Menu
América do Norte

Roteiro de Viagem para Cancún de 2 a 7 Dias e Riviera Maya

Cancún é a porta de entrada para a Riviera Maya, contando com muitos passeios e pontos turísticos para vários públicos. Realmente, não é fácil montar um roteiro de viagem para Cancún.

Por essa razão, trazemos neste artigo muitas dicas para você elaborar seu próprio roteiro, com os pontos turísticos de Cancún que valem a pena.

Roteiro de Viagem para Cancún de 2 a 7 Dias

Este índice é um resumo de tudo que você encontrará neste artigo:

Nós vamos começar o post apresentando os pontos turísticos que ficam dentro da cidade de Cancún.

Depois, trazemos nossa opinião dos passeios que valem a pena saindo da cidade e, por fim, damos todas as dicas para montar um excelente roteiro de viagem para Cancún.

O que fazer em Cancún?

Cancún é uma cidade dividida entre a Zona Hoteleira e o Centro. Na Zona Hoteleira, estão os hotéis das redes internacionais e as melhores praias de Cancún, sem dúvida alguma.

Já o Centro é a área mais popular, com restaurantes baratos, hostels em Cancún e vários comércios e serviços que os locais utilizam no dia a dia. Inclusive, a rodoviária está localizada no Centro.

O que fazer em Cancún se concentra na Zona Hoteleira, começando pelas praias.

Quais são as melhores praias de Cancún?

Melhores praias de Cancún
Playa Gaviota Azul

As melhores praias ficam na parte leste (vertical) da Zona Hoteleira, que também é a região mais badalada e com os melhores hotéis e resorts de Cancún.

As praias na parte norte (horizontal) da Zona Hoteleira até tem a cor do mar bonita em um dia de sol forte, mas não se comparam em beleza as praias da parte leste.

No norte, costuma ter pouca faixa de areia e a cor do mar não é tão espetacular assim, apesar de serem praias sem ondas, o que é bom para crianças.

Porém, vale destacar na parte norte fica a Playa Langosta, conhecida por ter o letreiro de Cancún, além de estrutura com banheiros.

Outras praias no norte de Cancún são:

  • Playa Tortugas: tem faixa de areia pequena e costuma estar sempre cheia, mas possui quiosques;
  • Playa Linda: é uma praia bem pequena, mas com águas calmas. Porém, sua localização é em uma região com muitos barcos de passeios;
  • Playa Caracol: localizada na região mais movimentada da cidade e, por isso, está sempre cheia.

Na parte leste de Cancún, uma das melhores praias é a Playa Chacmool, que pode ser acessada por meio da rua próxima ao Mandala Beach Club.

Basicamente, a região chamada de Playa Chacmool fica ao sul desse bar. A área da praia que forma uma pequena enseada é chamada de Playa Gaviota Azul.

A Playa Gaviota Azul é a melhor para quem está com criança, porque o mar é mais calmo e ainda conserva um tom de azul estonteante, o mais bonito que já vimos.

Bem ao sul de Cancún fica outra praia famosa, a Playa Delfines. Com belas vistas e também um letreiro, a Playa Delfines é ideal para quem busca bons serviços de praia e mar bem claro.

Como a Playa Delfines está localizado na parte sul, é comum que o mar fique mais agitado.

Então, saiba que quanto mais perto da Playa Gaviota Azul mais calmo é o mar. Quando mais ao sul, as ondas se tornam a regra, porque ser mar aberto. Já a parte norte de Cancún costuma ter mar tranquilo.

Para se deslocar entre todas essas praias e até mesmo ir ao Centro, é fácil e barato.

Como usar os ônibus em Cancún?

Os ônibus são formas baratas e eficientes de se deslocar dentro de Cancún, custando apenas 12 pesos por pessoa.

Para quem está na Zona Hoteleira e quer ir para outra área da própria zona, basta pegar qualquer ônibus no sentido desejado, tanto a linha R1 quanto a R2.

Se a intenção é ir da Zona Hoteleira para o Centro, há uma diferença entre as linhas R1 e R2.

A linha R2 percorre a Avenida Tulum, a principal do Centro, onde fica a rodoviária. Já a R2 passa pelo Mercado 28.

Outros pontos turísticos de Cancún

Museu Maya de Cancún: Pontos turísticos de Cancún
Museu Maya. Fonte: TripAdvisor

As praias são os melhores pontos turísticos de Cancún, mas dá para tirar algumas horas e visitar outros atrativos da cidade.

Não podemos deixar de destacar a Laguna Nichupté, formada por 7 lagos e muitos mangues, sendo uma área enorme.

A Laguna Nichupté tem a vantagem de ter águas tranquilas sempre, por isso para quem quer conhecê-la o melhor é fazer passeios de barco ou com jet ski.

