Verona é uma das cidades mais importantes no norte da Itália. Conhecida como palco da “lenda” de Romeu e Julieta, a cidade é chamada de a mais romântica da Itália. Com romance ou sem romance, essa região é belíssima e há muito o que fazer em Verona.
O grande destaque das atrações turísticas de Verona é o Centro Histórico, que guarda inúmeras igrejas bem conservadas, castelos imponentes e até uma arena romana milenar.
Verona foi uma das grandes surpresas da nossa viagem pela Itália. Bem conservada e com preços bons para a região, recomendamos dedicar alguns dias para conhecê-la. A partir de Verona também dá para visitar Veneza.
Mas hoje, neste artigo, vamos nos dedicar apenas aos pontos turísticos de Verona.
O que Fazer em Verona? Pontos turísticos de Verona
Arena de Verona
Um dos primeiros monumentos que se nota no Centro Histórico é a Arena de Verona, localizada na Piazza Bra.
A Arena começou a ser construída no primeiro século d.C. Acredita-se que tinha capacidade para 30 mil espectadores. Ainda hoje é possível ver as rochas rosadas usadas para construí-la milênios atrás.
Apesar de ter sofrido com terremotos e muitas de suas rochas terem sido utilizadas como material em outras construções, a Arena ainda mantém sua função de casa de espetáculos, principalmente de ópera.
Todos os anos acontece o Arena di Verona Opera Festival, com apresentações grandiosas de óperas. O Festival costuma acontecer de meados de junho até o final de agosto ou até o começo de setembro.
Nos demais meses podem ocorrer eventos, porém são mais esporádicos.
Quem viaja no verão tem uma chance de assistir a um espetáculo de ópera em um lugar inesquecível. Sem dúvida, é o tipo de atração que transforma qualquer viagem.
Nos meses fora do verão, o viajante pode entrar na Arena. O ticket adulto custa 10 euros.
Informações práticas – Horários: de terça a domingo das 8h30min. às 19h30min., segunda das 13h30min. às 19h30min. Lembrando que no verão os horários podem mudar por causa dos eventos. Para mais informações, confira o site oficial aqui ou adquira o tour guiado pela Arena de Verona.
Piazza delle Erbe e Torre dei Lamberti
As piazzas são locais de encontro dos moradores e turistas, o centro da vida de qualquer cidade. Em Verona, não é diferente.
Apesar da Piazza Bra ser muito famosa, há outras que se destacam, como a Piazza delle Erbe e a Piazza dei Signori.
A Piazza delle Erbe é o centro da cidade desde a época romana, porque ali ficava o Fórum, onde estavam as instituições mais importantes.
Atualmente, a Piazza delle Erbe é uma bela praça cercada por prédios históricos, como o Palazzo Maffei e a Torre del Gardelo. Nela pode-se ver a Torre dei Lamberti e um pequeno mercado ao ar livre, com objetos variados e comida.
A Torre dei Lamberti é uma das principais atrações sobre o que fazer em Verona, porque proporciona uma bela vista da cidade. A Torre é muito antiga, construída no século XII, mas com várias reformas posteriores.
Como a maioria das praças da Europa, a Piazza delle Erbe possui uma fonte, a Fontana di Madonna Verona, que dizem ter sido construída usando uma estátua romana.
Muito próxima à Piazza delle Erbe está a Piazza dei Signori, que abriga o Palácio do Governo (Palazzo del Podestà), a entrada para a Torre dei Lamberti e o Arche Scaligeri (túmulo da Família Scaligeri, os senhores da Verona medieval).
Saiba que no tour gratuito por Verona (apenas gorjeta) toda essa região das piazzas percorrida.
Castelvecchio
O Castelvecchio é uma das construções mais imponentes de Verona, datada do século XIV.
A importante família Della Scala construiu esse castelo com grandes muros e torres, verdadeiramente uma fortificação. A intenção era se proteger, inclusive de revoltas populares.
Por muitos séculos, o Castelvecchio foi usado como área militar, mas a quase 100 anos sua função educacional se sobressaiu.
Hoje os turistas e moradores podem passear de graça pelas áreas abertas do local e também aproveitar o Museu do Castelvecchio, com obras de arte de vários séculos.
Nós gostamos muito de visitar o Castelvecchio, um dos lugares mais fotogênicos de Verona.
Informações práticas – End: Corso Castelvecchio, 2. Horários variam ao longo do ano. Ingresso adulto para o museu 6 euros. Para mais informações, acesse o site oficial aqui.
Catedral e outras Igrejas em Verona
Verona tem pelo menos duas dezenas de igrejas interessantes do ponto de vista turístico. São construções muito bem cuidadas, com decoração caprichada e a maioria com poucos visitantes.
A igreja mais conhecida é a Catedral di Santa Maria Assunta, também chamada de Duomo.
A história do Duomo é muito antiga, sendo fruto de uma série de reconstruções e restaurações, sendo que a primeira igreja foi construída por volta do século IV.
Contudo, foi a partir do século XV e XVII que a construção ganhou as características atuais. Os destaques são a fachada românica e os afrescos, em especial a Assunção da Virgem de Titian.
