O Chile é um país muito visitado pelos brasileiros. Santiago, o Atacama, as estações de esqui e a Patagônia são apenas algumas regiões e cidades turísticas do Chile. Entre cidades, atrações e passeios, as comidas típicas do Chile farão parte dos seus dias de férias.
É comum chegar ao país sem saber quais são os pratos típicos da culinária chilena. Muitas vezes, é dito que o Chile não tem uma culinária rica, mas há várias opções de comidas diferentes para provar por lá.
Por isso, o post de hoje é dedicado as 10 comidas típicas do Chile mais deliciosas. Confira nossa lista e anote quais você quer provar nas suas férias (algumas dá para tentar fazer em casa)!
Comidas Típicas do Chile
- Frutos do Mar e Peixes
- Ceviche
- Pastel de Choclo
- Curanto en Hoyo
- Chacarero
- Carbonada
- Cachorro-quente
- Sopaipillas
- Empanadas
- Bebidas chilenas
Frutos do Mar e Peixes
O Chile é um país com litoral imenso banhado pelo Oceano Pacífico. São muitos frutos do mar e peixes que os chilenos saboreiam e que os turistas ficam encantados, principalmente com a variedade.
O fruto do mar mais conhecido e também o mais caro é a centolla, um caranguejo gigantesco, originário da Patagônia Chilena. Infelizmente, comer centolla custa uma pequena fortuna, ainda mais nos restaurantes focados nos turistas!
Mas há outras opções de frutos do mar, como a jaiba, que é um siri; o loco, que é um molusco super diferente; e o molusco picoroco, além de muitos outros.
Em relação aos peixes, o salmão é um dos peixes do Chile mais conhecidos pelos brasileiros, porque importamos bastante salmão de lá. O congrio também se destaca, principalmente o congrio rosa.
Desse peixe é feito o caldillo de congrio, um tipo de ensopado ou sopa com verduras, caldo de peixe e temperos aromáticos.
O caldillo de congrio é tão famoso, que o poeta Pablo Neruda fez um poema em homenagem a essa comida típica do Chile: Oda al Caldillo de Congrio.
Ceviche
Continuando nos pratos típicos do Chile com peixes e frutos do mar, chegamos ao ceviche.
Existe uma polêmica envolvendo a origem do ceviche, porque Chile e Peru “brigam” pelo prato, acirrando uma rivalidade histórica, que teve na Guerra do Pacífico o apogeu (1897-1883). Na culinária mexicana também há ceviche.
De qualquer forma, o ceviche é consumido no Chile, assim como na culinária peruana.
Mas o que é ceviche? O ceviche é um prato de peixe branco cru (normalmente linguado) marinado no suco de limão (por poucos minutos) e acompanhado de vários temperos. Pimenta, cebola e coentro trazem sabor, aroma e contraste ao ceviche.
Parece fácil, mas não é, por causa do fato do peixe ser apenas marinado e do equilíbrio entre os sabores. Para fazer em casa, é essencial ter um peixe super fresco e a batata doce cozida é um bom acompanhamento.
Pastel de Choclo
O pastel de choclo é um prato conhecidíssimo no Chile, com variações da receita em outros países da América do Sul.
O pastel de choclo nada mais é do que uma massa de milho verde que encobre um refogado de carne com ovos e azeitonas. Seria um tipo de escondidinho, só que no lugar de batata ou mandioca entra o milho verde.
O fato curioso do pastel de choclo é ser um prato agridoce. Na massa de milho verde é acrescentada açúcar, assim como acima do prato para dar uma cor dourada, como você pode notar na imagem acima.
Eu provei pastel de choclo em um restaurante em Santiago elogiado. Só o que faltou foi tempero na carne, mas é um prato saboroso, energético e bem servido.
Curanto en Hoyo
O curanto en hoyo é uma das comidas típicas do Chile mais diferentes.
Originária da Ilha de Chiloé, o curanto en hoyo é uma forma de cozinhar mariscos, carnes e vegetais no vapor.
Para isso, as comidas são postas acima de pedras quentes e depois cobertas por folhas da planta pangue.
