Menu
América do Norte

Roteiro na Cidade do México de 1 a 6 Dias

A Cidade do México é uma metrópole mundial, cheia de atrações que valem a pena conhecer. Por isso, elaborar o roteiro na Cidade do México não é uma tarefa muito fácil, ainda mais quando faltam dias de férias e sobram lugares a visitar.

Nós ficamos 9 dias inteiros na capital do México, muito porque precisávamos entender o local para escrever vários artigos e também o Guia de Viagem sobre a Cidade do México.

Mas você não precisa ficar tanto tempo assim, afinal, sabemos que tempo é o recurso mais escasso em uma viagem. A questão é saber aproveitar os dias disponíveis.

A seguir são apresentadas nossas sugestões de roteiros de viagem na Cidade do México para quem tem de 1 até 6 dias inteiros para turistar.

Tentamos não superestimar a quantidade de lugares que podem ser visitados por dia. Caso contrário, dias abarrotados de passeios e de museus podem engessar a viagem e torná-la estressante. Aliás, esse não é o objetivo de estar de férias.

Por isso, focamos em dar dicas de roteiros bem realistas e que você pode modificar a vontade até criar o que mais te agrada.

Lembre-se de que cada viajante vai ter um roteiro mais adequado, até porque ninguém precisa visitar tudo.


Sugestões de Roteiro na Cidade do México


Roteiro de viagem de 1 dia na Cidade do México

Catedral vista do Zócalo
Catedral vista do Zócalo

O viajante com apenas 1 dia na Cidade do México vai ter que fazer escolhas difíceis. Na nossa opinião, o dilema fica entre o Centro Histórico e as Ruínas de Teotihuacan.

Há quem já chegue com um objetivo definido, como os fãs de Frida Kahlo, que preferem ir ao Museu Frida Kahlo, na antiga casa da artista, e visitar as principais obras da pintora no Museu Dolores Olmedo.

Com um dia inteiro dá para conhecer o Centro Histórico, desde que não se tente entrar em todas as atrações. É preciso escolher alguns lugares a visitar internamente, como o Palácio Nacional (ou o Palácio de Bellas Artes) e o Museu do Templo Mayor.

No restante do tempo, foque apenas em tirar fotos enquanto caminha nas calles bem conservadas do bairro, que ficam bastante movimentadas durante a tarde.

O que mais gostamos de visitar internamente no Centro Histórico da Cidade do México foram o Palácio Nacional e a Catedral. O Museu do Templo Mayor é ideal para conhecer a história dos Astecas ou Mexicas, mas demanda pelo menos duas horas.

É bem complicado e cansativo conhecer o Centro Histórico e ir a Teotihuacan com apenas um dia.

Caso você queira tentar, uma dica é ir bem cedo a Teotihuacan e entrar pela porta 2, indo direto para as pirâmides. Depois, priorize subir apenas a Pirâmide da Lua, que é o local com a vista mais bonita das ruínas.

Aliás, Teotihuacan é um dos lugares mais encantadores do país. É um dos sítios arqueológicos mais bonitos que já vimos, mesmo depois de termos passado 3 meses no México. A vista da Pirâmide da Lua é de arrepiar.

Vale dizer que quando se tem apenas 1 dia na cidade, é preciso ter energia extra para aproveitar a noite.

Se você gosta de restaurantes sofisticados, comece a noite em Polanco e termine em Condesa ou Roma. Os jovens ou quem gosta de ambiente mais descolado deve ir direto aos dois últimos bairros.

Nós achamos Condesa e Roma (um fica do lado do outro) muito mais adequados para os brasileiros curtirem à noite. O ambiente é mais descolado, mas não faltam restaurantes de qualidade.

Além disso, Polanco é pomposo demais e é um bairro muito espalhado.

E se nós tivéssemos apenas 1 dia na Cidade do México?

Palácio Nacional do México
Palácio Nacional e seu principal mural. Fonte: Wikimedia

Com 1 dia na Cidade do México, nós iríamos turistar pelo Centro Histórico pela manhã, aproveitando esse momento de menos movimento para tirar fotos.

Depois do almoço, visitaríamos o Palácio Nacional, que tem belos murais de Diego Rivera e exposições temporárias de qualidade altíssima, e o Museu do Templo Mayor, além da Catedral.

Terminaríamos o dia no bairro Roma Norte, onde é possível experimentar as bebidas típicas pulque, mezcal e tequila, além de ser um bairro mais jovem e com bares e restaurantes de todos os tipos.


Roteiro de viagem de 2 dias na Cidade do México

Teotihuacan
Vista de Teotihuacan a partir da Pirâmide da Lua

Agora, se você tem 2 dias inteiros na Cidade do México, nós recomendamos ir ao Centro Histórico e a Teotihuacan. Não haverá nenhum dilema!

Então, utilize todas as nossas dicas do roteiro de viagem de 1 dia para turistar pelo Centro Histórico.

Caso você seja apaixonado por arqueologia mexicana e quer chegar a Teotihuacan cheio de conhecimento, é interessante visitar o Museu Nacional de Antropologia, que fica no Bosque de Chapultepec, a maior área verde da cidade.

