Tudo sobre a Feira de Mataderos em Buenos Aires

por Jade

A Feira de Mataderos é uma das mais tradicionais feiras de Buenos Aires, mas por acontecer longe do centro, a maioria dos turistas não visita.

Nós resolvemos conhecer esse local frequentado só por moradores e descobrir um pedacinho do interior argentino bem na capital.

Leia a seguir nossas dicas para visitar a Feira de Mataderos de maneira independente e ainda gastando pouco!

Saiba também mais dicas sobre o que fazer em Buenos Aires e os melhores bairros para se hospedar em Buenos Aires!

Como é a Feira de Mataderos em Buenos Aires?

Feira de Mataderos: a Buenos Aires gaúcha aos domingos!
Nem o frio espanta os visitantes.

Distante 18 quilômetros da Plaza de Mayo, no bairro de Mataderos está a Feria de las Artesanías y Tradiciones Populares Argentinas, local de encontro entre a cultura, arte e sabores do campo com a metrópole argentina.

Conhecida apenas como Feira de Mataderos, já que acontece na frente do antigo abatedouro de gado, a feira traz aos moradores e turistas inúmeras barracas com comidas típicas argentinas, artesanato em couro, metal e madeira, além de muita música e dança gaúcha.

A Feira de Mataderos teve sua primeira edição em 8 de junho de 1986, graças ao projeto de Sara Vinocur.

Atualmente, as 700 barracas vendem de tudo um pouco da cultura gaúcha, desde cuias para tomar mate até doce de leite que você não encontra nos supermercados.

Visitar a Feira de Mataderos é uma experiência muito diferente da Feira de San Telmo, por exemplo, sendo essa última mais urbana e focada em antiguidades.

Em Mataderos, o foco é a cultura gaúcha em suas diversas faces, o encontro entre o campo e a cidade.

Feira de Mataderos: a Buenos Aires gaúcha aos domingos!
Apresentação de um grupo folclórico

Para os turistas das regiões do Brasil com cultura gaúcha (que hoje está presente do norte ao sul do Brasil), a Feira de Mataderos é semelhante a um rodeio, mas sem os cavalos (algumas vezes há corridas de cavalo) e com muita comida e artesanato, o que deixa a experiência ainda mais agradável.

Um dos destaques são as apresentações artísticas, com danças gaúchas, canções e grupos folclóricos.

Como visitamos a feira no Dia da Bandeira (por pura sorte), a festa tinha como tema a pátria, mas as apresentações musicais também aconteceram.

Visitar essa feira é uma ótima oportunidade para comprar souvenires, sejam objetos de decoração, peças de couro, ponchos, vinho patero, doce de leite caseiro e muitos outros.

Nós achamos os preços muito bons, afinal, esses produtos têm como consumidores os moradores e não os turistas.

É claro que a maioria do orçamento vai para a comida típica, como as empanadas ricamente recheadas, o locro criollo, o choripan e muita carne, algo que não falta no domingo do gaúcho, independente do país.

Como chegar à Feira de Mataderos?

Feira de Mataderos: a Buenos Aires gaúcha aos domingos!

A Feira de Mataderos acontece todos os domingos e feriados pátrios das 11h às 20h.

Durante o verão (janeiro e fevereiro), a feira acontece no sábado após as 18h.

Como chegar?

A Feira fica distante do centro de Buenos Aires. O ônibus 92 é um dos melhores para chegar ao local. Ele passa pela Av. do Libertador, Recoleta e Palermo.

Endereço: Entre Avenida de los Corrales e Lisandro de la Torre. Utilize esse endereço no Google Maps e não Feira de Mataderos, porque há um erro no localizador do Google Maps.

Se você precisar de mais informações sobre Buenos Aires, leia os artigos sobre nossa viagem a Buenos Aires, com destaque para o post completo (e enorme) sobre os melhores bairros para se hospedar em Buenos Aires e quais você deve evitar!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.