Menu
América do Norte

O que fazer em Guanajuato, México? Melhores pontos turísticos de Guanajuato

Guanajuato é uma cidade cheia de história e com muitas atrações para quem gosta de cultura, museus e arquitetura colonial. O que fazer em Guanajuato inclui tudo isso e muito mais, afinal, a cidade é palco de grandes eventos.

Guanajuato tem sua história ligada à exploração de ouro e prata, assim como, às lutas pela Independência do México em 1810. Esses dois momentos históricos são vistos em muitos pontos turísticos.

Quando se chega a Guanajuato, o turista costuma se surpreender com a grande quantidade de ruas estreitas, praças escondidas e casarões antigos nos morros. É até difícil se localizar, mesmo o Centro Histórico não sendo grande.

A arquitetura colonial em uma geografia tão irregular produz cenários muito fotogênicos. Então, prepare a máquina fotográfica e anote nossas sugestões sobre o que fazer em Guanajuato, no México.

Confira também nosso artigo especial com as melhores dicas sobre onde ficar em Guanajuato!


O que fazer em Guanajuato, México?


Principais praças e igrejas em Guanajuato

O que fazer em Guanajuato, México?
Basílica e Plaza de la Paz

O passeio costuma começar pelo símbolo da cidade, a Basílica Colegiata de Nuestra Señora de Guanajuato, localizada em uma área alta na Plaza de La Paz.

A Basílica é uma igreja imponente, sendo uma construção barroca do final do século XVII. O interior foi reformado algumas vezes e, por isso, tem estilo neoclássico.

Lá fica um importante tesouro colonial, a imagem da Virgem de Guanajuato, confeccionada no século VIII na Espanha, tendo sido um presente do Rei a Guanajuato.

O que fazer em Guanajuato, México?
Jardín de la Unión e Igreja de San Diego

Vale notar que ao redor da Plaza de La Paz há belos casarões coloniais, inclusive muitos deles pertenceram a famílias nobres. Hoje há restaurantes e pequenos comércios, por isso, o movimento é sempre muito grande.

Nas proximidades da Plaza de La Paz fica a praça mais charmosa e sofisticada da cidade, o Jardín de la Unión. Lá estão vários restaurantes conceituados, assim como o Teatro Juárez, um teatro belíssimo por dentro e por fora.

Nós tivemos o privilégio de assistir a apresentação da Orquestra Sinfônica de Aguascalientes no Teatro Juárez durante o Festival Internacional Cervantino. Essa foi a maneira que encontramos para poder ver o teatro por dentro e sua decoração mourisca.

O que fazer em Guanajuato, México?
Teatro Juárez

Ao lado do Teatro, o turista vai notar uma bela igreja barroca, é a Igreja de San Diego.

Próximo ao Teatro Juárez fica a Universidade de Guanajuato, que se iniciou a partir de uma escola dos jesuítas do início do século XVIII, financiada por Doña Josefa Teresa Busto y Moya.

As construções da Universidade de Guanajuato se destacam, porque são grandes e foram feitas com cantera verde. Há uma imensa escadaria, além da igreja e do prédio principal. A arquitetura é muito bonita e diferente.

O que fazer em Guanajuato, México?
Universidade e Templo de la Compañía

Ao lado da Universidade, o turista vai encontrar o Templo de la Compañía Jesús, a igreja com a fachada mais impressionante da cidade. A igreja também tem como destaque o órgão histórico e uma pinacoteca, com muitas pinturas.

Outra praça que vale a pena visitar em Guanajuato é Plaza de San Fernando. Apesar de pequena e escondida, a praça atrai muito moradores, tem cafés despretensiosos e é um ótimo local para relaxar.

O que fazer em Guanajuato, México?
Basílica, Universidade e Templo de la Compañía

Ali perto fica o famoso Callejón del Beso, que nada mais é do que um beco onde duas varandas que quase se encostam. Apesar de existir uma “lenda” por trás, hoje o local é excessivamente turístico e ruas fotogênicas não faltam em Guanajuato.

Um local bem menos turístico é o Mercado Hidalgo, um grande mercado onde são vendidos produtos do dia a dia, como vegetais e pães, mas também souvenires (piso superior) e doces típicos.

