O que fazer em Puebla, México? Pontos turísticos de Puebla

Puebla é uma das cidades históricas mais bonitas do México. Apenas a 130 km da Cidade do México, Puebla possui muitos pontos turísticos interessantes e variados. Por isso, não falta o que fazer em Puebla.

Quem vai visitar a cidade deve estar preparado para ver um Centro Histórico colorido, com muitas construções barrocas. Comidas diferentes também fazem parte da experiência, assim como passeios às cidades próximas.

Confira também nosso artigo especial sobre onde ficar em Puebla, com sugestões de excelentes hotéis, inclusive opções baratas!


O que fazer em Puebla?

Pontos turísticos no Centro Histórico de Puebla

O que fazer em Puebla, México? Pontos turísticos de Puebla
Catedral e Zócalo (à frente)

O Centro Histórico de Puebla é um dos mais charmosos do México, repleto de construções coloniais cheias de cor. Visitar o local exige estar preparado para tirar muitas fotos, porque há ruas super charmosas.

Sem dúvida, a visita ao Centro Histórico começa pelo Zócalo ou Plaza Mayor, que a praça principal da cidade. No Zócalo, o destaque é a Catedral, que é bem grande, bonita por todos os ângulos e tem uma linda cúpula.

A Catedral começou a ser construída no século XVI, mas foi finalizada um século depois. Quando a visitamos, o interior estava passando por reformas, mas nos surpreendemos com o baldaquino e com as belas pinturas dedicadas à Virgem Maria.

No Zócalo, também fica o Palácio Municipal, que é bem bonito por fora, mas não tem muito que fazer no seu interior.

O que fazer em Puebla, México? Pontos turísticos de Puebla
Casa de los Muñecos

Perto do Palácio Municipal, na Calle 2 Norte, fica a conhecida Casa de los Muñecos, representante da arquitetura do século XVIII.

O nome da mansão colonial vem dos azulejos com personagens, chamados popularmente de “los muñecos”. Hoje, a Casa abriga o Museu Universitário.

Outra casa famosa é a Casa del Deán, transformada em museu de objetos coloniais. A Casa del Deán é a construção residencial mais antiga de Puebla, finalizada em 1580.

Muito perto da Catedral e da Casa del Deán fica a Biblioteca Palafoxiana, que pertenceu ao bispo Palafox y Mendoza. O bispo doou sua grande coleção de livros aos estudantes em 1646, formando a primeira biblioteca pública das Américas.

Para visitar a Biblioteca, o ingresso custa 20 pesos por adulto. O local é super fotogênico e bonito, mas sem uma visita guiada, torna-se um passeio muito rápido.

O que fazer em Puebla, México? Pontos turísticos de Puebla
Uma das muitas ruas charmosas do Centro Histórico

Ainda no Centro Histórico, vale a pena conhecer uma bela igreja, o Templo de la Compañía de Jesús, uma construção barroca com uma bela fachada branca.

Não muito distante do Templo de la Compañía fica o Museu Regional Casa de Alfeñique, um dos melhores lugares para ver a beleza das casas barrocas, já que é uma casa-museu.

Infelizmente, não visitamos esse museu porque estava fechado, devido ao terremoto de 2017. Mas já está aberto ao público e é um dos lugares mais elogiados pelos visitantes.

O Centro Histórico também é conhecido por ter ruas famosas, como a Calle de los Dulces, onde estão várias lojas de doces típicos. O doce camote é o mais procurado, feito de batata doce, mas os doces de coco e limão são melhores.

Outra “calle” famosa é o Callejon de los Sapos, uma parte da Calle 6 Sur onde ocorre uma feira de antiguidades aos domingos, entre às 11h e 17h. A feira e os arredores têm antiguidades variadas, assim como souvenires.

Bem diferente do Callejon de los Sapos é a Calle 5 de Mayo, que é o calçadão da cidade, local que concentra lojas de roupas, calçados e vendedores de comida, bem centrão mesmo.

Vale a pena caminhar pela Calle 5 de Mayo para visitar a Capilla del Rosario.


