Menu
América do Sul

O que fazer em Buenos Aires? Pontos Turísticos Buenos Aires

Atualizado em: 13 de junho de 2020

Buenos Aires é uma cidade cheia de lugares para visitar, desde jardins até museus, passando por prédios históricos e noites animadas. Os brasileiros representam o principal público no quesito turismo em Buenos Aires e, realmente, há muito o que fazer em Buenos Aires.

Neste artigo, vamos mostrar os principais pontos turísticas de Buenos Aires, com muitas dicas para você aproveitar a capital da Argentina.

O post está divido em:

Note que há vários links sobre atrações específicas ao longo do texto, que te ajudaram ainda mais no planejamento da sua viagem.

O que fazer em Buenos Aires, Argentina?

Visitas guiadas em Buenos Aires: Prédios Históricos

O que fazer em Buenos Aires, na Argentina? Muitas Atrações!
Casa Rosada

Buenos Aires possui belas avenidas com prédios históricos e muitos prédios governamentais antigos, muitos deles símbolos nacionais.

Nesses últimos, é possível participar de visitas guiadas gratuitas, como é o caso da Casa Rosada, sede do poder executivo nacional.

Durante a visita à Casa Rosada, os guias trazem muitos detalhes da construção e curiosidades relacionadas aos presidentes.

Um dos pontos alto é ver a Plaza de Mayo a partir da Casa Rosada.

Na mesma região da Casa Rosa, está a bela Catedral Metropolitana, que foi reformada há poucos anos e está imperdível.

Lá está o túmulo do libertador da Argentina, Chile e Peru, o General San Martín.

Como a Catedral costuma ficar aberta, é fácil visitá-la durante seu recorrido pelo centro de Buenos Aires.

O que fazer em Buenos Aires, na Argentina? Muitas Atrações!
Teatro Colón

A visita guiada pelo Congresso da Argentina também é gratuita e mostra a beleza das câmaras do poder legislativo, assim como quadros antigos, lustres e salas decoradas, sempre em estilo neoclássico.

Muitos turistas não visitam o Congresso por falta de tempo, mas nós achamos a visita guiada muito boa, sendo uma alternativa para quem já conhece a Casa Rosada.

Saiba mais sobre o Congresso da Nação Argentina no nosso post especial.

O Teatro Colón também possui visitas guiadas, mas são pagas e nada baratas. Esse teatro é um dos mais importantes da América Latina e um dos melhores em acústica a nível mundial.

Nós falamos mais sobre o Teatro Colón e seus espetáculos, inclusive com uma recomendação bem bacana para visitar o teatro.

Na nossa opinião, vale bem mais a pena ir a um espetáculo no Teatro do que fazer a visita guiada.

Foi uma experiência inesquecível ir a uma apresentação da soprano Renée Fleming no Teatro Colón.

No final de semana, vá às feiras e mercados

O que fazer em Buenos Aires, na Argentina? Muitas Atrações!
Feira de San Telmo

Os finais de semana são bastante movimentados na capital argentina, porque várias feiras famosas acontecem nesse período.

A feira mais conhecida é a Feira de San Telmo, com foco em produtos antigos únicos.

Ao redor da Feira de San Telmo, muitos ambulantes vendem de tudo, principalmente produtos de camelô, mas os produtos da Feira de San Telmo são autênticos.

Quem gosta de antiguidades e tem paciência pode encontrar boas lembrancinhas do local, fugindo dos souvenirs convencionais, que não tem mais graça nenhuma.

O que fazer em Buenos Aires, na Argentina? Muitas Atrações!
Caminito

Aos domingos, também ocorre a Feira de Mataderos, distante 18 quilômetros do centro de Buenos Aires.

Na Feira de Mataderos, produtos alimentícios de qualidade podem ser encontrados, assim como artesanato e muito cultura gaúcha. Saiba mais sobre a Feira de Mataderos no nosso artigo especial!

Um passeio que você pode fazer no final de semana é visitar o Caminito, pois é mais seguro visitá-lo em dias de movimento.

Apesar de ser uma atração controversa, o Caminito tem certa beleza e acreditamos que vale a pena ir pelo menos uma vez no local.

Nós fizemos um post com dicas sobre o Caminito muito importantes para seu passeio ser tranquilo e seguro, assim como foi o nosso.

Atrações em Buenos Aires modernas

O que fazer em Buenos Aires, na Argentina? Muitas Atrações!
Puente de la Mujer em Puerto Madero

Buenos Aires possui várias facetas, uma delas é a modernidade de Puerto Madero, uma região cheia de prédios e super organizada.

Um dos símbolos da cidade fica em Puerto Madero, a Puente de la Mujer, que está destacada na imagem acima.

