Menu
Europa

O que fazer em Aix-en-Provence? Pontos Turísticos de Aix-en-Provence

Atualizado em: 18 de setembro de 2020

Aix-en-Provence é a principal cidade da Provença, visitada por turistas do mundo todo. O que fazer em Aix-en-Provence mescla comida de qualidade, pintores famosos e arquitetura preservada, além de muitas fontes.

Saiba que Aix-en-Provence era uma das cidades mais burguesas no sul da França e, por isso, possui muitas mansões preservadas. Há também belas praças com restaurantes e mercados de rua.

Neste post, você vai conferir as atrações em Aix-en-Provence que não podem faltar no seu roteiro de viagem!

Leia também nosso artigo especial sobre onde ficar em Aix-en-Provence nas hospedagens que valem a pena, inclusive com sugestões de hotéis e apartamentos econômicos!

O que fazer em Aix-en-Provence? Principais atrações turísticas

Mercados de rua em Aix-en-Provence

Mercados de rua em Aix-en-Provence

Os mercados de rua em Aix-en-Provence são imperdíveis, principalmente o mercado com frutas, verduras e comidas prontas.

Nas manhãs de sábado, terça e quinta, vários mercados de rua tomam conta do Centro Histórico de Aix-en-Provence.

O maior deles acontece aos sábados na Place des Prêcheurs, próximo ao Palácio da Justiça.

Na Praça do Hotel de Ville ocorre o mercado de flores e na Place du Verdun há a feira de antiguidades. E são mercados grandes, com chances de você encontrar uma lembrancinha diferente.

Cézanne em Aix-en-Provence

O que fazer em Aix-en-Provence
Terraços muito pintados por Cézanne. Fonte: Flickr

Na cidade de Aix-en-Provence, nasceu, pintou e morreu o grande expoente do pós-impressionismo, Paul Cézanne.

Por ter pertencer a uma família rica, ele pode ousar nas pinturas, mesmo a crítica e o público detestando seu trabalho.

As obras de Paul Cézanne traduzem a natureza (muitas vezes de Aix-en-Provence) para formas geométricas, como cilindro, esferas e cones. Felizmente, toda a genialidade de Cézanne foi reconhecida antes de sua morte, em 1906.

Quadros e paisagens contam um pouco da história de Paul Cézanne em Aix-en-Provence.

Onde ver as paisagens e obras de Cézanne em Aix-en-Provence?

O Atelier Cézanne é um dos locais mais procurados pelos visitantes. Foi lá que Paul Cézanne passou os últimos anos de vida trabalhando.

A mobília, os materiais e a essência do atelier do pintor foram mantidas. Porém, não há obras de do artista no atelier.

Para ver pinturas de Cézanne, você deve visitar o Museu Granet. Além de 10 obras de Cézanne, há pinturas de Picasso, Matisse, Monet, Van Gogh, entre outros pintores renomados.

A qualidade do Museu Granet é inquestionável. Mesmo assim, o ticket custa apenas 6 €.

Caso você tenha mais tempo e seja apaixonado pelas obras de Cézanne, um excelente passeio é visitar os locais pintados por ele nos arredores da cidade.

A Montanha de Santa Vitória é um dos locais muitas vezes retratados pelo artista, além de ser um passeio ideal para quem gosta de natureza.

O Bibémus Quarry (ou Carrières de Bibémus) é outra paisagem retratada por Paul Cézanne em Aix-en-Provence. Essa floresta com paredões amarelados é bastante interessante, já que possui a mesma cor das casas antigas da região.

Outro lugar muito conhecido é o Terrain des Peintres, um jardim onde Cézanne e outros pintores se inspiravam para pintar a paisagem da região. O bom é que o Terrain des Peintres fica apenas 10 minutos de caminhada do Atelier Cézanne.

Cours Mirabeau

Cours Mirabeau
Cours Mirabeau

A Cours Mirabeau é a avenida principal de Aix-en-Provence, sendo considerada uma das mais belas da França.

A avenida é larga para uma cidade histórica e possui muitas mansões antigas, cafés e restaurantes sofisticados e caros. Além disso, as árvores ao redor da Cours Mirabeau dão um charme a mais.

Há várias fontes na avenida, como a Fontaine de la Rotonde bem na entrada do centro. A Fontaine de la Rotonde é uma das mais grandiosas fontes da cidade, sendo a primeira com ferro fundido na base. As estátuas representam a lei, a agricultura e a arte.

Fontaine de la Rotonde
Fontaine de la Rotonde

A Fonte do Rei René também se destaca na Cours Mirabeau.

Nessa fonte há a imagem do rei segurando uvas moscatel. Foi ele o responsável pela introdução dessa variedade de uva na Provença. Já o livro aos seus pés se deve ao fato do rei ter incentivado as artes e a ciência.

