exterior é tirar o passaporte.

Mesmo que a maioria dos países da América do Sul aceite o RG (em bom estado) como documento na imigração, o melhor é ter o passaporte em mãos.

Tire o passaporte antes de definir o destino e a data da viagem, já que este documento tem validade de 10 anos. Neste longo período, você vai precisar do passaporte muitas vezes, assim nós desejamos!

Depois, nossa recomendação é ser sincero com você e se perguntar o que você quer conhecer na sua primeira viagem ao exterior.

Muitos viajantes já sabem faz anos qual tipo de viagem querem realizar, mas vale a pena se questionar. Dessa forma, aumentam as chances de você fazer a escolha certa.

Caso a sua resposta seja Estados Unidos, será necessário passar por um processo burocrático maior do que tirar o passaporte, que é a obtenção do visto americano.

Mas saiba que a maioria dos países que apresentamos neste artigo não requer visto. Nós inclusive temos um post com a lista dos países que não exigem visto.

Com o destino escolhido, nós sempre conferimos a seção Seu Destino no Portal Consular do Itamaraty.

Se você é uma pessoa precavida, recomendamos tomar a vacina contra a febre amarela e tirar o certificado, sempre levando este documento nas suas viagens.

Com toda essa parte burocrática resolvida, já dá para comprar as passagens aéreas, elaborar o roteiro por cidade (caso seja mais de uma) e tentar evitar muitos deslocamentos (para não perder tempo).

Além disso, pesquise sobre como levar dinheiro para seu destino de viagem. Na Argentina, Uruguai e Chile, o real é amplamente aceito nas casas de câmbio. Em outros destinos, fique de olho na cotação do dólar, quando baixar, compre-o!

Mas lembre-se de que antes da viajar é essencial contratar um seguro viagem, mesmo que seja uma apólice econômica e enxuta.

No artigo atualizado Seguro viagem e Coronavírus, nós analisamos as seguradoras brasileiras e quais têm as melhores apólices.

Caso você seja um viajante econômico, como eu!, leia também o artigo com 9 formas de viajar barato!

12 Destinos para sua Primeira Viagem Internacional

  • Buenos Aires
  • Montevidéu
  • Portugal
  • Cancún e Riviera Maya
  • Santiago e suas Vinícolas
  • Itália
  • Peru
  • França
  • Espanha
  • Canadá
  • Reino Unido e Irlanda
  • Estados Unidos

Buenos Aires – Argentina

12 Destinos para sua Primeira Viagem Internacional
Obelisco na Avenida 9 de Julio

Buenos Aires é um dos destinos mais procurados para a primeira viagem internacional por várias razões. Primeiramente, a cidade é um dos polos culturais da América do Sul e fica perto de vários estados populosos do Brasil.

Não é difícil encontrar promoções de passagens aéreas para capital da Argentina e os preços no país são bons para os turistas brasileiros. Dá para encontrar hotéis bons e baratos, como mostramos no nosso artigo sobre onde ficar em Buenos Aires por bairro.

Por experiência própria, podemos afirmar que é viável viajar barato para Buenos Aires, até porque há muitas atrações gratuitas e outras tantas econômicas.

Mas o principal atrativo é a variedade de pontos turísticos, desde belos parques até museus excelentes, passando pelo Cemitério da Recoleta e suas numerosas estátuas. Devemos citar também a vida noturna portenha.

Veja nossas sugestões sobre o que visitar em Buenos Aires e se surpreenda com a capital da Argentina!

Montevidéu – Uruguai

Palácio Salvo
Palácio Salvo

O Uruguai tem vantagens e facilidades semelhantes às da Argentina para os turistas brasileiros. Nesses países, não é preciso levar dólares, já que o Real é bem aceito.

Montevidéu é menor e tem menos atrações quando comparada a Buenos Aires, mas possui mais possibilidades de passeios de um dia.

Há diversas vinícolas que usam a uva Tannat, a mais famosa do país, e estão entre 30 min. e 1h de carro da capital. É perto de verdade!

Além disso, para quem viaja no verão e meses quentes, é possível visitar cidades com praias, incluindo Punta del Este.

Leia nossos artigos especiais sobre o que fazer em Montevidéu e sobre os principais passeios a partir de Montevidéu!

Portugal

12 Destinos para sua Primeira Viagem Internacional
Bairro de Alfama em Lisboa

Para não enfrentar (quase) nenhuma barreira de idioma, Portugal é o país certo para sua primeira viagem ao exterior.

Além disso, atualmente ele é um dos países mais visitados da Europa, mesmo sendo pequeno em extensão territorial.

Nós gostamos muito de passar férias em Lisboa e no Porto, porque não são cidades enormes e ainda propiciam fazer vários passeios para locais diversificados nas redondezas.

Para quem gosta de cidades com patrimônio histórico preservado, belas paisagens e comida muito boa, Portugal deve estar na lista de desejos de viagem.

