Menu
América do Norte

O que Fazer em Cholula, México? Pontos Turísticos de Cholula

Cholula é um dos lugares mais ricos em história no México, conhecida pela Grande Pirâmide. Como vamos mostrar aqui, há muito o que fazer em Cholula.

O que conhecemos como Cholula é a conurbação de San Andrés e San Pedro de Cholula. Há mais de 2 mil anos, a região já era habitada e a Grande Pirâmide é um dos resquícios dessa época.

Acredita-se que a cidade seja uma das mais antigas das Américas. A fundação de Cholula remonta o ano 500 a.C., sendo conhecida pela forte influência Tolteca, povo que trouxe à região o culto à Serpente Emplumada, Quetzalcóatl.

Atualmente, Cholula se destaca pela Grande Pirâmide, pelo casario colonial e várias igrejas e também por ser uma cidade animada e jovem, já que lá fica a Universidade das Américas.

A seguir vamos mostrar tudo sobre o que fazer em Cholula. No final do post, há uma seção com as informações sobre como chegar a Cholula a partir de Puebla, afinal, a maioria dos turistas (nós também) se hospeda em Puebla!

Depois, leia nossos artigos sobre O que fazer em Puebla e sobre Onde ficar em Puebla!


O que Fazer em Cholula? Principais Pontos Turísticos de Cholula


Grande Pirâmide de Cholula

O que Fazer em Cholula, México? Pontos Turísticos de Cholula
Uma das partes mais visíveis da Grande Pirâmide. No topo, a igreja colonial

A Grande Pirâmide de Cholula é a principal atração turística de Cholula, afinal, é a pirâmide com maior base do mundo e também é a maior em volume.

Em nahuatl (língua local), os nativos a chamavam de Tlachihualtépetl, que significa “monte feito à mão”.

Quando os espanhóis chegaram à região, encontraram esse “cerro” coberto por mata e sendo usado pelos locais como lugar de rituais. Foi por isso que eles não destruíram a pirâmide, porque não sabiam que ela existia.

A Grande Pirâmide de Cholula começou a ser construída entre os anos 300 a.C. e o início da era cristã.

Estima-se que se tenha levado entre 500 e 1000 anos para terminá-la. Isso porque uma pirâmide era construída sobre a outra, tendo ao total pelo menos 5 etapas.

Quando ocorriam grandes mudanças políticas, as novas lideranças buscavam aumentar a pirâmide, deixando para trás símbolos e elementos do governo anterior.

O que Fazer em Cholula, México? Pontos Turísticos de Cholula

Acredita-se que a Grande Pirâmide de Cholula foi construída com adobe (tipo um tijolo) e pedras.

A decoração era feita por cima de uma camada de estuco, um tipo de argamassa. Havia pinturas murais e esculturas de deuses, com destaque para Quetzalcóatl e Tláloc (deus da chuva).

A Pirâmide de Cholula foi abandonada em 1300 d.C., quando os Toltecas deixaram de controlar a região, que passou a ser influenciada por Tenochtitlán (Mexicas-Aztecas).

Os trabalhos arqueológicos começaram em 1931. Os arqueólogos escavaram quilômetros de túneis. Algumas centenas de metros estão abertas ao público e fazem parte da visita à Grande Pirâmide de Cholula.


Como é visita à Grande Pirâmide de Cholula?

O que Fazer em Cholula, México? Pontos Turísticos de Cholula
Túnel e ruínas

A visita à Pirâmide de Cholula tem três atrações principais: o túnel, o museu e as ruínas. Vale a pena visitar o museu para entender como era a construção original, para tentar fazer a reconstituição das ruínas no imaginário.

A parte mais tensa é o túnel, porque são algumas centenas de metros de túneis abertos ao público e a altura e largura são pequenas.

Pessoas muito altas vão esbarrar no teto e quem tem qualquer mal-estar a lugares apertados deve evitar os túneis.

