Menu
Brasil / Listas

11 Passeios a partir de São Paulo: Bate-Volta

Atualizado em: 1 de maio de 2020

São Paulo é uma cidade enorme, uma verdadeira cidade global. É claro que não faltam atrações turísticas na capital, mas quem mora por lá (e até turistas) gostam de aproveitar passeios a partir de São Paulo, principalmente nos finais de semana.

Neste artigo, nós reunimos 11 passeios a partir de São Paulo que verdadeiramente são próximos à capital, para você passar pouco tempo no carro e bastante tempo aproveitando locais diferentes da metrópole.

Depois, leia também nosso post especial com os melhores bairros para se hospedar em São Paulo, inclusive com dicas de hotéis baratos!

11 Passeios a partir de São Paulo

  1. Embu das Artes;
  2. Cotia;
  3. São Roque;
  4. Parque Estadual da Cantareira;
  5. Boituva;
  6. Juquitiba;
  7. Vinhedo;
  8. Praia Grande;
  9. Atibaia;
  10. Paranapiacaba;
  11. Guararema.

Embu das Artes

Embu das Artes
Fonte: Flickr

Distância: 34 km ou pouco mais de 50 minutos de carro.

Embu das Artes é sim um destino focado em arte, no caso, na Feira de Artes e Artesanato. Localizada no charmoso centro histórico, essa feira encanta os visitantes por realmente ter trabalhos criativos e variados, desde pinturas até artesanatos.

Quem tem paciência e olhar apurado pode encontrar uma peça que fará diferença na decoração.

A Feira de Artes e Artesanato acontece nos finais de semana e feriados (das 9h às 18h) e se iniciou na década de 1960, tendo muita tradição e fazendo parte da infância de muitos moradores da capital.

Além da Feira de Artes e Artesanato, há a Feira do Verde, focada em plantas, desde pequenas flores até plantas ornamentais maiores.

Não deixe de garimpar nos antiquários da cidade, já que a oferta de peças únicas é ótima, assim como tirar várias fotos instagramáveis na Viela das Lavadeiras.

Na realidade, Embu das Artes tem muitos locais que merecem destaque, como o casario antigo.

Além de todos esses atrativos, vale a pena incluir Embu das Artes entre seus passeios a partir de São Paulo por causa do clima de interior da cidade, mesmo estando tão perto da capital.

A dica extra é continuar pela região e visitar o Templo Kinkaku-ji em Itapecerica da Serra, um dos templos mais bonitos do Brasil, réplica do famoso Templo do Pavilhão Dourado em Kyoto.

Cotia

Templo Zu Lai, Cotia
Templo Zu Lai. Fonte: Flickr

Distância: 38 km ou pouco mais de 50 minutos de carro.

Cotia abriga o maior templo budista da América Latina, o Templo Zu Lai, ligado ao monastério Fo Guang Shan.

O Templo Zu Lai é belíssimo em arquitetura e possui jardins enormes, sendo muito elogiado pelos visitantes.

Nos finais de semana, é comum que o local fique mais cheio, até porque a entrada é gratuita, assim como o estacionamento.

Outro templo budista em Cotia é o Templo Odsal Ling, com arquitetura diferente do Templo Zu Lai e oferecendo também visitas guiadas.

Mesmo depois de visitar dois templos, não dá para deixar de lado a Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fatima dos Arautos do Evangelho, uma construção belíssima no exterior e esplendorosa na decoração interna, algo único no Brasil.

São Roque

11 Passeios a partir de São Paulo: Bate-Volta
Ski Mountain Park. Fonte: Flickr

Distância: 70 km ou 1h25min. de carro.

São Roque é uma excelente cidade perto de São Paulo para visitar, principalmente para as famílias.

Há vários motivos para ir a São Roque, começando pela Rota do Vinho, que inclui passeios em diversas vinícolas, como a Goés, Bella Aurora e XV de Novembro.

Não podemos deixar de mencionar o Ski Mountain Park, que os adolescentes e crianças amam por causa da pista de esqui e outras atividades de aventura.

Para fechar o roteiro, nada melhor do que tirar fotos dos monumentos históricos, como a Igreja Matriz, a Estação de Trem, a Casa Grande e a Capela do Sítio de Santo Antônio (construções do século XVII).

Parque Estadual da Cantareira – Pedra Grande

Parque Estadual da Cantareira - Pedra Grande
Vista a partir da Pedra Grande. Fonte: TripAdvisor

Distância: apenas 13 km do centro de São Paulo.

O Parque Estadual da Cantareira é um remanescente de Mata Atlântica em plena área metropolitana, sendo considerada a maior floresta urbana do Mundo, garantindo assim a proteção de diversos mananciais, animais e plantas.

Há quatro núcleos de visitação: Pedra Grande, Águas Claras, Engordador e Cabuçu.

O núcleo Pedra Grande é o mais visitado, tendo várias trilhas, com destaque para a trilha da Pedra Grande, com quase 10 km de extensão (ida mais volta), porém a recompensa é uma das vistas mais bonitas de São Paulo.

Boituva

Boituva
Fonte: Wikimedia

Distância: 120 km ou 1h40min. de carro.

Boituva é uma cidade pequena, com pouco mais de 55 mil habitantes, porém é um dos polos do turismo de aventura no estado.

