Os brasileiros precisam de visto para entrar no México? Depende. Alguns brasileiros não precisam de visto e outros devem tirar o visto para o México (físico).
Quando visitamos o México antes da pandemia, nenhum brasileiro a turismo precisava desse tipo de documento. Porém, as regras mudaram e continuam mudando.
Com a intensificação da crise econômica, cada vez mais brasileiros entram no México com o objetivo de ir morar ilegalmente nos Estados Unidos. Por isso, o Governo Mexicano está burocratizando o processo de entrada dos turistas brasileiros.
Brasileiros que não precisam de visto para o México
Antes de se preocupar com o visto para o México, saiba que há maneiras de não precisar emitir o documento.
Não é preciso visto para o México para os brasileiros (e viajantes de outras nacionalidades) que comprovem (durante a imigração mexicana) ter os seguintes documentos:
“a) Documento que comprove residência permanente no Canadá, Estados Unidos da América, Japão, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, qualquer um dos países que compõem o Espaço Schengen, bem como os países membros da Aliança do Pacífico (Chile, Colômbia e Peru).
b) Visto válido e vigente do Canadá, Estados Unidos da América, Japão, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte ou qualquer um dos países que compõem o Espaço Schengen.
c) Turistas que viajam por mar em navios de cruzeiro, podem ficar até 7 dias sem visto no porto de chegada.”
O mais comum é o turista brasileiro ter o visto para os Estados Unidos e, assim, não será preciso fazer o visto físico para o México.
Se você se enquadra em alguns desses requisitos, leve o documento para mostrar na imigração, como o passaporte com o visto americano (válido, é claro).
As regras para visitar o México estão mudando muito. Antes não havia burocracia. Hoje até a Autorização Eletrônica (um tipo de visto eletrônico fácil de conseguir) não existe mais. Se você tem tempo antes da sua viagem, vale mais a pena tirar o visto para os EUA e não se incomodar com a falta de previsibilidade das regras mexicanas.
Como tirar o visto de turista para viajar ao México?
Até meados de 2022, quem não se enquadrava nos requisitos acima, poderia preencher o formulário de Autorização Eletrônica.
A Autorização Eletrônica era um visto eletrônico, garantindo agilidade e gratuidade ao processo. Para o viajante, isso não atrapalhava a viagem.
O problema é que os brasileiros não têm mais direito a fazer a Autorização Eletrônica e devem encarar todo o custoso e burocrático processo de obtenção do visto físico.
Então, é preciso agendar uma entrevista na Embaixada ou Consulado Mexicano mais próximo de sua residência (Rio de Janeiro, São Paulo ou Brasília) pelo site oficial e ir lá no dia agendado (todos que solicitam o visto devem comparecer pessoalmente).
Os requisitos para tirar o visto para o México são:
- “Formulário do visto com fotografia recente, colorida e fundo branco;
- Original e cópia do passaporte vigente;
- Original e cópia de pelo menos um dos seguintes requisitos: documentos que comprovem que conta com emprego e contracheque dos últimos três meses ou decore dos últimos três meses; extratos bancários dos últimos três meses; documentos que comprovem a posse de um imóvel.”
Já para tentar um visto de emergência, entre em contato com: tramitesrio@sre.gob.mx (RJ); faleconoscosp@sre.gob.mx (SP) ou consuladomexbra@sre.gob.mx (Brasília).
Escreva o e-mail com o termo VISA URGENTE no campo “Assunto” e deixe claro a data da viagem e os nomes das pessoas solicitantes do visto.
Como você pode perceber, o Governo Mexicano quer saber se você tem vínculo forte com o Brasil, como emprego e imóvel.
Normalmente, em qualquer processo de visto a maneira mais provável de conseguir o documento é deixando claro sua relação permanente com o Brasil, ou seja, que você não tem motivos para imigrar ilegalmente.
O visto mexicano custa US$ 48 por pessoa e será cobrado o valor equivalente em reais, que deve ser pago por PIX.
O visto físico para o México tem validade de 180 dias a partir da data de emissão para entrar no México.
Para os estrangeiros que residem no Brasil, é preciso apresentar também o original e a cópia do documento que comprove estância legal no Brasil (RNM).
Já no caso dos menores de idade, ambos os pais deverão se apresentar para realizar a solicitação de visto.
Se um dos responsáveis legais não puder comparecer, deverá ser feita uma procuração simples, com firma reconhecida, consentindo o visto para o menor.
Recomendamos que você leia mais informações no site oficial.
Para visitar o México precisa de vacina de Covid-19 e de febre amarela?
O site oficial do Consulado Mexicano deixa claro que “Não é necessário nenhum tipo de vacina ou certificado de Covid-19 para ingressar no território mexicano”.
Porém, a prudência nos ensina outra coisa. É essencial estar vacinado contra a Covid-19 para fazer viagens internacionais, até porque, caso você pegue a doença, as chances de internação caem muito devido à vacina.
Em relação à febre amarela, o México não exige a vacina nem sofre com a doença. Há malária em algumas partes do país, mas não como há no Brasil.
Os maiores riscos à saúde durante sua viagem ao México vêm dos possíveis surtos de Covid-19, contaminação com comida e água (mas comendo em bons restaurantes, as chances diminuem muito) e imprevistos que podem gerar lesões físicas, como nas visitas aos sítios arqueológicos, às praias e semelhantes.
Como nós mencionamos no artigo sobre o Seguro Viagem ao México, o país não exige do seguro para os turistas, mas nós recomendamos que você só viaje depois de comprar um ótimo seguro viagem.
Tendo um seguro viagem você pode ir a consultas médicas se sentir indisposto, realizar exames, ser medicado e outros serviços (como indenização por atraso de mala) e seguros (morte e invalidez).
Os benefícios do seguro viagem são muito grandes e os preços são econômicos. Na maioria das vezes, o valor de uma noite no hotel é maior do que o preço do seguro para uma semana inteira.
Esperamos que as dicas sobre visto para o México para turistas brasileiros tenham sido úteis! Leia também nosso artigo especial com dicas de segurança sobre o Seguro Viagem ao México!
Uma excelente e inesquecível viagem para você!
Teste o seletor de hotéis do Guia!
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
RESERVA DE HOTÉIS Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues. O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação. |
|
ALUGUEL DE CARROS O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países. Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva. Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora. |
|
SEGURO VIAGEM Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras. Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto. |
|
LOJA DO VIAJANTE Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem? Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante |
|
CHECAR LOCALIZAÇÃO Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota. Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos. |
|
SELETOR DE HOTÉIS O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo. A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel. |
|
GUIA DE VIAGEM O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos. Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais. |