A Feira de San Telmo é um dos principais pontos turísticos de Buenos Aires, visitada por aproximadamente 20 mil pessoas todos os domingos.
Localizada no histórico bairro de San Telmo, a Feria de Cosas Viejas y Antigüedades de San Pedro Telmo é um lugar para apreciar com calma, ver a beleza dos objetos vendidos por senhores e senhoras cheios de estilo.
Veja nossas dicas para aproveitar uma das mais famosas atrações de Buenos Aires! Neste artigo, ainda há muitas sugestões de outros lugares a visitar no bairro de San Telmo.
Belezas, histórias e relíquias da Feira de San Telmo, em Buenos Aires
A Feria de San Telmo nasceu em novembro de 1970 no bairro de mesmo nome e a partir dessa época ocorre aos domingos, faça chuva ou faça sol.
O Museu da Cidade fiscaliza se os objetos são mesmo antigos (anteriores a década de 70), se o feirante realmente é quem vende e outras questões bastante rígidas para manter a veracidade da feira de antiguidades.
Com tantas regras, a Feira de San Telmo mantém a originalidade em suas 270 barracas localizadas na Plaza Dorrego (também nas ruas próximas de Defensa e Humberto I).
Com a fama da feira de antiguidades e a atração de milhares de turistas, formou ao redor da Plaza Dorrego outra feira.
São quilômetros de barracas que vendem de tudo para turistas, desde camisetas turísticas até cofre do Homem-Aranha.
Particularmente, apenas a Feira de San Telmo é interessante, porque possui realmente antiguidades, objetos únicos, cristais belíssimos, livros, objetos de decoração riquíssimos e muitas outras peças, como você pode notar nas imagens deste post.
Mas há quem goste de procurar o que comprar nas barracas que não fazem parte da feira de antiguidades, com produtos mais comuns.
As belezas da Feira de San Telmo são tantas que atraem muitos turistas.
Os feirantes já conseguiram até levantar o perfil dos visitantes estrangeiros. Segundo eles, os brasileiros são os que mais se interessam por objetos de metais e peças coloridas.
Informações para visitar a Feira de San Telmo
Como chegar? A Feira de San Telmo pode ser facilmente acessada com uma caminhada a partir da Plaza de Mayo.
Aqui você confere os ônibus (colectivos) que levam até a feira. Neste caso, eu acho mais prático usar o ônibus do que o metrô.
Dicas de segurança? Prefira ir a Feira de San Telmo pela manhã ou no começo da tarde, porque lota muito depois das 14h, aumentando as chances de furtos por batedores de carteira.
Vale destacar que a Feira de San Telmo acontece todo o domingo das 10h às 17h.
O que fazer em San Telmo, Buenos Aires? Pontos Turísticos de San Telmo
San Telmo é um bairro histórico de Buenos Aires e um dos mais antigos da cidade, fazendo parte do Centro Histórico.
Seu casario reflete o período de riqueza que o bairro viveu até o século XIX. Contudo, com a epidemia de febre amarela em 1871, as famílias ricas abandonaram o local, fazendo-o cair em decadência.
Ainda hoje, é comum notar que muitos casarões estão precisando de restauração, mesmo assim, há belas construções para serem contempladas.
Além da Feira de San Telmo, recomendamos que você inclua essas atrações no roteiro:
- Mercado de San Telmo;
- Estátua da Mafalda;
- Igrejas em San Telmo;
- Construções Antigas e Galerias;
- Museus em San Telmo.
Mercado de San Telmo
A Feira de San Telmo é ao ar livre, mas o bairro tem um mercado fechado que data do final do século XIX.
No Mercado de San Telmo é possível encontrar desde cafés de várias partes do mundo até alimentos e temperos, passando por lojas de antiguidades.
Aos domingos, o Mercado fica movimentado devido à Feira, mas vale a pena conhecê-lo mesmo assim.
Esse mercado conserva a forma tradicional dos mercados fechados de Buenos Aires, além de estar bem conservado e ser Patrimônio Nacional.
Estátua da Mafalda
A estátua da Mafalda é um dos ícones de San Telmo, porque a simpatia do público com a personagem de Quino é muito grande.
Os pequenos ou grandões não resistem a tirar algumas fotos ao lado dela e de seus amigos.
Na esquina das ruas Chile e Defensa ficam as estátuas de Mafalda, Susanita e Manolito, sendo um bom ponto de partida para conhecer o bairro. É ali também que começa o Paseo de la Historieta.
