Menu
Brasil

12 Cidades no Interior de São Paulo: Viagem de Final de Semana

Atualizado em: 5 de outubro de 2020

Viajar pertinho de casa pode ser um programa e tanto, ainda mais se você mora em São Paulo, na capital ou não. Além das ótimas praias no litoral, saiba que há muitas cidades no interior de São Paulo que rendem um final de semana movimentado e bem fora da rotina.

Nós já falamos sobre as 15 melhores praias no Litoral Norte de SP que são fáceis de chegar. Mas hoje nossa intenção é focar nas cidades localizadas no interior do estado, especificamente em 12 delas que podem ser conhecidas em um final de semana.

Cidades no Interior de São Paulo

Cunha

Lavandário no pôr do sol. Fonte: Wikimedia

Cunha é uma das cidades no interior de São Paulo mais românticas, tendo atrativos para vários perfis de viajantes.

Essa região montanhosa e cheia de natureza entrou nos roteiros de viagem por causa dos campos de lavanda, como o Contemplário e Lavandário, e também pela cerâmica.

Sem dúvida, visitar os campos de lavanda, ainda mais na primavera, que é a época de floração, e comprar muitas cerâmicas artesanais são atrações que não dá para perder.

Mas saiba que Cunha tem um centrinho charmoso, conta com trilhas e cachoeiras no Parque da Serra do Mar e agrada muito bem quem só quer descansar perto da natureza e com comida e bebida boa demais.

Leia o artigo especial sobre onde ficar em Cunha, mesmo para quem tem o orçamento econômico!

Brotas

Fonte: Flickr

Brotas é um destino de turismo de aventura muito procurado por famílias, casais e viajantes aventureiros.

Localizada apenas 250 quilômetros da capital paulista e 155 quilômetros de Campinas, Brotas se tornou uma cidade com turismo organizado e que agrada diversos públicos interessados em ter contato com a natureza.

A cidade ganhou fama com o rafting no Rio Jacaré Pepira, mas se aprofundou em outros tipos de esportes radicais que podem ser praticados por pessoas comuns, como boia cross, tirolesa, arvorismo e outros. Além disso, Brotas tem muitas cachoeiras e trilhas.

Como você pode perceber, há muito o que fazer em Brotas e em um final de semana não sobrará tempo. O fundamental é você elencar suas prioridades e também ficar atento aos passeios que cabem no orçamento, porque há tours com diversos preços, inclusive muito caros.

Saiba também onde ficar em Brotas, tanto no centrinho quanto no interior em pousadas e hotéis fazenda!

Campos do Jordão

Capivari. Fonte: Booking

Campos do Jordão é um dos destinos de inverno mais procurados em todo o Brasil. Então, durante o planejamento, escolher bem quando ir à cidade é fundamental.

Se você puder visite-a antes ou depois do inverno, porque ainda dá para pegar um friozinho e a cidade vai estar menos lotada, o que interfere positivamente na experiência.

Mas o que fazer em Campos do Jordão? São tantas atrações! O mais imperdível é fotografar a beleza arquitetônica, como o centro, chamado de Capivari.

Natureza exuberante não falta na Serra da Mantiqueira, como o Parque Estadual Campos do Jordão (Horto Florestal) e os jardins do Amantikir.

Já o Museu Felícia Leirner tem esculturas da artista integradas ao meio ambiente. O Mosteiro de São João é outra atração ligada à natureza, exatamente por ter jardins fotogênicos com grandes árvores, além de muita paz.

Obviamente, comer e beber bem também fazem parte do roteiro de viagem, mas como Campos do Jordão é bastante turística, é essencial pesquisar com atenção os restaurantes.

Se você já conhece Campos do Jordão ou tem mais dias para turistar, vale a pena visitar sua vizinha menos famosa, mas não menos charmosa, Santo Antônio do Pinhal.

O Pico Agudo é um dos destaques, com um pôr do sol arrebatador! Nos dias de sol, vale a pena visitar também o Jardim dos Pinhais Ecco Parque, com jardins temáticos super fotogênicos.

Além disso, não faltam belos mirantes, ótimos restaurantes e acomodações em Santo Antônio do Pinhal com ótima relação custo benefício.

Leia nosso artigo especial sobre onde se hospedar em Campos do Jordão, inclusive em pousadas econômicas de verdade!

Eldorado

Caverna do Diabo. Fonte: Wikimedia

Eldorado é uma das cidades no interior de São Paulo menos conhecidas, porém é uma das mais ricas em natureza.

A Caverna do Diabo é o ponto alto, sendo um lugar belíssimo e muito grande. O passeio tradicional inclui 600 metros de percurso com guia, mas saiba que há passeios mais longos.

