Florença é uma das principais cidades da Itália para visitar. Os monumentos históricos e os renomados museus atraem milhões de visitantes, além de várias cidades e vilas da Toscana para fazer passeios. Por isso, muitos viajantes fazem aluguel de carro em Florença.
Estar com carro alugado na Toscana é uma das melhores maneiras de turistar pela região. A seguir apresentamos nossas melhores dicas e informações para você acertar no aluguel de carro em Florença.
Leia também nosso artigo especial com mais de 19 pontos turísticos de Florença que valem a pena serem visitados!
Vale a pena fazer o aluguel de carro em Florença?
A necessidade ou não em alugar um carro na Toscana depende muito do itinerário de cada viajante.
Se você tem pouquíssimos dias na região e quer apenas conhecer os principais pontos turísticos de Florença, o melhor é não alugar carro em Florença, porque não é preciso de um veículo para turistar dentro cidade.
Na realidade, estar de carro em Florença gera mais problemas do que soluções. Afinal, todo o Centro Histórico da cidade é área com tráfego limitado ou ZTL (Zona a Traffico Limitato).
Então, não há permissão para turistas dirigirem nessa região. Quem está com carro alugado deve se hospedar em Florença fora do Centro Histórico ou em hotéis com estacionamento.
Além disso, turistar por Florença se faz a pé, já que o Centro é realmente histórico, com ruas estreitas, muitos turistas e monumentos importantes por todos os lados.
Veja a imagem acima cheia de turistas caminhando ao redor do Duomo, a Catedral.
Mas quando vale a pena alugar um carro em Florença?
Agora, se você tem férias com mais tempo e tem como prioridade desbravar a Toscana, nesse caso, o carro é imprescindível.
Até é possível visitar as maiores cidades da Toscana sem carro, usando o trem, mas se perde tempo e as pequenas vilas acabam não sendo conhecidas, o que é uma pena.
Então, nos dias dedicados a conhecer Florença, é melhor estar sem carro. Alugar um carro na Toscana vale a pena quando se tem a intenção de conhecer muitas cidades pequenas e vilas no interior da região, como na belíssima Val d’Orcia e Chianti.
Como economizar no aluguel de carro na Toscana?
Depois de conhecer Florença, a maioria dos roteiros pela Toscana inclui cidades como Siena e Pisa, além de vilas menos acessíveis, como Pienza, Montalcino e Montepulciano, a região de Chianti e a cidade de San Gimignano.
Nos roteiros pela Toscana mais completos é necessário alugar um carro, porque facilita demais conhecer várias atrações em um mesmo dia e torna a viagem mais flexível.
Decididos os dias do aluguel do carro, o turista deve antecipar em alguns meses o aluguel do carro para conseguir preços interessantes.
Essa é uma das estratégias mais bem sucedidas para economizar no aluguel do carro de verdade, ainda mais para quem viaja no verão europeu.
Utilizar os sites que comparam os preços também ajuda muito a economizar e encontrar o melhor carro pelo menos preço.
Nossa recomendação é usar o site Rentcars, que tem um dos melhores suportes em português e facilidades no pagamento (em real, sem IOF e com parcelamento).
No Rentcars, você conseguirá ter acesso a 17 lojas de locadoras de veículos em toda a cidade de Florença, mais 18 lojas no aeroporto.
Além de antecipar o aluguel e pesquisar no Rentcars, é importante que o viajante saiba de algumas informações para conseguir um aluguel de carro barato.
Uma das variáveis que impactam no valor final é o local de pegar e devolver o carro. Sempre pegue e devolva o carro no mesmo lugar.
No caso da Toscana, não há problemas em relação a isso, porque o roteiro costuma ser circular, com o carro sendo pego e devolvido em Florença.
Tanto para economizar quanto para facilitar na hora de dirigir e estacionar, não alugue carros muito grandes. As estradas no interior da Toscana são adequadas para carros pequenos ou médios.
Além disso, a maioria dos carros para alugar na Itália e em toda a Europa tem câmbio manual. Os carros com câmbio automático são bem mais caros mesmo e costumam ser poucos.
Vale a pena mencionar que raramente há locais gratuitos para estacionar e não estacione em local proibido, porque a multa com certeza chegará.
Conheço dezenas de casos de brasileiros que pagaram caro por estacionar em local irregular, além das multas por excesso de velocidade.
Saiba também que a maioria dos centros históricos é área de tráfego limitado. Em todas as cidades da Toscana que visitamos havia a ZTL.
Antes de visitar uma cidade, certifique-se dessa informação e pesquise o melhor lugar para estacionar fora do centro.
O site Parkopedia mostra os estacionamentos disponíveis em várias cidades mundo afora, inclusive na Itália.
Um custo que se soma ao aluguel de carro em Florença ou em qualquer outra cidade é o gasto com os pedágios. Na Itália, a dica é manter a calma e procurar a fila com pagamento em dinheiro, para não ter surpresas com o cartão de crédito.
Quando se fala em aluguel de carro, sempre é necessário falar sobre os seguros. Muitos viajantes têm bons seguros no cartão de crédito, por isso veja se isso vale para você.
Seguros contra danos ao veículo, a terceiros e contra roubo são fundamentais na Itália ou em qualquer país do mundo e muitos alugueis de carro já incluem alguns seguros.
Porém, cada locadora de veículos tem regras específicas sobre os seguros e valores da franquia.
Onde alugar um carro em Florença e quanto custa?
Depois de turistar bastante por Florença, muitos viajantes buscam o carro no Aeroporto de Florença.
O Aeroporto não fica distante das estradas principais, mas foge do trânsito da capital da Toscana.
Há também agências das locadoras de veículos nas proximidades da estação de trem Santa Maria Novella, na área central de Florença.
Como dissemos, há 35 lojas de locadoras de veículos em toda a cidade de Florença disponíveis no Rentcars, tanto no aeroporto quanto ao redor do centro.
Em relação ao preço do aluguel de carro em Florença, saiba que antecipando a reserva em mais de um mês é possível alugar carros muito bons entre R$ 150 e R$ 200 ao dia, mas há outras opções mais simples e mais baratas disponíveis no Rentcars.
Essas são as dicas mais importantes sobre aluguel de carro em Florença e na Toscana. Veja a variedade de carros e preços no Rentcars e ainda economize!
Boa viagem!
Teste o seletor de hotéis do Guia!
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
RESERVA DE HOTÉIS Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues. O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação. |
|
ALUGUEL DE CARROS O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países. Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva. Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora. |
|
SEGURO VIAGEM Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras. Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto. |
|
LOJA DO VIAJANTE Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem? Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante |
|
CHECAR LOCALIZAÇÃO Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota. Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos. |
|
SELETOR DE HOTÉIS O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo. A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel. |
|
GUIA DE VIAGEM O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos. Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais. |