O Paseo de la Historieta é um tour pelos bairros de Montserrat, San Telmo e Puerto Madero que conta a história dos principais personagens de quadrinhos da Argentina. O passeio termina no Museu do Humor.
Confira mais detalhes sobre o Paseo de la Historieta!
Igrejas em San Telmo
San Telmo tem uma riqueza de templos interessantes para serem visitados.
A igreja mais importante é a Igreja de Nossa Senhora de Belém, uma construção do século XVIII que pertence à Paróquia de San Pedro Gonzalez Telmo.
Há duas igrejas bem diferentes do que estamos acostumados: a Igreja Ortodoxa Russa e a Igreja Dinamarquesa.
Nós entramos na Igreja Ortodoxa Russa durante uma celebração e o local é belíssimo por dentro e por fora.
Já a Igreja Dinamarquesa estava fechada quando visitamos o bairro, mas a fachada é bem bonita. Além de celebrações, na Igreja Dinamarquesa acontecem eventos culturais.
Construções Antigas e Galerias
Sem dúvida, um passeio por San Telmo revela vários casarões, construções curiosas e muitas galerias e antiquários.
A Casa Mínima é uma das construções mais diferentes no bairro. Localizada na rua San Lorenzo 380, a Casa Mínima é conhecida por ter apenas 2,50 metros de fachada, tornando-se uma das menores de Buenos Aires.
Acredita-se que essas casas pequenas eram pertencentes aos ex-escravos.
Para os interessados na história do bairro, vale visitar o Zanjón de Granados, uma construção na qual foram encontrados vestígios arqueológicos dos primeiros tempos da colonização em Buenos Aires.
Há uma grande quantidade de casarões antigos que se tornaram galerias, lojas de design e antiquários.
Um desses casarões é a antiga residência da família Ezeiza, que hoje é conhecida como Pasaje de la Defensa. Seus pátios abrigam lojas de roupas, souvenirs e produtos antigos.
Outras galerias para visitar são a conhecidíssima Galeria del Viejo Hotel, dedicada à pintura e escultura, a Galeria Solar de French, onde viveu Domingo French, e a Galeria Los Patios de San Telmo, uma construção do século XVIII.
Museus em San Telmo
Para quem deseja estender a visita, há dois importantes museus no bairro: o Museu de Arte Moderna de Buenos Aires (MAMBA) e o Museu Histórico Nacional.
O Museu Histórico Nacional possui uma variedade de objetos que contam a história da Nação Argentina.
Já o MAMBA é um museu imperdível para quem gosta de arte moderna, já que sua coleção inclui artistas locais desde os anos de 1940 até a atualidade.
Há obras de importantes pintores internacionais, como Salvador Dalí, Pablo Picasso, Joan Miró, Henri Matisse, entre outros.
Roteiro de Viagem a San Telmo
Muitas das atrações de San Telmo não pedem muito tempo, como visitar as galerias. Já para a Feira, o Mercado e fotos do casario é normal despender pelo menos 2 horas.
No mapa acima, você pode notar a sugestão de roteiro que começa pelo ponto A (estátua da Mafalda) e a vai até a região do Parque Lezama no ponto H. Esse roteiro tem aproximadamente um quilometro de extensão.
Nossa sugestão de roteiro é: estátua da Mafalda; fotos da Casa Mínima e Zanjón de Granados; Mercado de San Telmo; Feira de San Telmo; Igreja de Nossa Senhora de Belém; Pasaje de la Defensa; Igreja Ortodoxa Russa.
Nós não colocamos nenhum dos museus mais importantes do bairro no roteiro. Essa decisão vai muito do seu gosto pessoal por museus e da quantidade de museus em Buenos Aires que você visitará.
Se você não acrescentar nenhum museu no roteiro, seu passeio por San Telmo será totalmente gratuito.
Muitos viajantes optam por participar do elogiado Free Tour por San Telmo, com o custo apenas de uma gorjeta, sendo que leva 2h30min.
Para te ajudar a planejar sua viagem, recomendamos que você leia o artigo sobre o que fazer em Buenos Aires e também nosso guia dos melhores bairros para dormir em Buenos Aires e quais evitar!
Boa viagem!
Teste o seletor de hotéis do Guia!
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
RESERVA DE HOTÉIS Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues. O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação. |
|
ALUGUEL DE CARROS O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países. Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva. Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora. |
|
SEGURO VIAGEM Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras. Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto. |
|
LOJA DO VIAJANTE Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem? Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante |
|
CHECAR LOCALIZAÇÃO Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota. Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos. |
|
SELETOR DE HOTÉIS O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo. A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel. |
|
GUIA DE VIAGEM O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos. Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais. |