Menu
América do Norte

O que Fazer em Cholula, México? Pontos Turísticos de Cholula

Atualizado em: 11 de agosto de 2020

Cholula é um dos lugares mais ricos em história no México, conhecido pela Grande Pirâmide. Como vamos mostrar neste artigo, há muito o que fazer em Cholula, preenchendo muito bem um dia inteiro.

O que conhecemos como Cholula é a conurbação de San Andrés e San Pedro de Cholula, praticamente duas cidades que se tornaram uma só.

Há mais de 2 mil anos, a região já era habitada e a Grande Pirâmide é um dos resquícios dessa época. Acredita-se que a cidade seja uma das mais antigas das Américas.

A fundação de Cholula remonta o ano 500 a.C., sendo conhecida pela forte influência Tolteca, povo que trouxe à região o culto à Serpente Emplumada, também chamada de Quetzalcóatl.

Atualmente, Cholula se destaca pela Grande Pirâmide, pelo casario colonial e várias igrejas e também por ser uma cidade animada e jovem, já que lá fica a Universidade das Américas.

A seguir vamos mostrar tudo sobre o que fazer em Cholula. No final do post, há uma seção com as informações sobre como chegar a Cholula a partir de Puebla, afinal, a maioria dos turistas (nós também) se hospeda em Puebla!

Leia também nossos artigos especiais sobre O que fazer em Puebla e sobre Onde ficar em Puebla para planejar muito bem sua viagem!

O que Fazer em Cholula? Principais Pontos Turísticos de Cholula

Grande Pirâmide de Cholula

O que Fazer em Cholula, México? Pontos Turísticos de Cholula
Uma das partes mais visíveis da Grande Pirâmide. No topo, a igreja colonial

A Grande Pirâmide de Cholula é a principal atração turística de Cholula, afinal, é a pirâmide com maior base do mundo e também é a maior em volume.

Em nahuatl (língua local), os nativos a chamavam de Tlachihualtépetl, que significa “monte feito à mão”.

Quando os espanhóis chegaram à região, encontraram esse “cerro” coberto por mata e sendo usado pelos locais como lugar de rituais. Foi por isso que eles não destruíram a pirâmide, porque não sabiam que ela existia, achavam que era um monte qualquer.

A Grande Pirâmide de Cholula começou a ser construída entre os anos 300 a.C. e o início da era cristã.

Estima-se que se tenha levado entre 500 e 1000 anos para terminá-la. Isso porque uma pirâmide era construída sobre a outra, tendo ao total pelo menos 5 etapas.

Quando ocorriam grandes mudanças políticas, as novas lideranças buscavam aumentar a pirâmide, deixando para trás símbolos e elementos do governo anterior.

O que Fazer em Cholula, México? Pontos Turísticos de Cholula

Acredita-se que a Grande Pirâmide de Cholula foi construída com adobe (tipo um tijolo) e pedras.

Por cima, era feita a decoração com uma camada de estuco, um tipo de argamassa. Havia pinturas murais e esculturas de deuses, com destaque para Quetzalcóatl e Tláloc (deus da chuva).

Contudo, a Pirâmide de Cholula foi abandonada em 1300 d.C., quando os Toltecas deixaram de controlar a região, que passou a ser influenciada por Tenochtitlán (Mexicas-Aztecas).

Saiba que os trabalhos arqueológicos começaram apenas em 1931. Os arqueólogos escavaram quilômetros de túneis. Algumas centenas de metros estão abertas ao público e fazem parte da visita à Grande Pirâmide de Cholula.

Como é visita à Grande Pirâmide de Cholula?

O que Fazer em Cholula, México? Pontos Turísticos de Cholula
Túnel e ruínas

A visita à Pirâmide de Cholula tem três atrações principais: o túnel, o museu e as ruínas. Vale a pena visitar o museu para entender como era a construção original, para tentar fazer a reconstituição das ruínas no imaginário.

A parte mais tensa é o túnel, porque são algumas centenas de metros de túneis abertos ao público e a altura e largura são pequenas.

Pessoas muito altas vão esbarrar no teto e quem tem qualquer mal-estar a lugares apertados deve evitar esses túneis.

