O que fazer em Oaxaca, México? Pontos turísticos de Oaxaca

Oaxaca de Juárez é um dos destinos que mais cresce no turismo mexicano. A cidade entrou na rota dos viajantes estrangeiros por causa da forte cultura indígena e por ser o berço de importantes Civilizações Mesoamericanas. Mas o que fazer em Oaxaca?

Oaxaca tem vários atrativos, desde as construções coloniais no belo Centro Histórico, resultado da fundação da cidade pelos espanhóis, quanto sítios arqueológicos nos arredores, que eram as antigas cidades indígenas.

Para o turista interessando em conhecer o México com profundidade, não dá para deixar Oaxaca de lado. É lá que o viajante vai visitar a antiga capital dos Zapotecas, ver a arte dos Mixtecos e aprender sobre a riqueza da cultura mexicana.

Para conhecer tudo isso, tente ficar pelo menos 3 dias inteiros na cidade. Na época do Día de Muertos, é preciso ainda mais tempo!

Depois de ler este post, confira também nossas dicas especiais sobre onde ficar em Oaxaca!


O que fazer em Oaxaca: Pontos turísticos

Monte Albán

O que fazer em Oaxaca, México? Pontos turísticos de Oaxaca
Vista da Plataforma Norte

O Monte Albán é o principal ponto turístico de Oaxaca, o mais importante sítio arqueológico e antiga capital dos Zapotecas.

Fundado em 500 a.C., o Monte Albán manteve sua importância até o século IX d.C., quando o poder se descentralizou e o local passou a ser usado para rituais e funerais dos Mixtecos.

Os Mixtecos eram um povo habilidoso na arte da ourivesaria, escrita em códigos e outros trabalhos manuais. Em 1932, o arqueólogo Alfonso Caso encontrou a Tumba 7 repleta de objetos de ouro e joias, resultado dos rituais Mixtecos no Monte Albán.

A visita ao Monte Albán não se foca na Tumba 7, mas sim na grandiosidade da antiga capital construída em um dos morros mais altos dos Vales Centrais, de onde se vê a atual Oaxaca.

O que fazer em Oaxaca, México? Pontos turísticos de Oaxaca
Dá para ver os danzantes nas pedras

A Zona Arqueológica possui uma esplanada, onde estão presentes templos e pirâmides por todos os lados. Os destaques são a Plataforma Sur, Plataforma Norte e Los Danzantes.

A Plataforma Sur é a mais alta do sítio, sendo uma pirâmide que continham templos. Quem vai pela manhã, deve subir primeiro a Plataforma Sur, para tirar fotos mais bonitas.

Já a área com Los Danzantes é impressionante, porque claramente se vê a figura desses homens, que parecem dançar, mas na realidade eram guerreiros no ritual de sacrifício.

Já na Plataforma Norte há uma série de construções. As mais importantes têm legendas em espanhol, o que facilita bastante.

Para entender melhor o passeio, vale a pena visitar o Museu de las Culturas de Oaxaca antes de ir ao Monte Albán, já que lá estão muitos artefatos da Tumba 7.

Como chegar ao Monte Albán?

A Zona Arqueológica fica perto do centro, apenas 10 km. Nós fomos com o ônibus de turismo da empresa “Transportaciones Turísticas Mitla”, localizada na rua Francisco Javier Mina 501. A passagem de ida e volta custa 58 pesos.

Apenas saiba que há um horário para voltar. Como pegamos o ônibus às 8h30min. poderíamos voltar às 12h, que é um tempo mais do que suficiente para conhecer o Monte Albán. Recomendamos pegar o ônibus no primeiro horário para fugir do calor.

Já de táxi, o valor das corridas oscila entre 100 e 150 pesos.

Informações práticas – Aberto todos os dias das 8h às 17h. Ticket adulto custa 70 pesos. Aos domingos é de graça para mexicanos e residentes. Site oficial.


Mitla e Hierve el Agua

O que fazer em Oaxaca, México? Pontos turísticos de Oaxaca
Zona Arqueológica de Mitla

Mitla é o segundo sítio arqueológico mais visitado em Oaxaca e, normalmente, é combinado com o passeio a Hierve el Agua.

Crescendo depois do declínio do Monte Albán, Mitla se tornou um local importante para funerais e rituais ligados ao inframundo.

O principal motivo para visitar o sítio arqueológico são os resquícios de pintura mural e os detalhes diferentes dos templos.

