O que fazer em Morélia, México? Pontos turísticos de Morélia

Morélia é uma das cidades mais bonitas do México. Com um centro histórico cheio de casas de pedra, belas igrejas e várias atrações culturais, há muito o que fazer em Morélia. Praticamente, todo o centro foi construído com a pedra cantera rosa, o que traz uma unidade estética incrível.

Nós nos surpreendemos com a beleza do centro histórico e com a quantidade pontos turísticos, por isso queremos mostrar neste artigo como a capital de Michoacán é um lugar especial e que vale a pena visitar.

Confira também nosso artigo especial com as melhores dicas sobre onde ficar em Morélia!


O que fazer em Morélia?


Plaza de Armas

O que fazer em Morélia, México
Alguns atrativos da Plaza da Armas e redondezas

O passeio por Morélia começa na bem cuidada Plaza de Armas, local onde se encontram hotéis sofisticados, bons restaurantes e a enorme Catedral.

Construída entre os séculos XVII e XVIII, a Catedral de Morélia se destaca por suas duas torres com mais de 60 metros de altura, além da cor rosada típica da cantera rosa. Por dentro, a Catedral tem decoração neoclássica, mas é bem bonita e harmônica.

Vale dizer que à noite a Catedral e outras igrejas recebem iluminação especial, o que a deixa ainda mais exuberante.

O que fazer em Morélia, México
Catedral vista da Calle Benito Juárez

Ainda na Plaza de Armas fica o Palácio da Justiça, uma construções do final do século XVII, que hoje abriga o mural “Morelos y la Justicia”, do pintor michoacano Agustín Cárdenas Castro. Há também exposições ligadas ao Poder Judiciário.


Museus e centros culturais

O que fazer em Morélia, México
Palácio do Governo

Morélia busca ser um dos centros do turismo cultural do México, por isso há bons museus e centros culturais, mesmo não sendo locais muito grandes. A maioria desses espaços tem entrada gratuita ou bem em conta.

O Palácio do Governo é um desses lugares a visitar, porque possui pinturas sobre a história de Michoacán, além de murais sobre a Revolução Mexicana de 1910.

O edifício do Palácio do Governo abrigou o Seminario Tridentino, onde estudaram Agustín de Iturbide, primeiro imperador do México, e José María Morelos, um dos grandes líderes da Independência.

Como José María Morelos é o personagem histórico mais importante e até dá nome à cidade, o que fazer em Morélia inclui visitar o Museu Casa de Morelos, o melhor museu focado na vida desse grande herói mexicano.

O que fazer em Morélia, México
Centro Cultural Clavijero

O Museu Casa de Morelos está abrigado na casa onde ele viveu com sua irmã e não na casa onde ele nasceu.

Nós gostamos muito desse museu, que explica em detalhes as batalhas de Morelos pela Independência até a sua morte em 1815, data que marca o fim da primeira etapa da Independência.

Há vídeos muito bons sobre várias etapas da vida desse personagem histórico. Apenas é preciso ter estudado sobre a Independência do México antes de ir ao museu. A entrada custa 25 pesos para adultos.

O centro cultural mais importante de Morélia é o Centro Cultural Clavijero, abrigado em uma das maiores construções jesuítas do país. O pátio é lindo e muito fotogênico. O foco do centro cultural são exposições temporárias, a maioria de arte contemporânea.

O que fazer em Morélia, México
Convento de San Francisco

Um “museu” diferente é a Casa de las Artesanías del Estado de Michoacán, localizada no que foi o Convento de San Francisco, uma construção monumental.

A Casa de las Artesanías tem peças belíssimas, que você não encontrará em outro local, inclusive vindas de outras partes do estado. O legal é que além de ver as peças, você pode comprá-las.

Lembre-se de que artesanato de verdade não é barato, porque há muito conhecimento e tempo envolvidos.

Um museu que não visitamos, mas que é bastante procurado, é o Museu Regional Michoacano, sendo um dos museus mais antigos do México. O museu foca na história do estado de Michoacán, desde os primeiros assentamentos até o início do século XX.