Há também os passeios noturnos na Laguna Nichupté para ver o pôr do sol. Falamos mais sobre isso na seção sobre o que fazer à noite em Cancún.

Um ponto turístico de Cancún que vale a pena conhecer e que é diferente dos demais é o Museu Maya.

Esse museu é focado na Arqueologia Maia, incluindo peças de várias áreas de influência desse grande povo, como Palenque.

Além disso, a partir do Museu Maya de Cancún se tem acesso à Zona Arqueológica de San Miguelito e a belos jardins.

O Museu Maya de Cancún está abrigado em um prédio moderno. Saiba que ele fecha na segunda.

Para mais informações, acesse o site oficial do Instituto Nacional de Arqueologia e História (INAH).

Perto do museu, há também a Zona Arqueológica El Rey, um conjunto de pequenas ruínas que pertenceram a grupos dedicados ao comércio marítimo e à pesca.

O passeio é rápido, já que as ruínas são pequenas. Portanto, o Museu Maya de Cancún vale mais a pena.

Uma atração de Cancún pouco conhecida é El Faro de Punta Cancún, um farol ideal para tirar belas fotos.

Mesmo estando localizado na área mais turística da cidade, o acesso ao farol é ruim, porque o Resort Hyatt Ziva dificulta a passagem dos visitantes.

Então, para visitar El Faro o melhor é ir até a Playa Caracol no KM 9 do Blvd. Kukulcán e caminhar entre 15 e 20 minutos à direita.

O que fazer à noite em Cancún?

Pôr do sol na Laguna Nichupté em Cancún
Pôr do sol na Laguna Nichupté. Fonte: Wikimedia

Uma cidade tão turística também tem a noite bastante agitada. Felizmente, há opções sobre o que fazer a noite em Cancún para diversos gostos.

Vamos começar por uma atração noturna gratuita, que é ver o pôr do sol na Plaza La Isla Cancun. O sol se põe na Laguna Nichupté e deixa o cenário exuberante.

Para as famílias e casais em lua de mel, também há passeios de barco pela laguna. Um dos mais conhecidos é o Columbus Lobster Dinner Cruise.

Outro cruzeiro noturno muito elogiado é o Pirate Show Cancun Jolly Roger, sendo indicado para famílias por ser teatral e agradar as crianças.

Além dos passeios, o viajante pode assistir a um espetáculo inesquecível no Cirque du Soleil Joya, uma oportunidade única no México.

A apresentação é muito elogiada pelos viajantes, assim como o jantar incluso no ingresso.

É claro que não podemos deixar de mencionar as baladas de Cancún como atrativos da cidade.

A balada mais conhecida é o Coco Bongo. Mesmo com tanta fama, a boate conseguiu manter a qualidade das apresentações, que são variadas.

Porém, saiba que o Coco Bongo costuma estar sempre lotado, mas ainda é a melhor balada entre as maiores casas noturnas de Cancún.

A sua concorrente é a Mandala, que não caiu nas graças dos brasileiros, muito devido ao atendimento não ser bom e a música focar em eletrônico, rap e reggaeton.

Outra balada bastante conhecida é The City Discotheque, mas essa é ideal para quem gosta de música eletrônica.

Entretanto, é possível encontrar baladas menores em Cancún, como o HRoof. O atendimento personalizado e o ambiente bonito atraem principalmente casais e quem quer fugir das multidões.

Onde fazer compras em Cancún?

Roteiro de Viagem para Cancún de 2 a 7 Dias e Riviera Maya
Laguna Nichupté e a Zona Hoteleira de Cancún. Fonte: Wikimedia

Cancún é o pior lugar no México para fazer compras, porque as lojas são focadas nos gringos, que tem alto poder aquisitivo.

Além disso, por ser turística demais, o que se vende como artesanato mexicano é em sua maioria cópia, com cara de souvenir vindo da China.

Infelizmente, essa é a realidade das compras em Cancún. Se você quiser comprar artesanato de verdade, o melhor é procurar por lojas com certificado de origem, além de ter que pagar bem caro.

O Mercado 28 é bastante famoso em Cancún como um lugar para comprar souvenirs, mas não artesanato de verdade. Muitos produtos não tem qualidade.

Caso você vá para outra cidade mexicana menos turística ou até mesmo para a Cidade do México, será mais fácil encontrar artesanato de verdade.

De qualquer forma, vale a pena ter uma lista de shoppings para ir caso a chuva apareça ou apenas para ir ao cinema.

O maior shopping center da cidade é a Plaza las Américas, localizado no Centro de Cancún. Lá o viajante encontra o bom supermercado Chedraui e a grande loja de departamentos Liverpool.

Já o Puerto Cancun Marina Town Center é um dos shoppings mais modernos, contando com bons lugares para comer e cinema IMAX. Aliás, sua localização é boa, entre o Centro e a Zona Hoteleira.

