Como maior cidade do Canadá, espera-se que Toronto tenha uma boa oferta de museus e galerias. Realmente, a cidade cumpre as expectativas dos turistas e moradores nesse quesito, porque há ótimos museus em Toronto e vários deles são enormes!
Neste artigo vamos apresentar uma seleção dos melhores museus de Toronto, inclusive com temas curiosos, mas que têm exposições que prendem a atenção dos viajantes.
Leia também nosso artigo especial sobre onde ficar em Toronto bem localizado!
9 Melhores Museus de Toronto, no Canadá
Art Gallery of Ontario – AGO
A Art Gallery of Ontario é um dos maiores museus de Toronto, tendo uma coleção enorme de pinturas, fotografia, desenhos e esculturas. Há vários destaques durante a visita.
Primeiramente, a arquitetura externa é diferenciada, afinal, ocorreram ampliações ao longo dos seus 122 anos. Nós gostamos muito da área chamada de Galeria Itália, repleta de madeira clara, vidro e metal, ficando especialmente iluminada no pôr do sol.
O hall interno com suas escadas, também de madeira com tons claros e alaranjados, é minimalista, porém interessante.
A coleção impressiona ainda mais, porque as exposições permanentes são grandes e variadas e ainda há exposições temporárias. Você poderá apreciar pinturas europeias, além de uma grande coleção de Arte Africana.
Nós nos focamos nas pinturas feitas por artistas canadenses, porque era algo novo para nós, principalmente as pinturas retratando as paisagens canadenses nas estações, com destaque para o inverno.
De qualquer modo, vimos pinturas europeias, objetos decorativos de várias épocas, esculturas e nos perdemos entre tantas salas.
Acredito que conhecemos a Art Gallery of Ontario um pouco despreparados. Da próxima vez, temos que selecionar o que visitar de antemão, porque não dá para ver tudo, e vale a pena fazer uma visita mais focada.
Informações práticas – A AGO é de graça às quartas-feiras das 18h às 21h. Para isso, é preciso reservar os ingressos gratuitos pelo site a partir das 10h de segunda-feira. O ingresso comum custa $25, mas só maiores de 25 anos pagam. Para mais informações, acesse o site oficial.
Royal Ontario Museum – ROM
O Royal Ontario Museum é um museu monumental, sendo o maior do Canadá e o quinto maior da América do Norte. Nós visitamos o ROM duas vezes e nem de longe conseguimos entrar em todas as salas.
De qualquer modo, um dos destaques é a coleção de história natural, principalmente os fósseis de dinossauro. A galeria com pedras preciosas é outro destaque, muito suntuosa e possui até diamantes.
É claro que no ROM há coleções enormes sobre a África antiga, a Ásia, Civilizações da Europa e sobre os Povos Indígenas Canadenses.
Além da coleção maior do que um viajante é capaz de conhecer em um dia, o Royal Ontario Museum é famoso pela arquitetura contemporânea.
Impossível não notar a fachada geométrica, cheia de vidro e alumínio, conhecida como Michael Lee-Chin “Crystal”, obra do arquiteto Daniel Libeskind.
Nós também ficamos admirados com a beleza da rotunda interna coberta com mosaicos inspirados na arte bizantina.
Informações práticas – O ingresso adulto custa $23. Para mais informações, acesse o site oficial.
Hockey Hall of Fame
Abrigado no histórico prédio do Banco de Montreal (1885), um dos poucos sobreviventes do grande incêndio de 1904, o museu Hockey Hall of Fame é um local tipicamente canadense a visitar, afinal, aborda uma paixão nacional, o hockey.
O que atrai milhares de visitantes é coleção com relíquias desse esporte, inclusive a Stanley Cup. Além disso, no museu fica o hall da fama do hockey.
Como você pode perceber, para a experiência ser mais completa, vale a pena estudar o esporte e sua história, para que a coleção, as relíquias e os nomes façam sentido durante sua visita.
Informações práticas – O ingresso adulto custa $25. Para mais informações, acesse o site oficial.
Aga Khan Museum
Distante das áreas turísticas fica o Aga Khan Museum, um dos melhores museus de Toronto, tendo um tema diferente, porém amplo. Ele é dedicado às Civilizações e à Arte Islâmicas, o que inclui dezenas de países e arte de várias épocas.