Nas ruínas, há alguns destaques, como:

  • El Patio de los Altares: um conjunto de estruturas de várias épocas, mas com início nos primeiros séculos d.C. O nome do local vem dos três altares que possui;
  • Altar Cerimonial: construído quando a pirâmide já tinha sido abandonada. Servia para o sacrifício de pessoas, principalmente crianças ao deus da chuva, Tláloc.

Porém, é o Mural de los Bebedores uma das grandes riquezas arqueológicas do local, uma pintura mural bastante preservada, que mostra dezenas de pessoas bebendo pulque, uma bebida alcoólica típica do México, que ainda hoje você pode provar.

O Mural de los Bebedores pode voltar a ser visitado nos próximos anos, mas estava fechado quando visitamos a cidade.

Apesar da grandiosidade da Pirâmide, é comum que os turistas não se impressionem tanto, já que as áreas escavadas estão em ruínas.

Não se pode escavar mais devido ao local ter sido feito com tijolos e também por causa da igreja tombada que fica no topo.

Informações práticas – Aberto todos os dias das 9h às 18h. Ingresso adulto 80 pesos mexicanos. Para mais informações, acesse o site oficial do INAH (Instituto Nacional de Antropologia e História).

Santuário de Nuestra Señora de los Remedios

Pirâmide de Cholula com a igreja no topo. No sopé fica o Museu Regional
Pirâmide com a igreja no topo. No sopé fica o Museu Regional

A igreja construída pelos espanhóis no topo da Grande Pirâmide é o Santuário de Nuestra Señora de los Remedios, local com as melhores vistas de Cholula.

Depois de visitar a Grande Pirâmide, basta subir o “cerro hecho a mano” e apreciar de graça uma bela igreja colonial e a paisagem fotogênica da região.

A Igreja de Nuestra Señora de los Remedios foi construída e reconstruída inúmeras vezes, porque os terremotos (principalmente) causaram estragos por séculos. A primeira construção no local data de 1594.

O que se vê hoje é uma igreja de 1864 com reformas posteriores. O local costuma receber várias missas e celebrações nos dias dos Santos.

O que Fazer em Cholula, México? Pontos Turísticos de Cholula
Fachada, subida (com vulcão ao fundo) e mirante

Quando visitamos o Santuário, em uma manhã de sábado, havia uma grande celebração, como muitos (muitos) rojões.

Vale mencionar que o Santuário de Nuestra Señora de los Remedios é uma construção pequena, mas muito bonita por fora e também no interior, que possui estilo neoclássico.

A paisagem vista a partir do Santuário é outro destaque, principalmente por causa do Vulcão Popocatépetl, um vulcão ativo, que muitas vezes expele cinzas e chega até a entrar em erupção.

No inverno e meses próximos, o vulcão pode estar coberto por neve, o que deixa a paisagem ainda mais diferente e fascinante.

Museu Regional de Cholula

O que Fazer em Cholula, México? Pontos Turísticos de Cholula
Museu Regional no sopé da Grande Pirâmide

O Museu Regional de Cholula foi uma grata surpresa sobre o que fazer em Cholula, um museu muito organizado, que verdadeiramente faz o turista conhecer a cidade.

Localizado no antigo Hospital Psiquiátrico de Nuestra Señora de Guadalupe, o Museu Regional de Cholula foi inaugurado em 2017.

O Museu apresenta muitas informações sobre os Povos que habitaram a região, inclusive com o uso de tecnologia para explicar os diversos símbolos.

O que Fazer em Cholula, México? Pontos Turísticos de Cholula
Alebrije, peças arqueológicas e espaço onde ficam as exibições

No Museu, os vulcões Iztaccíhuatl e Popocatépetl são mencionados, já que eram locais sagrados para os Povos Originários.

A Grande Pirâmide também é um dos temas das exposições, assim como as festas populares, a culinária típica e os costumes da região.

No final da visita, havia uma exposição (permanente!) sobre os alebrijes, que são esculturas de madeira de animais imaginários. Foi lá que vimos os maiores e mais bonitos alebrijes de toda a nossa viagem ao México!

Acredito que o Museu Regional de Cholula acrescenta muito conhecimento aos visitantes, além de ser moderno e muito bonito.

Informações práticas – Aberto de terça a domingo, das 10h às 18h. Fechado segunda-feira. Ingresso adulto 40 pesos.

