O que fazer em San Cristóbal de las Casas, México?

San Cristóbal de las Casas é uma cidade bem diferente das que visitamos no México. Com clima ameno, floresta densa e a beleza das montanhas, San Cris é onde indígenas maias e gringos de vários países se misturam. Mas o que fazer em San Cristóbal de las Casas?

A cidade tem muita beleza arquitetônica e histórica no compacto e fotogênico Centro Histórico. Mas também há bons passeios pela região. A vida noturna é outro atrativo, principalmente por causa dos novos bares e restaurantes.

San Cristóbal de las Casas é o local de encontro entre a tradição indígena mexicana e a influência dos turistas estrangeiros.

Confira nosso artigo especial sobre onde ficar em San Cristóbal de las Casas!


O que fazer em San Cristóbal de las Casas?

Pontos turísticos de San Cristóbal de las Casas no Centro Histórico

O que fazer em San Cristóbal de las Casas, México?
Catedral e Zócalo

Na maioria das cidades do México, o passeio costuma começar pelo Zócalo, que é a praça principal. Em San Cris, um dos principais pontos turísticos fica no Zócalo, a Catedral.

A Catedral de San Cristóbal de las Casas chama a atenção por ter a fachada bem colorida, com tons de amarelo e vermelho. Há elementos de diversos estilos, como mudéjar, barroco e neoclássico.

A Catedral é muito antiga e foi construída no século XVI. Seu primeiro bispo foi Bartolomé de las Casas, um dos primeiros a lutar pelos direitos dos Povos Indígenas.

Infelizmente, o interior da Catedral estava em restauração. O terremoto de setembro de 2017 destruiu ou danificou muitas construções em Chiapas.

O que fazer em San Cristóbal de las Casas, México?
Parque de los Arcos e o pôr do sol

A partir do Zócalo, você também verá uma bela construção neoclássica, é o Palácio do Governo. Vale a pena entrar no Palácio e observar a pequena coleção sobre a história do estado. Aos fundos, fica o fotogênico Parque de los Arcos.

Saindo do Zócalo, o viajante consegue acessar uma das atrações mais procuradas quando se fala em restaurantes, assim como para sair à noite, o calçadão Real de Guadalupe. A rua é bem grande, sempre com movimento, sendo o lugar mais turístico da cidade.

Em Real de Guadalupe, estão muitos bares e restaurantes, alguns mais em conta e outros bem caros, assim como agências de turismo.

O que fazer em San Cristóbal de las Casas, México?
Real de Guadalupe pela manhã

Há outros bons calçadões para visitar em San Cris. Um dos mais charmosos e focados em restaurantes sofisticados é o Andador del Carmen, que recebe esse nome por causa do Arco e da Igreja del Carmen.

Já o Andador de San Cristóbal é mais comercial, com muitos vendedores de rua. Nos finais de semana, o Andador de San Cristóbal recebe muita gente.

Vale a pena caminhar pelos calçadões e tirar várias fotos. Só não entre no primeiro restaurante que encontrar, porque os restaurantes dos calçadões estão cada vez mais gourmetizados.

O que fazer em San Cristóbal de las Casas, México?
Andador del Carmen

Os demais pontos turísticos sobre o que fazer em San Cristóbal de las Casas no Centro Histórico são museus e igrejas.

Um lugar a visitar em San Cristóbal é o Templo de Santo Domingo de Guzmán, que talvez seja a igreja com a fachada mais bonita que vimos em 3 meses de viagem pelo México.

A parte interior do Templo estava em restauração, mas a fachada é belíssima, um dos melhores exemplos do barroco chiapaneco do século XVI.

É comum que os viajantes fiquem surpresos com a quantidade de barraquinhas e vendedores nos arredores do Templo. São muitos mesmo, inclusive vendendo âmbar (com cara de falso).

