Menu
América do Norte / Comidas e bebidas / Listas

Comidas Típicas do México: 14 Comidas Mexicanas

O México é um país conhecido por sua culinária rica. As comidas típicas do México derivam da mistura da culinária dos Astecas, Maias e Zapotecas e outros Povos Indígenas com a influência espanhola.

As comidas mexicanas se utilizam muito do milho, feijão, pimentas, batata doce, abóbora e outros vegetais.

Porém, o traço mais marcante da gastronomia do México são as pimentas, como japaleño, poblano, serrano e chipotle. A variedade é enorme.

Neste post, vamos mostrar algumas comidas mexicanas que podem ser encontradas em quase todo o país e que são também as nossas preferidas.

Se você quer planejar uma viagem perfeita à Cidade do México, vale muito a pena conferir o nosso Guia de Viagem sobre a Cidade do México. Atual e completo (com mais de 150 páginas), nosso e-book traz as melhores dicas para visitar a capital mexicana com profundidade, além de uma seção enorme sobre a culinária mexicana.


Comidas típicas do México

  1. Chilaquiles
  2. Pozole
  3. Tacos al Pastor
  4. Chiles en Nogada
  5. Elote
  6. Enchiladas
  7. Tamales
  8. Cochinita Pibil
  9. Rajas Poblanas
  10. Sope
  11. Quesadillas
  12. Molhos: mole poblano, guacamole e pico de gallo.

Chilaquiles

Comidas Típicas do México: 14 Comidas Mexicanas
Fonte: Wikimedia

Os chilaquiles são tortilhas de milho fritas em tiras ou triângulos cobertas por molho verde ou vermelho.

Além disso, ovos ou frango também são postos por cima das tortilhas, ricamente servidas com queijo e crema (parecida com sour cream).

Abacate e feijão também servem como acompanhamento aos chilaquiles.

Popularmente consumidos durante o café da manhã, os chilaquiles costumam ser preparados com tortilhas que sobraram do jantar e outros ingredientes de outras refeições.

Vale mencionar que cada família tem a sua maneira de preparar chilaquiles. Eles também variam de acordo com a região do México.

Aliás, cada cidade ou região pode ter diferenças enormes em qualquer comida. A comida regional é muito forte no país, assim como é no Brasil.


Pozole

Comidas Típicas do México: 14 Comidas Mexicanas
Pozole Rojo. Fonte: Flickr

Pozole é uma sopa super tradicional e servida até hoje em eventos importantes, pois na época pré-colombiana era utilizada em rituais religiosos.

Feita com milho parecido com o de canjica, carne de porco e pimentas, a sopa pozole costuma ser acompanhada por vegetais e até mesmo abacate.

A sopa pozole tem variações, podendo ser feita de frango, mas a mais comum leva pedaços de carne de porco, sendo conhecida como pozole rojo.

Particularmente, eu prefiro a o pozole com frango, assim como a deliciosa sopa azteca.


Tacos al Pastor

Comidas Típicas do México: 14 Comidas Mexicanas
Fonte: Wikimedia

Nossos tacos prediletos são os tacos al pastor, que têm como recheio carne de porco bem cozida, que se desmancha na boca, sempre acompanhada de cebola, abacaxi e coentro, assim como os deliciosos molhos apimentados.

Os tacos al pastor são uma das comidas de rua mais fáceis de encontrar em todo o México.

Normalmente, as carnes são assadas como no churrasco grego ou döner kebab e um abacaxi fica no topo da carne, fornecendo mais suculência e doçura ao prato.

Vale destacar que a variedade de tacos é enorme, como os maravilhosos tacos de pescado e camarão, além dos tacos de carne assada.


Chiles en Nogada

Comidas Típicas do México: 14 Comidas Mexicanas
Fonte: Flickr

Os chiles en nogada são conhecidos como um prato “nacionalista”, porque possui as cores da bandeira do México, como você pode notar na imagem acima.

Os chiles poblanos (muito parecidos com pimentões verdes) são recheados com carnes, especiarias e até mesmo frutas e nozes e cobertos com creme. Belo e cheio de sabor!

Esse prato é típico da região de Puebla e acredita-se que tenha sido elaborado para o exército na época da Independência de 1821.