A arquitetura do Mercado Hidalgo chama a atenção por ser um mercado com estrutura de ferro. Inicialmente, o local seria a estação de trem principal da cidade, mas o trem não chegou até lá.

O que fazer em Guanajuato, México?
Callejón, Mercado Hidalgo e Plaza de San Fernando

Perto do Mercado Hidalgo fica outra bela igreja com fachada barroca, o Templo de Belén.


Mirador Monumento al Pípila

O que fazer em Guanajuato, México?

Depois de passear pelas ruas estreitas de Guanajuato, uma atração imperdível é ir ao Monumento al Pípila, de onde se tem a melhor vista da cidade.

Nós optamos por subir usando o funicular, que sai de trás do Teatro Juárez e custa 25 pesos por pessoa (um sentido). Depois, descemos a pé, o que foi super tranquilo e fácil.

A vista do Monumento al Pípila é realmente imperdível, a cidade se torna uma miniatura lá de cima. Antes de visitar o local, você deve saber que Pípila foi um mineiro chamado Juan José de los Reyes Martínez.

O que fazer em Guanajuato, México?
Vistas a partir do Monumento al Pípila

Durante a primeira luta armada pela Independência de 1810, que aconteceu em Guanajuato, Pípila foi o responsável por atear fogo na porta do armazém de grãos onde estavam escondidos os soldados leais à Espanha e a elite, permitindo a vitória dos insurgentes.

Ele conseguiu incendiar a porta da Alhóndiga de Granaditas usando um bloco de pedra para se proteger dos tiros dos soldados e, ao mesmo tempo, levar uma tocha para atear fogo na porta.

A estátua colossal de Pípila foi construída em 1939 e é possível vê-la de várias partes da cidade.


Melhores museus em Guanajuato

O que fazer em Guanajuato, México?
Museu Regional. Fonte: Wikimedia

Sem dúvida, o que fazer em Guanajuato inclui visitar os ótimos museus que a cidade possui. Nenhum deles é grande em tamanho, mas a maioria rende um bom passeio.

O museu mais importante é o Museu Regional Alhóndiga de Granaditas, que na época da Independência era um armazém de grãos e se tornou o palco da primeira batalha, da qual os insurgentes saíram vitoriosos.

A Alhóndiga de Granaditas é uma construção bem grande, com dois pisos de exposição e um pátio interno enorme. A exposição permanente possui objetos arqueológicos dos Povos Indígenas, assim como apresenta muitas explicações sobre a época colonial mineira e, é claro, sobre a Independência.

Vale muito a pena participar da “prática”, que é uma aula no pátio central sobre a história da construção e tudo que ocorreu por lá. Nós acompanhamos a prática do meio dia.

O ingresso adulto custa 75 pesos, mais uma pequena gorjeta para o guia. Para mais informações, confira o site oficial.

O que fazer em Guanajuato, México?
Museu Iconográfico del Quijote

Outro bom museu em Guanajuato é o Museu Iconográfico del Quijote, que nos surpreendeu bastante. São dois andares de exposição com pinturas de diversos estilos focadas no clássico livro de Cervantes. O museu tem um tamanho muito bom e o tema específico faz o visitante mergulhar no assunto.

A criação do Museu Iconográfico del Quijote vem da história pessoal de Eulalio Ferrer, um imigrante espanhol que fugiu da ditadura no seu país natal. Apaixonado pelos livros, em especial por Dom Quixote de la Mancha, Eulalio Ferrer doou uma grande coleção para abrir o museu.

O ingresso adulto para visitar o Museu Iconográfico del Quijote é de 30 pesos. Para mais informações, confira o site oficial.

O que fazer em Guanajuato, México?
Museu Casa Diego Rivera

Um museu muito importante da cidade é o Museu Casa Diego Rivera, local onde nasceu o famoso muralista mexicano e marido de Frida Kahlo.

A casa está bem conservada e ainda existem cômodos com mobiliário antigo. Há também pinturas do artista, mas principalmente desenhos e rascunhos de seus murais e quadros. Uma parte do museu se dedica a apresentar artistas locais.

Além disso, o Museu Casa Diego Rivera tem ótimo atendimento e o ingresso adulto custa apenas 25 pesos. Para mais informações, confira o site do Governo sobre o museu.