Mitla tem cinco ruínas ao total, mas apenas duas estão em bom estado e ficam na área fechada da Zona Arqueológica. As outras três estão perto da Zona, bem no centro, mas estão muito danificadas. Então, o passeio é curto.

Nós levamos cerca de 40 minutos e fizemos tudo com bastante calma, tirando várias fotos. Havia algumas informações, mas nada espetacular. O passeio rende mais quando se contrata um guia.

A Zona Arqueológica de Mitla fica em San Pablo Villa de Mitla, a 45 km de Oaxaca. Para chegar lá por conta própria, nós fomos ao encontro da Calle de los Derechos Humanos com o Boulevard José Vasconcelos e pegamos um táxi compartilhado por 30 pesos por pessoa.

A Zona Arqueológica funciona todos os dias das 8h às 17h. O ingresso adulto custa 70 pesos. Aos domingos é de graça só para mexicanos e residentes. Site oficial.

Como o passeio a Mitla não leva muito tempo, os turistas aproveitam para visitar as piscinas naturais de água quente de Hierve el Agua. Há também tours que vão para outros lugares depois de Mitla.

O que fazer em Oaxaca, México? Pontos turísticos de Oaxaca
Hierve el Agua

Em Hierve el Agua, a água quente rica em calcário, com o tempo, formou um morro todo branco, como uma cascata congelada. Por isso, as fotos são bem bonitas.

Para ir de Mitla até Hierve el Agua, a forma mais barata é ir até a intersecção entre as ruas Cempoaltepec, Morelos e Insurgente e de lá pegar camionetes (tipo pau de arara moderno).

Essas camionetes pertencem a empresa “Transportes Zapotecos del Valle Oriente” e fazem o caminho por estrada de chão (cerca de 50 minutos). A passagem custa 50 pesos por pessoa por trajeto.

Quando fomos, Hierve tinha apenas uma piscina com água quente, a outra estava em “reforma”.

O problema é que é pouca água para muita gente. Não é um lugar para relaxar e curtir a vista, porque como tem muita gente (inclusive falando muito alto!), barulho não falta.

O que mais gostamos foram as vistas, mas para isso fizemos uma trilha “sendero”.

Algumas partes da trilha cansaram bastante, mas são fundamentais para curtir bem as duas principais estruturas de calcário da região e tirar belas fotos.

Para entrar em Hierve el Agua custa 25 pesos por pessoa.

Voltar para Oaxaca é fácil porque as camionetes deixam os turistas entre o terminal de autobuses (que nunca sai na hora, é lento e custa 20 pesos) e um local de onde partem os táxis compartilhados. Prefira o táxi!


Museu de las Culturas de Oaxaca

O que fazer em Oaxaca, México? Pontos turísticos de Oaxaca
Claustro do Ex Convento

O Museu de las Culturas de Oaxaca é o museu mais importante de todo o estado de Oaxaca, que mostra aos residentes e visitantes a história dessa região desde os primeiros habitantes, milênios atrás, até os dias de hoje.

O museu está localizado no Centro Cultural do Ex Convento de Santo Domingo de Guzmán, uma das maiores construções da época do Vice-reinado de Nueva España. O Ex Convento fica “colado” a igreja de mesmo nome.

A visita ao Museu de las Culturas de Oaxaca é especial por vários motivos: o Ex Convento é enorme e belíssimo; a coleção do museu faz o visitante aprender muito; e as vistas para o Jardín Etnobotánico são demais.

Como essa atração faz parte de todos os roteiros sobre o que fazer em Oaxaca, nossa recomendação é chegar cedo, assim que abre (às 10h).

Foque na leitura das primeiras salas, sobre os Zapotecas e Mixtecos, com destaque para a sala da Tumba 7.

As salas sobre os períodos posteriores à Conquista também são interessantes, principalmente a partir do século XIX, com destaque para a luta indígena pelo direito às terras comunais.

Vale dizer que a maioria dos turistas só quer conhecer a sala da Tumba 7. Apesar de lá estar a maior coleção de joias do museu, há outras salas interessantes e muito para aprender nas legendas (somente em espanhol). A famosa caveira com jade não se encontra nesse museu!

Informações práticas – A entrada fica à esquerda da porta principal do Templo de Santo Domingo. Aberto de terça a domingo das 10h às 18h30min. Ticket adulto 70 pesos.