Outros Pontos Turísticos de Cholula

Convento de San Gabriel e Capilla Real vistas do Santuário
Convento de San Gabriel e Capilla Real vistas do Santuário

Só o que mostramos acima já rende um bom roteiro de viagem a Cholula, mas vale a pena dedicar algumas horas para caminhar pela cidade, fotografar as ruas com casas coloridas e visitar as igrejas coloniais.

O Convento de San Gabriel e a Capilla Real são atrações imperdíveis. Eles estão um ao lado do outro e podem ser vistos do Santuário de Nuestra Señora de los Remedios, no topo da Pirâmide.

O Convento de San Gabriel tem o exterior bastante imponente, lembrando um forte. Por dentro, também merece ser visitado. O Convento foi uma das primeiras construções coloniais da região, erguida no local do Templo de Quetzalcóatl.

A Capilla Real ou de Naturales se destaca por possuir muitas cúpulas. São 49 cúpulas no teto do templo, algo bem diferente. O local é um dos preferidos dos turistas para fotografar, por causa do efeito visual de tantas cúpulas e colunas.

O que Fazer em Cholula, México? Pontos Turísticos de Cholula
Paróquia, Convento e interior da Capilla Real

Outra igreja que você verá é a Paróquia de San Pedro Cholula, localizada nas proximidades do Zócalo. Construída em 1782, vale a pena visitar o interior do templo. A fachada também rende uma bela foto.

Outras igrejas diferentes das demais são: a Igreja de Santa Maria Tonantzintla e o Templo San Francisco Acatepec, ambos localizados fora do centro de Cholula. Para visitá-los, é melhor usar o uber.

A Igreja de Santa Maria Tonantzintla foi construída no século XVI, com a intenção de catequizar os nativos. Tonantzintla faz referência à deusa do milho, que foi “substituída” pela Virgem Maria.

O interior da igreja é super exuberante, com muitas decorações e pequenas esculturas. A fachada também é bonita, típica do barroco mexicano.

O que Fazer em Cholula, México? Pontos Turísticos de Cholula
Zócalo e Paróquia de San Pedro

O Templo San Francisco Acatepec se destaca pela fachada cheia de mosaicos de cerâmica típica poblana. O interior da igreja também é bastante decorado.

Depois de tantos passeios e caminhadas, um lugar bastante tradicional para comer um antojito mexicano (petisco ou lanche) é o Mercado Municipal, também conhecido como Mercado Cosme del Razo

As comidas típicas de Cholula podem ser encontradas lá, como: cecina cholulteca (bife com queijo e verduras) que comemos e aprovamos; cacao (chocolate com água); sopa cholulteca (verduras e queijo); orejas de elefante (tortilhas com feijão).

Mapa com os Pontos Turísticos de Cholula

Confira no mapa a localização de todos os pontos turísticos de Cholula mencionados neste post. Clique no “botão com seta” para acessar a legenda do mapa.

Como chegar a Cholula a partir de Puebla?

O que Fazer em Cholula, México? Pontos Turísticos de Cholula
Igrejinha fotogênica encontrada por acaso, apresentações na frente da Pirâmide e rua em Cholula

Há quem contrate um tour para ir a Cholula por cerca de 120 pesos por pessoa. Porém, é totalmente possível e fácil fazer o passeio por conta própria e foi o que nós fizemos.

Os ônibus públicos levam entre 45 min e 1h entre as duas cidades. Em Puebla, os ônibus saem da esquina da Calle 13 Norte com a Calle 6 Poniente.

A passagem custa apenas 7,5 pesos por pessoa e é paga diretamente ao motorista.

Para voltar a Puebla, os ônibus passam por todo o centro de Cholula. Nós pegamos o ônibus da volta na Avenida Morelos, perto da Grande Pirâmide.

Para quem deseja visitar a Igreja de Santa Maria Tonantzintla e o Templo San Francisco Acatepec, o melhor é contratar um táxi ou uber, que depois do passeio vai te levar a Puebla, já que as igrejas estão localizadas entre as cidades.

Esperamos que as dicas sobre o que fazer em Cholula tenham te ajudado a planejar seu passeio. Leia também os artigos sobre O que fazer em Puebla e sobre Onde ficar em Puebla, com tudo que você precisa para planejar uma viagem muito boa à cidade!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.