Nas ruínas, há alguns destaques, como:

  • El Patio de los Altares: um conjunto de estruturas de várias épocas, mas com início nos primeiros séculos d.C. O nome do local vem dos três altares que possui;
  • Altar Cerimonial: construído quando a pirâmide já tinha sido abandonada. Servia para o sacrifício de pessoas, principalmente crianças ao deus da chuva, Tláloc.

O Mural de los Bebedores é uma das grandes riquezas arqueológicas do local, uma pintura mural bastante preservada, que mostra dezenas de pessoas bebendo pulque, uma bebida alcoólica típica do México.

O Mural de los Bebedores pode voltar a ser visitado em 2019.

Apesar da grandiosidade da Pirâmide, é comum que os turistas não se impressionem tanto, já que as áreas escavadas estão em ruínas.

Não se pode escavar mais devido ao local ter sido feito com tijolos e também por causa da igreja tombada que fica no topo.

Informações práticas – Aberto todos os dias das 9h às 18h. Ingresso adulto 70 pesos mexicanos. Para mais informações, acesse o site oficial do INAH.


Santuário de Nuestra Señora de los Remedios

O que Fazer em Cholula, México? Pontos Turísticos de Cholula
Pirâmide com a igreja no topo. No sopé fica o Museu Regional

A igreja construída pelos espanhóis no topo da Grande Pirâmide é o Santuário de Nuestra Señora de los Remedios, local com as melhores vistas de Cholula.

Depois de visitar a Grande Pirâmide, basta subir o “cerro hecho a mano” e apreciar de graça uma bela igreja colonial e a paisagem fotogênica da região.

A Igreja de Nuestra Señora de los Remedios foi construída e reconstruída inúmeras vezes, porque os terremotos (principalmente) causaram estragos por séculos. A primeira construção no local data de 1594.

O que se vê hoje é uma igreja de 1864 com reformas posteriores. O local costuma receber várias missas e celebrações nos dias dos Santos.

O que Fazer em Cholula, México? Pontos Turísticos de Cholula
Fachada, subida (com vulcão ao fundo) e mirante

Quando visitamos o Santuário, em uma manhã de sábado, havia uma grande celebração, como muitos (muitos) rojões.

Vale mencionar que o Santuário de Nuestra Señora de los Remedios é uma construção pequena, mas muito bonita por fora e também no interior, que possui estilo neoclássico.

A paisagem vista a partir do Santuário é outro destaque, principalmente por causa do Vulcão Popocatépetl, um vulcão ativo, que muitas vezes expele cinzas.

No inverno e meses próximos, o vulcão pode estar coberto por neve, o que deixa a paisagem ainda mais diferente e fascinante.


Museu Regional de Cholula

O que Fazer em Cholula, México? Pontos Turísticos de Cholula
Museu Regional no sopé da Grande Pirâmide

O Museu Regional de Cholula foi uma grata surpresa sobre o que fazer em Cholula, um museu muito organizado, que verdadeiramente faz o turista conhecer a cidade.

Localizado no antigo Hospital Psiquiátrico de Nuestra Señora de Guadalupe, o Museu Regional de Cholula foi inaugurado em 2017.

O Museu apresenta muitas informações sobre os Povos que habitaram a região, inclusive com o uso de tecnologia para explicar os diversos símbolos.

O que Fazer em Cholula, México? Pontos Turísticos de Cholula
Alebrije, peças arqueológicas e espaço onde ficam as exibições

No Museu, os vulcões Iztaccíhuatl e Popocatépetl são mencionados, já que eram locais sagrados para os Povos Originários.

A Grande Pirâmide também é um dos temas das exposições, assim como as festas populares, a culinária típica e os costumes da região.

No final da visita, havia uma exposição (permanente!) sobre os alebrijes, que são esculturas de madeira de animais imaginários. Foi lá que vimos os maiores e mais bonitos alebrijes!

Informações práticas – Aberto de terça a domingo, das 10h às 18h. Fechado segunda-feira. Ingresso adulto 40 pesos.


