Menu
América do Norte / Comidas e bebidas

Comidas Típicas e Restaurantes em San Cristóbal de las Casas, México

Atualizado em: 8 de maio de 2020

San Cristóbal de las Casas é uma cidade rica em cultura e atrações, mas também em gastronomia típica. Por isso, não faltam bons restaurantes em San Cristóbal de las Casas.

Nós tivemos boas experiências na cidade e podemos apresentar a você uma lista de restaurantes provados e aprovados, assim como informações sobre as comidas típicas de Chiapas, o estado onde fica San Cris.

Depois, leia nossos artigos sobre O que fazer em San Cristóbal de las Casas e também sobre Onde ficar em San Cristóbal de las Casas!

Comidas Típicas de San Cristóbal de Las Casas, Chiapas

Comidas Típicas de San Cristóbal de Las Casas, Chiapas
Pepita con Tasajo. Fonte: Wikimedia

Além das comidas típicas do México comuns na mesa da maioria dos mexicanos, em Chiapas há pratos regionais, que utilizam os ingredientes locais.

Vale a pena conhecê-los para facilitar o entendimento dos cardápios dos restaurantes em San Cristóbal de Las Casas.

Veja algumas das comidas típicas de Chiapas que você encontrará em San Cris:

  • Cochito Horneado ou al horno: é um tipo de carne de porco assada, porém coberta com muitas especiarias e temperos, com destaque para o chile ancho. O cochito horneado é bastante comum na cidade de Chiapa del Corzo, próxima a San Cristóbal.
  • Pepita con Tasajo: é um prato típico que faz parte das festas regionais, consistindo em carne de boi seca com molho à base de sementes de abóbora.
  • Tamal Chiapaneco: o tamal é um quitute feito com massa de milho cozida, porém envolta por folhas de bananeira ou de milho (como a pamonha), podendo ter diversos recheios, principalmente salgados. Em Chiapas, a diferença é que o tamal pode levar a folha quilete, também muito usada na Guatemala. Outra variação é o tamal de bola, que tem como diferença ser esférico.
  • Mole Chiapaneco: é um mole (molho) com cor de café, tendo como principal ingrediente o chile ancho. Normalmente, o mole chiapaneco é saboreado com aves e acompanhado de arroz.
  • Sopa de Fiesta ou Sopa de Pan: originária de San Cristóbal, essa sopa é feita com pão, plátano macho (banana da terra), milho verde (elote), ovos e vários temperos, sendo consumida durante a Semana Santa.
  • Chipilín con Bolita: é um prato bastante conhecido, sendo uma “sopa” com a folha chipilín, milho e temperos no caldo, além de bolas de maíz (farinha de milho) cozinhadas nesse caldo.
  • Huevos a la Chiapaneca: são ovos mexidos com feijões, normalmente saboreados como café da manhã (desayuno), acompanhado de queijo e abacate.
  • Chalupas Coletas: são pequenas tortilhas cobertas com frijoles (feijões), carnes diversas, cenoura e beterraba raladas e finalizadas com queijo fresco.
  • Nucú: é uma formiga gigantesca consumida em tacos. Ela costuma estar disponível no começo da época de chuvas, perto do mês de junho.

O nucú é a comida típica mais curiosa. Se você quiser saber um pouco mais, veja a reportagem feita pela imprensa local.

Melhores Restaurantes em San Cristóbal de Las Casas

Como San Cristóbal entrou na rota dos turistas estrangeiros, a oferta de bares, restaurantes e cafés melhorou bastante nos últimos anos.

As duas principais ruas com lugares para comer e sair são a Real de Guadalupe e o Andador Turístico Miguel Hidalgo. Os restaurantes nessas ruas costumam ser mais caros, mas não são todos.

Nossa principal dica é escolher um restaurante com menú del dia para o almoço, que sempre inclui o prato principal e a bebida e, muitas vezes, uma entrada.

