Visita à Galeria de Arte de Ontário, a melhor de Toronto

por Jade

Toronto oferece excelentes oportunidades para fazer turismo cultural, já que possui os maiores e melhores museus do Canadá. Para quem deseja conhecer os pintores locais, a visita a Galeria de Arte de Ontario deve estar no roteiro.

A Galeria de Arte de Ontário sempre organiza exposições temporárias ao longo do ano, normalmente de Arte Contemporânea e fotografia, e a coleção permanente possui mais de 120 mil peças.

Na coleção permanente há várias pinturas de Arte Europeia, assim como Arte Canadense dos primeiros séculos da colonização e do efervescente século XX.

Atualmente, a Art Gallery of Ontario (AGO) dá destaque aos artistas indígenas do Canadá, trazendo novas perspectivas e temáticas.

História da Art Gallery of Ontario

Fachada voltada para o histórico Grange Park

O tamanho e a importância da Galeria de Arte de Ontário foram construídos aos poucos, ao longo de 122 anos.

Fundada como Museu de Arte de Toronto em 1900, a Art Gallery of Ontario recebeu essa denominação 66 anos depois, refletindo a importância que passou a ter na província de Ontário.

Um marco na sua história foram as doações do bilionário Kenneth Thomson em 2002, tanto em termos de milhares de obras de arte canadenses e europeias quanto em fundos.

As novas peças exigiram mais espaço e o dinheiro permitiu que fosse feita a renovação arquitetônica comandada pelo arquiteto Frank Gehry, o que trouxe modernidade à estrutura externa e aconchego ao interior.

Você vai conhecer mais detalhes sobre a beleza e a coleção da Galeria de Arte de Ontário a seguir.

Como é a visita à Galeria de Arte de Ontário em Toronto?

Visita à Galeria de Arte de Ontário, a melhor de Toronto
Walker Court

Em vários locais de Toronto eu sinto dificuldade em entender as placas com as direções. Na primeira vez que visitamos a AGO ficamos perdidinhos entre tantas salas, o que atrapalhou bastante a visita.

Por isso, a primeira coisa a fazer antes de desbravá-la é baixar o mapa no site oficial ou usar o QR code que fica exposto em um painel antes do vestíbulo, chamado de Walker Court.

Aliás, a Walker Court é um dos cartões-postais da Galeria de Ontário, com sua escada em madeira que conecta vários andares. Apesar de linda e monumental, subir de elevador é uma boa ideia, ainda mais para quem vai até o Level 4 e Level 5.

Com o mapa em mãos, tente seguir a ordem numérica das salas para não se perder. O mapa não diz o que há em cada sala, mas ajuda a estabelecer uma “lógica” durante o passeio. Melhor com ele do que sem.

Nós começamos a visita pelo Level 1, que é o primeiro andar que você terá acesso pela entrada principal na Dundas Street West.

Ao fundo “O Massacre dos Inocentes” de Rubens

O Level 1 é repleto de Arte Europeia, principalmente Flamenga e Italiana, além de conhecidos obras de pintores Impressionistas da França, como Monet, Pissarro, Sisley e Renoir.

Destaque para a pintura com cores vivas e movimentos bruscos de Rubens, “O Massacre dos Inocentes”.

No Level 1 há salas dedicadas a Kenneth Thomson, bilionário canadense que doou 2 mil obras de arte para a Galeria de Ontário, entre elas a pintura de Rubens que mencionei acima.

As salas em homenagem a Thomson iniciam o passeio para quem segue a ordem numérica. Lá há objetos decorativos de marfim e metais preciosos da Europa, inclusive medievais.

Visita à Galeria de Arte de Ontário, a melhor de Toronto

Também foi Thomson quem doou as miniaturas de navios e barcos que ficam no Lower Level.

As crianças costumam gostar dessa área porque as miniaturas são detalhistas, verdadeiras obras de arte, mas que elas gostariam que fossem seus brinquedos.

Subindo para o Level 2, você encontrará uma coleção mais variada. A maioria das salas abriga obras pertencentes à coleção permanente. Porém, em todos os níveis há exposições temporárias, com exceção do Lower Level, que é pequeno.

No Level 2 ficam as pinturas canadenses de várias épocas, desde as obras com técnica/inspiração europeia, mas que retratam a paisagem singular do Canadá, até a produção artística do famoso Grupo dos Setes (século XX) e artistas indígenas atuais.

Pinturas de Tom Thomson abaixo. Acima uma pintura de David Milne. Mais o olhar pertubador de “A Marchesa Casati” de Augustus John.

Sem dúvida, a Arte Canadense é a principal razão para os turistas visitarem a Galeria de Arte de Ontário em Toronto.

Os turistas vão se surpreender com as cores das paisagens canadenses, com destaque para as pinturas outonais de Tom Thomson e o uso do branco que ressalta a paisagem por David Milne.

Aliás, Tom Thomson fez parte do Grupo dos Sete, que reuniu 7 artistas que revolucionaram a Arte Canadense porque simplesmente olharam e retrataram um dos maiores diferenciais do país, a paisagem natural e as mudanças de estação.

O Grupo dos Sete tinha inspiração impressionista e eles expuseram principalmente em Toronto entre os anos 20 e 30 do século XX.

No Level 2 também há Arte Moderna, com obras de Picasso, Matisse, Chagall, Augustus John e artistas locais.

Visita à Galeria de Arte de Ontário, a melhor de Toronto

Muitos dos artistas canadenses atuais trazem a perspectiva e temática indígenas para suas obras, o que resulta em pinturas diferenciadas.

Contudo, um dos principais destaques do Level 2 é a ampla sala com esculturas de Henry Moore, doadas por ele para a AGO.

Como você pode notar, o Level 2 tem muitos destaques e arquitetura é um deles. Estou falando da Galleria Italia, uma ampla e alta varanda fechada por vidros e madeira clara, local que abriga um café e vistas para as casas antigas da Dundas Street West.

Esculturas de Henry Moore

A Galeria de Arte de Ontário não possui Level 3, então, recomendamos subir as escadas para quem está com o condicionamento físico preparado ou usar o elevador para ir aos levels 4 e 5.

O Level 4 possui instalações e obras de Arte Contemporânea, que não são as minhas preferidas, porque eu realmente não as entendo.

O Level 5 costuma receber alguma exposição temporária de peso. Nós vimos pinturas monumentais, urbanas e angustiantes de Denyse Thomasos.

A partir do último nível da AGO você poderá ver parte da cidade do alto, mas sem a CN Tower, que fica do outro lado, mas que pode ser avistada do parque que fica aos fundos da Galeria, o histórico Grange Park.

Como você pode perceber, a AGO é um passeio inspirador, que revela o melhor da Arte Canadense. Além disso, ela é fácil de chegar e pode ser visitada de graça.

Informações práticas

Visita à Galeria de Arte de Ontário, a melhor de Toronto
A escada e a Galleria Italia

A Galeria fica aberta de terça a domingo a partir das 10h30min. O horário de fechamento varia de acordo com o dia.

Em relação aos ingressos, só adultos maiores de 25 anos pagam e o custo é de $25 por pessoa. Porém, quarta-feira das 18h às 21h a entrada é gratuita. Reserve o ingresso gratuito pelo site oficial (a partir de segunda).

Para chegar à Galeria, a estação de metrô St. Patrick é a mais próxima.

Esperamos que as dicas sobre Art Gallery of Ontario tenham sido úteis! Leia também nosso artigo sobre os melhores museus de Toronto!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.