Menu
Europa

O que Fazer em Porto, Portugal? Pontos Turísticos de Porto

Atualizado em: 16 de junho de 2020

Porto é uma das cidades imperdíveis em Portugal. Com muita história, belas construções antigas e deliciosos vinhos, há muito o que fazer em Porto, Portugal.

O Centro Histórico é o grande destaque do turismo no Porto, com ruas íngremes, muitas igrejas e vistas super fotogênicas do Rio Douro.

O que visitar em Porto inclui conhecer os prédios mais bonitos, passear pela medieval Ribeira, visitar alguma cave do vinho do Porto e até mesmo ir à praia, além de vários passeios.

Neste artigo, apresentamos os principais pontos turísticos do Porto em detalhes e com várias dicas de viagem que aprendemos por lá!

Utilize nosso índice abaixo para ir para a seção que mais te interessa:

Depois, leia também nosso artigo especial sobre onde ficar em Porto, Portugal, bem localizado e em pousadas, apartamentos e hotéis que valem a pena, até hospedagens baratas de verdade!

O que fazer em Porto, Portugal? Principais pontos turísticos do Porto

Ribeira em Porto

O que Fazer em Porto, Portugal? Pontos Turísticos de Porto
Ponte Luís I

O distrito da Ribeira é um antigo bairro de pescadores e mercadores, na região baixa de Porto, sendo Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1996.

Sua beleza se deve ao fato de possuir ruas estreitas com muitas casas antigas, algumas até medievais. É uma aérea bastante histórica.

No cais da Ribeira, é possível caminhar apreciando o Rio Douro e ainda tirar ótimas fotos. Há vários restaurantes, tanto no cais quanto nas ruas íngremes.

O que Fazer em Porto, Portugal? Pontos Turísticos de Porto
A Ribeira vista do tabuleiro superior da Ponte Luís I

Nós visitamos a Ribeira algumas vezes e decidimos atravessar a Ponte Luís I a pé. Essa ponte é um dos cartões postais da cidade, tendo sido construída no final do século XIX por um discípulo de Gustave Eiffel.

Apesar da pouca extensão, a Ponte Luís I impressiona porque tem dois tabuleiros e uma arquitetura diferenciada. É possível atravessar a pé a Ponte Luís I pelo tabuleiro inferior e também pelo superior.

Nós fomos à Vila Nova de Gaia pelo tabuleiro inferior e voltamos ao Porto pelo superior, sendo que esse último termina nas antigas muralhas da cidade. Mais uma dica sobre o que fazer em Porto, Portugal!

Caves do Vinho do Porto

O que Fazer em Porto, Portugal? Pontos Turísticos de Porto
Uma das muitas vinícolas em Vila Nova de Gaia

O Porto é o lugar ideal para entender melhor o que é o vinho do Porto, fazer visitas às caves e, é claro, comprar vários vinhos.

O vinho do Porto surgiu no século XVII com a intenção de identificar o vinho produzido às margens do Rio Douro, industrializado na cidade de Vila Nova de Gaia e exportado pela cidade de Porto.

No vinho do Porto a fermentação é interrompida para a adição de aguardente vínica. Assim, o vinho é doce e bastante alcoólico (19% a 22% vol.).

Há alguns tipos de vinho do Porto, que normalmente são degustados na visita às caves de Vila Nova de Gaia.

O vinho tinto ruby tem o aroma frutado. Já o vinho tinto tawny possui aroma de frutos secos e especiarias e foi o meu preferido. O vinho branco varia do doce ao seco e o rosé é um vinho leve.

O que Fazer em Porto, Portugal? Pontos Turísticos de Porto
Vista do Mosteiro da Serra do Pilar

Sem dúvida, visitar as caves de vinho é uma das atrações imperdíveis sobre o que fazer em Porto, Portugal.

Nós visitamos a cave da empresa Taylor’s e gostamos da visita guiada e das explicações, assim como dos 3 tipos de vinhos degustados. Basta atravessar a Ponte Luís I para chegar às caves.

Atualmente, a visita na Taylor’s inclui dois tipos de vinhos e é feita com áudio-guia. O custo é de 15 euros por pessoa. Não é preciso reservar com antecedência.

Na nossa última passagem por Portugal, provamos o vinho tawny da Ferreira e gostamos bastante. A visita a Ferreira custa 14 euros e também inclui 2 vinhos.

Na volta das caves, nós continuamos o passeio por Vila Nova de Gaia. Fomos ao Mosteiro da Serra do Pilar, que tem vistas incríveis do Porto e de Vila Nova de Gaia.