Capilla del Rosario

O que fazer em Puebla, México? Pontos turísticos de Puebla
A estonteante Capilla del Rosario

A Capilla del Rosario é uma das joias de Puebla. Localizada dentro do Templo de Santo Domingo, a Capilla se destaca pela decoração rebuscada e dourada, fruto da habilidade dos indígenas mixtecos.

A Capilla del Rosario foi construída entre 1650 e 1690, sendo ornamentada com folhas de ouro de 23 quilates, algo raro para a época, quando se utilizava no máximo ouro de 18 quilates. Por isso, mesmo com o passar dos séculos, a Capilla tem um brilho especial.

O ouro usado veio da mina La Valenciana, em Guanajuato, porque o proprietário acreditava que Nossa Senhora do Rosário era a responsável por ele ter encontrado a mina.

A Capilla del Rosario só encontra rival em Oaxaca, no Templo de Santo Domingo de Guzmán, que também foi decorado pelos indígenas mixtecos.

Vale dizer que a visita a Capilla del Rosario é excelente, já que há um guia dando explicações. Basta dar uma gorjeta no final da visita, afinal, a entrada ao recinto é gratuita.

Saiba que a maioria das igrejas em Puebla fica fechada entre às 12h e às 16h, variando de acordo com a igreja.


Museu Amparo

O que fazer em Puebla, México? Pontos turísticos de Puebla
Estela com escrita maia e áreas do museu

No Centro Histórico, também são encontrados bons museus, além dos já mencionados. O Museu Amparo é um deles, sendo um dos melhores e o mais moderno.

O Museu Amparo é um museu privado que aborda a história do México, com destaque para as civilizações pré-colombianas.

Achamos interessante que dividiram o México antigo por tema, como escrita, crenças e etc., não sendo cansativo fazer a leitura das legendas.

Há também um espaço da antiga casa colonial dedicado à arte decorativa, com belos moveis antigos.

Quando visitamos o Museu Amparo, também havia uma ampla área com exposição temporária de Arte Contemporânea.

Informações práticas – Aberto de quarta a segunda, sendo domingo e segunda com entrada gratuita. Horários variam de acordo com o dia. Ingresso adulto 35 pesos. Para mais informações, confira o site oficial.


Museu de la Revolución Casa de los Hermanos Serdán

O que fazer em Puebla, México? Pontos turísticos de Puebla

A Casa de los Hermanos Serdán é hoje um dos principais museus sobre a Revolução de 1910, que tirou do poder o ditador Porfirio Díaz. Esse museu é mais visitado pelos mexicanos, porque eles sabem da importância da Revolução.

O Museu fica na casa da família Serdán Alatriste. Os irmãos Aquiles, Carmen, Natália e Máximo fizeram parte do movimento contra a “reeleição” de Díaz.

A conspiração dos irmãos foi descoberta e na casa aconteceu o primeiro tiroteio da Revolução. Por isso, o destaque do museu é mostrar os cômodos da casa onde viveram esses célebres personagens históricos, inclusive onde se esconderam e como ficou o local depois do tiroteio.

Museu de la Revolución também explica em detalhes como foi o movimento revolucionário de 1910 e seus desdobramentos.

Informações práticas – Aberto de terça a domingo, das 10h às 18h. Ticket adulto 40 pesos.


Cerro de los Fuertes

O que fazer em Puebla, México? Pontos turísticos de Puebla
Pasaje 5 de Mayo

Além do Centro Histórico e suas atrações, vale a pena dedicar pelo menos metade de um dia para conhecer as atrações do Cerro de los Fuertes, local que abriga os fortes Loreto e Guadalupe e que presenciou a batalha de 5 de mayo de 1862 contra os franceses.

O cerro fica perto do centro e tem no sopé o bairro Xanenetla, um local simples, mas com muitos grafites interessantes. No bairro, fica a Pasaje 5 de mayo, que faz parte dos túneis chamados “segredos de Puebla”.

O túnel é longo, com 1 km de extensão, mas é espaçoso e tem várias saídas de emergência. Para visitar a Pasaje 5 de mayo, o ticket custa 25 pesos e dá direito a ir no mesmo dia à Puente de Bubas, outro túnel.

