O que Fazer em Verona, Itália? Pontos Turísticos de Verona

Verona é uma das cidades mais importantes no norte da Itália. Conhecida como palco da “lenda” de Romeu e Julieta, a cidade é chamada de a mais romântica da Itália. Com romance ou sem romance, essa região é linda e há muito o que fazer em Verona.

O grande destaque das atrações turísticas de Verona é o Centro Histórico, que guarda inúmeras igrejas bem conservadas, castelos imponentes e até uma arena romana milenar.

Verona foi uma das grandes surpresas da nossa viagem pela Itália. Bem conservada e com preços bons para a região, recomendamos dedicar alguns dias para conhecê-la. A partir de Verona também dá para visitar Veneza.

Mas hoje, neste post, vamos nos dedicar apenas aos pontos turísticos sobre o que fazer em Verona.


O que Fazer em Verona?


Arena de Verona

O que fazer em Verona, Itália? Melhores Pontos Turísticos de Verona
Arena de Verona

Um dos primeiros monumentos que se nota ao chegar no Centro Histórico é a Arena de Verona, localizada na Piazza Bra.

A Arena começou a ser construída no primeiro século d.C. Acredita-se que tinha capacidade para 30 mil espectadores. Ainda hoje é possível ver as rochas rosadas usadas para construí-la milênios atrás.

Apesar de ter sofrido com terremotos e muitas de suas rochas terem sido utilizadas como material em outras construções, a Arena ainda mantém sua função de casa de espetáculos, principalmente de ópera.

Todos os anos acontece o Arena di Verona Opera Festival, com apresentações grandiosas de óperas. O Festival costuma acontecer de meados de junho até o final de agosto ou até o começo de setembro.

Nos demais meses podem ocorrer eventos, porém são mais esporádicos.

Quem viaja no verão tem uma chance de assistir a um espetáculo de ópera em um lugar inesquecível. Sem dúvida, é o tipo de atração que transforma qualquer viagem.

Nos meses fora do verão, o viajante pode entrar na Arena. O ticket adulto custa 10 euros.

Informações práticas – Horários: de terça a domingo das 8h30min. às 19h30min., segunda das 13h30min. às 19h30min. Lembrando que no verão os horários podem mudar por causa dos eventos. Para mais informações, confira o site oficial aqui ou adquira o tour guiado pela Arena de Verona.


Piazza delle Erbe e Torre dei Lamberti

O que fazer em Verona, Itália? Melhores Pontos Turísticos de Verona
Piazza delle Erbe

As piazzas são locais de encontro dos moradores e turistas, o centro da vida de qualquer cidade. Em Verona, não é diferente.

Apesar da Piazza Bra ser muito famosa, há outras que se destacam, como a Piazza delle Erbe e a Piazza dei Signori.

A Piazza delle Erbe é o centro da cidade desde a época romana, porque ali ficava o Forum, onde estavam as instituições mais importantes.

Atualmente, a Piazza delle Erbe é uma bela praça cercada por prédios históricos, como o Palazzo Maffei e a Torre del Gardelo. Nela pode-se ver a Torre dei Lamberti e um pequeno mercado ao ar livre, com objetos variados e comida.

O que fazer em Verona, Itália? Melhores Pontos Turísticos de Verona
Fontana di Madonna Verona

A Torre dei Lamberti é uma das principais atrações sobre o que fazer em Verona, porque proporciona uma bela vista da cidade. A Torre é muito antiga, construída no século XII, mas com várias reformas posteriores.

Como a maioria das praças da Europa, a Piazza delle Erbe possui uma fonte, a Fontana di Madonna Verona, que dizem ter sido construída usando uma estátua romana.

Muito próxima à Piazza delle Erbe está a Piazza dei Signori, que abriga o Palácio do Governo, a entrada para a Torre dei Lamberti e o Arche Scaligeri (túmulo da Família Scaligeri, os senhores da Verona medieval).


Castelvecchio

O que fazer em Verona, Itália? Melhores Pontos Turísticos de Verona
Castelvecchio e sua ponte monumental

O Castelvecchio é uma das construções mais imponentes de Verona, datada do século XIV.

A importante família Della Scala construiu esse castelo com grandes muros e torres, verdadeiramente uma fortificação. A intenção era se proteger, inclusive de revoltas populares.

Por muitos séculos, o Castelvecchio foi usado como área militar, mas a quase 100 anos sua função educacional se sobressaiu.

Hoje os turistas e moradores podem passear de graça pelas áreas abertas do local e também aproveitar o Museu do Castelvecchio, com obras de arte de vários séculos.

Nós gostamos muito de visitar o Castelvecchio, um dos lugares mais fotogênicos de Verona.

Informações práticas – End: Corso Castelvecchio, 2. Horários: de terça a domingo das 8h30min. às 19h30min., segunda das 13h30min. às 19h30min. Ingresso adulto para o museu 6 euros. Para mais informações, acesse o site oficial aqui.


Catedral e outras Igrejas em Verona

O que fazer em Verona, Itália? Melhores Pontos Turísticos de Verona
Catedral de Verona

Verona tem pelo menos duas dezenas de igrejas interessantes do ponto de vista turístico. São construções muito bem cuidadas, com decoração caprichada e a maioria com poucos visitantes.