Outros Pontos Turísticos de Cholula

O que Fazer em Cholula, México? Pontos Turísticos de Cholula
Convento de San Gabriel e Capilla Real vistas do Santuário

Só o que mostramos acima já rende um bom passeio a Cholula, mas vale a pena dedicar algumas horas para caminhar pela cidade, fotografar as ruas com casas coloridas e visitar as igrejas coloniais.

O Convento de San Gabriel e a Capilla Real são atrações imperdíveis. Eles estão um ao lado do outro e podem ser vistos do Santuário de Nuestra Señora de los Remedios.

O Convento de San Gabriel tem o exterior bastante imponente, lembrando um forte. Por dentro, também merece ser visitado. O Convento foi uma das primeiras construções coloniais da região, erguida no local do Templo de Quetzalcóatl.

A Capilla Real ou de Naturales se destaca por possuir muitas cúpulas. São 49 cúpulas no teto do templo, algo bem diferente. O local é um dos preferidos dos turistas para fotografar, por causa do efeito visual de tantas cúpulas e colunas.

O que Fazer em Cholula, México? Pontos Turísticos de Cholula
Paróquia, Convento e interior da Capilla Real

Outra igreja que você verá é a Paróquia de San Pedro Cholula, localizada nas proximidades do Zócalo. Construída em 1782, vale a pena visitar o interior do templo. A fachada também rende uma bela foto.

Outras igrejas diferentes das demais são: a Igreja de Santa Maria Tonantzintla e o Templo San Francisco Acatepec, ambos localizados fora do centro de Cholula. Para visitá-los, é melhor usar o táxi.

A Igreja de Santa Maria Tonantzintla foi construída no século XVI, com a intenção de catequizar os nativos. Tonantzintla faz referência à deusa do milho, que foi “substituída” pela Virgem Maria.

O interior da igreja é super exuberante, com muitas decorações e pequenas esculturas. A fachada também é bonita, típica do barroco mexicano.

O que Fazer em Cholula, México? Pontos Turísticos de Cholula
Zócalo e Paróquia de San Pedro

O Templo San Francisco Acatepec se destaca pela fachada cheia de mosaicos de cerâmica típica poblana. O interior da igreja também é bastante decorado.

Depois de tantos passeios e caminhadas, um lugar bastante tradicional para comer um antojito mexicano (petisco ou lanche) é o Mercado Municipal, também conhecido como Mercado Cosme del Razo.

As comidas típicas de Cholula podem ser encontradas lá, como: cecina cholulteca (bife com queijo e verduras); cacao (chocolate com água); sopa cholulteca (verduras e queijo); orejas de elefante (tortilhas com feijão).


Mapa com os Pontos Turísticos de Cholula

Confira no mapa a localização de todos os pontos turísticos de Cholula mencionados neste post. Clique no “botão com seta” para acessar a legenda do mapa.


Como chegar a Cholula a partir de Puebla?

O que Fazer em Cholula, México? Pontos Turísticos de Cholula
Igrejinha fotogênica encontrada por acaso, apresentações na frente da Pirâmide e rua em Cholula

Há quem contrate um tour para ir a Cholula por cerca de 120 pesos por pessoa. É totalmente possível e fácil fazer o passeio por conta própria e foi o que nós fizemos.

Os ônibus públicos levam entre 45 min e 1h entre as duas cidades. Em Puebla, os ônibus saem da esquina da Calle 13 Norte com a Calle 6 Poniente.

A passagem custa apenas 7,5 pesos por pessoa e é paga diretamente ao motorista.

Para voltar a Puebla, os ônibus passam por todo o centro de Cholula. Nós pegamos o ônibus da volta na Avenida Morelos, perto da Grande Pirâmide.

Para quem deseja visitar a Igreja de Santa Maria Tonantzintla e o Templo San Francisco Acatepec, o melhor é contratar um táxi, que depois do passeio vai te levar a Puebla.

Esperamos que as dicas sobre o que fazer em Cholula tenham te ajudado a planejar seu passeio. Leia também os artigos sobre O que fazer em Puebla e sobre Onde ficar em Puebla!

Boa viagem, viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

About Author

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

No Comments

    Leave a Reply

    error: Conteúdo protegido.