Menu
América do Norte

Destaques do Museu de Belas Artes de Montreal

Atualizado em: 11 de janeiro de 2024

O Museu de Belas Artes de Montreal (Musée des Beaux-Arts de Montréal) é o museu de arte mais antigo do Canadá, fundado em 1860, sendo uma atração imperdível da cidade.

Ele é formado por 5 pavilhões abrigados em diversos prédios, alguns modernos e outros históricos, tendo estrutura impecável e coleção extensa. A coleção permanente conta com mais 45 mil itens.

Durante a nossa visita ao Museu de Belas Artes de Montreal, nós percebemos a imensidão da coleção, a modernidade das instalações e a relação do museu com a cidade, já que ele não é administrado pelo governo, sendo financiado pela sociedade civil.

Além disso, para o turista é fundamental visitá-lo devido a coleção de Arte Canadense e Quebecoise, incluindo Arte Indígena.

Saiba também onde ficar em Montreal nos melhores bairros para turistas!

Destaques da nossa visita ao Museu de Belas Artes de Montreal, no Canadá

Destaques do Museu de Belas Artes de Montreal
Pinturas e esculturas impressionistas

Como o Museu de Belas Artes de Montreal é bem grande, com vários prédios, a primeira providência a tomar é ir à entrada principal, que fica no Pavilhão Jean-Noël Desmarais (endereço 1380 Sherbrooke Street West).

Há duas estações de metrô próximas ao museu: Gay-Concordia e Peel. Segundo nossa experiência com o transporte público em Montreal, é mais fácil usar o metrô e caminhar um pouco do que tentar usar os ônibus.

A partir da entrada, as primeiras galerias que visitamos foram as de Arte Europeia, desde a Idade Média até o século XX.

Picasso e pinturas de outros artistas do século XX

O Museu de Belas Artes de Montreal possui 111 pinturas holandesas e flamengas do século XVII, sendo um importante repositário do Período de Ouro da Arte Flamenga.

Porém, nós começamos nossa visita pelas pinturas e esculturas impressionistas, principalmente francesas. São pinturas belíssimas e que já nos mostraram como o Museu tem uma coleção permanente importante.

Do século XX, vimos obrar de Picaso, Dalí, Miró, entre outros, sempre muito fotografadas pelos visitantes.

Destaques do Museu de Belas Artes de Montreal
Galeria de Arte Medieval

Há também pinturas europeias muito antigas, como da Idade Média, que ficavam expostas em igrejas e mosteiros. Nessa sala também estão expostas maquetes de igrejas construídas nesse período, como a Notre-Dame de Paris e o Duomo de Florença.

Há uma sala dedicada apenas às obras de arte criadas durante o império de Napoleão, inclusive com pinturas e busto do imperador. Arte Barroco, Rococó e Arte Flamenga estão abrigadas nas salas próximas.

Porém, o diferencial do Museu de Belas Artes de Montreal é a coleção de Arte Canadense, que inclui Arte Indígena, dos primeiros colonizadores até Arte Contemporânea.

Esculturas Inuit

Para nós, a Arte Inuit foi surpreendente, sendo composta de esculturas de cabeças humanas, além de referências aos animais do Ártico. O Povo Inuit é o principal grupo indígena do Ártico.

Saiba que há exemplares de todas as etapas da Arte Canadense, incluindo as pinturas que o colonizadores franceses criaram no Quebec, com pinturas dos indígenas segundo os colonizadores e a importante caça aos castores para obtenção de pele, tão preciosa na Europa naquela época.

Há várias pinturas que retraram Montreal, desde XVIII até o século passado.

Destaques do Museu de Belas Artes de Montreal
Pinturas e esculturas de artistas canadenses

Vale mencionar o artista plástico Tom Thomson e o Grupo dos Sete, que se voltaram para a natureza singular do Canadá em suas pinturas, sendo artistas que tinham Toronto como base.

No Museu de Belas Artes de Montreal também há exposições de Arte Contemporânea, mas que não nos chamaram a atenção.

Saiba que o Museu tem um cinema, o Cinéma du Musée, e uma sala de espetáculos, o Bourgie Hall, com apresentações de música clássica e outros eventos em uma igreja antiga.

Ela foi reformada para receber as apresentações, mas ainda possui os belos vitrais e o clima antigo.

Informações práticas: Ingressos, horário e mais

Galeria do Império de Napoleão

O Museu de Belas Artes de Montreal abre de terça a domingo, das 10h às 17h. Às quartas-feiras, ele fica aberto até às 21h. Lembrando que o Museu está fechado às segundas.

Se você for viajar no verão canadense, confira os horários atualizados no site oficial.

Em relação ao preço dos ingressos:

  • Adultos com 31 anos ou mais: $24;
  • Adultos entre 21 e 30 anos: $16;
  • Adultos com 20 anos ou menos: de graça.

Às quartas-feiras à noite, os preços são diferentes: $12 para adultos com mais de 21 anos e de graça para os demais.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas sobre o Museu de Belas Artes de Montreal! Conheça também o Museu de Arqueologia e História de Montreal, o melhor museu de arqueologia do Canadá!

Boa viagem, Viajante!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? A Real Seguro Viagem oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.