Melhor época para visitar a Patagônia

A Patagônia é uma extensa área geográfica ao sul da América do Sul, englobando desde Bariloche até Ushuaia, na Argentina, passando por Torres del Paine, no Chile. Por isso, a melhor época para visitar a Patagônia depende de qual cidade você quer visitar e das atrações de cada destino.

A diversidade das paisagens da região é reflexo do clima extremo, sendo muito importante durante o planejamento da viagem saber quais são os melhores meses para visitar a Patagônia.

Por isso, a seguir mostramos os melhores meses para visitar as principais cidades turísticas da Patagônia, tanto na Argentina quanto no Chile!

 

Melhor época para visitar a Patagônia

 

Melhor época para visitar a Patagônia Chilena

Melhor época para visitar a Patagônia

Fonte: Flickr

Quando se fala em visitar a Patagônia Chilena, o principal destino é o Parque Nacional de Torres del Paine, um dos lugares mais deslumbrantes do planeta. Sem dúvida, a melhor época para visitar Torres del Paine é a primavera e o verão, especificamente de outubro a março.

Durante as épocas mais quentes do ano, há dias longos com sol e temperaturas amenas para a região, chegando até a mais de 20ºC. Os ventos fortes são comuns e as mudanças bruscas no clima são características da Patagônia.

É na primavera e no verão que os viajantes conseguem fazer as trilhas na melhor condição possível, ver mais animais e apreciar a natureza em seu auge.

Evite viajar para Torres del Paine no inverno, devido às temperaturas baixas, aos dias mais curtos e à neve. Além disso, no inverno muitos hotéis fecham e alguns passeios ficam indisponíveis. Sinceramente, não vale a pena viajar para Torres del Paine no inverno.

Confira também nosso post especial sobre onde ficar em Torres del Paine!

 

Quando ir a El Calafate e a El Chaltén

Melhor época para visitar a Patagônia

Geleira (Glaciar) Perito Moreno. Fonte: Wikimedia

El Calafate e El Chaltén ficam a aproximadamente 200 quilômetros de distância uma da outra e, por isso, podem ser tratadas juntas quando se fala em clima.

No caso de El Chaltén, o intuito da viagem é fazer muitas trilhas, por isso é muito importante optar pelos meses do verão e, no máximo, a primavera (outubro a dezembro).

Antes, durante e logo após o inverno, é comum ter neve nas trilhas e algumas delas podem estar fechadas, o que atrapalha muito a viagem a uma cidade focada no turismo de aventura.

Saiba que tanto El Chaltén quanto El Calafate sofrem com variações bruscas de temperatura e nebulosidade, mesmo no verão.

Apesar de ter o clima muito semelhante a El Chaltén, El Calafate tem passeios diferentes, que podem ser feitos durante grande parte do ano, como a visita às geleiras (glaciares).

Dessa forma, dá tranquilamente para visitar El Calafate entre setembro e final de abril e aproveitar todos os passeios. Apenas o inverno deve ser evitado, devido ao clima extremamente frio e com muita neve.

Para quem não gosta de viajar na altíssima temporada, o verão pode ficar de lado, devido aos preços mais altos das hospedagens. A primavera é uma ótima opção sobre quanto ir a El Calafate.

Confira também nosso post especial sobre onde ficar em El Calafate!

 

Quando ir a Ushuaia

Melhor época para visitar a Patagônia

Fonte: Wikimedia

Ushuaia é a cidade mais austral do continente americano e, por isso, a temperatura média anual é inferior aos 10ºC.

Para quem quer fazer os passeios pela região, o melhor é optar pelo final da primavera e verão. Para os viajantes que pretendem esquiar bastante, a temporada de esqui é longa, de junho até outubro.

Provavelmente, sua viagem a Terra do Fogo inclui outras cidades da Patagônia. Então, encontre um mês que seja bom para passear em todos os destinos.

Por exemplo, o inverno só é bom para esquiar em Ushuaia e em Bariloche, mas não é adequado para conhecer as demais cidades mencionadas neste post.

 

Quando ir à Península Valdés e Puerto Madryn

Melhor época para visitar a Patagônia

Fonte: Wikimedia

A melhor época para visitar a região de Puerto Madryn e Península Valdés é decidida pelos animais, que são as atrações principais desse pedaço da Patagônia.

De setembro até dezembro, os viajantes podem avistar milhares de pinguins, leões marinhos, golfinhos e baleias-franca. Depois de dezembro, por exemplo, as baleias-franca já não são vistas.

 

Quando ir a Bariloche

Melhor época para visitar a Patagônia

Cerro Catedral. Fonte: Wikimedia por CarlosJBJ

Para os viajantes brasileiros, quando se fala em Bariloche a primeira dúvida é quando vai nevar.

O turismo de inverno é o principal atrativo de Bariloche e para quem quer curtir o frio, o melhor é viajar entre o final de julho até meados de setembro. Pode nevar antes, em junho, mas é difícil de prever.

Contudo, saiba que Bariloche rende um ótimo passeio no verão, quando as temperaturas estão agradáveis e chove pouco. Os argentinos curtem bastante o verão entre as montanhas e os lagos da região, como a surpreendente Rota dos Sete Lagos.

 

Esperamos que as dicas sobre a melhor época para visitar a Patagônia tenham sido úteis!

Comparador de seguro viagem

Boa viagem, viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Reserva de hotéis
RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.