Algo bem curioso na Cours Mirabeau é a fonte com água quente coberta por musgo, mostrada na imagem a seguir. Há também a Fonte dos Nove Canhões.

Fontes de Aix-en-Provence

O que fazer em Aix-en-Provence
Fonte na Cours Mirabeau

Aix-en-Provence é cheia de fontes, sendo conhecida como a cidade das mil fontes, apesar de existirem em torno de 2 mil!

As fontes na Cours Mirabeau são as mais lembradas e fotografadas, mas há outras espalhadas pela cidade.

A Fonte dos Quatro Golfinhos merece ser conhecida por ser uma fonte muito bonita, construída no século XVII com 4 golfinhos na base de um obelisco barroco. A Fonte d’Albertas também é famosa.

A fonte mais moderna é a Mur d’eau ou parede de água. A Mur d’eau é um espelho d’água gigantesco em um viaduto na região do Pavillon Noir. Vale dar uma passada nessa região, que fica na Avenida Max Juvénal.

O Pavillon Noir é um centro de apresentação de dança super moderno, estando bem perto da Fontaine de la Rotonde.

Nessa região fica a encantadora Bibliothèque Méjanes, que tem na fachada livros gigantes, algo bem diferente.

Praças

Praça do Hotel de Ville

Os mercados, as fontes e as mansões mais belas da Provença estão todos no mesmo local: as praças de Aix-en-Provence. Há também muitos restaurantes nas praças da cidade.

  • A Place Forum des Cardeurs é uma grande praça cheia de restaurantes;
  • Na Place des Martyrs de la Résistance acontece o festival de música da cidade em julho. No Palácio dos Arcebispos fica um museu dedicado à tapeçaria;
  • A Place des Trois Ormeaux é um lugar mais tranquilo, com restaurantes e algumas fontes;
  • A praça mais importante da cidade é a Praça do Hotel de Ville, a antiga prefeitura. O Hotel de Ville foi construído no século XVII e possui estilo barroco. Na praça, há a belíssima Torre do Relógio do século XVI e o Mercado de Grãos.

Igrejas

O que fazer em Aix-en-Provence
Catedral St. Sauveur

As Igrejas em Aix-en-Provence são particularmente interessantes pela mistura de estilos arquitetônicos. A mais conhecida é a Catedral da cidade, chamada de Catedral St. Sauveur.

Construída na região do antigo Fórum Romano, a Catedral possui estilos arquitetônicos do século XII ao XIX, como gótico e românico.

Perto do Museu Granet, você pode visitar outra igreja bem interessante, a Igreja de Saint-Jean-de-Malte, construída no século XIII em estilo gótico.

Parques

Parc Jourdan
Parc Jourdan

Os parques não são as atrações mais procuradas sobre o que fazer em Aix-en-Provence, mas a cidade possui parques ideais para dar aquela descansada, principalmente nos dias quentes do verão francês.

O Pavillon de Vendôme é um museu com um belo jardim construído no século XVII. A entrada ao parque é gratuita.

O Parc Jourdan é um parque bem grande, construído na década de 1930. Ele fica bem próximo ao centro, então é fácil de chegar mesmo a pé.

Mapa com os pontos turísticos de Aix-en-Provence

Confira no mapa a localização das atrações turísticas de Aix-en-Provence mencionadas ao longo deste artigo. Basta clicar no “botão com seta” para acessar a legenda do mapa.

Pontos de interesse perto de Aix-en-Provence

O que fazer em Aix-en-Provence
Plateau de Valensole. Fonte: Wikimedia
  • Camp des Milles: é um antigo campo de concentração que se transformou em museu. Lá foram presos, deportados e assassinados muitos artistas, além de judeus e outros grupos perseguidos pelos nazistas. Site oficial.
  • Chateau La Coste: é uma vinícola próxima à Aix-en-Provence e possui ainda obras de arte.
  • Região de Luberon: há várias belas cidadezinhas que podem ser conhecidas, como Apt, Saignon, Ansouis e Lourmarin. Há inclusive tours para o Luberon saindo de Aix.
  • Gordes e Roussillon: são dois vilarejos que podem ser conhecidos em um mesmo dia.
  • Plateau de Valensole: é a melhor opção de passeio de um dia a partir de Aix-en-Provence para quem deseja ver os campos de lavanda. Mas lembre-se de que a lavanda floresce entre o final de junho e julho.

Esperamos que as dicas sobre o que fazer em Aix-en-Provence tenham sido úteis para planejar sua viagem. Agora veja sugestões dos hotéis em Aix-en-Provence que realmente valem a pena, inclusive hospedagens econômicas!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? A Real Seguro Viagem oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.