O Monte Royal em Montreal é o cartão-postal e símbolo da cidade. Pode parecer clichê, mas “A Montanha”, como é chamado pelos moradores, deu nome à cidade e hoje é o local com as vistas mais bonitas, além de ser um ponto de encontro de turistas e moradores.
Primeiramente, vale a pena entender que a montanha chamada de Monte Royal tem altura máxima de 234 metros e é o ponto mais alto de Montreal, uma cidade formada por ilhas planas.
Ele possui três picos e alguns bairros estão localizados na área montanhosa, porém o principal destaque do Monte Royal é o parque de mesmo nome, o maior espaço verde de Montreal, com 200 hectares de florestas, trilhas, caminhos e, é claro, mirantes.
Como o Parque do Monte Royal (Parc du Mont-Royal) é imenso e íngrime, nós tivemos que planejar bem como visitá-lo sem caminhar até a exaustão, usando o transporte público e ainda passando pelas principais atrações.
Então, a seguir você vai ler dicas para organizar sua viagem, porém antes é preciso compreender a história do Monte Royal em Montreal.
História do Monte Royal em Montreal
O Monte Royal faz parte da história de Montreal desde antes da colonização francesa, mas foi nomeado quando o primeiro europeu chegou à região.
Em 1535, o desbravador francês Jacques Cartier foi guiado pelos indígenas de Hochelaga (vila indígena no sopé da montanha) até o monte e o chamou de Monte Royal, em homenagem ao Rei da França na época, François I.
Por causa de um mapa veneziano de 1556, Mont Royal em francês virou Monte Real em italiano, dando nome à ilha e à cidade. A grafia francesa prevaleceu apenas para a montanha.
O atual parque teve influência da reestruturação encabeçada por Frederick Law Olmsted (que também projetou o Central Park) em 1876, apesar de que muitos planos de Olmsted não foram postos em prática.
O que ver no Monte Royal em Montreal?
Para quem vai usar o transporte público e quer experimentar o melhor do Parque do Monte Royal, vale a pena seguir o nosso roteiro.
Use o metrô ou o ônibus para ir até a estação de metrô Peel. A Rua Peel, que dá nome à estação, tem um subida acentuada, mas que desemboca na escadaria que leva ao mirante mais bonito, o Belvedere Kondiaronk.
Além disso, pelo caminho, note a arquitetura das casas antigas que adornam a íngreme Rua Peel, muitas delas fazem parte da Universidade McGill, uma das melhores do Canadá.
A escadaria tem 256 degraus, porém subindo devagar consegue-se chegar ao Belvedere Kondiaronk em poucos minutos.
Não tenha pressa e aproveite a subida imersa na mata. Você notará que as escadarias são bastante utilizadas, inclusive pelos moradores para fazer exercícios físicos.
O Belvedere Kondiaronk é o mirante mais visitado e com as vistas mais bonitas do Parque do Monte Royal, de onde se contempla Downtown e o Rio São Lourenço.
Como os prédios de Downtown são altos, não é possível ver o Centro Histórico, mesmo assim, as vistas são as melhores entre todos os mirantes do parque.
O Belvedere Kondiaronk também é conhecido por lá ficar o Chalet do Monte Royal, um espaço com banheiros e café. É um local bem cuidado e com arquitetura interna interessante. Note as esculturas de esquilos perto do teto.
O mirante tem um nome difícil de pronunciar, sendo uma homenagem a Kondiaronk. Ele era chefe do povo indígena Wendat e foi uma figura central para que o acordo “A Grande Paz de Montreal” fosse assinado em 1701 entre os colonos franceses e 39 Povos Originários da região, culminando em décadas de paz na região.
Depois de apreciar a vista de Downtown e tirar muitas fotos, recomendamos caminhar um pouco pelos caminhos bem demarcados do parque até o Belvedere Camillien-Houde, de onde se tem uma vista completamente diferente da cidade.
No mapa no final do post marcamos o caminho que nós fizemos.
Em 30 minutos caminhando devagar chegamos as escadarias (que descem) até o Belvedere Camillien-Houde. Esse mirante fica em uma área mais baixa do parque e há uma rodovia que passa por lá.
A partir do Belvedere Camillien-Houde você vai avistar os bairros Le Plateau e Mile End, muito verdes, com prédios baixos e os melhores restaurantes da cidade. Observe uma torre inclinada, é a Torre do Parque Olímpico.
Do Belvedere Camillien-Houde pegue o ônibus 11 para o Beaver Lake (Lac aux Castors). Nós compramos o passe de 2 viagens no metrô, garantindo assim ter os bilhetes para usar o ônibus. Saiba que há passes para 1 dia inteiro, 3 dias, finais de semana, entre outros.
O Beaver Lake é um lago artificial que no verão é uma área excelente para passear de barco, fazer piquenique ou apenas descansar na grama.
No inverno, ele se torna uma pista de patinação bastante procurada e o prédio à frente do lago tem estrutura para receber os patinadores. Lá também fica o Café des Amis.
Vale a pena visitar o Beaver Lake para descansar um pouco.
Esse foi o nosso roteiro pelo Monte Royal em Montreal. Ao total, levamos 2h para completá-lo e depois partimos para o Oratório de São José, que falamos brevemente abaixo.
O essencial é visitar a região em um dia de sol. A maioria dos turistas gosta de ir no pôr do sol, mas sempre confira a previsão do tempo, porque o fundamental é um dia de cé limpo, com boa visibilidade.
Mapa com o roteiro pelo Monte Royal
Saiba que há outras atrações no Monte Royal, como:
- Cruz: a partir de Downtown você conseguirá ver uma cruz no Monte Royal. A primeira cruz erguida naquele local foi posta por Paul Chomedey de Maisonneuve em 1643, um dos fundadores de Ville-Marie, atual Montreal. A cruz foi uma promessa à Virgem Maria para que uma grande inundação parasse.
- Oratório de São José: localizado em um dos picos do Monte Royal, fora de Downtown, o Oratório de São José é uma igreja monumental. Ele é diferente por ter o interior inspirado na Art Déco, afinal, data começo do século XX (1924). Contudo, é impossível não se surpreender com a arquitetura externa, que lembra a Basílica de Sacré Cœur em Paris, além do fato de ser a maior igreja do Canadá. Por causa da sua posição à oeste, é um dos melhores lugares para ver o pôr do sol em Montreal. Para visitar o Oratório de São José, a entrada é gratuita, incluindo o ônibus shuttle que leva ao topo.
- Cemitério do Monte Royal: cemitério inaugurado em 1852, onde está enterrado Leonard Cohen.
Esperamos que nossas dicas sobre o Monte Royal em Montreal tenham feito você querer visitá-lo. Leia também nosso post completão sobre os melhores bairros para se hospedar em Montreal!
Boa viagem, Viajante!
Teste o seletor de hotéis do Guia!
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
RESERVA DE HOTÉIS Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues. O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação. |
|
ALUGUEL DE CARROS O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países. Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva. Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora. |
|
SEGURO VIAGEM Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras. Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto. |
|
LOJA DO VIAJANTE Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem? Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante |
|
CHECAR LOCALIZAÇÃO Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota. Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos. |
|
SELETOR DE HOTÉIS O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo. A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel. |
|
GUIA DE VIAGEM O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos. Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais. |