Um museu que gostamos muito de conhecer foi o Museu del Pueblo de Guanajuato, focado em exposições de artistas locais. Até há salas com arte sacra, mas o melhor é conhecer as pinturas dos artistas plásticos de Guanajuato.

O ingresso adulto custa 25 pesos e para mais informações, confira o site oficial.


Festival Internacional Cervantino

O que fazer em Guanajuato, México?
Teatro Juárez em um dia de Festival. Fonte: Wikimedia

O Festival Internacional Cervantino é um dos principais eventos culturais do México, realizado todos os anos no mês de outubro na cidade de Guanajuato.

As origens do Festival vêm da década de 1950, quando Enrique Rualas organizou uma peça de teatro em homenagem a Miguel de Cervantes. Como a apresentação era na rua, os moradores se envolveram no evento.

Passados quase 70 anos, o Festival Internacional Cervantino se expandiu para música de alta qualidade, dança, artes plásticas, literatura, meios audiovisuais diversos e, é claro, teatro.

Visitar Guanajuato durante o Festival exige planejamento, porque a cidade fica repleta de americanos, chineses e turistas mexicanos. É importante reservar a hospedagem com antecedência, como falamos no artigo sobre onde ficar em Guanajuato.

Além disso, é preciso comprar os tickets para as apresentações que você quer ver com alguma antecedência. Foi isso que fizemos para conseguir assistir a Orquestra Sinfônica de Aguacalientes.

Para mais informações, confira o site oficial do evento.


Outros pontos turísticos de Guanajuato

O que fazer em Guanajuato, México?
Ruas charmosas de Guanajuato

Ainda há outras opções sobre o que fazer em Guanajuato, como visitar a famosa Mina La Valenciana, de onde se tirou uma quantidade gigantesca de prata. É possível descer dezenas de metros na antiga mina, com explicações dos guias.

Como passeios subterrâneos não nos agradam muito, decidimos não ir à Mina La Valenciana. Mas lá também fica a Igreja de San Cayetano ou Templo La Valenciana, construída no século XVIII com o dinheiro da prata, sendo um ícone do barroco mexicano.

Também fora do Centro Histórico fica o Museu Ex Hacienda San Gabriel de Barrera, que é uma fazenda-museu com mobiliário antigo e belos jardins. Os turistas elogiam muito o local, principalmente os jardins.

Durante o Festival Cervantino de 2018, o músico e compositor brasileiro Yamandu Costa se apresentou na Ex Hacienda San Gabriel de Barrera.

Há dois pontos turísticos de Guanajuato que não podemos recomendar. O primeiro deles é o famoso Museu de las Momias, que exibe corpos mumificados naturalmente entre 1870 e 1984, devido ao solo da cidade.

A questão principal é a forma de exposição desses corpos, nada respeitosa e bastante bizarra. É muito difícil um brasileiro gostar desse local. Além disso, cobram caro, 85 pesos por pessoa.

Outra atração que não vale a pena é a Callejoneada, passeio a noite com música tradicional. Além de ser caro, entre 100 a 150 pesos por pessoa, hoje o passeio está bastante descaracterizado. Há reclamações recorrentes das músicas vulgares e alguns músicos nada respeitosos.


Mapa com os melhores pontos turísticos de Guanajuato

Confira no mapa a localização de todos os pontos turísticos de Guanajuato mencionados neste post. Clique no “botão com seta” para acessar a legenda do mapa.


Como chegar a Guanajuato?

Normalmente, para chegar a Guanajuato parte-se de Guadalajara ou da Cidade do México e usa-se o ônibus.

Nós fizemos o trajeto de Guadalajara até Guanajuato pela empresa de ônibus Primera Plus, a melhor do México. Pagamos cerca de R$ 100 por pessoa, porque o serviço era de luxuoso, com bom espaço entre as poltronas, lanchinho, filmes individuais e dois banheiros. A viagem levou 4 horas.

A rodoviária de Guanajuato não fica perto do Centro Histórico, mas há ônibus que passam bem em frente ao local. É só pegar o ônibus que estiver escrito “centro”. A passagem custa apenas 7 pesos por pessoa.

Esperamos que as dicas sobre o que fazer em Guanajuato tenham sido úteis! Confira também nosso artigo com as melhores dicas sobre onde ficar em Guanajuato!

Boa viagem, viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

About Author

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

No Comments

    Leave a Reply

    error: Conteúdo protegido.