Vale mencionar que o país é seguro, tem clima muito bom e ainda possui transporte público (como trens) que conecta várias regiões. Aliás, os preços são bem melhores do que nos países da Europa Central.

Para começar seu planejamento, leia os artigos sobre o que fazer em Lisboa e sobre os principais pontos turísticos do Porto!

Aliás, minha primeira viagem ao exterior foi para Portugal e amei o país. Quero muito voltar e conhecer pequenas cidades históricas, além de aproveitar mais os vinhos.

Cancún e Riviera Maya

O chocante azul do mar de Cancún
O chocante azul do mar de Cancún

Para conhecer belas praias do Caribe e ainda visitar sítios arqueológicos dos Maias, Cancún e a Riviera Maya são excelentes destinos de férias.

Lá você se surpreenderá com os tons azuis do mar e a desenvolvida estrutura turística, além da variedade de passeios.

Quem gosta de arqueologia vai se apaixonar pelos monumentos milenares de Chichén Itzá e de Tulum.

Além de Cancún, vale a pena se hospedar em Playa del Carmen, uma cidade à beira mar organizada, segura e com muitas atrações ao redor.

Nós visitamos outros lugares do México, mas acreditamos que Cancún é o melhor para a primeira viagem.

Até dá para ir à Cidade do México, mas é preciso já estar acostumado com cidades grandes, bem movimentadas.

Se você ama cultura e história, vale a pena incluir no roteiro pela região central do país cidades como: Puebla, Querétaro, Morélia, Guanajuato e San Miguel de Allende, todos locais inesquecíveis e com centros históricos belíssimos.

Leia também nossas dicas sobre o que fazer em Cancún e sobre onde se hospedar em Cancún, inclusive para orçamento econômico!

Santiago e suas vinícolas

12 Destinos para sua Primeira Viagem Internacional
Cerro Santa Lucia

O Chile é um dos países com mais diversidade de paisagens nas Américas, desde a beleza extrema do Deserto do Atacama até o exuberante Parque Nacional de Torres del Paine.

Para a primeira viagem internacional, vale a pena ir com mais calma e por isso recomendamos começar pela capital, Santiago.

Além das atrações turísticas de Santiago, nos arredores há diversos locais a visitar para quem gosta de vinho. São inúmeras vinícolas renomadas e que oferecem tours em português.

Além do enoturismo, o viajante pode fazer outros passeios, seja para as cidades litorâneas ou até para as áreas de esqui nos Andes.

Veja nossas sugestões sobre onde se hospedar em Santiago nos melhores bairros!

Itália

Florença vista da Piazzale Michelangelo
Florença vista da Piazzale Michelangelo

Dá para passar uma vida turistando pela Itália, afinal, é um dos países mais ricos em arte, arquitetura e natureza exuberante na Europa.

A porta de entrada é Roma, porém a Cidade Eterna é caótica e é preciso estar acostumado a locais assim para visitá-la de primeira.

Nós recomendamos como destino para sua primeira viagem internacional a região da Toscana, usando Florença como cidade-base.

Em Florença, você poderá visitar os melhores museus com arte renascentista, além de ver muita beleza ao ar livre na arquitetura medieval que a cidade possui.

Hospedando-se em Florença será fácil visitar relevantes cidades toscanas, como Siena e Pisa, e até turistar por locais menos conhecidos, pequenas vilas que pararam no tempo.

Para quem sonha em viajar a Veneza, recomendamos fazer o combo com Verona, uma cidade menor, mais barata e mais organizada.

Veneza é tão bonita que até choca, mas Verona também tem seus atrativos, inclusive uma arena romana em uso. Saiba que dá para usar Verona como cidade-base para visitar Veneza e outras atrações da região.

Leia nossos artigos especiais sobre atrações de Florença, o que visitar em Verona e o que fazer em Veneza!

Peru

12 Destinos para sua Primeira Viagem Internacional
Machu Picchu

O Peru é um dos países perto do Brasil mais diferentes para sua primeira viagem ao exterior.

Lá você provará comidas típicas únicas, visitará sítios arqueológicos milenares e ainda verá paisagens diferentes.

Cusco e o passeio para Machu Picchu são os maiores atrativos turísticos do Peru, mas é em Lima que você provará o melhor da comida local e ainda verá a arquitetura colonial rebuscada.

Também não faltam belos parques nacionais, com cânions, montanhas e lagos. Há cidades para todos os perfis de viajantes.

Para quem gosta de lugares e culturas únicas e muita aventura, o Peru é uma boa opção para a primeira viagem e será uma das mais inesquecíveis da sua vida.

Veja nossas dicas sobre o que fazer em Cusco e o post especial sobre nosso passeio para Machu Picchu!

França

Aix-en-Provence na Provença
Aix-en-Provence na Provença

Paris é uma das cidades mais desejadas como primeira viagem ao exterior. Apesar de linda, cheia de monumentos marcantes e ótimos museus, a capital francesa é grande, movimentada e que pode assustar.

