O que Fazer em Hvar, Croácia? Pontos Turísticos de Hvar

A Ilha de Hvar é a mais conhecida da Croácia, sendo a cidade de Hvar a mais importante da ilha. Muitos viajantes vão à cidade por causa das festas, mas há muito o que fazer em Hvar, como vamos mostrar neste post.

As festas de verão são bastante procuradas pelos europeus e se concentram nos meses de julho e agosto.

O viajante que escolhe os meses da primavera ou do outono pode aproveitar melhor a cidade e a ilha inteira, conhecendo diversos pontos turístico de Hvar sem tanta gente e agito.

A dica é fazer um roteiro de viagem a Hvar com uma boa variedade de passeios, desde caminhadas pelas cidades históricas até passeios de barco para as ilhas próximas.

É claro que curtir uma praia faz parte das atrações sobre o que fazer em Hvar. Então, vamos descobrir muito lugares para visitar na Ilha!

Depois de ler este post, não se esqueça de conferir as melhores dicas de hospedagem sobre onde ficar em Hvar!


O que fazer em Hvar? Principais pontos turísticos de Hvar


Atrações no Centro Histórico de Hvar

O que Fazer em Hvar, Croácia?
Centro Histórico com o forte

Apesar de Hvar ser um destino de praia e diversão, há muita riqueza histórica no Centro Histórico, onde estão vários pontos turísticos de Hvar.

O melhor lugar para começar o seu passeio é pela Praça de Santo Estevão, que forma o coração do Centro desde o século XIII.

A Praça de Santo Estevão é uma das maiores praças da Dalmácia (região da Croácia onde está localizada a Ilha) e abriga a Catedral de Santo Estevão, a igreja mais importante da cidade.

Vale a pena visitar a Catedral devido às pinturas renascentista que ela possui. A maioria das obras artísticas foi feita por pintores venezianos, já que Veneza dominou a região por séculos.

O que fazer em Hvar
Praça de Santo Estevão com a Catedral ao fundo

Além disso, na Praça você vai encontrar várias sorveterias e restaurantes. No verão, os gelatos são indispensáveis para diminuir o calor e são deliciosos!

Nesse mesma região fica outro local histórico de Hvar, o Teatro da Renascença, uma construção de 1612 abrigada no Arsenal.

Além de muito antigo, o Teatro da Renascença foi o primeiro teatro da Europa a aceitar o público que não era da elite.

Depois de duas décadas fechado, o Teatro foi reaberto ao público em 2019, sendo possível fazer uma visita turística (horário comercial por 10 kunas) e também assistir a espetáculos.

O que fazer em Hvar
Loggia, Torre do Relógio e restaurantes no Centro Histórico. Note o forte no alto da montanha

Sem dúvida, o Teatro da Renascença é mais uma opção muito boa e diferente sobre o que fazer em Hvar à noite.

Uma construção que vai chamar a sua atenção é a Loggia, um prédio com arquitetura veneziana cheio de arcos.

A Torre do Relógio ao lado também merece uma foto, mas é uma construção mais recente, do século XIX.

Caminhando pela orla, chamada de riva em na língua croata, afastando-se da Praça de Santo Estevão, você vai notar o Monastério Franciscano. Nessa região fica uma pequena praia, sempre muito cheia.

O que Fazer em Hvar, Croácia?
Monastério Franciscano

O Monastério é um local super fotogênico. Construído no século XVI, Monastério Franciscano possui um belo claustro, exposição de objetos antigos e várias pinturas de artistas venezianos.

Para quem deseja fazer uma visita mais tranquila, com poucos turistas, vale a pena visitar o interior do Monastério. O ingresso adulto custa 30 kunas.

Essas são as construções antigas mais importantes do Centro Histórico, mas o melhor mesmo é caminhar por dentro do centro e descobrir as ruas estreitas com casas de pedra. Cenário mais fotogênico não há!


Forte Spanjola em Hvar

O que fazer em Hvar
A belíssima vista do Forte Spanjola

O Centro Histórico tem morros próximos bem altos e que foram usados para proteger a cidade. Em um desses morros fica o Forte Spanjola (ou Fortica), uma das atrações turísticas de Hvar mais imperdíveis.

A dica é ir até a parte noroeste da Praça de Santo Estevão e subir o morro entre as belas casas de pedra, contemplando as vistas da cidade e das ilhas próximas.

A subida inclui uma escadaria e leva entre 20 e 30 minutos. Vale a pena ir no começo da manhã ou final da tarde, para fugir do calor.

O que Fazer em Hvar, Croácia?
A escadaria, a vista e o forte

Há milênios já existia uma fortificação no local, com intenção de proteger o centro da cidade.

O forte atual remonta o século XIII, durante o domínio de Veneza. Engenheiros espanhóis participaram da construção, por isso o termo “Spanjola”.

A construção resistente que vemos hoje, com 4 baluartes, data do século XVI. Dentro do Forte, há alguns objetos antigos expostos, mas o destaque são as visitas.