No coração da Zona Hoteleira ficam dois shoppings bastante conhecidos. A Plaza La Isla Cancun é interessante para passear a noite, já que é bonito e bem organizado. Porém, as lojas são caras e há assédio dos vendedores.

Já a famosa Plaza Forum, hoje chamada de Forum By The Sea, é mais um ponto de referência do que um shopping para fazer compras. A qualidade e os preços dos produtos vendidos na Plaza Forum não compensam.

No Centro de Cancún, um dos lugares mais visitados pelos próprios moradores é La Plaza de las Palapas, uma praça muito usada durante a noite para comer alguns doces típicos e fazer compras.

Passeios a partir de Cancún que valem a pena

Existem muitos passeios e tours saindo de Cancún, de todos os tipos imagináveis. Mas o viajante não tem tempo ilimitado na cidade. É preciso elencar as prioridades.

Quem vai se hospedar também em Playa del Carmen, pode deixar alguns passeios para serem feitos a partir dessa excelente cidade-base na Riviera Maya.

Aqui selecionamos os passeios que valem a pena saindo de Cancún, levando em consideração que você também quer aproveitar as praias da cidade e suas outras atrações.

Passeio a Chichén Itzá a partir de Cancún

Pirâmide de Kukulcán em Chichén Itzá
Pirâmide de Kukulcán

Visitar o sítio arqueológico de Chichén Itzá é um passeio que o turista tem que fazer e a partir de Cancún é um pouco mais rápido do que saindo de Playa del Carmen.

Chichén Itzá foi um dos centros políticos e econômicos da Civilização Maia, tendo seu apogeu no século XII. A cidade é um dos melhores exemplos da mescla entre a Cultura Maia e Tolteca, segundo a teoria mais aceita.

Desde 2007, Chichén Itzá é uma das Maravilhas do Mundo, além de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

A zona arqueológica é grande, o que exige pelo menos 2h para ver a maioria das construções.

Há muitos destaques, mas de cara já se vê a Pirâmide de Kukulcán (serpente emplumada).

Ao redor da Pirâmide não faltam templos e locais para visitar, como o Templo de los Guerreros, a Plaza de las Mil Columnas (são 200 ao total) e a Plataforma de los Cráneos, além de muitos outros.

Em Chichén Itzá, não dá para deixar de ir ver El Gran Juego de Pelota, que é enorme, e o Observatório ou Caracol, que era um local de observação das estrelas e planetas.

O Edificio de las Monjas vale a pena ser conhecido pela beleza dos detalhes decorativos rebuscados. É um dos destaques da Zona Arqueológica na nossa opinião.

Edificio de las Monjas em Chichén Itzá
Uma das construções do Edificio de las Monjas

Para visitar Chichén Itzá saindo de Cancún, o mais comum é ir com excursão ou com carro alugado, o que leva cerca de 2h por trajeto. É bom chegar o mais cedo possível, devido à grande quantidade de visitantes.

Vale dizer que alugar um carro só é adequado para quem está acostumado a dirigir muitas horas e ainda aguenta dirigir horas depois do cansaço de passear no calor.

A vantagem em ir de carro é conseguir chegar cedo, antes de abrir. Porém, hoje em dia é possível encontrar tours que saem bem cedo de Cancún.

A zona arqueológica abre todos os dias das 8h às 17h. Domingo gratuito para os mexicanos e residentes. O ticket adulto custa 481 pesos, 75 para o Instituto de Arqueologia (INAH) e 406 para o Governo de Yucatán. Aceitam cartão.

Vale dizer que Chichén Itzá é linda demais, mas o comércio excessivo vem tirando um pouco do brilho do sítio arqueológico. E tudo vendido lá não é artesanato, é tudo falso mesmo!

O que fazer em Isla Mujeres?

Playa Norte de Isla Mujeres
Playa Norte de Isla Mujeres. Fonte: Wikimedia por Dronpic

Ir à Isla Mujeres é um dos passeios em Cancún mais tradicionais e imperdíveis, afinal, a ilha fica próxima e dá para ir sem excursão.

Os ferries saem de várias partes da cidade, como Puerto Juaréz no Centro, e Playa Tortuga, Playa Caracol e El Embarcadero, na Zona Hoteleira (menos frequente).

A passagem de ida e volta custa cerca de US$ 20 e em 20 minutos já se chega à Isla Mujeres.

Como a Isla Mujeres é pequena, dá aproveitar muito bem um dia inteiro por lá, com destaque para a Playa Norte, a mais bonita da ilha.

Muitos turistas aproveitam para fazer snorkel e aproveitar os restaurantes. Sem dúvida, Isla Mujeres deve estar no seu roteiro de viagem para Cancún.