Esse método de cozinhar está presente em diversos países do mundo, normalmente ligado aos Povos Originários de países com atividade geotermal, como é o caso da Nova Zelândia.
Chacarero
O chacarero é um sanduíche que deixa qualquer hambúrguer em segundo plano. O chacarero é uma comida rápida, mas com ingredientes caseiros e de qualidade.
Em um bom pão, finas camadas de carne grelhada são colocadas, juntamente com tomate, ají verde (molho de pimenta), maionese caseira e vagem cozida e cortada.
Os sanduíches de carne, e não carne moída, são absurdamente mais saborosos e nutritivos. No Uruguai, há um sanduíche parecido, o chivitos, uma das comidas típicas do Uruguai que provamos e recomendamos.
Carbonada
A carbonada é um cozido de carne e vegetais comum no Chile, Argentina, Bolívia e Peru.
Esse prato extremamente nutritivo e saboroso, porque a carne bovina é cozida com muitos vegetais, como milho, sendo ideal para o inverno.
É claro que para dar mais sabor, a carne é refogada com cebola e temperos até ficar dourada, criando um fundinho na panela.
Cachorro-quente, o completo italiano
O cachorro-quente chileno é muito mais harmônico em sabores do que nosso, sou obrigada a confessar.
Além de usarem salsichas de melhor qualidade (fator importantíssimo no resultado final), a combinação de abacate com temperos é impecável.
Por causa das cores, o cachorro-quente é chamado de italiano, mas há outras opções de cachorro-quente no Chile além do italiano.
Sopaipillas
As sopaipillas são deliciosos petiscos fritos, que podem ser doces ou salgados.
O diferencial é a que na massa vai abóbora, responsável pela bela cor alaranjada e também pela versatilidade do petisco.
As sopaipillas levam abóbora, farinha de trigo, manteiga e temperos comuns. Essas delícias fritas acompanhadas de molho pebre (tipo um vinagrete) são ótimas entradas.
Empanadas
Por último, mas não menos importante, estão as empanadas chilenas. Na maioria dos países da América do Sul, há empanadas, sejam fritas ou assadas.
No Chile, as empanadas são populares, com a empanada assada de carne sendo uma das mais consumidas.
Ovos, muita cebola e azeitonas costumam estar presentes nas empanadas de carne e deixam o recheio ainda mais gostoso, lembrando a empanada salteña presente na Culinária da Bolívia.
Há também empanadas fritas, com diversos recheios. As empanadas fritas lembram mais o nosso pastel.
A Argentina é conhecida por suas empanadas e vale a pena fazer em casa essa delícia sul-americana que ultrapassa as fronteiras nacionais.
Bebidas Chilenas
Como falar de comidas típicas do Chile e não mencionar os acompanhantes que enriquecem a refeição.
O vinho chileno é um velho conhecido dos brasileiros, mas no Chile são ainda mais baratos. Os carmeneres são os mais conhecidos.
Vale apostar em vinhos chilenos que você não encontra no Brasil do que trazer vinhos já disponíveis aqui.
Outra bebida famosa e bastante apreciada é o pisco sour, feita a partir da aguardente da uva.
Chile e Peru disputam a criação do coquetel, mas é tão consumido nos dois países que já virou patrimônio gastronômico dos dois.
A aguardente da uva é misturada com suco de limão, açúcar e clara de ovo, além de outros ingredientes. O pisco sour é uma bebida forte, porém saborosa e, por ser diferente, vale a pena experimentar.
Qual das comidas típicas do Chile você mais se interessou? Deixe seu comentário e leia também nosso artigo especial sobre onde ficar em Santiago e economizar!
Boa viagem!
Teste o seletor de hotéis do Guia!
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
RESERVA DE HOTÉIS Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues. O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação. |
|
ALUGUEL DE CARROS O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países. Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva. Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora. |
|
SEGURO VIAGEM Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras. Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto. |
|
LOJA DO VIAJANTE Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem? Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante |
|
CHECAR LOCALIZAÇÃO Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota. Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos. |
|
SELETOR DE HOTÉIS O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo. A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel. |
|
GUIA DE VIAGEM O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos. Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais. |