Templo de Santo Domingo de Guzmán

O que fazer em Oaxaca, México? Pontos turísticos de Oaxaca
Templo de Santo Domingo e suas feirinhas

O Templo de Santo Domingo de Guzmán não é a Catedral de Oaxaca, mas é a igreja mais importante da cidade e, junto com o Ex Convento e com o Jardín, torna-se a construção mais relevante.

O Templo de Santo Domingo de Guzmán foi inaugurado no início do século XVII, sendo um dos melhores exemplos da arquitetura barroca. Por fora, a igreja impressiona, mas é o seu interior que a torna imperdível, sendo totalmente decorada.

A decoração das paredes e do teto foi possível graças a grande habilidade dos indígenas com origem Mixteca, só encontrando rival na Capilla del Rosario na cidade de Puebla, também decorada pelos Mixtecos.


Jardín Etnobotánico

O que fazer em Oaxaca, México? Pontos turísticos de Oaxaca
Vista do Ex Convento

O Jardín Etnobotánico é outro ponto turístico de Oaxaca localizado nas dependências do Ex Convento de Santo Domingo, no caso, nas áreas abertas.

O jardim se chama etnobotânico porque foca nas plantas usadas pelas comunidades do estado de Oaxaca, seja com função prática ou decorativa.

O jardim é grande e bem bonito, com muitos cactos e árvores da região. Para visitá-lo, só com visita guiada, o que garante a preservação do local.

Nós participamos da visita guiada às 10h e recomendamos por ser o horário mais tranquilo, depois enche de gente, muita gente. O tour em espanhol custa 50 pesos e dura 1h.

O tour é bem interessante e o jardim é muito bonito, ainda mais com o Ex Convento ao fundo, mas achei que faltou um pouco de profundidade nas explicações.

Vale lembrar que as melhores vistas do jardim são conseguidas a partir do Ex Convento durante a visita ao Museu de las Culturas de Oaxaca.

Informações práticas – Aberto de segunda a sábado. Tours em espanhol às 10h, 12h e 17h ao custo de 50 pesos. Site oficial.


Museu de Arte Pré-hispânica Rufino Tamayo

O que fazer em Oaxaca, México? Pontos turísticos de Oaxaca

O Museu de Arte Pré-hispânica Rufino Tamayo é um museu com a coleção de artefatos pré-hispânicos que pertenceram à Olga e Rufino Tamayo, sendo este último um dos maiores artistas plásticos mexicanos.

Na cidade onde Rufino Tamayo nasceu, Oaxaca, foi organizado o museu de maneira a valorizar a arte feita pelos Povos Originários.

O museu fica em uma bela casona do século XVIII e tem cinco salas separadas por grupos étnicos, cada uma com uma cor diferente.

Não há explicações arqueológicas, apenas artísticas. Então, é mais uma visita contemplativa do que para aprender.

Durante nossa visita, notamos que o foco são as cerâmicas, principalmente do período pré-clássico, ou seja, muito antigo.

Informações práticas – De segunda a sábado das 10h às 14h e das 16h às 19h. Domingo das 10h às 15h. Fechado na terça. De graça (para todos) aos domingos. Ticket adulto 90 pesos. Site oficial.


Museus em Oaxaca

O que fazer em Oaxaca, México? Pontos turísticos de Oaxaca
Blusa do Museu Textil e sala do Museu de Filatelia

Há pequenos museus em Oaxaca que valem a pena serem visitados. Um dos nossos preferidos é o Museu Textil de Oaxaca, que conta com três salas com vários trajes típicos e um excelente livro guia para conhecer as peças. Esse museu é de graça.

Outro museu gratuito é o Museu de Filatelia de Oaxaca, um museu sobre selos. A arquitetura do prédio é muito bonita e o museu tem boas exposições e um grande acervo de selos.

Já o Museu de Arte Contemporânea (MACO) é pago, porém bem barato, apenas 20 pesos e tem exposições variadas. O edifício colonial também é interessante.


O que fazer em Oaxaca no Centro Histórico?

O que fazer em Oaxaca, México? Pontos turísticos de Oaxaca
Zócalo

Uma das principais atrações de Oaxaca é conhecer o belo Centro Histórico, que não é muito grande, mas tem várias áreas importantes e diferentes entre si.

Já mostramos aqui como é relevante o Ex Convento e o Templo de Santo Domingo. Nessa redondeza ficam as ruas mais charmosas da cidade, muitas delas com os melhores restaurantes e bares. São locais frequentados pelos turistas.