Ainda dá para fazer a trilha para o Mirante do Governador nas proximidades da Caverna. O diferencial desse mirante é vista com Mata Atlântica preservada.

O final de semana em Eldorado só fica completo com a trilha à Cachoeira Queda do Meu Deus, uma das mais bonitas de todo o estado. Pode acreditar!

Veja as melhores pousadas em Eldorado no Booking e sugestões de acomodações em Eldorado no Airbnb!

Holambra

Fonte: Pixabay

Holambra é conhecida como a principal cidade de colonização holandesa no Brasil, sendo esse um dos seus diferenciais. Além disso, a grande produção de flores a tornou famosa no país todo.

Localizada nas proximidades de Campinas, Holambra é um ótimo destino no interior de São Paulo para passar um final de semana.

Apesar de ser uma cidade pequena, Holambra é encantadora para fazer turismo, tendo muitas construções em estilo holandês, trazendo um charme a mais, além de ótimas oportunidades para tirar fotos.

Há inclusive moinhos de vento, como o cartão-postal da cidade, Moinho dos Povos Unidos, que pode ser visitado por dentro!

Para os interessados em visitar as plantações de flores, o recomendado é contratar um tour com guia local.

Não podemos de deixar de mencionar a ExpoFlora, que acontece em setembro. Para finalizar o roteiro, inclua comida típica, como salsichas especiais e também doces holandeses.

Saiba também onde ficar em Holambra nos hotéis com melhor relação custo-benefício!

São Luiz do Paraitinga

Fonte: Prefeitura de São Luiz do Paraitinga

Localizada à beira do Rio Paraitinga, São Luiz do Paraitinga sofreu uma grande enchente em 2010, que destruiu seu símbolo, a Igreja Matriz São Luís de Tolosa.

Felizmente, a cidade se reergueu e hoje é Patrimônio Cultural Nacional pelo IPHAN, além de estância turística pelo estado de São Paulo.

Os principais pontos turísticos de São Luiz do Paraitinga se dividem em turistar pelo centro histórico e realizar ecoturismo, além de participar das festas.

O centro histórico conta com 450 construções de valor histórico e arquitetônico, sendo que a maioria das construções é do século XIX. Os destaques são: a Capela das Mercês (1814), a Igreja Matriz São Luís de Tolosa (1840), Igreja Nossa Senhora do Rosário e Capela de São Pedro, além do Mercado Municipal (1885) e da casa onde nasceu Oswaldo Cruz, construída em 1835.

Além do centro histórico, recomendamos aos viajantes fazer as trilhas que saem do Núcleo Santa Virgínia (Parque Estadual da Serra do Mar).

Para os mais radicais, também há passeios de rafting no Rio Paraibuna. São Luiz do Paraitinga também vale a pena ser visitada nas épocas de festa, como no Carnaval e na Festa do Divino.

Leia nosso post completo com mais dicas sobre turismo em São Luiz do Paraitinga.

Botucatu

Vista do mirante da Pedra do Índio. Fonte: Wikimedia

Botucatu tem o turismo voltado à natureza seu principal diferencial e são belas paisagens e mirantes espalhados pelo interior do município.

O Gigante Deitado é uma das mais conhecidas, local que permite ver montanhas que se assemelham a uma pessoa dormindo. Ainda é possível fazer tirolesa por lá e comprar alguns quitutes.

Já a visita à Pedra do Índio é mais completa, com um mirante perfeito para tirar ótimas fotos, restaurante e também trilhas que não são difíceis de fazer e estão bem sinalizadas.

Saiba que Botucatu também possui cachoeiras, ideais para os dias de calor intenso, como as cachoeiras da Fazenda Pavuna e a exuberante Cachoeira Indiana, essa última com acesso mais difícil.

Além das paisagens oferecidas pela natureza, você pode visitar a belíssima Catedral Sant’Ana, com estilo neogótico super fotogênico, e o Bairro Demétria, muito visitado pelos artesanatos e produtos orgânicos.

Veja as melhores pousadas em Botucatu no Booking e sugestões de acomodações em Botucatu no Airbnb!

Atibaia

Igreja de Nossa Senhora do Rosário Fonte: Tripadvisor

Atibaia é uma das principais cidades no interior de São Paulo para famílias e para quem gosta de passeios sossegados e com preços bons.

O foco da cidade não é o turismo de massa, mas sim atrações que até mesmo os moradores curtem bastante.