Há muitos artefatos antigos, mas eles estão abrigados em um espaço com arquitetura contemporânea projetada pelo premiado arquiteto Fumihiko Maki. A arquitetura é tão bonita que o Aga Khan Museum é cenário de fotos de casamento.
Informações práticas – O ingresso adulto custa a partir de $10. Para mais informações, acesse o site oficial.
Bata Shoe Museum
Nós visitamos o Bata Shoe Museum durante o evento Doors Open Toronto. O museu estava com entrada gratuita, então, por que não o visitar? O resultado é que ficamos surpresos com a qualidade das exposições.
O Bata Shoe Museum é focado em sapatos, mas de uma maneira interessante e com contexto histórico. Ele apresenta a evolução dos sapatos ao redor do mundo e com o passar dos milênios e séculos. Para isso, há ótimas legendas e pares de sapatos de todo o mundo.
Esse museu é organizado, moderno e ainda conta com exposições temporárias. Portanto, recomendamos visitar o Bata Shoe Museum se você gosta de moda ou de museus com temas diferentes.
Informações práticas – O ingresso adulto custa $14 e é preciso comprá-lo online. Mais informações no site oficial.
Casa Loma
Inspirada nos castelos góticos, a Casa Loma hoje é um museu, mas que quando foi construída (1911-1914) servia de residência, mesmo tendo 98 cômodos!
A arquitetura externa atrai os olhares de quem passa por uma das áreas mais nobres de Midtown, no topo de uma colina, raridade em Toronto. No interior, a decoração é clássica e luxuosa, mas um dos destaques é a biblioteca.
A Casa Loma é um local tão bonito e sofisticado que recebe casamentos e eventos de luxo, principalmente no verão.
No outono, o destaque é a época do Halloween, quando o museu se veste de casa assombrada!
Informações práticas – O ingresso adulto custa $40. Para mais informações, acesse o site oficial.
Spadina House
A Spadina House é uma casa-museu onde viveu uma influente família de Toronto por décadas.
Localizada ao lado da Casa Loma, a Spadina House oferece uma visita guiada completa e gratuita por salas, quartos e outras dependências onde viveram três gerações da família Austin.
James Austin foi o fundador do Dominion Bank (atual TD) e presidente da empresa Consumers Gas.
O curioso é que James Austin tinha a visão de que Toronto cresceria até a região da Spadina House, que na época era um subúrbio. E ele acertou, sendo aquela uma das áreas nobres da cidade e hoje facilmente conectada ao centro.
Além da casa estar bem conservada, com mobiliário das primeiras décadas do século XX, os jardins são muito bonitos para fotografar e há horta e pomar, que ficam cheios de flores e frutas no verão.
Nós temos um post específico sobre a Spadina House!
Black Creek Pioneer Village
Que tal turistar pela Toronto de 1860?
Essa é a proposta do Black Creek Pioneer Village, uma vila-museu no extremo norte da cidade.
Lá os visitantes aprendem como viviam os colonos torontonianos e ainda há animais, espaços verdes e visitas guiadas.
Informações práticas – O ingresso adulto custa $16. Para mais informações, acesse o site oficial.
Ontario Science Centre
As famílias com crianças pequenas lotam o Ontario Science Centre, mas felizmente ele é um dos museus de Toronto enormes, com exibições de todos os tipos, mas todas focadas nas ciências naturais.
Sua localização é na área norte da cidade, o que pode afastar os turistas, mas é o melhor do tipo na cidade e um dos melhores do país.
Informações práticas – O ingresso adulto custa $22. Para mais informações, acesse o site oficial.
Mapa com os melhores museus de Toronto
Confira no mapa a localização dos museus de Toronto mencionados ao longo deste artigo. Basta clicar no “botão com seta” para acessar a legenda do mapa.
Esperamos que as sugestões sobre os melhores museus em Toronto tenham sido úteis! Leia também nosso artigo completão sobre onde ficar em Toronto!
Uma excelente e inesquecível viagem para você!
Teste o seletor de hotéis do Guia!
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
RESERVA DE HOTÉIS Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues. O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação. |
|
ALUGUEL DE CARROS O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países. Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva. Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora. |
|
SEGURO VIAGEM Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras. Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto. |
|
LOJA DO VIAJANTE Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem? Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante |
|
CHECAR LOCALIZAÇÃO Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota. Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos. |
|
SELETOR DE HOTÉIS O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo. A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel. |
|
GUIA DE VIAGEM O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos. Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais. |