O que fazer em Puebla, México? Pontos turísticos de Puebla
Forte de Loreto

O final do túnel já deixa o visitante no cerro, bem perto do Lago de la Concórdia. Próximo ao lago fica o Forte de Loreto, um pequeno forte que hoje abriga o Museu de la Intervención “Fuerte de Loreto”, que aborda a batalha de 5 de mayo e a domínio francês no México.

O Museu fecha na segunda e é de graça aos domingos. Nos outros dias, a entrada custa 40 pesos por adulto.

No Forte Guadalupe também há um pequeno museu e no mesmo cerro há o Museu Regional, o mais importante para entender a história da cidade.

Toda a região do cerro é bem cuidada e bastante usada pelos locais. Só não encontramos banheiros públicos.

Lá também fica o moderno teleférico, que apesar de não ser muito longo (cerca de 700 metros), é bem barato, apenas 50 pesos ida e volta.


Mais pontos turísticos de Puebla

  • Museu Internacional do Barroco: Em um prédio moderno do arquiteto japonês Toyo Ito, fica esse museu focado na arte barroca. Site oficial.
  • Gastronomia: Puebla é conhecida pelo mole poblano e pelos chiles en nogada. Os chiles en nogada é um prato servido no mês da Independência (setembro) e nem sempre se encontra. Já o mole poblano é fácil de encontrar e nem todo mundo gosta, por ser doce além do que estamos acostumados. Vale a pena experimentar o sanduíche cemita, feito com milanesa de diversas carnes. Nós provamos no Mercado de Sabores o sanduíche cemita de carne de res (carne bovina). Outro lugar para provar cemita é no Mercado El Carmen.
  • Souvenires: Em todos os cantos do Centro Histórico, o turista vai ver lojas vendendo louças e decoração tipo azulejo. Essa é a talavera poblana. Pela padronização e preços baixos que vimos nas lojas, com certeza, a maioria não é artesanal.

Passeio de um dia para Cholula

O que fazer em Puebla, México? Pontos turísticos de Puebla
Pirâmide com a igreja no topo. No sopé fica o Museu Regional

Cholula habita o imaginário dos viajantes que vão ao México, por causa da maior pirâmide do mundo.

Primeiro, vale mencionar que Cholula é formada por duas cidades conturbadas, San Andrés Cholula e San Pedro Cholula.

Para visitar a região, há vários tours baratos oferecidos em Puebla ou você pode ir de maneira independente.

Há ônibus que saem da Calle 13 Norte com a Avenida 6 Poniente por apenas 7,5 pesos, mas que levam 45 minutos para chegar a área perto da pirâmide.

Chegando a Cholula, recomendamos ir primeiro visitar a pirâmide e seus túneis, para fugir da grande quantidade de visitantes que vai ao local.

Vale dizer que a pirâmide não impressiona muito, porque grande parte está tomada por mato e já virou uma montanha.

Depois, aproveite para subir o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, que tem as melhores vistas do vulcão Popocatepetl. O vulcão fica com neve durante poucos meses e não é raro vê-lo expelir cinzas.

A visita continua pelo Centro Histórico, com destaque para o bonito Convento de San Gabriel e a cheia de cúpulas Capilla Real. Há também o movimentado Mercado Tradicional, onde é possível comer algo.

Por fim, merece ser destacado o excelente Museu Regional de Cholula, localizado no sopé da pirâmide.

A arquitetura do museu é muito bonita, já que era um hospital bem grande, e a coleção é vasta e cheia de detalhes. Gostamos bastante da parte sobre gastronomia e cultura locais. O museu custa apenas 40 pesos.

Esperamos que as dicas sobre o que fazer em Puebla tenham sido úteis! Veja também nosso artigo especial sobre onde ficar em Puebla!

Se você quer planejar uma viagem perfeita à Cidade do México, vale muito a pena conferir o nosso Guia de Viagem sobre a Cidade do México. Atual e completo (com mais de 150 páginas), nosso e-book traz as melhores dicas para visitar a capital mexicana com profundidade.

Boa viagem, viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Reserva de hotéis
RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.