O que fazer em San Cristóbal de las Casas, México?
Templo de Santo Domingo de Guzmán

Para acertar nas compras, é melhor procurar casas de artesanías que tenham a identificação de onde veio cada peça. Isso dá garantia de origem ao comprador e também aumenta as chances do artesão estar sendo corretamente remunerado.

Lembre-se de que artesanato de verdade não tem como ser uma pechincha, porque envolve muito trabalho e técnicas.

Outras igrejinhas charmosas são a Iglesia del Cerrito e a Iglesia de Guadalupe, ambas localizadas nas partes altas da cidade.

A Iglesia del Cerrito ou Capilla de San Cristobalito fica em um cerro bem no Centro Histórico. Há uma escadaria que costuma cansar, mas vale a pena por causa das fotos e da vista. Também há uma estrada pavimentada até a igreja.

O que fazer em San Cristóbal de las Casas, México?
Iglesia del Cerrito

Os moradores usam o cerro para fazer exercícios. Então, mesmo às 9h30min., quando visitamos o local, já havia gente subindo as escadas com energia total.

Já a Iglesia de Guadalupe está localizada no cerro ao final do calçadão Real de Guadalupe. A subida é tranquila e a escadaria é menor. É possível acessar a igreja de carro pela rua lateral. Vale a pena visitar o local tanto pelas vistas quanto pela igreja ser charmosa.

Agora temos que falar do ponto turístico que não gostamos e não recomendamos.

Na Bolom se diz um centro cultural, porém mais parece uma pousada com algumas salas dedicadas ao trabalho do arqueólogo dinamarquês Frans Blom e a fotógrafa suíça Gertrude Duby. Os dois são conhecidos porque ajudaram a preservar a cultura indígena dos Maias Lacandon.

A exposição é bem pequena, com apenas 4 salas, uma capela e uma biblioteca, mas o grande problema é a organização da coleção, muito ruim e pouco profissional. Além disso, o ticket é caro para o que oferece, 60 pesos por pessoa.

O que fazer em San Cristóbal de las Casas, México?
Peça de âmbar sem lapidação e âmbar com animal fossilizado

Já um museu pequeno, porém que vale a pena pela profundidade das explicações, é o Museu do Âmbar (25 pesos por pessoa). Lá é possível aprender a diferenciar o âmbar verdadeiro do falso e entender melhor essa resina fóssil, já que Chiapas tem áreas importantes com âmbar.

O atendimento é super atencioso e há várias peças expostas, assim como um aula para entender o âmbar verdadeiro e também um vídeo sobre como se produz uma peça a partir do âmbar encontrado na natureza.

No final do passeio, o turista tem acesso a uma lojinha com joias de verdade.


Centro de Textiles del Mundo Maya e Museu de los Altos de Chiapas

O que fazer em San Cristóbal de las Casas, México?
Claustro do Ex-Convento

O Centro de Textiles del Mundo Maya e o Museu de los Altos de Chiapas são duas atrações que são visitadas juntas, porque estão no mesmo local, no Ex-Convento de Santo Domingo de Guzmán.

No térreo do Ex-Convento, fica o Museu de los Altos de Chiapas, que podemos chamar de museu regional, porque tem a coleção voltada à história do estado. Há uma grande sala sobre arqueologia dos povos da região.

Há também salas sobre os períodos posteriores, da Conquista dos espanhóis e dos demais processos históricos importantes para a formação de Chiapas.

O Museu de los Altos de Chiapas não é um museu muito extenso, porém é bem cuidado, tem legendas explicativas e fornece um passeio tranquilo.

O que fazer em San Cristóbal de las Casas, México?
Sala principal do Centro de Textiles

Na planta alta, fica o Centro de Textiles del Mundo Maya. Quando visitamos o local, vimos vídeos e havia uma área interativa, mas o melhor foi a sala principal.