Caso você queira visitar as quinta no Alto Douro, leia o post sobre os passeios a partir do Porto, Portugal.

Torre dos Clérigos em Porto

O que Fazer em Porto, Portugal? Pontos Turísticos de Porto

A Ribeira, o vinho e a Torre dos Clérigos são os símbolos da cidade do Porto. Por se localizar na parte alta da cidade, a Torre dos Clérigos propicia uma das vistas mais bonitas da região.

A Torre dos Clérigos fica na Igreja dos Clérigos e possui 225 degraus espalhados nos seus 75 metros de altura. Quando o sol aparecer, a prioridade deve ser subir a torre e apreciar as vistas lá de cima.

A Torre dos Clérigos possui estilo barraco bem marcante, tendo sido construída em meados do século XVIII. O arquiteto responsável foi o italiano Nicolau Nasoni, que construiu diversos monumentos pelo Porto.

Para subir a Torre dos Clérigos, o ingresso adulto custa 6 euros e inclui a visita a um pequeno museu no local. Nos últimos andares da exposição, dá para ter uma vista excelente da área interna da Igreja dos Clérigos.

Palácio da Bolsa

O que Fazer em Porto, Portugal? Pontos Turísticos de Porto

O Palácio da Bolsa é uma importante construção histórica de Porto, porque possui salas ricamente decoradas, de deixar qualquer visitante boquiaberto.

O Palácio da Bolsa foi construído no final do século XIX sobre as ruínas do monastério pertencente à Igreja de São Francisco.

Há várias áreas internas que merecem destaque, como o grande e cheio de mosaicos Pátio das Nações, as luxuosas escadas de granito azulado, a sala dos julgamentos comerciais e o Salão Árabe.

O que Fazer em Porto, Portugal? Pontos Turísticos de Porto
Detalhe da decoração do Salão Árabe

O ponto alto da visita é o Salão Árabe. Lá todas as paredes e o teto são decorados com desenhos árabes relacionados a Alá, cobertos de folhas de ouro.

A inspiração para o Salão Árabe veio da grandiosidade das construções de Sevilha.

A visita guiada é muito bem explicada e dura certa de 45 minutos. O ingresso adulto custa 11 euros.

Igrejas do Porto, em Portugal

Igrejas do Carmo e das Carmelitas
Igrejas do Carmo e das Carmelitas

As igrejas são monumentos históricos e culturais importantes em Portugal e no Porto. Há muitas igrejas no Porto e você encontrará várias durante seus passeios.

A mais conhecida é a Catedral da Sé do Porto, com seu tamanho gigantesco e estilo gótico. Ela fica em uma área alta da cidade, tendo a Ribeira logo abaixo. A Sé não tem o charme das pequenas igrejas barrocas.

Aliás, igrejas barrocas surpreendentes não faltam, como as Igrejas do Carmo e das Carmelitas, a Igreja de Santa Clara e a Igreja de São Francisco.

A Igreja das Carmelitas é de deixar qualquer pessoa com o queixo caído. A combinação do ouro com o estilo barroco fez com que essa igreja se tornasse bastante exagerada.

Jardins do Palácio de Cristal e Casa da Música

Jardins do Palácio de Cristal
Jardins do Palácio de Cristal

Como ficamos vários dias em Porto, resolvemos ir além do Centro Histórico. Os Jardins do Palácio de Cristal são uma das atrações verdes da cidade, uma opção diferente sobre o que visitar em Porto.

Na primavera, os jardins ficam cheios de flores, como você pode ver na imagem acima. É um bom lugar para relaxar e ainda dá para ver a foz do Rio Douro.

Lá também ficam o Museu Romântico (casa-museu estilo século XIX) e o Palácio de Cristal. Nenhum dos dois é mais belo do que a vista e as flores.

Já a Casa da Música é a principal casa de concertos do Porto, onde se apresenta a Orquestra Nacional do Porto. Dá para assistir a uma apresentação da Orquestra por menos de 20 euros.

Outro destaque da Casa da Música é a arquitetura diferente. Parece que o prédio está de ponta-cabeça.

Mais Pontos Turísticos de Porto, Portugal

O que Fazer em Porto, Portugal? Pontos Turísticos de Porto
Câmara Municipal

Caminhar é uma das melhores maneiras de turistar por Porto. Há regiões especiais da cidade que merecem a câmera sempre pronta para fotografar, como a Rua Santa Catarina, a Avenida dos Aliados e a Rua Miguel Bombarda.