Há também uma avenida cheia de estátuas famosas em Puerto Madero, que ganha ainda mais vida nos finais de semana. Os moradores costumam fazer feiras ao ar livre nessa avenida.

O que não costuma valer muito a pena no bairro são os hotéis e os restaurantes, ambos caros.

No nosso artigo especial sobre onde se hospedar em Buenos Aires mostramos que Puerto Madero é um dos piores da cidade no quesito hotéis.

Faça sol ou chuva, vá aos museus em Buenos Aires

O que fazer em Buenos Aires, na Argentina? Muitas Atrações!
Museu de Arte Latino-americana de Buenos Aires

Os museus da capital argentina são muitos bons. Há museus clássicos, contemporâneos, focados em personagens importantes para o país e muitos outros.

O Museu Nacional de Belas Artes é cheio de obras importantes, porém mais clássico.

Já o Museu de Arte Latino-americana de Buenos Aires vai te encantar mais ainda, devido aos quadros de artistas brasileiros, as diferentes esculturas e também por causa das exibições temporárias.

Vale destacar a excelente visita guiada do Museu Nacional de Arte Decorativa, uma das visitas guiadas em Buenos Aires que mais gostamos.

Esses são os três museus que mais gostamos e recomendamos, já que a capital da Argentina concentra as atrações culturais do país.

Atrações que só Buenos Aires tem

O que fazer em Buenos Aires, na Argentina? Muitas Atrações!
Cemitério da Recoleta

Buenos Aires é uma cidade cheia de atrações únicas e uma das mais visitadas é o Cemitério da Recoleta.

Cheio de arte nos túmulos, o Cemitério da Recoleta rende algumas horas de passeio, além de ser uma opção sobre o que fazer em Buenos Aires de graça.

Outra atração bastante única é a Floralis Genérica, uma flor imensa de metal em um jardim no bairro Recoleta, um bairro que vale a visitar pelas casas neoclássicas dos ricaços.

Aliás, dá para visitar o Cemitério da Recoleta e a Floralis Genérica no mesmo dia, porque estão próximos.

Além disso, saiba que a Recoleta é um dos melhores bairros para se hospedar em Buenos Aires.

livraria El Ateneo Grand Splendid
El Ateneo Grand Splendid

A livraria El Ateneo Grand Splendid também é uma atração singular da capital argentina. Muitas prateleiras com livros recheiam o interior de um antigo teatro. Uma cena esplêndida!

Que tal ir à China? Buenos Aires tem uma chinatown, que é bem pequena, mas com bons restaurantes chinesas e várias lojas de produtos asiáticos.

Se você tiver mais tempo na cidade, vale apostar em um passeio diferente. Porém, sinceramente não achamos a chinatown fundamental, até porque é bem pequena.

Atrações em Palermo, Buenos Aires

Atrações em Palermo, Buenos Aires

Palermo é o maior bairro de Buenos Aires e lá você vai encontrar muito o que fazer em Buenos Aires.

São tantas atrações que fizemos um post só sobre Palermo em Buenos Aires. Um dos grandes destaques são os Bosques de Palermo.

O bairro também é conhecido pela vida noturna, pela quantidade dos restaurantes e também possui bons shoppings.

Vale mencionar que Palermo foi um dos bairros que nos hospedamos na cidade, ideal para quem gosta de ficar em bairros residenciais.

Comidas, bebidas e tudo que o turista tem direito

Calle Florida
Calle Florida

Apreciar os clichês da capital argentina também vale a pena e está na lista sobre o que fazer em Buenos Aires!

Prove muitos tipos diferentes de doce de leite argentino, coma muita carne e engorde na sua viagem, beba muito vinho, assista a um show de tango (só depois de pesquisar bastante) e até caminhe pela Calle Florida (mas não compre nada por lá).

Buenos Aires vai muito além dos clichês, mas seus clichês também são ótimos, então, aproveite!

O que fazer em Buenos Aires com chuva? Dicas para dias de chuva em Buenos Aires

Buenos Aires é uma cidade com bastante influência do Rio da Prata e, por isso, é uma cidade úmida e chuvosa, principalmente no verão e na primavera.

O clima de Buenos Aires é do tipo que pode chover a qualquer hora nessas épocas, com exceção do inverno, que é mais seco.

Por isso, é sempre interessante ter algumas cartas na manga quando um dia de chuva der as caras.

Museus para dias de chuva em Buenos Aires

La Bombonera. Fonte: TripAdvisor

Os museus são ainda mais procurados nos dias de chuva em Buenos Aires, principalmente o MALBA e o Museu Nacional de Belas Artes.

Dessa forma, recomendamos que você dê uma chance ao Museu Nacional de Arte Decorativa, que possui uma coleção de peças de decoração incrível, sendo um palácio clássico no coração de Buenos.

O Museu Nacional de Artes Decorativas, além de lindo, tem uma visita guiada imperdível e até concertos abertos ao público.