Contudo, saiba que o Museu Nacional de Antropologia é gigantesco e você precisará definir as salas prioritárias, porque não dá para visitar tudo de maneira alguma.

Em relação à Teotihuacan, a sugestão é acordar cedo (para chegar lá às 9h da manhã) e entrar pela porta 2, tendo tempo suficiente para subir tanto a Pirâmide da Lua quanto a Pirâmide do Sol.

Caso seu passeio a Teotihuacan ocorra no domingo ou na quarta, dá para terminar o dia de maneira grandiosa assistindo a uma apresentação do Ballet Folklórico do México no Palácio de Bellas Artes.

Nós tivemos a oportunidade de ver esse show de dança e música incríveis e recomendamos muito. No nosso Guia de Viagem sobre a Cidade do México, há dicas e informações sobre o Ballet Folklórico de México.

É claro que a noite deve terminar com boa comida mexicana, um verdadeiro atrativo turístico do México.


Roteiro de viagem de 3 dias na Cidade do México

Museu Nacional de Antropologia na Cidade do México
Sala principal do Museu Nacional de Antropologia

A partir de 3 dias na Cidade do México, é possível conhecê-la mais a fundo e ainda ter várias noites para curtir a vida noturna.

Recomendamos que você visite o Museu Nacional de Antropologia e aproveite para passear no Bosque de Chapultepec. Caso você seja muito fã de museus, dá para ir ao Museu Nacional de História e ver as belas vistas da cidade.

O Museu Nacional de História também conta com salas sofisticadas repletas de mobiliário antigo, que pertenceram ao Imperador Maximiliano e ao ditador Porfirio Díaz. Já a coleção principal é cheia de peças raras da história do país.

Também é possível dedicar metade do terceiro dia para entrar em outras atrações do Centro Histórico, como ir ao Palácio de Bellas Artes ver os murais ou até mesmo visitar o Museu de Frida Kahlo em Coyoacán, sempre muito procurado pelos brasileiros.


Roteiro de viagem de 4 dias na Cidade do México

Palácio de Bellas Artes no Roteiro na Cidade do México
Palácio de Bellas Artes

Já com 4 dias inteiros, dá para fazer tudo que falamos antes com calma e ainda visitar os melhores murais dos artistas mexicanos.

É possível ir ao Museu do Templo Mayor, ao Palácio Nacional, ao Palácio de Bellas Artes, a SEP (secretaria repleta de murais), ao Mercado La Ciudadela, tirar fotos do Zócalo e de prédios icônicos, como o Palácio Postal.

Além disso, vai ter tempo suficiente para ir a Coyoacán (onde fica o Museu Frida Khalo) e aos museus do Bosque de Chapultepec.

Quem tem muito interesse em Xochimilco pode fazer o passeio aos canais no mesmo dia que for a Coyoacán, porém terá que sacrificar metade de um dia no centro ou no Bosque de Chapultepec, algo totalmente possível de fazer dependendo das suas prioridades.

Como Xochimilco é longe e tem mais movimentado aos finais de semana, achamos que funciona melhor em uma viagem com 5 dias inteiros.

Particularmente, acredito que se perde muito tempo indo até Xochimilco e a atração em si não nos agrada muito, mas essa análise deve ser feita por cada viajante.

Nesse roteiro, dá para visitar a fundo também os museus do centro, como o Museu Nacional de Arte e assistir ao Ballet Folklórico, que só acontece às quartas-feiras e aos domingos.


Roteiro de viagem de 5 e 6 dias na Cidade do México

Museu Frida Khalo no Roteiro na Cidade do México
Museu Frida Khalo

Então, com 5 dias inteiros é possível dedicar 2 dias ao Centro Histórico, 1 dia para o Bosque de Chapultepec e seus museus, 1 dia para Teotihuacan e 1 para visitar Coyoacán e Xochimilco.

A partir de 6 dias inteiros na Cidade do México, o viajante pode se dar ao luxo de conhecer museus diferentes, entrar em todos os prédios públicos que tem murais, ir às feirinhas de final de semana.

Com tanto tempo disponível fica mais fácil colocar cada atração no dia mais adequado, como: não ir aos museus no domingo, quando eles ficam muito lotados; visitar Teotihuacan nos dias de semana, principalmente de segunda a quarta; ir a Xochimilco no final de semana; El Bazar no sábado; Ballet Folklórico na quarta ou domingo, e assim sucessivamente.


Quantos dias ficar na Cidade do México?

Decidir a quantidade de dias de viagem nem sempre é fácil. Muitos viajantes têm poucos dias e tem que lidar com isso.

Segundo nossa experiência, nós recomendamos entre 4 e 5 dias inteiros para conhecer bem a Cidade do México. Menos de 3 dias inteiros faz a viagem ficar super corrida, com gostinho de quero mais.

Agora que você já sabe quantos dias são necessários para visitar a Cidade do México. Recomendamos que você leia também o artigo com os 6 melhores bairros para se hospedar na Cidade do México.

Esperamos que as dicas deste artigo tenham sido úteis! Para mais informações, veja nossa lista de posts sobre o a Cidade do México e leia nosso Guia de Viagem.

Boa viagem, viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

About Author

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

No Comments

    Leave a Reply

    error: Conteúdo protegido.