A Rua Santa Catarina é um agito só. Todas as vezes que fomos lá, o lugar estava fervendo. Há muitas lojas, confeitarias e o famoso Majestic Café na rua.

Já a Rua Miguel Bombarda é procurada pelas galerias de arte, negócios da moda e charme que possui. Passamos um sábado por lá e havia apresentações artísticas e feira de rua.

A belíssima Avenida dos Aliados possui praças e monumentos, como o Banco de Portugal, BBVA e a Câmara Municipal. É um local mais pomposo, mas bem bonito.

Há outras atrações turísticas menos óbvias sobre o que fazer em Porto, como a Estação de São Bento.

O que Fazer em Porto, Portugal? Pontos Turísticos de Porto
Rua Santa Catarina, Livraria Lello e Avenida dos Aliados

Por fora, a estação já impressiona e por dentro há diversas paredes com azulejos retratando momentos históricos do norte de Portugal. Essa estação é a cara do Porto!

Não posso deixar de mencionar o histórico Mercado do Bolhão. Construído em meados do século XIX, o Mercado do Bolhão é um típico mercado público, com muitos peixes, frutas e alimentos variados.

Atualmente (2020), o Mercado do Bolhão está sendo restaurado e provavelmente vai atrair ainda mais turistas quando ficar pronto.

Por falar em atrair turistas, um dos locais que mais atrai viajantes é a Livraria Lello. O local ficou famoso como uma das livrarias mais bonitas do mundo. Fala-se inclusive que foi inspiração para um dos cenários de Harry Potter.

A questão principal é que a Livraria Lello se tornou tão turística e lotada de gente, que agora tem que pagar 5 euros para acessá-la. Esse valor é descontado da compra de um livro.

A livraria é bonita, mas é pequena, costuma ter fila para entrar e fica bem cheia de gente.

Estádio do Dragão

Estádio do Dragão
Estádio do Dragão

Para os fãs de futebol, vale a pena fazer a visita guiada ao Estádio do Dragão, do time do Porto.

O time do Porto já teve muitas glórias nacionais e internacionais, tornando-se famoso e recebendo muitos visitantes.

Nós gostamos da visita, da estrutura do Estádio do Dragão e de ter conhecido um pouco mais da história do time, que já teve muitos jogadores brasileiros.

O tour pelo estádio e a entrada para o museu do clube custam 15 euros para adultos.

Praias perto de Porto

Praia de Matosinhos
Praia de Matosinhos

Se o sol aparecer, dê uma passadinha na praia de Matosinhos, localizada a 30 minutos de metrô do Centro de Porto. A praia é bem bonita e com uma faixa de areia considerável.

No verão, os esportes aquáticos invadem o local, assim como muitos visitantes. Aproveite também para conhecer o Castelo do Queijo, uma fortificação do século XVII que dá um charme a mais à praia.

Próximo a Matosinhos e ao Castelo do Queijo está localizado o maior parque urbano de Portugal, o Parque da Cidade do Porto.

Outras praias próximas que valem a pena são as praias que ficam em Vila Nova de Gaia e de Espinho.

Mapa do Porto com pontos turísticos

Confira no mapa turístico da cidade do Porto, Portugal, todas as atrações mencionadas neste artigo.

Basta clicar no “botão com seta” para acessar a legenda do mapa do Porto.

Se você quer saber em detalhes quais são os melhores passeios bate-volta, recomendamos que você leia nosso artigo especial sobre passeios a partir do Porto, Portugal. Ao total, há 9 opções próximas de verdade!

O que fazer em dias de chuva no Porto, Portugal?

Caves da Calém. Fonte: TripAdvisor
Caves da Calém. Fonte: TripAdvisor

Porto é uma cidade com ruas muito bonitas, bairros interessantes e a beleza do Rio Douro. O problema é que todos esses pontos turísticos não são adequados para serem visitados em dias de chuva.

Saiba que a cidade costuma ser bem chuvosa nos meses do inverno. Nós visitamos Portugal no final de março e pegamos dias instáveis, mas só choveu um dia.

Nossa recomendação é ficar de olho na previsão do tempo e, assim, poder organizar seus dias.

Sem dúvida, o que fazer no Porto com chuva inclui visitar as caves do Vinho do Porto em Vila Nova de Gaia.

Mesmo que a maioria das empresas produtoras peça agendamento da visita, é possível adquirir passeios guiados às caves no dia anterior ou até na hora, dependendo da demanda.

Um exemplo de bom tour às caves é o passeio as Adegas da Calém com degustação, incluindo tour guiado e museu interativo.