Se você é fã de futebol, pode ser bem interessante visitar os museus dos dois times mais importantes de Buenos Aires (e de toda a América do Sul?): Boca Juniors e River Plate.

O Museu do Boca Juniors é um dos mais famosos, afinal pisar em La Bombonera não é algo que se faz todo o dia.

O Museu do River Plate vem ganhando fama nos últimos anos, com os holofotes mais voltados para as conquistas recentes do time.

Aliás, esses dois passeios são econômicos quando se fala em tour guiado.

Prédios históricos para visitar em Buenos Aires

Buenos Aires é muito rica em prédios históricos. Nos dias de sol, apenas curtir a arquitetura externa e tirar fotos pode ser o suficiente, mas o que fazer em Buenos Aires com chuva pode incluir entrar nesses locais cheios de histórias.

Como a Casa Rosada e o Teatro Colón exigem planejamento, em dias de chuva é interessante optar por outros prédios históricos.

Nós recomendamos conhecer a Catedral Metropolitana, o Congresso da Nação Argentina, a Livraria El Ateneo Grand Splendid, todos são centrais e fáceis de chegar.

Se você procura um lugar fora do roteiro tradicional, vale a pena fazer o tour ao Palácio Barolo, que já foi o mais alto da América do Sul (anos 1930) e possui detalhes referentes ao livro A Divina Comédia na arquitetura.

Antigos cafés

Buenos Aires tem aquele clima gostoso para curtir os inúmeros cafés de qualidade que a cidade possui, mesmo que no verão seja uma cidade bem quente.

Os portenhos são acostumados a encontrar nos cafés, além das delícias doces, um local para ler, usar o wifi ou se encontrar.

Então, aproveite uma tarde chuvosa em um dos cafés notables da cidade. Eles recebem essa denominação por serem cafés de qualidade e estarem na história da cidade.

O café mais conhecido é o Café Tortoni, mas há outros, como: Café las Violetas, Confiteira del Hotel Castelar e Café de los Angelitos.

Seguindo a linha das bebidas, se você quer algo mais diferente, fazer a degustação de vinhos argentinos é uma boa pedida. Essa atração é adequada para quem não vai estender fazer uma viagem a Mendoza.

Shows de tango em Buenos Aires

Show de tango. Fonte: TripAdvisor

Quando se está em Buenos Aires, mesmo que a chuva aperte, sempre há algo para fazer durante a noite.

Os shows de tango sempre estão no roteiro dos turistas e casas de show não faltam. Atualmente, vale mais a pena optar por shows que não incluem o jantar, assim você tem mais liberdade para jantar algo do seu gosto.

O Show Señor Tango é bastante elogiado pelos viajantes brasileiros, tendo a opção com ou sem jantar. A apresentação é mais teatral e muito bonita, sendo bastante organizada. Sem dúvida, um show de tango em Buenos Aires com qualidade.

Outra opção é o Show no Tango Porteño, mais econômico e procurado por estrangeiros. Há também o Show Piazzolla Tango, também muito procurado pelos gringos, que costumam gostar bastante da exuberância da apresentação.

Turismo gastronômico

Sem dúvida, na sua estadia pela capital argentina você vai engordar de tantas delícias gastronômicas argentinas.

Nós recomendamos que além do tradicional bife de chorizo você experimente as comidas de outros países presentes na cidade.

No Bairro Chino, por exemplo, há restaurantes com bons preços e porções generosas de comida chinesa.

No bairro Abasto (e em outras partes da cidade), há muitos restaurantes peruanos para todos os bolsos.

Os maravilhosos restaurantes mexicanos também são imperdíveis. Há até restaurante armênio.

Fazer compras em Buenos Aires

Mesmo que a cidade já não seja o melhor destino para compras, quando a chuva aparecer, você pode aproveitar o dia para conhecer os shoppings da cidade e fazer suas compras de viagem.

Um dos shoppings mais belos e conhecidos são as Galerias Pacífico, mas há muitos outros, como o Recoleta Mall, o Alto Palermo (um dos mais tradicionais) e o Patio Bullrich (com muitas lojas de grife).

O Dot Baires Shopping é um dos mais novos e mais modernos shoppings de toda a Argentina. O Shopping Abasto é gigantesco e super tradicional.

Principais pontos turísticos de Buenos Aires no mapa

Confira no mapa as atrações turísticas de Buenos Aires que você não pode perder. Basta clicar no “botão com seta” para acessar a legenda do mapa.

Esperamos que as dicas sobre o que fazer em Buenos Aires tem sido úteis! Veja também nossos diversos artigos sobre viagem a Buenos Aires! É fundamental que você saiba como escolher o melhor seguro viagem à Argentina gastando pouco!

Boa viagem, Viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.