O Museu Regional Michoacano também possui muitas pinturas, alguns murais e o próprio prédio é muito bonito. A entrada custa 55 pesos. Para mais informações, confira o site oficial.


Aqueduto de Morélia

O que fazer em Morélia, México
Aqueduto de Morélia

Uma região muito bonita e que não pode ficar de fora sobre o que fazer em Morélia é ir ao Aqueduto.

O passeio costuma começar pela fonte Las Taracas, que representa três mulheres purépechas (dizem ser princesas indígenas) carregando frutos. Como elas estão parcialmente nuas, a primeira fonte foi censurada, mas hoje Las Taracas é um dos símbolos de Morélia.

Nessa região, fica um dos letreiros da cidade, assim como o controverso Callejon del Romance. O callejon é uma rua estreita bem fotogênica, mas sua fama vem tem trazido pessoas (normalmente, adolescentes e jovens) para namorar no meio da rua.

O que fazer em Morélia, México
Interior do Santuário de Guadalupe, Aqueduto e Callejón del Romance

Passeando por essa região, seus olhos vão se fixar no Aqueduto. Construído e reconstruído no século XVIII, o Aqueduto funcionou como tal até 1910.

Hoje o que o visitante vê são 253 arcos, que ao todo possuem 1700 metros de extensão. O melhor é percorrer toda a Calzada Fray Antonio até a Plaza Morelos, para ir apreciando o local, que é bem cuidado e bonito.

Quando chegar à Plaza Morelos, não deixe de visitar o Santuário de Guadalupe, uma igreja surreal. Todas as paredes da igreja são ricamente decoradas com as flores símbolos de Nossa Senhora de Guadalupe, com muitas cores e um beleza sem igual.


Outros pontos turísticos

O que fazer em Morélia, México
Teatro J. R. Romero, Jardín de las Rosas e calles de Morélia

Há outros pontos turísticos interessantes em Morélia, além dos já mencionados. O Jardín de las Rosas é um local a visitar, já que lá há muitos cafés e restaurantes e é cercado por atrações.

O Templo de Santa Rosa de Lima fica no Jardín de las Rosas, sendo uma pequena igreja, mas muito bem cuidada e com altares de ouro. Por ali também fica o Teatro José Rubén Romero, no que antes era uma igreja.

Não muito distante do Jardín de las Rosas fica o histórico Colégio de San Nicólas, que ainda é um colégio, com muitos adolescentes. Na frente do Colégio, há uma igrejinha, que foi transformada em biblioteca, por sinal, uma biblioteca linda.

Muito perto da biblioteca fica o Mercado de los Dulces, que tem um andar dedicado aos estandes de doces típicos e algumas áreas com artesanatos.

Michoacán tem muita tradição em doces, a maioria feita à base de frutas e leite. O que mais gostamos foi o doce de guayaba (goiaba) e o ate, que parece uma bala de banana bem dura e pode ser feito de outras frutas. A cocada e os doces feitos de leite não estavam muito saborosos.


Passeio para Pátzcuaro e Janitzio a partir de Morélia

O que fazer em Morélia, México
Estátua de Morelos, ilha de Janitzio e interior da estátua

Michoacán é um estado muito rico em cultura e história, por isso os passeios a partir de Morélia têm esses dois elementos presentes. Nós visitamos a cidade de Pátzcuaro e a ilha de Janitzio, que fica no Lago de Pátzcuaro.

Resolvemos visitar a ilha de Janitzio primeiro, no começo da manhã, porque depois do meio dia muitos turistas chegam ao local e a ilha fica lotada.

Janitzio é bem pequena e cheia de casas, muito conhecida pela geografia diferente, por ficar bem no meio do Lago de Pátzcuaro. O principal destaque é o mirante no topo da estátua de José María Morelos.

O que fazer em Morélia, México
Calle em Pátzcuaro

Os turistas gostam muito dos artesanatos vendidos por lá, que normalmente vem de outros povos a beira do lago. Os habitantes de Janitzio são mais comerciantes do que artesãos.

