Casa de Pablo Neruda em Santiago: La Chascona

A Casa de Pablo Neruda em Santiago é uma das principais atrações da capital chilena. Conhecida como La Chascona, a casa-museu conta a história de vida e da arte de Pablo Neruda, assim como importantes acontecimentos políticos que influenciaram o poeta.

Visitar a Casa de Pablo Neruda em Santiago é imperdível para os fãs dessa figura ímpar da literatura latino-americana.

Neste post vamos apresentar a história da casa-museu e os destaques do passeio, com dicas para você aproveitar cada minuto nesse local especial.

Confira também o artigo sobre onde ficar em Santiago!

 

Visita a La Chascona em Santiago

Casa de Pablo Neruda em Santiago: La Chascona

Pablo Neruda teve três casas bastante conhecidas, que hoje são museus: La Chascona, em Santiago; La Sebastiana, em Valparaíso; e Isla Negra, na região costeira de Isla Negra (que não é uma ilha).

Cada casa teve um papel importante na vida do poeta. Isla Negra representava a ligação de Neruda com o mar e trazia muitas recordações de sua infância. Lá foi escrito o famoso livro Canto General.

La Sebastiana tem uma vista linda de Valparaíso e foi nomeada em homenagem ao primeiro dono, o espanhol Sebastián Collado.

La Chascona foi o lar do amor entre Neruda e Matilde Urrutia. Aliás, o termo chascona significa descabelada em quéchua, um apelido do poeta à sua última esposa.

Inicialmente, em 1953, Matilde vivia sozinha na casa aos pés do Cerro San Cristóbal, com vistas para a imponente cordilheira. Em meados da mesma década, o poeta se juntou a ela e iniciou a ampliação da residência, trazendo sua personalidade a cada cômodo.

O arquiteto catalão Germán Rodríguez Arias, responsável pelas reformas da casa, dizia que Neruda se meteu tanto no projeto, que efetivamente se tornou um dos arquitetos de La Chascona.

Casa de Pablo Neruda em Santiago: La Chascona

Além disso, Pablo Neruda gostava de construir salas e outros espaços para abrigar objetos de decoração e móveis, muitos deles com apego sentimental. Então, ele não pensava no que colocar em tal espaço, mas sim em criar um espaço novo por causa de objetos que gostava muito.

Como Neruda trabalhou na diplomacia chilena nos distantes países do Sudeste Asiático, no México e na Europa. Sua coleção de objetivos decorativos refletia sua vida em países diferentes e interessante. Por isso, a coleção era grande, diversa e muito única.

Fazendo a visita a La Chascona, o turista vai entender como a construção da residência não tem uma ordem lógica e que, apesar de grande, a casa-museu não é sofisticada, mas sim muito aconchegante e pessoal.

Todos os móveis e objetos de decoração trazem uma proximidade com o poeta e sua esposa. Esse fato é o que mais faz valer a pena visitar a Casa de Pablo Neruda em Santiago.

A visita começa com um filme, que faz um bom apanhado geral para aproveitar bem o passeio. E é muito fácil conhecer a casa-museu, já que a visita acontece por áudio-guia bastante detalhado.

Os viajantes brasileiros podem optar pelo áudio-guia em português, não perdendo nenhum detalhe ou destaque dos cômodos da casa.

Casa de Pablo Neruda em Santiago: La Chascona

Sem dúvida, a bela sala para receber os convidados e o quarto de Matilde são muito interessantes, assim como os jardins plantados por ela. A construção nada regular é imperdível.

Uma das peças decorativas mais importantes na Casa de Pablo Neruda em Santiago é a pintura de Matilde com duas cabeças e uma vasta cabeleira, onde se esconde o perfil do poeta, obra do muralista mexicano Diego Rivera.

Toda a beleza, riqueza de detalhes e objetos que contam um pouco da história do Prêmio Nobel de Literatura (1971) estiveram em risco.

Em 1973, com a morte de Neruda em plena ditadura, a casa foi vandalizada. Mesmo assim, o poeta foi velado em La Chascona. Matilde viveu na residência até sua morte, em 1985.

Vale destacar que não é permitido tirar fotos no interior da casa-museu, apenas nos jardins.

 

Como chegar a La Chascona?

La Chascona está localizada no bairro Bellavista, que não tem metrô muito perto. Para quem vai usar o transporte público, uma opção é ir à estação de metrô Baquedano e caminhar menos de um quilômetro até a casa-museu.

Mais interessante é fazer a visita conjunta a La Chascona e ao Cerro San Cristóbal, já que a estação do funicular (Estación Pio Nono) fica muito perto do museu. Além disso, o bairro Bellavista é excelente para almoçar e jantar.

 

Informações práticas à visita a Casa de Pablo Neruda em Santiago

A casa-museu fecha às segundas. De março a dezembro, funciona entre às 10h e 18h (terça a domingo). Em janeiro e fevereiro, abre entre às 10h e 19h (terça a domingo).

O ingresso adulto custa 7 mil pesos chilenos e não precisa reservar. Estudantes com carteirinha internacional pagam 2500 CLP.

Endereço: Fernando Márquez de la Plata 0192, Barrio Bellavista, Providencia, Santiago.

Para mais informações, confira o site oficial da Fundación Pablo Neruda.

 

Esperamos que você tenha gostado de conhecer um pouquinho de La Chascona, a Casa de Pablo Neruda em Santiago!

Comparador de seguro viagem

Boa viagem, viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Reserva de hotéis
RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.