Como a cidade está quase sempre cheia de turistas, há muitos golpes e gente tentando tirar vantagem dos viajantes. Por isso, Paris não é uma cidade para relaxar. É sim uma metrópole cultural cheia de eventos e monumentos icônicos.

Por isso, vale a pena pensar a França além de Paris. Que tal o Sul da França? Lá fica a Provença, uma região com pequenas cidades charmosas, além de ter Nice e Mônaco a uma curta viagem de trem.

Veja nossas dicas sobre o que fazer em Paris e os artigos da nossa viagem à Provença!

Espanha

12 Destinos para sua Primeira Viagem Internacional
Palácio do Oriente em Madrid

Saiba que a Espanha é um dos países mais visitados do mundo. E não é para menos, afinal, cada região é rica em belezas naturais e muita história.

A capital Madrid é uma cidade belíssima, com grandes avenidas bem cuidadas, monumentos históricos, bairros diferenciados e museus renomados, como o Museu do Prado e o Museu Reina Sofia.

Além disso, há variedade de hospedagens em Madrid, desde pousadas baratas e boas até hotéis modernos. Restaurantes de todos os tipos também não faltam.

Barcelona é menos organizada quando comparada a capital, porém é única em suas atrações, várias delas ligadas às Olimpíadas e ao Modernismo Catalão.

Tanto a partir de Madrid quanto saindo de Barcelona dá para fazer passeios, principalmente para pequenas cidades históricas fáceis de serem conhecidas tendo apenas um dia.

Leia também nossos artigos sobre o que fazer em Madrid e sobre os principais pontos turísticos de Barcelona!

Canadá

12 Destinos para sua Primeira Viagem Internacional
Toronto. Fonte: Wikimedia

O Canadá é um país apaixonante, com ótimas cidades grandes para visitar, locais ricos em vida noturna e atrações culturais. Mas saiba que também é um dos melhores destinos de natureza, devido a quantidade de parques naturais.

Além disso, lá você poderá treinar o inglês e se sentirá seguro para aproveitar atrações até durante à noite.

Mas como o país é bem grande, para a primeira viagem internacional, é essencial elencar suas prioridades, lembrando que para Toronto há voos diretos saindo do Brasil.

Contudo, saiba que os brasileiros amam Vancouver, seus parques e montanhas verdes. A Costa Oeste canadense combina muito bem com a americana, por serem próximas.

Veja nossas sugestões de cidades do Canadá para visitar!

Reino Unido e Irlanda

Palácio de Kensington com a Rainha Vitória à frente
Palácio de Kensington com a Rainha Vitória à frente

As Ilhas Britânicas são ótimos destinos para sua primeira viagem internacional. É claro que não dá para visitar tudo, mas vale a pena saber o que tem para conhecer por lá.

O principal destaque fica por conta de Londres, uma das cidades que mais gostei de conhecer na vida. Apesar dos hotéis em Londres serem caros (assim como, a libra esterlina), os museus nacionais são gratuitos e são os melhores do mundo!

Parques bem cuidados e enormes, ótimos mercados de rua (abertos e fechados) e monumentos icônicos se espalham por Londres.

Além da capital inglesa, os brasileiros costumam gostar muito de outra capital, a irlandesa. Dublin é menor do Londres, porém possui vida noturna agitada e variada.

Caso você escolha a Irlanda para sua primeira viagem ao exterior, vá além de Dublin, aproveitando o pequeno tamanho do país para fazer passeios de um dia.

No Reino Unido ainda há a medieval Edimburgo, uma cidade com arquitetura preservada e boas atrações turísticas, além de base para conhecer o interior da Escócia.

Leia também os nossos artigos super completos sobre pontos turísticos de Londres, o que fazer em Dublin e sobre o que visitar em Edimburgo!

Estados Unidos

12 Destinos para sua Primeira Viagem Internacional
Ocean Drive em Miami

O sonho de muitos brasileiros é visitar os Estados Unidos e a boa quantidade de passagens áreas promocionais facilita alcançar esse desejo.

Os maiores desafios são os preços altos das hospedagens e o processo de obtenção de visto, que é o mais burocrático que vivenciamos.

Nós escrevemos um post sobre visto americano, com dicas que nos ajudaram a tirar o visto sem sofrimento e com mais certeza de que daria certo!

Em termos de destinos nos Estados Unidos, há bastante variedade, desde as muitas compras em todas as cidades até parques da Disney.

É claro que Nova York é a cereja do bolo, repleta de atrações culturais, boa gastronomia e museus renomados.

Leia os artigos da nossa viagem a Miami e veja também sugestões de hotéis baratos em Nova York!

Esperamos que as dicas e as sugestões de destinos para a primeira viagem internacional tenham te ajudado no planejamento das férias!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.