Tudo Sobre Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela

O Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela é um item indispensável entre os documentos para viajar, sendo exigido em muitos países.

Com exceção da Europa, onde apenas Malta exige a vacina, e da América do Norte, nas demais viagens é importante ter se vacinado contra a febre amarela.

Além disso, com o comprovante de vacinação em mãos, o viajante deve procurar a Anvisa para emitir o Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela ou Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP).

Neste artigo, vamos apresentar em detalhes como tirar seu certificado de vacinação.

Leia também o post “Países que exigem vacina de febre amarela” e veja se seu próximo destino de viagem está na lista (atualizada)!


Onde tomar a vacina contra febre amarela?

Tudo Sobre Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela
Fonte: Hospital das Clínicas

Os postos de saúde de todo o Brasil possuem a vacina contra a febre amarela.

Como houve um aumento da procura pela vacina, porque a doença se espalhou por quase todo o país, é importante ir ao postinho com antecedência.

Aliás, a vacina contra a febre amarela começa a proteger somente 10 dias após a aplicação. Por isso, não deixe para tomá-la em cima da hora.

Além disso, você deve levar seu RG para que possa ser emitido o comprovante de vacinação. Para quem tem o cartão de vacina do SUS, leve-o.

No comprovante de vacinação ou no cartão de vacina do SUS, algumas informações devem estar claras:

  • Validade da vacina;
  • Posto de saúde público ou privado;
  • Número do lote da vacina;
  • Data legível;
  • Carimbo com a identificação do posto de saúde.
  • Assinatura do profissional de saúde.

É importante ressaltar que não é necessário marcar um horário para o atendimento nos postos de saúde públicos.

Nas cidades muito pequenas, é comum que o vacinador tenha um horário de atendimento. Informe-se no posto de saúde mais próximo de sua residência.

Atenção: em alguns estados (Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo) foram utilizadas doses fracionadas da vacina. Nesse caso, leve ao posto de saúde algum comprovante de que você vai viajar e peça a vacina completa. Caso contrário, não será possível emitir o CIVP.


Passos para tirar o Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela

Como o comprovante de vacinação em mãos, o próximo passo é acessar o site da Anvisa e fazer o seu cadastro.

Há dois tipos de cadastros: um pré-cadastro, para quem vai fazer atendimento presencial, e um no Portal de Serviços do Governo Federal, para quem deseja o atendimento web.

Para o atendimento presencial, o viajante deve ir a unidade credenciada pela Anvisa mais próxima com os seguintes documentos:

  • Comprovante de vacinação ou cartão de vacina do SUS com as informações da vacina tomada;
  • Documento de identidade oficial com foto (RG, passaporte, carteira de motorista válida, etc.) ou Certidão de Nascimento. O RG é a melhor opção, pois sua validade é grande.

Para o atendimento web, depois de feito o cadastro, basta esperar 10 dias úteis para ser gerado o CIVP e é só imprimir. Bem fácil!


Quem não pode tomar a vacina contra a febre amarela?

Há casos de pessoas que não podem tomar a vacina contra a febre amarela, como:

  • Gestantes;
  • Bebês com menos de seis meses de vida;
  • Pessoas em tratamentos agressivos, como quimioterapia;
  • Alérgicos aos componentes da vacina, entre outros.

O mais adequado é conversar com seu médico sobre isso e ele mesmo emitir o Atestado de Isenção de Vacinação.

Da mesma forma, é possível procurar um Centro de Orientação para a Saúde do Viajante (unidades que emitem o CICP), com um documento do médico que comprove que você não pode ser vacinado, além dos seus documentos pessoais.

Veja também a lista atualizada de países que exigem vacina de febre amarela!

Boa Viagem, Viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.