Os restaurantes em San Cristóbal que fomos e gostamos são os seguintes (todos com bons preços):

Melhores Restaurantes em San Cristóbal de Las Casas
Taniperla. Fonte: TripAdvisor
  • Taniperla: é um restaurante regional muito elogiado em San Cristóbal e agora que está sendo mais conhecido pelos turistas. Quando o visitamos, apenas os moradores frequentavam o local. Vale ressaltar o ambiente tranquilo, a variedade do menú del día (inclusive com opção vegetariana) e o ótimo preço (menú del día por menos de 100 pesos).
  • TierrAdentro: é um restaurante que serve menú del día e também jantar, sendo conhecido por ser um centro cultural, com apresentações de música e loja de artesanato de verdade. O que mais vale a pena é o menú del día (110 pesos), que possui pratos saborosos e bons preços para um restaurante na Real de Guadalupe.
  • Il Borgo: é uma pizzaria localizada na Real de Guadalupe, mas que sempre tem promoções de pizzas. As pizzas são grandes e com massa fininha, além de ter atendimento atencioso. Fique atento aos combos de pizzas e cervejas!
  • El Tacoleto: é uma das melhores taquerias em San Cristóbal de las Casas, com ótima variedade de tacos. A decoração é agradável e moderna, bem melhor do que na maioria das taquerias que fomos durante nossa viagem ao México. A localização e o atendimento também são muito bons. Em relação aos preços, mesmo com fome nossa conta deu pouco mais de 200 pesos (duas pessoas).
  • Achiote Cochinita Pibil y Cerveceria Mexicana: é uma taqueria focada em cochinita pibil, que é um tipo de carne de porco cozida lentamente e não é picante. Nós gostamos bastante do taco gringa (30 pesos) e da gordita (25 pesos). Vale destacar a variedade de molhos de pimenta, inclusive alguns são mais aromáticos do que picantes.
  • Xocol-Na Chocolate & Churros: como é comum um tempinho frio em San Cristóbal, nada melhor do que provar o chocolate quente feito na cidade. Esse pequeno café serve um chocolate quente especial, com toque de amendoim, além de churros (mais crocantes do que os churros feitos no Brasil).
Melhores Restaurantes em San Cristóbal de Las Casas
Tacoleto. Fonte: TripAdvisor

Nós sempre pesquisamos diversos restaurantes antes de qualquer viagem. Assim, sempre temos opções a escolher.

A lista abaixo é resultado dessas pesquisas, mas que infelizmente não tivemos tempo para ir a todos eles.

  • La Lupe: é um dos restaurantes mais procurados pelos moradores, exatamente por servir comida mexicana regional, com ótima variedade de pratos.
  • Restaurant Belil: é focado nas comidas típicas de Chiapas, sendo um local ideal para jantar, devido à bela decoração e ao atendimento atencioso.
  • El Caldero: é um restaurante muito procurado por ser focado em caldos e sopas mexicanas, além de ótima quesadillas. Além disso, há boas promoções.
  • La Tertulia San Cris: é um café com vários pratos bem servidos, sendo ideal para um brunch mexicano.
  • La Colmena: é um café com cardápio menos mexicano, por isso há hambúrgueres, sanduíches e sobremesas diversas. Vale ressaltar a beleza da decoração do local.
  • Pachamama: é um restaurante meio italiano meio argentino, com ótimas pizzas, hambúrgueres elogiados, além de empanadas argentinas.
  • Madama Do Re: é um dos melhores restaurantes italianos em San Cristóbal, com massas muito elogiadas. Esse restaurante é ideal para um jantar especial.
  • Don Mario Ristorante Pizzeria: é um restaurante italiano com bons preços e pratos bastante elogiados, sendo uma cantina familiar muito procurada pelos moradores da cidade.

Esperamos que as dicas sobre comidas típicas e restaurantes em San Cristóbal de las Casas tenham sido úteis! Leia também os demais artigos da nossa viagem a San Cristóbal!

Boa viagem, viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.