O que fazer em Santiago em 1 e 2 dias? Pontos Turísticos de Santiago Chile

Veja as dicas de Roteiro Santiago 1 e 2 dias e saiba o que fazer em Santiago!

Santiago do Chile é uma das cidades mais visitadas pelos brasileiros. Normalmente, os turistas visitam Santiago para conhecer atrações ao redor da cidade, como as cidades costeiras de Viña del Mar e Valparaíso, assim como o Valle Nevado e Cajón del Maipo. Mas há muito o que fazer em Santiago.

Neste post, vamos mostrar especificamente o que visitar em Santiago em 1 e 2 dias, que muitas vezes é o tempo que o viajantes dedicam aos pontos turísticos da capital do Chile.

As dicas deste post são baseadas na nossa experiência de viagem em Santiago, porque tivemos apenas 2 dias para conhecer a capital e deu para aproveitar bastante.

 

O que fazer em Santiago em 1 dia

Quando se tem apenas um dia em uma cidade, é importante escolher as atrações fáceis de visitar e rápidas, que no geral consigam trazer um pouco do clima da cidade.

Em Santiago, sem dúvida, vale conhecer o centro da cidade e seus monumentos e terminar o dia em um dos cerros. Parece pouco, mas há muitos passeios em Santiago.

 

O que fazer no centro de Santiago

O que fazer em Santiago em 1 e 2 dias

Construções na Plaza de Armas

O passeio pelo centro de Santiago tem como principal destaque a Plaza de Armas, que é a praça central da cidade, onde está a Catedral Metropolitana de Santiago. Essa construção data do século XVIII, considerada patrimônio nacional, afinal tanto o exterior quanto o interior da igreja são bonitos e podem ser visitados de graça.

Vale a pena conferir os horários de abertura e missas na Catedral. Acesse o site oficial aqui.

Outra construção que se destaca na Plaza de Armas é o Museu Histórico Nacional, que fica em um prédio amarelo com uma bela torre do relógio. O foco do museu é a história do Chile desde os Povos Originais até a República no século XX.

Infelizmente, não tivemos tempo de conhecer o museu e aproveitar a vista da torre do relógio. Normalmente, o visitante que tem apenas 1 dia em Santiago também não consegue visitar todos os museus que deseja.

A visita ao Museu Histórico Nacional é de graça e é recomendado alugar o audioguia por mil pesos. Vale perguntar sobre o horário para subir a torre do relógio. Acesse o site oficial aqui.

O que fazer em Santiago em 1 e 2 dias

Palácio de La Moneda

Eu gostei muito do belo prédio dos Correios, com estilo neoclássico bem evidente, parecendo uma mansão francesa. Outra construção com estilo neoclássico e que fica perto da Plaza de Armas é o Congresso.

Se a Plaza de Armas é a parada número um sobre o que fazer em Santiago, o segundo lugar a visitar é o Palácio de La Moneda, uma construção do início do século XIX que faz parte da história do Chile.

O Palácio de La Moneda é a sede do Poder Executivo, local onde o Presidente trabalha. Essa bela e grande construção foi bombardeada durante o golpe militar de 1973. Vários detalhes sobre a história do Chile são contados durante a visita guiada ao Palácio de La Moneda, que é gratuita, mas deve ser marcada com antecedência no site oficial.

O viajante com apenas 1 dia na cidade acaba não tendo tempo para visitar o Palácio de La Moneda por dentro, mas é totalmente possível fazer a visita guiada para quem tem 2 dias em Santiago.

Vale lembrar que é no Palácio de La Moneda que ocorre a cerimônia da troca de guarda.

Mercado Central de Santiago

Não podemos deixar de mencionar o Mercado Central de Santiago. Acredito que vale a pena dar uma passada por lá.

No Mercado Central, o visitante pode ter uma ideia da variedade de moluscos e peixes que a costa chilena possui. Muitos moluscos desconhecidos para os brasileiros e belos peixes que viram desejos de quem gosta de cozinhar. É claro que o cheio não é bom, mas faz parte de um mercado de peixes.

Em relação aos restaurantes no Mercado Central, recomendamos evita-los devido aos altos valores. Em Santiago não é barato comer e no Mercado Central fica ainda mais caro.

 

Casa de Pablo Neruda e Cerro San Cristóbal no Bairro Bellavista

O que fazer em Santiago em 1 e 2 dias

Cerro San Cristóbal

Depois de conhecer o centro de Santiago pela manhã, a dica é não almoçar no centro, dando preferência ao Bairro Bellavista. Esse bairro fica perto do centro, mas é muito mais bonito, com casinhas coloridas, ótimos restaurantes e ainda tem dois pontos turísticos de Santiago, a Casa de Pablo Neruda e o Cerro San Cristóbal.

Nós almoçamos no Galindo, um restaurante bastante visitado pelos locais e por turistas, com comida boa para um almoço rápido, mas nada espetacular. Veja aqui nossa lista de comidas típicas do Chile.

Depois do almoço, você pode decidir a ordem entre subir o Cerro San Cristóbal e visitar La Chascona, a Casa de Pablo Neruda. Nós subimos o Cerro primeiro porque o sol apareceu, algo que estava difícil de acontecer quando estávamos em Santiago.