Como as vistas fora do Forte Spanjola também são bonitas e o a entrada para a atração custa 50 kunas (quase 30 reais), nós não entramos no Forte, apenas curtimos a região e as vistas gratuitas.


Melhores Praias em Hvar

As praias da Croácia são muito diferentes das praias brasileiras.

Normalmente, as praias são de pedra (seixo), o que ajuda a dar aquela cor incrível ao mar, mas dificulta por os pés no chão e caminhar no mar, além de serem praias pequenas.

Em Hvar, há praias localizadas no centro, como Lucica, e há praias melhores um pouco mais distantes do Centro Histórico.

Esse é o caso de Pokonji Dol, que fica a poucos metros do centro e é bem mais bonita. Apenas fica cheia no verão, como acontece com quase todos os lugares do litoral croata.

Seguindo por uma trilha em Pokonji Dol, aproximadamente 30 minutos de caminhada, chega-se a uma praia limpa e, muitas vezes, vazia. Essa foi a praia que mais gostamos na ilha de Hvar e se chama Mekicevica.

É claro que a caminhada no calor cansa bastante, mas o prazer de ter uma praia tranquila compensa.

O que Fazer em Hvar, Croácia?
Pokonji Dol é uma das maiores praias perto do centro

Se você sair da marina principal (riva) à direita, há outras praias, a maioria ocupada por beach clubs e hotéis.

Muitos turistas procuram Hvar por sua agitação na beira da praia, se esse é o seu caso, você não irá se decepcionar. Boj é a praia mais badala da cidade e também a mais lotada.

Depois de tantos beach clubs, há uma praia bastante tranquila no centro chamada de Podstine.

Essa tranquilidade toda se deve ao fato de terem fechado o caminho que se iniciava perto dos beach clubs. Assim, é preciso fazer uma trilha pequena até Podstine.

O que fazer em Hvar
Podstine, tranquilidade perto da badalação

Além das praias localizadas na cidade de Hvar, há muitas enseadas e praias em toda a Ilha.

Milna é uma cidade bem perto de Hvar que tem uma praia bonita com certa estrutura. Já a praia de Dubovica fica no caminho para Stari Grad.

A melhor dica para conhecer as praias da Ilha é alugar um barco ou uma moto/carro e ir visitando as demais cidades e conhecendo as enseadas quase exclusivas espalhadas pela ilha. Não se prenda apenas a cidade de Hvar.


Passeio às Ilhas Pakleni

O que fazer em Hvar
Mlini, a praia mais familiar e sossegada nas Ilhas Pakleni

Um dos principais pontos turísticos de Hvar é fazer um passeio até as Ilhas Pakleni, muito próximas ao centro.

A cor do mar nessas ilhas é algo fantástico e há uma variedade de ilhas para conhecer, desde praias onde estão beach clubs até praias sossegadas.

Nós escolhemos visitar a praia de Mlini na Ilha de Marinkovac, devido à tranquilidade e ao cenário belíssimo. Essa praia quase não tem infraestrutura turística, mas era o que procurávamos.

O mais difícil é se decidir sobre qual ilha visitar, porque há várias opções.

Na ilha de Marinkovac, também fica a famosa praia de Stipanska, conhecida por ter um beach club e várias festas durante o verão.

a ilha de Sveti Klement é a mais visitada e a maior entre as Ilhas Pakleni. Nessa ilha, fica a praia de Palmizana, uma praia muito procurada por ter um bar-restaurante bem famoso.

Vale destacar que dá para alugar um barco no Centro Histórico ou usar os serviços regulares de táxi boat, que custam em torno de R$ 30 ida e volta por pessoa. Nós preferimos usar o táxi boat.

Nós fizemos um post explicando as diferentes ilhas e praias das Ilhas Pakleni e como fazer o passeio até elas.


Melhores passeios de barco em Hvar

Blue Cave na Ilha de Bisevo. Fonte: Wikimedia

Os passeios de barco são atividades muito procuradas sobre o que fazer em Hvar, devido à quantidade de ilhas próximas.

A maioria das agências de turismo tem pacotes para visitar várias cavernas, principalmente a Blue Cave, na Ilha de Bisevo, e a Green Cave em Ravnik.

Há também tours vendidos antecipadamente pela internet, como os tours do site Get Your Guide, uma alternativa para quem procura passeios com avaliações de outros viajantes.

A Blue Cave é um dos destaques do turismo na região, com um tom de azul surpreendente.

Alguns tours para as cavernas podem incluir também uma parada nas Ilhas Pakleni, mas normalmente é um tour mais caro e mais demorado, que leva o dia todo.

Os passeios longos também costumam incluir uma parada na Enseada de Stiniva, na Ilha de Vis, considerada uma das praias mais bonitas da Croácia. No verão, a Enseada de Stiniva fica lotada.

Outro destino muito popular é a Ilha de Brac, especificamente a Praia Zlatni Rat na cidade de Bol.

Essa praia tem ótimo tamanho e por sua beleza se tornou um dos cartões-postais da Croácia. O problema é que com a fama, a praia fica bem cheia.

