O México é um país conhecido por sua culinária maravilhosa. As comidas típicas do México derivam da mistura da culinária dos Astecas, Maias e Zapotecas e outros Povos Indígenas com a influência espanhola.
As comidas mexicanas utilizam muito milho, feijão, pimentas, batata doce, abóbora e outros vegetais.
Porém, o traço marcante da gastronomia local são as pimentas, como japaleño, poblano, serrano e chipotle. A variedade de pimentas é enorme!
Neste post, vamos mostrar algumas comidas mexicanas que podem ser encontradas em quase todo o país e que foram nossas preferidas durante nossa longa viagem ao México!
Se você quer planejar uma viagem perfeita à Cidade do México, vale muito a pena conferir o nosso Guia de Viagem sobre a Cidade do México. Atual e completo (com mais de 150 páginas), nosso livro traz as melhores dicas para visitar a capital mexicana com profundidade, além de uma seção enorme sobre a culinária mexicana.
Comidas típicas do México
- Chilaquiles
- Pozole
- Tacos al Pastor
- Chiles en Nogada
- Elote
- Enchiladas
- Tamales
- Cochinita Pibil
- Rajas Poblanas
- Sope
- Quesadillas
- Molhos: mole poblano, guacamole e pico de gallo.
Chilaquiles
Os chilaquiles são tortilhas de milho em tiras our triângulos fritas ou cobertas por molho verde ou vermelho. Essas tortilhas fritas são conhecidas como totopos.
Além disso, ovos ou frango também são postos por cima das tortilhas, ricamente servidas com queijo e crema (parecida com sour cream).
Saiba que abacate e feijão costumam servir como acompanhamento aos chilaquiles.
Popularmente consumidos durante o café da manhã, os chilaquiles são preparados com tortilhas que sobraram do jantar e ingredientes de outras refeições. Ou seja, é um ótimo prato para o reaproveitamento de alimentos.
Vale mencionar que cada família tem sua receita de chilaquiles. Eles também variam de acordo com a região do México e, consequentemente, com a oferta de ingredientes.
Aliás, cada cidade ou região pode ter diferenças enormes em qualquer comida. A comida regional é muito forte no México, assim como é no Brasil. Por isso, esses dois países são lugares excelentes fazer uma viagem gastronômica!
Pozole
Pozole é uma sopa tradicional e servida até hoje em eventos importantes, afinal, na época pré-colombiana era utilizada nos rituais religiosos.
Feita com milho parecido com o de canjica, carne de porco e pimentas, a sopa pozole costuma ser acompanhada por vegetais e até abacate.
A sopa pozole tem variações, podendo ser feita de frango, porém a mais comum leva pedaços de carne de porco, sendo conhecida como pozole rojo.
Particularmente, eu prefiro o pozole com frango, assim como a deliciosa sopa azteca, servida como entrada nos restaurantes.
Tacos al Pastor
Nossos tacos prediletos são os tacos al pastor, que têm como recheio carne de porco bem cozida, que se desmancha na boca, acompanhada de cebola, abacaxi e coentro, assim como os deliciosos molhos apimentados.
Os tacos al pastor são uma das comidas de rua mais fáceis de encontrar em todo o México.
Normalmente, as carnes são assadas como no churrasco grego ou döner kebab e um abacaxi fica no topo da carne, fornecendo mais suculência e doçura ao prato.
Vale destacar que a variedade de tacos é enorme, como os maravilhosos tacos de pescado e camarão, além dos tacos de carne assada.
Pode parecer estranho comer taco com peixe, mas funciona muito bem, ainda mais com o peixe marlim.
Chiles en Nogada
Os chiles en nogada são conhecidos como um prato “nacionalista”, porque possuem as cores da bandeira do México, como você pode notar na imagem acima.
Os chiles poblanos (muito parecidos com pimentões verdes) são recheados com carnes, especiarias e até frutas e nozes e cobertos com crema. Belo e cheio de sabor!
Esse prato é típico da região de Puebla e acredita-se que tenha sido elaborado para o exército na época da Independência de 1821.
Há várias lendas sobre o prato, mas que ele tem as cores do México não dá para negar!
De Puebla, também vem o mole poblano, um molho feito com chocolate e especiarias, mas que divide opiniões (dos estrangeiros) pelo sabor adocicado.
Nós não gostamos muito do frango com mole poblano, mas vale a pena experimentar, desde que você vá a um restaurante muito bom.
Elote
O elote nada mais é do que o milho na espiga (milho verde) um alimento das Américas que entrou na culinária mundial.