Apostar em visitas guiadas é uma opção sobre o que fazer com chuva no Porto.

Sem dúvida, a visita mais imperdível é ao Palácio da Bolsa, uma construção com exterior que se destaca, mas com a decoração interna exuberante.

O ponto alto é o esplendor do Salão Árabe, totalmente coberto por desenhos árabes com folhas de ouro. Uma riqueza só!

Se você quer atrações gratuitas, visitar as igrejas deve estar no seu roteiro, sendo ideais para dias com chuva fina, porque você terá que se deslocar entre elas.

Há várias igrejas belíssimas no Porto. As igrejas do Carmo e das Carmelitas são duas construções, a primeira data da metade do século XVIII e a segunda da metade do século XVII.

A Igreja das Carmelitas é super dourada por dentro e, portanto, é obrigatória. Nós achamos a Capela das Almas especialmente charmosa.

Dias de chuva podem ser muito bem aproveitados curtindo a gastronomia da cidade, até porque Portugal é um país com bons preços para comer fora.

Se você quer conhecer a culinária local a fundo, vale a pena participar desse tour gastronômico e degustação de Vinhos no Porto.

Mesmo com chuva, dá para aproveitar as noites. Nossa recomendação é participar desse show de Fado na Casa da Guitarra, um local com ambiente intimista e elogios à qualidade da apresentação.

Pontos turísticos gratuitos em Porto, Portugal

Sé do Porto e Igreja de Santa Clara
Sé do Porto e Igreja de Santa Clara

Caso você pegue vários dias de sol, seu roteiro pode incluir diversos pontos turísticos gratuitos em Porto, já que a maioria deles é ao ar livre.

Uma das atrações do Porto que mais apreciamos é de graça, o passeio pela Ribeira.

Nós saímos da Sé do Porto e fomos explorar as ruelas da Ribeira até chegar ao Rio Douro. Cenário mais fotogênico do que a Ribeira, o rio, a Ponte Luís I e as caves do outro lado do rio não há!

Depois de conhecer o bairro, você pode caminhar na Ponte Luís I, tanto na parte baixa quanto alta.

Nós fomos pelo tabuleiro inferior até Vila Nova de Gaia. Na parte alta da cidade, fica o Mosteiro da Serra do Pilar com vistas belíssimas e fácil acesso ao tabuleiro superior da Ponte Luís I.

Novamente, as igrejas e outras construções religiosas são atrações de Porto gratuitas.

Aliás, é caminhando que você conseguirá aproveitar o melhor para visitar no Porto de grátis.

Todo o centro antigo merece caminhadas e muitas fotos, mas há regiões especiais, como a Rua Santa Catarina, a Avenida dos Aliados (Estação de São Bento) e a Rua Miguel Bombarda, como mencionamos na seção sobre pontos turísticos.

Caso você viaje para Portugal no verão e calor esteja forte, dá para curtir as praias em Matosinhos, apenas a 30 minutos de metrô do centro de Porto.

Para quem não quer sair da área central, dá para relaxar e curtir a natureza dos Jardins do Palácio de Cristal.

Já no começo da primavera, as flores desse jardim desabrocham e mostram como Portugal tem um clima excelente.

O que comer em Porto, Portugal?

O que comer em Porto, Portugal?
Francesinha. Fonte: Wikimedia

A comida típica mais conhecida do Porto é um lanche, bem diferente do que estamos acostumados no Brasil.

A francesinha é um sanduíche com carnes e embutidos, servido em um molho de pimenta piri piri (tipo malagueta). No topo do sanduíche ainda vai ovo frito e queijo. O acompanhamento é batata frita.

Sem dúvida, esse sanduíche é bem pesado, fornece as calorias para um dia inteiro subindo e descendo ladeiras.

Os pratos com bacalhau fazem a cabeça dos brasileiros. O bacalhau a Gomes de Sá é o mais famoso, sendo servido com batatas, ovos e azeitonas. Também gostei muito do bacalhau à minhota.

Um prato do porto muito consumido no inverno é o caldo verde, uma sopa de couve, batatas e linguiça. Há também as tripas à moda do Porto, prato criado em 1415, quando a cidade ficou sem carne.

Muito mais interessantes são os doces portugueses. Basta parar em uma padaria e ficar em dúvida com a variedade disponível.

Esperamos que as dicas sobre o que fazer em Porto, Portugal, tenham te ajudado! Confira também o nosso artigo sobre onde ficar em Porto, Portugal, e mais dicas de viagem sobre Seguro Viagem para Portugal!

Boa viagem, Viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.