Sem dúvida, não dá para deixar de lado a Pedra Grande de Atibaia, que realmente está acima das nuvens. Nos dias sem nebulosidade, é possível ver várias cidades próximas, mas saiba que além da contemplação, a Pedra Grande serve como local de prática de voo livre.

Já na área central de Atibaia os destaques ficam por conta do Lago do Major, de onde parte o teleférico, as igrejas charmosas e históricas, como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e a Igreja Matriz, e as boas áreas verdes do Parque Edmundo Zanoni.

Saiba também que Atibaia é muito procurada para fazer turismo religioso no Santuário de Schoenstatt, um local preservado, tranquilo e super fotogênico.

Saiba também onde ficar em Atibaia, com sugestões de hospedagens para todos os bolsos!

Serra Negra

Alto da Serra. Fonte: TripAdvisor

Serra Negra é um pequeno município conhecido pela água mineral. Localizado no Circuito das Águas Paulista, distante apenas 150 km da capital, Serra Negra oferece atividades variadas, ideais para serem descobertas em um feriado ou final de semana.

O Alto da Serra é uma das atrações que deve estar no seu roteiro, afinal, é um mirante a 1300 metros acima do nível do mar, com vistas belíssimas. Outra atração que os turistas gostam é o teleférico, que leva à estátua do Cristo Redentor.

Devemos mencionar o turismo rural, tanto nas pousadas em meio à natureza, quanto na visita às fazendas que produzem diversos tipos de produtos coloniais que são os melhores souvenires de Serra Negra.

Quem gosta de comprar roupas e vestuário em couro também inclui esse passeio no roteiro, ainda mais nos dias mais nublados.

Leia também nosso artigo especial sobre onde ficar em Serra Negra em hospedagens que valem o dinheiro gasto!

Socorro

Fonte: Flickr

Socorro é conhecida como a cidade da aventura aos pés da Serra da Mantiqueira. O turismo em Socorro gira em torno dos esportes que podem ser feitos na sua natureza privilegiada.

Além dos belos mirantes, como da Pedra da Bela Vista, há passeios de rafting no Rio do Peixe, trilhas com cachoeiras pelo caminho e voo de parapente no Pico da Cascavel.

O melhor é contratar uma agência da cidade para realizar os passeios com segurança e certeza de momentos inesquecíveis. Saiba que há um site oficial do Turismo em Socorro com sugestão de agências que você pode contratar.

Além disso, Socorro também conta com boas oportunidades de compras de vestuário, uma opção para os dias de chuva. Ao longo do ano, também não faltam festas populares.

Veja as melhores pousadas em Socorro no Booking e sugestões de acomodações em Socorro no Airbnb!

Águas de Lindóia

Fonte: Booking

Águas de Lindóia é uma das cidades no interior de São Paulo mais indicadas para viajantes maduros e famílias com crianças, já que combina águas termais e clima agradável.

Os turistas podem escolher entre os tobogãs e piscinas do Balneário Municipal ou do Thermas Hot World.

Um passeio pela Praça Adhemar de Barros é essencial, afinal essa praça mais parece um parque, cheia de atrações e com ótimo tamanho.

Vale a pena subir o Morro do Cruzeiro para ter vistas do Centro ou o Morro Pelado para apreciar vistas mais amplas.

Como lembranças de Águas de Lindóia, além das fotos, você pode comprar doces, queijos, roupas e artesanatos.

Saiba também onde ficar em Águas de Lindóia nas hospedagens com boa relação custo-benefício!

Olímpia

Fonte: Tripadvisor

Olímpia deixa bem claro qual é o seu público: viajantes que gostam de parques aquáticos. Por isso, a cidade é muito procura por famílias com crianças.

Antes de marcar sua viagem, recomendamos que você fuja das férias escolares e feriados, porque Olímpia lota mesmo.

Os dois principais parques aquáticos são Thermas dos Laranjais e Hot Beach Olímpia.

Mas vale a pena incluir outras atrações no roteiro, como o Orquidário Aguapey e a fotogênica Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

Leia também nosso artigo especial sobre onde ficar em Olímpia!

Mapa com as cidades no interior de São Paulo

Confira no mapa a localização das cidades no interior de São Paulo mencionadas neste artigo. Clicando no “botão com seta”, você acessa a legenda do mapa.

Reserve sua hospedagem pelos links no post ou pela caixa de busca e ajude a manter o Guia do Nômade Digital, sem pagar nenhum centavo a mais por isso. Muito obrigada!

Leia também nosso artigo especial sobre as 15 praias no Litoral Norte de São Paulo ricas em natureza e fáceis de chegar! Nós também temos um artigo sobre passeios de um dia a partir de São Paulo, capital!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.