A vista do mirante é realmente bem bonita e o passeio de barco até Janitzio também é interessante, mas achamos a experiência de visitar Pátzcuaro muito melhor. Além disso, entre ida e volta de barco até Janitzio se leva pelo menos 1h.

Pátzcuaro foi a segunda capital do estado, depois de Tzintzuntzan, antiga capital do Povo Purepecha. Logo depois, a capital foi transferida para Morélia, que na época se chamava Valladolid.

O que fazer em Morélia, México
Plaza Vasco de Quiroga

A história de Pátzcuaro está ligada ao Bispo Vasco de Quiroga, que fez diferença na região ao defender o direito de existência dos povos nativos, algo revolucionário em uma época na qual os conquistadores assassinavam muitos indígenas.

Por isso, a praça principal de Pátzcuaro se chama Vasco de Quiroga. Lá fica a prefeitura da cidade e o letreiro turístico, além de ser um ótimo lugar para descansar. A praça é bem grande, bonita e bem cuidada.

Vasco de Quiroga também está ligado a outra atração de Pátzcuaro, a Basílica de Nuestra Señora de la Salud, construída a partir do século XVI. É lá que estão os restos mortais do bispo.

O que fazer em Morélia, México
Museu das Artes e Indústrias Populares

Perto da Basílica ficam outros lugares a visitar, como o Templo del Sagrário, o Templo de la Compañia e o Centro Cultural no Antigo Colégio Jesuíta. Porém, o que mais gostamos foi o Museu de Artes e Indústrias Populares.

O museu está abrigado na construção do antigo Colégio de San Nicolás. Aliás, o colégio foi fundado por Vasco de Quiroga. O local é bastante antigo, mas as salas do museu são bem cuidadas e organizadas.

O museu é focado nas atividades do dia a dia dos povos da região, como a pesca, a agricultura e a produção de cerâmica, além de atividades mais artísticas, como danças e música. Há peças de madeira, cerâmica e trajes típicos muito detalhados, verdadeiras obras de artes.

O que fazer em Morélia, México
Proximidades da Plaza Chica

Todo o passeio é guiado. Em cada parte do museu há um guia responsável, que conversa com os turistas. Achamos a experiência ótima, com muitas informações sobre os povos da região, além de ser uma oportunidade para praticar o espanhol. A entrada para o museu custa 55 pesos por pessoa.

Outros lugares a visitar em Pátzcuaro são a Casa de los 11 Patios, uma construção antiga com vários pátios (não vimos 11 pátios), que abriga várias lojas de artesanato; o mirador, localizado perto da Casa de los 11 Patios; e a Plaza Chica, sempre muito movimentada.


Como chegar a Pátzcuaro e Janitzio a partir de Morélia?

O que fazer em Morélia, México
Terminal de barcos

Nós fomos até Pátzcuaro de ônibus. Para isso, é preciso ir até Xangari, uma área de onde partem os ônibus da Purepecha, a empresa de ônibus que opera o trajeto de Morélia a Pátzcuaro. A passagem custa 60 pesos por pessoa por trajeto.

A van “2 morada” passa pelo centro (Avenida Morélia-Guadalajara) e leva até Xangari ao custo de 9 pesos, mas os táxis também são baratos.

Os ônibus da Purepecha são velhos e sujos, mas chegam bem rápido, pouco mais de 40 minutos. Antes de chegar a Pátzcuaro, o ônibus passa e para perto do terminal de barcos de Janitzio, cerca de 800 metros.

O barco para Janitzio custa 70 pesos por pessoa (inclui ida e volta) e a viagem dura pelo menos 30 minutos por trajeto.

Na volta de Janitzio, já havia vans próximas ao terminal de barcos, que levam ao centro de Pátzcuaro, na Plaza Chica, por 9 pesos. É dessa praça que saem as vans para várias partes da cidade.

Para voltar a Morélia, basta pegar na Plaza Chica uma van com destino à “estación”, local de onde saem os ônibus da Purepecha.

Esperamos que as dicas sobre o que fazer em Morélia tenham sido úteis para planejar sua viagem! Confira também nosso artigo especial com as melhores dicas sobre onde ficar em Morélia!

Boa viagem, viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.