Para ir até Bol, a maioria dos turistas opta por uma excursão ou paga um táxi boat, porque há apenas um horário de ferry na alta estação e o horário inviabiliza fazer o passeio.

Uma cidadezinha super charmosa e com ótimas praias é Korcula, que também é o nome da ilha onde fica a cidade. No verão, há vários horários de ferry de Hvar a Korcula (1h de viagem).

A pequena cidade é murada, possui um centro histórico super fotogênico e ainda é conhecida pelos bons vinhos. Sem dúvida, é um passeio para passar um dia inteiro.


Outras Cidades na Ilha de Hvar

O que fazer em Hvar
Castelo em Stari Grad. Fonte: TripAdvisor

Se você tiver mais tempo na Ilha de Hvar, vale a pena alugar um carro ou moto e conhecer outras cidades da ilha, principalmente Stari Grad e Jelsa.

Stari Grad é a cidade mais antiga na Ilha de Hvar, fundada pelos gregos no século IV a.C.

Com arquitetura preservada, bons restaurantes e monumentos históricos, Stari Grad merece uma visita de pelo menos um dia.

Além disso, o viajante pode conhecer as históricas plantações de Stari Grad, que são Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. As divisões dessas plantações foram feitas pelos gregos há 2500 anos e ainda hoje existem.

Já Jelsa fica apenas 27 km da cidade de Hvar, na parte norte da Ilha.

Com um Centro Histórico ao redor do antigo porto e cercado pelas montanhas mais altas da região, Jelsa é um lugar para fugir do turismo de massa na alta temporada, além de ter belas enseadas nas proximidades.


Quantos dias ficar e quando viajar a Hvar, na Croácia?

O que Fazer em Hvar, Croácia?
Rua charmosa, casario antigo e Catedral

Hvar é o tipo de destino de férias que requer um pouco mais de tempo do que a quantidade de atrações, porque aproveitar as praias, as festas e relaxar são destaques da cidade.

Sobre quantos dias ficar em Hvar, podemos falar da quantidade mínima de dias. Recomendamos dois dias inteiros (3 pernoites) para conhecer o Centro, pegar uma praia e fazer um passeio de barco.

Se você quer fazer uma viagem mais completa, dedique 1 dia para o Centro Histórico e praias próximas; 1 dia para as praias mais distantes e outras cidades da ilha; 1 dia para as Ilhas Pakleni; 1 dia para o passeio de barco às cavernas. Resumindo: pelo menos 5 pernoites.

Essas recomendações valem para quem vai viajar a Hvar nos meses quentes. A temperatura é agradável de maio até começo de outubro, sendo que em julho e agosto faz bastante calor.

Felizmente, os meses quentes são os menos chuvosos, o que garante dias de céu azul e, consequentemente, mar bastante claro.

Nós viajamos a Hvar em julho, na altíssima temporada, e notamos que a cidade estava bem agitada e o calor é forte, porém não é úmido.

Hoje, se fôssemos visitar Hvar de novo, viajaríamos a partir de meados de maio, junho ou setembro, garantindo tempo bom e menos lotação.

Vale destacar que setembro é um excelente mês porque os preços das hospedagens caem bastante. Em maio e junho, a tendência é de aumento dos preços.

Leia também nosso artigo cheio de dicas sobre Onde ficar Hvar, inclusive com sugestões de hospedagens baratas.


Como chegar a Hvar, na Croácia?

O que Fazer em Hvar, Croácia?
Centro Histórico

Hvar é uma ilha e, portanto, para chegar até lá é preciso ir de barco. A maioria dos turistas visita Split, no continente, para depois ir a Hvar, até porque o Aeroporto de Split é o maior da região.

A partir de Split saem barcos para a cidade de Hvar durante todo o ano. Nós usamos o ferry da empresa Jadrolinija, uma das maiores da Croácia.

Há também a empresa Kapetan Luka (Krilo), bastante conhecida e procurada.

Nós usamos a Kapetan Luka para ir de Hvar a Dubrovnik. Esse trajeto também é feito pela Jadrolinija. Não temos nenhuma reclamação sobre essas empresas. Deu tudo certo!

Saiba que quem viaja em julho e agosto deve comprar as passagens do barco com antecedência de uma semana ou mais.

Essas dicas servem para o turista que não está de carro. Quem alugou um carro no continente e quer levar para a Ilha pode pegar os barcos que saem de Split e vão até Stari Grad.

Também saem barcos que aceitam carros de Drvenik até Sucuraj (na Ilha). Mas o trajeto de carro de Sucuraj até Hvar não é nada confortável.

Se você for visitar Hvar saindo de Dubrovnik, basta escolher entre a Jadrolinija e a Kapetan Luka.

Esperamos que as dicas sobre o que fazer em Hvar tenham te ajudado a elaborar seu roteiro de viagem! Para ter mais dicas, leia também o nosso post sobre onde ficar em Hvar e ouça o episódio do Papo Viagem Podcast sobre Hvar!

Boa viagem, Viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.