A igreja mais conhecida é a Catedral di Santa Maria Assunta, também chamada de Duomo.

A história do Duomo é muito antiga, sendo fruto de uma série de reconstruções e restaurações, sendo que a primeira igreja foi construída por volta do século IV.

Contudo, foi a partir do século XV e XVII que a construção ganhou as características atuais. Os destaques são a fachada românica e os afrescos, em especial a Assunção da Virgem de Titian.

O Dumo de Verona tem entrada paga, 3 euros por adulto. Esse é o custo para entrar nas maiores igrejas famosas da cidade.

O que fazer em Verona, Itália? Melhores Pontos Turísticos de Verona
Igreja de San Fermo

Outra igreja muito importante é a Basílica de San Zeno, famosa pelo estilo românico.

Além disso, é uma igreja super antiga, com vestígios de sua presença antes do século IX, mas foi a partir do século XII que ganhou as características atuais.

A Basílica de San Zeno é muito bonita internamente, com faixas de mármore colorido e vários afrescos com séculos de existência.

A Basílica de Sant’Anastasia é outra joia da arquitetura, sendo uma igreja gótica com belos detalhes internos, com destaque para o teto bem decorado.

Já a Igreja de San Fermo chama a atenção pela arquitetura exterior, super fotogênica, parecendo um castelo medieval.

As igrejas mencionadas acima são pagas (3 euros cada), mas há várias com entrada gratuita. A dica é entrar na igreja mesmo que a fachada pareça simples. Muitas vezes, o interior pode surpreender.


Casa e Tumba de Julieta em Verona

O que fazer em Verona, Itália? Melhores Pontos Turísticos de Verona
Casa de Julieta

Muitos turistas ficam loucos por estarem na terra de Romeu e Julieta (ou Giulietta). É claro que Verona possui atrações para esse público, destacando-se a Casa de Giulietta e sua tumba.

A Casa de Giulietta é uma casa que dizem ter pertencido à Giulietta Capuleto, a jovem apaixonada. Dentro do Museu/Casa, há a reprodução da casa e a pequena varanda.

Pode-se visitar por fora a Casa de Giulietta e tirar uma foto com a estátua dela sem pagar nada, caso você tenha apenas curiosidade e não queira entrar no museu.

Já a suposta tumba fica no Museu degli Affreschi. Para visitá-la, é melhor comprar o ingresso conjunto da Casa e da Tumba por 7 euros, o que inclui também a visita ao museu de afrescos.

Particularmente, visitar por fora a Casa de Giulietta já nos pareceu de bom tamanho.

Informações práticas – Casa di Giulietta. End: Via Cappello, 23. Horários: de terça a domingo das 8h30min. às 19h30min., segunda das 13h30min. às 19h30min. Ingresso adulto para a casa e a tumba 7 euros. Para mais informações, confira o site oficial aqui.


Castelo de San Pietro

O que fazer em Verona, Itália? Melhores Pontos Turísticos de Verona
Castelo de San Pietro

Verona é uma cidade tão bela que deve ser vista também do alto. Uma alternativa totalmente gratuita é atravessar a Ponte Pietra e subir até o Castelo San Pietro, no alto de um morro.

Essa montanha teve diversas construções e no seu sopé ainda hoje há as ruínas do Teatro Romano. O ideal é visitar o Castelo de San Pietro em um dia de sol.


Lago di Garda a partir de Verona

O que fazer em Verona, Itália? Melhores Pontos Turísticos de Verona
Beira do lago em Garda

O maior lago da Itália é o paraíso de muitos turistas alemães, que vem em busca de águas limpas, tranquilas e proximidade com a natureza.

O Lago di Garda é realmente muito bonito, principalmente na região de Garda, próximo às montanhas. Nós gostamos muito da região, por isso está neste post sobre o que fazer em Verona.

As principais praias/vilas do Lago di Garda são: Sirmione, Bardolino, Lazise, Peschiera del Garda e Garda, a maioria pertencente a região de Verona.

Peschiera del Garda é a região turística mais desenvolvida, oferecendo muitos hotéis e restaurantes, mas é Garda que possui a beleza mais deslumbrante.

Veja mais dicas sobre o Lago di Garda aqui, no nosso artigo especial.


Veronacard vale a pena?

O Veronacard é um cartão de turismo que inclui muitos pontos turísticos de Verona. Há dois tipos: 24h por 20 euros e 48h por 25 euros. O tempo começa a valer a partir da primeira atração.

Para quem quer conhecer a maioria das atrações mencionadas neste post, vale a pena adquirir o Veronacard, principalmente a versão de 48h.

Atração TurísticaTicket (euros)
Arena de Verona10
Torre dei Lambert8
Basílica de San Zeno3
Dumo de Verona3
Castelovecchio6
Casa e Tumba de Julieta7

Acima estão apenas algumas atrações inclusas no Veronacard, todas elas que merecem muito ser visitadas.

Financeiramente, compensa bastante adquirir o Veronacard e ainda há outras igrejas e museus que o viajante pode visitar.

Gostou das dicas de viagem sobre o que fazer em Verona? Então, confira mais posts sobre a cidade aqui e leia também nosso artigo especial sobre onde ficar em Verona.

Boa viagem, viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.