Menu
América do Norte

Como se deslocar em Montreal, Canadá? Transportes em Montreal

Atualizado em: 11 de dezembro de 2023

Montreal é uma cidade cheia de atrações, algumas delas fora do Centro Histórico e do centro novo. Por isso, é normal se perguntar como se deslocar em Montreal, no Canadá.

Com exceção do Monte Royal, que é uma montanha, Montreal é uma cidade plana, fácil para caminhar e pedalar. Apesar disso, nos surpreendemos com as distâncias entre os quarteirões, maiores do que imaginávamos.

Porém, o turista (e o morador) tem um aliado na hora de se deslocar pela cidade: o sistema de transporte público, chamado de STM (Société de Transport de Montréal), que inclui metrô e ônibus.

Nós usamos bastante o transporte público para se deslocar em Montréal e vamos explicar como ele funciona neste artigo!

Saiba também onde se hospedar em Montreal bem localizado, em hotéis que valem a pena perto do metrô (como nós fizemos)!

Como se deslocar em Montreal, Canadá? Transporte público em Montreal

Como se deslocar em Montreal, Canadá? Transporte público em Montreal
A Biosfera está localizada na Ilha de Santa Helena, acessada usando a Linha 4 Amarela do metrô.

Metrô em Montreal

O metrô de Montreal tem quatro linhas: Linha 1 Verde, Linha 2 Laranja, Linha 4 Amarela e Linha 5 Azul.

A Linha 2 Laranja tem estações coladas ao Centro Histórico (como a estação Place-d’Armes), enquanto a Linha 1 Verde passa pelo Centro moderno, com destaque para as estações Place-des-Arts e Berri UQAM.

Na estação Berri UQAM encontram-se 3 linhas do metrô: Linha 1 Verde, Linha 2 Laranja e Linha 4 Amarela, por isso escolhemos nosso hotel em Montreal perto dessa estação.

O horário de funcionamento do metrô de Montreal é das 5h30min à meia-noite e meia, porém ele funciona até a 1h da madrugada aos sábados. A tarifa básica por viagem custa $3,75, mas inclui 2h para fazer a integração com ônibus.

Nós achamos o metrô rápido e moderno. É claro que por serem muito utilizadas, as estações centrais são sujas e é comum a presença de pessoas em situação de rua.

Porém, o metrô de Montreal não vai até o aeroporto. Para sair do aeroporto de transporte público, é necessário usar o ônibus 747.

No post sobre como sair do Aeroporto de Montreal, explicamos em detalhes como usar o ônibus 747.

Ônibus em Montreal

Nós utilizamos pouco os ônibus em Montreal, com exceção do ônibus 11, que fez parte do nosso roteiro no Monte Royal.

Mesmo com o auxílio do Google, foi difícil ter certeza de quando passavam os ônibus e se estávamos na parada certa.

Vale a pena usar os ônibus para pequenos trajetos, juntamente com o metrô, que percorre distâncias maiores em poucos minutos.

Além disso, ambos fazem parte dos passes do STM. Os passes são adequados para a maioria dos turistas. Na nossa opinião, os melhores passes são:

  • 3 Dias: $21,25 por pessoa. Ele pode ser usado por três dias consecutivos a partir do dia de validação. Há máquinas nas estações de metrô onde é possível adquirir todos os passes;
  • Semanal: $30 por pessoa. Ele é válido de segunda a domingo. O preço compensa para quem vai ficar mais tempo;
  • 10 Viagens: o preço normal do transporte é $3,75 por viagem, mas com esse passe você paga $3,25 por cada uma.

Saiba mais sobre os passes do STM no site oficial.

Como alugar uma bicicleta em Montreal?

Como Montreal é uma cidade plana, os moradores utilizam a bicicleta no dia a dia, principalmente no verão, quando o clima permite.

Para os turistas, a opção mais prática é baixar o aplicativo Bixi, que é o sistema de bicicletas compartilhadas da cidade.

No One-Way Pass você deve pagar $1,25 para retirar a bicicleta e 15 centavos por minuto rodado para as bicicletas regulares. No caso das bicicletas elétricas, o preço por minuto é de 30 centavos.

Vale a pena alugar carro em Montreal?

O transporte público, bicicletas e os aplicativos de transporte dão conta da demanda dos turistas. Então, como se deslocar em Montreal não exige carro alugado.

Só vale a pena alugar carro em Montreal, saindo do aeroporto com o carro alugado, quando a viagem exige um carro para facilitar o roteiro. Por exemplo: há passeios pelo entorno de Montreal; você planeja continuar a viagem pelo Quebec; ou você está viajando com crianças pequenas.

Para ver os modelos de carros e preços específicos para a data das suas férias, acesse o site comparador de locadoras RentCars, com mais de 60 locadoras espalhadas por Montreal.

Para você ter uma ideia dos preços, é possível alugar um carro por menos de R$ 250 por dia, porém antecipando a reserva. Quanto mais em cima da hora, mais caros os preços ficam.

Além disso no RentCars, o suporte ao cliente é em português, você pode pagar em até 12x e não paga IOF.

Esperamos que as informações sobre como se deslocar em Montreal tenham sido úteis! Leia também nosso artigo sobre onde ficar em Montreal e entenda os bairros da cidade!

Boa viagem, viajante!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? A Real Seguro Viagem oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.