No México, o elote é bastante delicioso, porque pode ser acompanhado de vários molhos, além de sal e pimenta, que não podem faltar nas comidas mexicanas.
O elote é uma comida de rua nas cidades grandes, como no Centro Histórico da Cidade do México.
Enchiladas
As enchiladas são tortilhas enroladas com recheios diversos, como frango, carne bovina e queijo, sempre com algum molho por cima, como molho verde, vermelho e mole poblano (como na foto).
Além de serem recheadas, as enchiladas tem acompanhamentos diversos, como saladas, arroz, frijoles refritos (feijão), crema e outros.
Há enchiladas gratinadas e tantos outros tipos, dependendo da região do México, e realmente é um prato excelente para um almoço reforçado e que costuma agradar ao paladar dos estrangeiros.
Tamales
Os tamales são delícias semelhantes às pamonhas apenas visualmente, mas que normalmente são salgados.
Os tamales são feitos de farinha de milho e recheados com carne, principalmente porco, além de molhos apimentados.
Aliás, eles costumam ser cozidos como a pamonha, mas podendo ser utilizada também a folha de bananeira.
Cochinita Pibil
Um prato com uma técnica diferente, elaborado segundo os conhecimentos indígenas na Península de Yucatán, é a cochinita pibil.
A carne de porco é misturada ao urucum (colorau) e cozida em um forno na terra até se desmanchar. O cochinita pibil é acompanhada de temperos marinados e tortilha.
A cochinita pibil pode ser encontrada em todo o país, seja em um prato principal ou nos tacos.
Todas as vezes que provamos cochinita pibil não achamos a comida apimentada.
Rajas Poblanas
As rajas poblanas são comidas típicas do México adequadas para quem não come carne. A combinação é simples, mas interessante.
Muitos chiles poblanos sem pele são cortados em tiras, refogados com cebola, e misturados com creme de leite e milho. Por último, vai o queijo fresco.
Sope
Os sopes são deliciosas tortilhas de milho com trigo um pouco mais grossas do que as tortilhas convencionais.
Depois de fritos em imersão, os sopes podem receber as mais diversas coberturas, como carnes guisadas, verduras e molhos saborosos e apimentados.
Quesadillas
As quesadillas são as comidas típicas do México mais conhecidas, juntamente com os tacos.
As quesadillas podem receber outros recheios além de queijo, mas uma característica marcante é a crocância da massa e a cremosidade do recheio.
Além disso, elas variam regionalmente. Em alguns lugares, as quesadillas mais parecem pastéis fritos e em outras são feitas na chapa (al comal).
Os burritos talvez sejam ainda mais conhecidos do que as quesadillas, mas nós quase não vimos burritos nos cardápios, exatamente por ser uma comida Tex-Mex, com influência dos EUA.
Molhos Mexicanos
As comidas mexicanas são servidas com bastante molho. Há molhos de todos os tipos, como os deliciosos molhos verdes e vermelhos, que são molhos de pimentas. Mas há molhos mais elaborados e diferentes.
Destacamos três molhos fundamentais nas comidas típicas do México: o mole poblano, o guacamole e o pico de gallo.
O mole poblano é muito popular nas comidas típicas do México, feito com uma variedade de ingredientes e muitas pimentas, além de chocolate, sendo típico da região de Puebla, como já explicamos.
Já o guacamole é conhecido dos brasileiros, um molho de abacate, tomates, cebola e pimentas, além de ervas aromáticas.
Vale mencionar que experimentamos diversos tipos de guacamole, não há apenas uma receita.
O pico de gallo é o molho mais fácil, pois é um molho fresco feito de tomate, cebola, coentro e pimenta.
Gostou das comidas típicas do México? Então, leia também outros artigos da nossa viagem ao México, incluindo o artigo sobre as bebidas mexicanas típicas!
Boa viagem!
Teste o seletor de hotéis do Guia!
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
RESERVA DE HOTÉIS Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues. O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação. |
|
ALUGUEL DE CARROS O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países. Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva. Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora. |
|
SEGURO VIAGEM Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras. Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto. |
|
LOJA DO VIAJANTE Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem? Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante |
|
CHECAR LOCALIZAÇÃO Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota. Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos. |
|
SELETOR DE HOTÉIS O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo. A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel. |
|
GUIA DE VIAGEM O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos. Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais. |
3 comentários
Gostei do conteudo, mas é uma pena que não podemos copiar e colar
Concordo.
Já passamos por muitas situações de plágio, por isso não dá para copiar e colar.