No Centro Nacional de Paraquedismo, os passeios de balão e saltos de paraquedas (há saltos duplos com instrutor também) ocorrem e são muito procurados, afinal, são duas atividades que marcam qualquer viagem.

Além das atividades no ar, os viajantes podem praticar rafting e outras práticas esportivas na natureza.

Não deixe de aproveitar as cachaças artesanais e o clima de interior, dois diferenciais para quem vem das metrópoles.

Juquitiba

Juquitiba
Rafting no Rio Juquiá. Fonte: Flickr

Distância: 75 km ou 1h25min. de carro.

Localizada na Serra do Mar, com muitas matas preservadas, Juquitiba tem com principal atrativo o rafting no Rio Juquiá, podendo ser praticado o ano todo devido ao bom volume de água desse rio.

Não faltam agências operadoras de turismo que realizam rafting, assim como boia cross, arvorismo, tirolesa e outras atividades de aventura.

Além de praticar essas atividades, o viajante vai realmente se esquecer da capital quando estiver no ambiente pacato de Juquitiba.

Vinhedo

11 Passeios a partir de São Paulo: Bate-Volta
Hopi Hari. Fonte: Wikimedia

Distância: 80 km ou 1h15min. de carro.

Vinhedo é bastante conhecida pelas vinícolas, com destaque para a Adega Família Ferragut, uma vinícola familiar e com ótimo atendimento.

Além do vinho e de outros produtos tradicionais, como cachaça e doces, muitas famílias vão a Vinhedo por causa do parque de diversão Hopi Hari, que dispensa apresentação.

Na cidade vizinha de Itupeva, os visitantes encontram o Wet’n Wild, um parque aquático também muito conhecido no estado.

Uma dica extra é dedicar alguns minutos para visitar o Mosteiro Beneditino, uma construção contemporânea da década de 1960, sendo muito elogiada pela beleza, além da ótima lojinha com produtos alimentícios elaborados pelos monges.

Para os viajantes religiosos, vale muito a pena participar de alguma missa, sendo a missa das 8h de domingo a mais disputada.

Praia Grande

11 Passeios a partir de São Paulo: Bate-Volta
Fonte: Wikimedia

Distância: 78 km ou 1h15 min. de carro.

A Praia Grande é uma das cidades mais visitadas no estado, principalmente no alto do verão, entre o Ano Novo e o Carnaval.

Com ótima estrutura turística, vale a pena passar um dia em Praia Grande nos meses ainda quentes, só que com menos turistas, como abril e novembro.

Além disso, é possível passar mais dias e incluir Santos e o Guarujá no passeio, além de Bertioga que também está próxima.

A questão é aproveitar uma época menos lotada em Praia Grande e ainda utilizar a ótima estrutura da cidade.

Saiba também onde se hospedar em Santos!

Atibaia

11 Passeios a partir de São Paulo: Bate-Volta
Fonte: TripAdvisor

Distância: 67 km ou 1h15min. de carro.

Atibaia é uma das principais cidades para fazer passeios a partir de São Paulo, porque possui bons restaurantes, atrações para famílias e natureza preservada.

No centro, o viajante pode curtir os parques urbanos e o teleférico, além da gastronomia da cidade e arquitetura, como da Igreja Nossa Senhora do Rosário e da Igreja Matriz São João Batista.

Outro destaque é o Santuário de Schoenstatt, um local bem cuidado pelas freiras.

Contudo, um dos principais pontos turísticos de Atibaia é a Pedra Grande e seus 1418 metros acima do nível do mar. É lá que muitos visitantes vão para praticar voo livre, como asa delta e parapente.

Caso você queira passar mais tempo em Atibaia, leia nosso artigo sobre os melhores hotéis em Atibaia para diversos orçamentos!

Paranapiacaba

11 Passeios a partir de São Paulo: Bate-Volta
Estação de Trem com o Relógio ao fundo. Fonte: Flickr

Distância: 63 km ou 1h25min. de carro.

Paranapiacaba é uma vila histórica na cidade de Santo André. A história dessa vila está ligada a ferrovia construída no século XIX. Como muitos ingleses vieram construir a ferrovia, a vila acabou sendo conhecida como uma vila inglesa.

Vale destacar o Relógio da Torre, uma das principais construções originais do século XIX, e o Castelinho, também da época da construção da ferrovia.

Há quem prefira fazer o passeio à Paranapiacaba usando o trem Expresso Turístico, que sai da Estação da Luz aos domingos. Só que tem que comprar os ingressos com antecedência.

Para fechar o passeio, nada melhor do que ir ao Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, que normalmente precisa de guias para as trilhas, tornando o passeio ainda mais interessante.

Guararema

11 Passeios a partir de São Paulo: Bate-Volta
Mirante. Fonte: Wikimedia

Distância: 80 km ou 1h20min. de carro.

Guararema é outra cidade que possui passeio de trem, nesse caso até a Estação Luis Carlos.

Além do passeio de trem, na cidade não faltam atrações para famílias, como o Mirante e várias igrejas charmosas, com destaque para as igrejas de Nossa Senhora da Escada e D’Ajuda.

Esperamos que as dicas sobre os passeios a partir de São Paulo tenham sido úteis!

Boa viagem, viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.