Além das boas explicações sobre como são feitas as roupas típicas, há dezenas de gavetas com trajes diversos, originários de Chiapas e da Guatemala. Tem traje até de 1900. Nós vimos praticamente todos, já que as roupas são cheias de detalhes.

Informações práticas – O Museu e o Centro são visitados com um ingresso conjunto, que custa 60 pesos por pessoa. Abertos de terça a domingo, das 9h às 18h. Para mais informações, confira o site oficial.


Cañón del Sumidero

O que fazer em San Cristóbal de las Casas, México?

O que fazer em San Cristóbal de las Casas também passa pelos passeios. Um dos mais fáceis e diferentes é ir ao Cañón del Sumidero, apenas a 1h de San Cris.

Vale a pena contratar um tour privado nas agências de San Cris. O tour é barato e, felizmente, temos uma boa agência para recomendar, a Guadalupe Viajes y Hoteles Chiapas – Guatemala. O custo é de 300 pesos por pessoa, com transporte e passeio pelo cânion.

Chegamos a Chiapa de Corzo em menos de 1h, perto das 10h30min. No porto de onde saem os barcos, havia banheiros e algumas barraquinhas, além de lugar para comer.

Já com protetor solar e roupas que protegem do sol, partimos em um barco com no máximo 30 pessoas. Todos tinham que usar coletes salva-vidas.

O que fazer em San Cristóbal de las Casas, México?

O condutor do barco também servia de guia e nos mostrou crocodilos, macacos, aves de diversos tipos e uma cascata em forma de árvore de Natal, além dos cerros que formam o brasão de Chiapas.

O tour é de ida e volta até a hidroelétrica e, muitas vezes, o barco é bem rápido. Nesse local, o barqueiro/guia pediu gorjetas. Nesse mesmo local tem uns barquinhos que vendem bebidas e algumas comidas.

O passeio dura cerca de 2h, mas se tem a sensação do tempo passar ainda mais rápido. Realmente, em algumas áreas do rio havia muito lixo, tipo uma ilha de garrafas plásticas e troncos.

O guia nos falou que o lixo só se concentra em certas áreas do rio e foi isso que vimos. Toda essa sujeira vem pelos rios de outras cidades, onde o sistema de coleta e a conscientização não fizeram efeito.

Na volta, fomos a Chiapa de Corzo e lá não tinha muita coisa para fazer, mas fazia parte do tour. Chiapa de Corzo é uma cidade muito quente, então, preferimos ir atrás de helados e paletas.


Outros passeios a partir de San Cristóbal de las Casas

San Juan de Chamula. Fonte Flickr por Eduardo Robles Pacheco

Depois do Cañón del Sumidero, o outro passeio mais procurado é San Juan de Chamula, uma cidade conhecida pelas fortes tradições indígenas da etnia Tzotzil.

As crenças e os ritos dos moradores têm atraído cada vez mais turistas. Na igreja central, os turistas pagam 25 pesos para ver uma “encenação” do ritual.

Como havíamos lido sobre certa animosidade entre moradores e turistas, resolvemos deixar esse passeio de lado. Caso você tenha interesse, é melhor ir com um tour privado, que traz mais segurança.

Há viajantes que querem conhecer Palenque a partir de San Cristóbal. Esse tipo de viagem só com tour privado e, mesmo assim, é uma viagem pesada, já que são mais de 5 horas de carro por trajeto.

Além disso, não há muita garantia de segurança nas rodovias, principalmente à noite. Lemos sobre bloqueios causados pelos moradores e “pedágios” que são verdadeiros assaltos.

Então, visitar Palenque não é nada fácil, por isso essas incríveis ruínas maias cercadas por densa floresta tiveram que ser deixadas para outra oportunidade.

Esperamos que as dicas sobre o que fazer em San Cristóbal de las Casas tenham sido úteis! Não se esqueça de conferir o post sobre onde ficar em San Cristóbal de las Casas!

Comparador de seguro viagem

Boa viagem, viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Reserva de hotéis
RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.