Passeios que valem a pena a partir de Playa del Carmen

Roteiro de Viagem para Cancún de 2 a 7 Dias e Riviera Maya
Enseada em Xel-Há. Fonte: Wikimedia por Xel-Há

Os dois passeios que valem a pena para quem está em Cancún são Chichén Itzá e Isla Mujeres.

Portanto, para conhecer mais a fundo a Riviera Maya e não perder tempo em deslocamentos, o melhor é se hospedar também em Playa del Carmen.

É partir de Playa del Carmen que fica mais fácil ir as Ruínas de Tulum, assim como passar o dia nos melhores parques naturais e de diversão, que são:

  • Xel-Há: focado em atividades na natureza;
  • Xcaret: o mais procurado, sendo mais um parque de diversão;
  • Xplor: ideal para fazer turismo de aventura.

A partir de Playa del Carmen é super perto para visitar vários cenotes, as incríveis cavernas ou grutas com água doce, que na época dos Maias eram locais sagrados.

Os melhores cenotes na Riviera Maya são:

  • Cenote Azul: bem aberto com vegetação ao redor e vários peixes;
  • Cenote Dos Ojos: dois belos cenotes em um mesmo passeio;
  • Gran Cenote: se destaca pela integração com a mata;
  • Cenote Calavera: se assemelha a uma caverna com duas aberturas.

Outras belezas naturais facilmente acessíveis a partir de Playa del Carmen são a Playa Akumal e a mais tranquila Playa Xpu-Há, além do Rio Secreto, um rio subterrâneo natural.

É claro que em Cancún há operadoras de turismo que oferecem passeios para todos esses locais próximos à Playa del Carmen. O problema é a perda de tempo e energia nesses deslocamentos.

Além disso, Playa del Carmen é um ótimo lugar para se hospedar na Riviera Maya, contando com vida noturna, restaurantes de qualidade e hotéis bons e baratos.

Sugestões de Roteiro de Viagem para Cancún de 2 a 7 dias

Roteiro de Viagem para Cancún de 2 a 7 Dias e Riviera Maya
Vista aérea da Zona Hoteleira. Fonte: Wikimedia

Para concluir vamos dar nossa opinião sobre como elaborar diferentes tipos de roteiro de viagem para Cancún de acordo com a quantidade de dias disponível.

Consideramos 2 dias inteiros pouco para a cidade, mas caso seja assim, o melhor que o viajante pode fazer é dedicar um dia inteiro para curtir as praias da Zona Hoteleira (parte leste).

No outro dia, nós recomendamos ir a Chichén Itzá, a não ser que você esteja hospedado em um resort de luxo em Cancún pagando diárias caras. Nesse caso, o melhor é curtir o resort e as praias próximas.

Além disso, aproveite também o período noturno, seja em passeios de barco para ver o pôr do sol, nas baladas ou nos restaurantes.

Para quem tem 3 dias inteiros, vale a pena se dedicar um pouco mais as atrações da própria cidade durante dois dias, como conhecer outras praias e ir ao Museu Maya.

No terceiro dia, o passeio a Chichén Itzá é quase uma obrigação.

Também é possível dedicar 1 dia inteiro para Cancún, 1 dia inteiro para Isla Mujeres e o último para Chichén Itzá, caso você não se importante em fazer um roteiro de viagem para Cancún mais apressado.

Na nossa opinião, o roteiro de viagem para Cancún com 4 dias inteiros é ideal para quem não gosta de perder tempo nem quer fazer muitas atividades em um mesmo dia.

Com 4 dias inteiros dá para dedicar:

  • 2 dias inteiros para Cancún (praias e outras atrações);
  • 1 dia inteiro para Isla Mujeres;
  • e o último para Chichén Itzá.

Nós consideramos que para quem tem mais tempo, o melhor é se hospedar em Playa del Carmen. Assim:

  • 5º dia conhecer as praias e as baladas em Playa del Carmen;
  • 6º dia ir às Ruínas de Tulum pela manhã e visitar alguns cenotes que ficam entre Tulum e Playa del Carmen, além das praias em Tulum;
  • 7º dia para visitar outras atrações naturais, desde praias até os famosos parques naturais, como o melhor de todos, Xel-Há, mais focado na natureza.

Para fazer esse roteiro de 7 dias em Cancún e na Riviera Maya funcionar, vale a pena alugar um carro em Playa del Carmen, para ter mais flexibilidade na visita aos cenotes e às praias, os grandes atrativos da região.

Esperamos que as dicas sobre o roteiro de viagem para Cancún tenham te ajudado.

Leia também nosso artigo completão sobre “Onde ficar em Cancún“, com sugestões de hotéis bons para vários bolsos, além de resorts que valem a pena.

Boa viagem, viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

About Author

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

No Comments

    Leave a Reply

    error: Conteúdo protegido.