Há várias lendas sobre o prato, mas que ele tem as cores do México, não dá para negar!

De Puebla, também vem o mole poblano feito com chocolate e muitas especiarias, mas que divide opiniões (dos estrangeiros) pelo sabor adocicado.


Elote

Comidas Típicas do México: 14 Comidas Mexicanas
Fonte: Wikimedia

O elote nada mais é do que o milho na espiga, um alimento das Américas que entrou na culinária mundial.

No México, o elote é bastante delicioso, porque pode ser acompanhado de vários molhos, além de sal e pimenta, que não podem faltar.

O elote é encontrado como uma comida de rua nas cidades grandes.


Enchiladas

Comidas Típicas do México: 14 Comidas Mexicanas
Fonte: Wikimedia

As enchiladas são tortilhas enroladas com recheios diversos, como frango, carne bovina e queijo, sempre com algum molho por cima, como molho verde, vermelho e mole poblano (como na foto).

Além de serem recheadas, as enchiladas costumam ter acompanhamentos, como saladas, cremes brancos e outros. Há enchiladas gratinadas e tantos outros tipos, dependendo da região do México.


Tamales

Comidas Típicas do México: 14 Comidas Mexicanas
Fonte: Wikimedia

Os tamales são delícias semelhantes às pamonhas apenas visualmente, mas na sua maioria salgada.

Os tamales são feitos de farinha de milho e recheados com carne, principalmente porco, além de molhos apimentados.

Aliás, eles costumam ser cozidos como a pamonha, mas podendo ser utilizada também a folha de bananeira.


Cochinita Pibil

Comidas Típicas do México: 14 Comidas Mexicanas
Fonte: Wikimedia

Um prato com uma técnica diferente, elaborado segundo os conhecimentos indígenas de Yucatán, é a cochinita pibil.

A carne de porco é misturada ao urucum (colorau) e cozida em um forno na terra até se desmanchar. O cochinita pibil é acompanhada de temperos marinados e tortilha.


Rajas Poblanas

Comidas Típicas do México: 14 Comidas Mexicanas
Fonte: Youtube

As rajas poblanas são comidas típicas do México adequadas para quem não come carne.

A combinação é simples, mas bem interessante. Muitos chiles poblanos sem pele são cortados em tiras, refogados com cebola, e misturados com creme de leite e milho. Por último, queijo fresco.


Sope

Comidas Típicas do México: 14 Comidas Mexicanas
Fonte: Wikimedia

Os sopes são deliciosas tortilhas de milho com trigo um pouco mais grossas do que as tortilhas convencionais.

Depois de fritos em imersão, os sopes podem receber as mais diversas coberturas, como carnes guisadas, verduras e molhos saborosos e apimentados.


Quesadillas

Comidas Típicas do México: 14 Comidas Mexicanas
Fonte: Wikimedia

As quesadillas são as comidas típicas do México mais conhecidas, juntamente com os tacos.

As quesadillas podem receber outros recheios além de queijo, mas uma característica marcante é a crocância da massa e a cremosidade do recheio.

Além disso, elas variam regionalmente. Em alguns lugares, as quesadillas mais parecem um pastel e em outras são feitas na chapa (al comal).


Molhos Mexicanos

Comidas Típicas do México: 14 Comidas Mexicanas
Fonte: Wikimedia

As comidas mexicanas são sempre servidas com bastante molho. Há molhos de todos os tipos, como os deliciosos molhos verdes e vermelhos, que são molhos de pimentas, mas há molhos mais elaborados e diferentes.

Destacamos três molhos fundamentais nas comidas típicas do México: o mole poblano, o guacamole e o pico de gallo.

O mole poblano é um molho muito popular nas comidas típicas do México, feito com uma variedade de ingredientes e muitas pimentas, além de chocolate, sendo típico da região de Puebla.

Já o guacamole é conhecido dos brasileiros, um molho de abacate, tomates, cebola e pimentas, além de ervas aromáticas. O pico de gallo é o molho mais fácil, pois é um molho fresco feito de tomate, cebola, coentro e pimenta.

Gostou das comidas típicas do México? Então, leia também nossos outros artigos sobre o México aqui!

Boa viagem, Viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

About Author

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

No Comments

    Leave a Reply

    error: Conteúdo protegido.