O Dumo de Verona tem entrada paga, 3 euros por adulto. Esse é o custo para entrar nas maiores igrejas famosas da cidade.
Outra igreja muito importante é a Basílica de San Zeno, famosa pelo estilo românico.
Além disso, é uma igreja super antiga, com vestígios de sua presença antes do século IX, mas foi a partir do século XII que ganhou as características atuais.
A Basílica de San Zeno é muito bonita internamente, com faixas de mármore colorido e vários afrescos com séculos de existência.
A Basílica de Sant’Anastasia é outra joia da arquitetura, sendo uma igreja gótica com belos detalhes internos, com destaque para o teto bem decorado.
Já a Igreja de San Fermo chama a atenção pela arquitetura exterior, super fotogênica, parecendo um castelo medieval.
As igrejas mencionadas acima são pagas (3 euros cada), mas há várias com entrada gratuita. A dica é entrar na igreja mesmo que a fachada pareça simples. Muitas vezes, o interior pode surpreender.
Casa e Tumba de Julieta em Verona
Muitos turistas ficam loucos por estarem na terra de Romeu e Julieta (ou Giulietta). É claro que Verona possui atrações para esse público, destacando-se a Casa de Giulietta e sua tumba.
A Casa de Giulietta é uma casa que dizem ter pertencido à Giulietta Capuleto, a jovem apaixonada. Dentro do Museu/Casa, há a reprodução da casa e a pequena varanda.
Pode-se visitar por fora a Casa de Giulietta e tirar uma foto com a estátua dela sem pagar nada, caso você tenha apenas curiosidade e não queira entrar no museu.
Já a suposta tumba fica no Museu degli Affreschi. Para visitá-la, é melhor comprar o ingresso conjunto da Casa e da Tumba por 7 euros, o que inclui também a visita ao museu de afrescos.
Particularmente, visitar por fora a Casa de Giulietta já nos pareceu de bom tamanho.
Informações práticas – Casa di Giulietta. End: Via Cappello, 23. Horários variam ao longo do ano. Ingresso adulto para a casa e a tumba 7 euros. Para mais informações, confira o site oficial aqui.
Castelo de San Pietro
Verona é uma cidade tão bela que deve ser vista também do alto. Uma alternativa totalmente gratuita é atravessar a Ponte Pietra e subir até o Castelo San Pietro, no alto de um morro.
Essa montanha teve diversas construções e no seu sopé ainda hoje há as ruínas do Teatro Romano. O ideal é visitar o Castelo de San Pietro em um dia de sol para aproveitar ainda mais as belas vistas.
Lago di Garda a partir de Verona
O maior lago da Itália é o paraíso de muitos turistas alemães, que vem em busca de águas limpas, tranquilas e proximidade com a natureza.
O Lago di Garda é realmente muito bonito, principalmente na região de Garda, próximo às montanhas. Nós gostamos muito da região, por isso está neste post sobre o que fazer em Verona.
As principais praias/vilas do Lago di Garda são: Sirmione, Bardolino, Lazise, Peschiera del Garda e Garda, a maioria pertencente a região de Verona.
Peschiera del Garda é a região turística mais desenvolvida, oferecendo muitos hotéis e restaurantes, mas é Garda que possui a beleza mais deslumbrante.
Veja mais dicas sobre o Lago di Garda no nosso artigo especial e confira também o tour para o Lago di Garda saindo de Verona.
Veronacard vale a pena?
O Veronacard é um cartão de turismo que inclui muitos pontos turísticos de Verona. Há dois tipos: 24h por 20 euros e 48h por 25 euros. O tempo começa a valer a partir da primeira atração.
Para quem quer conhecer a maioria das atrações mencionadas neste post, vale a pena adquirir o Veronacard, principalmente a versão de 48h.
Atração Turística | Ticket (euros) |
Arena de Verona | 10 |
Torre dei Lambert | 8 |
Basílica de San Zeno | 3 |
Dumo de Verona | 3 |
Castelovecchio | 6 |
Casa e Tumba de Julieta | 7 |
Acima estão apenas algumas atrações inclusas no Veronacard, todas elas que merecem muito ser visitadas.
Financeiramente, compensa bastante adquirir o Veronacard e ainda há outras igrejas e museus que o viajante pode visitar.
Gostou das dicas de viagem sobre o que fazer em Verona? Então, leia também nosso artigo especial sobre onde ficar em Verona nas hospedagens que valem a pena!
Boa viagem!
Teste o seletor de hotéis do Guia!
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
RESERVA DE HOTÉIS Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues. O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação. |
|
ALUGUEL DE CARROS O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países. Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva. Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora. |
|
SEGURO VIAGEM Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras. Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto. |
|
LOJA DO VIAJANTE Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem? Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante |
|
CHECAR LOCALIZAÇÃO Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota. Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos. |
|
SELETOR DE HOTÉIS O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo. A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel. |
|
GUIA DE VIAGEM O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos. Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais. |
1 comentário
Beleza de sugestão.