No Bairro Bellavista está o acesso ao funicular que leva ao Cerro San Cristóbal. É também possível usar o teleférico, mas as estações de teleférico ficam mais distantes da área central de Santiago.

Dessa forma, optamos por subir e descer de funicular, que é um tipo de bonde que sobe ladeiras e morros, como você pode ver na imagem acima.

O topo do Cerro San Cristóbal é bem alto, permitindo ter uma vista incrível da cidade de Santiago. Contudo, é comum ter um tipo de neblina ou poluição que dificulta ver a Cordilheira dos Andes.

O que fazer em Santiago em 1 e 2 dias

Algumas áreas de La Chascona. Não são permitidas fotos dentro da Casa Museu.

Vale muito a pena visitar o Cerro San Cristóbal, seja de funicular ou teleférico. Veja aqui mais informações sobre o funicular. O site oficial do teleférico pode ser conferido aqui.

Voltando ao Bairro Bellavista, bem próximo à estação do funicular, há a famosa La Chascona, a Casa de Pablo Neruda. La Chascona é um termo em quéchua que significa despenteada. Esse era o apelido de Matilde, esposa do Poeta.

A casa é bem diferente do que se espera. Tem objetos incríveis, mas fica longe de ser um local sofisticado. Acho que o Poeta não iria querer morar em um lugar pomposo, mas sim cheio de lembranças que os objetos de decoração trazem. Muitos deles são recordações de viagens.

Vale dizer que a visita é muito bem explicada por causa do audioguia, que traz detalhes sobre a vida e a morte de Pablo Neruda, assim como a vida de Matilde e seu papel na conservação de La Chascona.

A visita a La Chascona custa 7 mil pesos por adulto, já incluso o audioguia (em português). Para mais informações, confira o site oficial aqui. Vale dizer que La Chascona fecha às segundas.

 

O que fazer em Santiago à noite

O que fazer em Santiago inclui também a vida noturna. Bem pertinho do centro fica o charmoso Lastarria, onde há vários museus e centros de arte. Passar a noite em Lastarria é uma boa pedida para quem quer bons restaurantes e bares.

Já o Bairro Bellavista é mais variado, porque além dos restaurantes, possui muitas baladas para diversos públicos. Inclusive, o Pátio Bellavista (tipo um shopping aberto) é muito procurado pelos restaurantes e pelo ambiente sofisticado.

 

O que fazer em Santiago em 2 dias

O que fazer em Santiago em 1 e 2 dias

Museu Nacional de Belas Artes

O que fazer em Santiago em 2 dias inclui diminuir um pouco o ritmo e curtir mais os museus e monumentos nacionais.

Como foi falado antes, na Plaza de Armas, vale a pena ficar um tempinho no Museu Histórico Nacional, tanto para entender melhor a formação do Chile enquanto nação quanto para subir a torre do relógio e aproveitar a vista.

Vale muito a pena fazer também a visita ao Palácio de La Moneda, palco dos mais importantes acontecimentos da história atual do Chile.

Para dar uma descansada do movimentado do centro de Santiago, há o Parque Florestal, bem próximo ao centro. No parque fica o Museu Nacional de Belas Artes, localizado em um prédio bonito, com arquitetura neoclássica, e que pode ser visitado em menos de uma hora, além de ser gratuito.

O que fazer em Santiago em 1 e 2 dias

Cerro Santa Lucia

O Museu Nacional de Belas Artes é integrado ao Museu de Arte Moderna e você pode visitar os dois de graça. Os museus não são inesquecíveis, mas valem uma visita rápida.

Ainda no centro, vale a pena subir (a pé) o Cerro Santa Lucia, que é bem menor do que Cerro San Cristóbal, mas tem vistas bonitas da cidade.

O Cerro Santa Lucia tem construções interessantes, parecendo uma fortificação na montanha. A visita ao cerro é gratuita.

O que fazer em Santiago em 1 e 2 dias

Museu da Memória e dos Direitos Humanos

Muitos visitantes preferem ir ao Sky Costanera, um prédio gigantesco com um deck de observação que proporciona uma vista de 360°. Como você pode conferir no site oficial, o ticket adulto é caro, custando 15 mil pesos. Então, se for visitar o Sky Costanera aproveite bastante. Muitos visitantes ficam até o pôr do sol.

Não poderíamos deixar de recomendar o moderno Museu da Memória e dos Direitos Humanos, próximo ao belo Parque Quinta Normal. Focado em traz luz ao obscuro período da Ditadura Militar, o Museu da Memória é um museu com documentos valiosos e arquitetura belíssima.

Além disso, o Museu da Memória é gratuito, sendo o custo do audioguia 2 mil pesos. Veja mais detalhes no site oficial aqui. Vale dar uma passada no Parque Quinta Normal, há vários museus por lá que as crianças costumam gostar.

 

Mapa com os melhores passeios em Santiago, Chile

Veja no mapa a localização de todos os pontos turísticos de Santiago mencionados neste post. Para acessar a legenda do mapa, clique no quadrado com seta, ao lado do título do mapa.

 

Esperamos que as dicas sobre o que fazer em Santiago tenham sido úteis para o planejamento da sua viagem! Confira outros posts com dicas de Santiago aqui!

Comparador de seguro viagem

Boa viagem, Viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Reserva de hotéis
RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.