Na praça em frente ao Templo, sempre há algum evento e feirinhas, além do famoso e colorido letreiro da cidade. Aproveite para caminhar na região e tirar várias fotos.

A região de Santo Domingo é ligada ao Zócalo (praça principal) pelo Andador Turístico, uma rua só para pedestres, também chamada de Calle Macedonio Alcalá. No Andador, tem vários comércios, também voltados aos turistas.

O que fazer em Oaxaca, México? Pontos turísticos de Oaxaca
Basílica de la Soledad com Andador Turístico abaixo

Perto do Andador Turístico ficam duas casas de artesanato com produtos realmente feitos em Oaxaca, inclusive com o nome do artesão ou da artesã.

Tanto a Huizache Arte Vivo de Oaxaca quanto La Casa de las Artesanías de Oaxaca são bons lugares para comprar presentes únicos. Porém, saiba que artesanato de verdade não é barato, porque tem muito trabalho e técnicas envolvidas.

O Zócalo de Oaxaca é o local onde estão a Catedral, o Palácio do Governo, vários restaurantes e muitos hotéis.

O Zócalo em si não é um lugar muito charmoso, mas vale a pena dar uma passada por lá e os residentes sempre param um pouquinho para descansar na sombra das árvores, quando o calor está forte demais.

A Catedral de Nuestra Señora de Assunción é a catedral de Oaxaca, uma construção antiga (século XVI), com uma bela fachada barroca, mas o interior foi modificado no século XIX. Há muitas capelas neoclássicas. Os vitrais e a cúpula são bonitos, assim como o coral.

Ao sul do Zócalo fica a área dos mercados públicos, com ruas super movimentadas, mas nada perigosas. Os mercados a visitar são: Mercado 20 de Noviembre, ideal para comer tlayudas por um bom preço; Mercado Benito Juárez, onde se vende de tudo um pouco, inclusive mezcal.

Vale a pena também caminhar pela Av. de la Independencia e conhecer seus templos, como o pequeno e bem decorado Templo de San Felipe de Neri e a fotogênica e monumental Basílica de la Soledad.


Día de Muertos em Oaxaca

O que fazer em Oaxaca, México? Pontos turísticos de Oaxaca
Desfile do Día de Muertos

Nós visitamos Oaxaca no período das festas do Día de Muertos. Essa é a época de maior movimento, porque muitos viajantes estrangeiros têm curiosidade sobre essas tradições mexicanas e Oaxaca as conserva muito bem.

Nas ruas do Centro Histórico, vimos vários desfiles. Pela manhã, as crianças desfilavam vestidas de caveira ou com trajes típicos. À noite, a festa era maior e mais barulhenta, normalmente indo de Santo Domingo ao Zócalo.

A cada ano a cidade divulga a programação, que costuma ter eventos desde pelo menos o dia 28 de outubro.

A visita aos cemitérios acontece nas noites do dia 31 e do dia 1º. No dia 2 de novembro, o comum é ir deixar flores nos cemitérios pela manhã e a tarde, assim como acontece no Brasil.

Nós visitamos a cidade próxima de Xoxocotlán na noite do dia 31. A cidade é conhecida pela apresentação da Velada del Angelito, uma peça de teatro, já que dia 31 é o momento da volta das almas das crianças. Dia 1º é a volta dos adultos.

O Panteón Mitlancihuatl é o maior e mais procurado cemitério em Xoxocotlán, que também tem tapetes tradicionais.

A grande beleza do Día de Muertos é o fato de ser uma manifestação puramente popular, fruto do sincretismo religioso.

Os Zapotecas e Mixtecos tinham crenças muito fortes sobre a morte. Essas crenças se misturaram ao Catolicismo.

Cada elemento tem importância simbólica no Día de Muertos, as flores com suas pétalas que indicam o caminho para as almas, as oferendas, as músicas e etc.

Porém, é muito estranho ver a forma como os turistas lidam com as tradições de outro povo. Muita gente tirando fotos com flash no momento em que as pessoas estavam arrumando os túmulos de seus entes queridos. Um tipo de histeria turística que precisa ser repensada.

Demos muitas dicas neste post sobre o que fazer em Oaxaca! Não se esqueça de conferir muitas outras no post sobre onde ficar em Oaxaca!

Boa viagem, viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Reserva de hotéis
RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.