Como é a Visita às Ruínas de Tulum, México? Como Chegar, Fotos, Dicas

Tulum é uma das principais atrações da Riviera Maya, junto com Cancún e Playa del Carmen. A visita às Ruínas de Tulum é a grande atração desse pequeno pueblo.

As Ruínas de Tulum são bem menores do que Chichén Itzá e Teotihuacan, mesmo assim já ocupam a terceira posição de sítio arqueológico mais visitado no México.

Neste post, queremos trazer a você todas as dicas para fazer uma boa visita às Ruínas de Tulum!

Leia também nossos artigos sobre O que fazer em Tulum e Onde ficar em Tulum!


Como é a Visita às Ruínas de Tulum, México?

Como é a Visita às Ruínas de Tulum, México? Como Chegar, Fotos, Dicas
Mapa das Ruínas de Tulum. Fonte: Wikimedia

O nosso passeio às Ruínas de Tulum só foi agradável porque acordamos cedo e chegamos à bilheteria antes das 8h, horário de abertura do local.

Como as Ruínas de Tulum não são grandes, é muito rápido ficar lotada. A partir das 10h já tem muita gente no local, isso porque visitamos Tulum bem no começo de dezembro, que ainda não é altíssima temporada.

Então, chegue cedo, antes das 8h da manhã e aproveite das 8h às 9h para fotografar a Zona Arqueológica com menos gente e com muita beleza. As luzes do nascer do sol deixam as Ruínas de Tulum ainda mais bonitas.

Mesmo de manhã cedo, há vans do Pueblo de Tulum até as ruínas por 20 pesos. Para quem vem de outras cidades, há mais dicas de como chegar a Tulum no final do post.

Saiba que da rodovia onde as vans deixam os turistas até a bilheteria é preciso caminhar 1 km. No caminho, há estacionamento pago e venda de passeios por agências de turismo.

Como é a Visita às Ruínas de Tulum, México? Como Chegar, Fotos, Dicas
Entrada para a Zona Arqueológica de Tulum

Muitos turistas usam a bicicleta para ir às Ruínas de Tulum e vale a pena, porque há local para deixá-las. Depois, pode-se pedalar em direção ao sul para curtir as praias de Tulum.

Na bilheteria, costuma ter máquinas automáticas que aceitam cartão de débito/crédito para pagar o ingresso de 70 pesos por pessoa. Nós já tivemos problemas com essas máquinas, então, evitamos usá-las.

Da bilheteria às ruínas é muito perto e como a visita às Ruínas de Tulum costuma levar cerca de 1h, nem é preciso ir ao banheiro antes. Vá direto para uma das entradas na forte muralha e aproveite o local com menos visitantes.

Perto das 10h da manhã, os grupos de turistas costumam chegar e são eles que rapidamente enchem a Zona Arqueológica e também fazem barulho.

Vale dizer que é melhor não fazer a visita às Ruínas de Tulum aos domingos, porque nesse dia os mexicanos não pagam ingresso, o que significa ainda mais lotação.

O ingresso adulto custa 70 pesos mexicanos, abrindo todos os dias das 8h às 17h. Para mais informações sobre horários e valores, confira o site oficial do Instituto Nacional de Arqueologia e História.

Saiba que há pequenas praias na Zona Arqueológica, mas elas são bastante procuradas e, realmente, são pequenas. Fora das ruínas, indo ao sul, há uma das praias mais bonitas do México, a Playa Paraíso.

Não se esqueça de levar água, protetor solar e chapéu, porque o sol é forte na região.


Destaques do Passeio às Ruínas de Tulum

Como é a Visita às Ruínas de Tulum, México? Como Chegar, Fotos, Dicas
Início da Zona Arqueológica. Sol das 8h da manhã

As ruínas que hoje vemos fizeram parte da antiga cidade maia de Zamá, que significa cidade do amanhecer. A palavra Tulum só começou a ser usada quando Zamá estava abandonada e significa muralha.

Há várias razões para a Zona Arqueológica de Tulum ser tão importante. Ela é a cidade maia no litoral mais conservada.

O culto ao “Deus Descendente” é outro fator muito relevante e você verá em vários monumentos a figura dessa divindade dos Maias.

Vale destacar que Tulum era uma cidade ligada ao comércio marítimo e foi muito importante entre as cidades maias. Inclusive, por seu papel comercial, foram encontrados objetos de outras partes do México e também da América Central.

Como é a Visita às Ruínas de Tulum, México? Como Chegar, Fotos, Dicas
Templos

O item de fora da região mais famoso é a estela de 564 d.C., que está no British Museum em Londres.

Uma estela é um tipo de obelisco usado pelos Maias para falar sobre acontecimentos, como a coroação de um rei ou outros fatos semelhantes.

A maioria das construções das Ruínas de Tulum data de 1200 a 1450 d.C. no período chamado de pós-clássico. Acredita-se que ainda havia moradores na cidade na época da chegada dos espanhóis.

Até o século passado, os habitantes dos pueblos próximos praticavam rituais nas Ruínas. Com o aumento das visitas de arqueólogos e turistas, a prática deixou de existir.

Como é a Visita às Ruínas de Tulum, México? Como Chegar, Fotos, Dicas
Calçada e templos

Quando você estiver nas Ruínas vai perceber como os monumentos estão bem organizados. Os arqueólogos dizem que os Maias usavam o conceito de quatro esquinas, relacionadas aos pontos cardeais.

A Zona Arqueológica é um retângulo protegido por falésias e muralhas de 3 a 5 metros de altura, na parte voltada ao continente, somando 380 metros de comprimento de sul a norte.

Assim que você entrar na Zona Arqueológica, verá a torre no penhasco, o cartão-postal de Tulum.

Como é a Visita às Ruínas de Tulum, México? Como Chegar, Fotos, Dicas
Templo que é normalmente confundido com uma torre

Na realidade, o local é um templo de adoração e não uma torre. As verdadeiras torres de observação (são duas) estão nas extremidades da muralha, voltadas ao continente.

Nossa dica é conhecer primeiro os monumentos à beira do penhasco, que são os que proporcionam as fotos e as vistas mais bonitas. Só depois vá para os monumentos mais ao centro da Zona Arqueológica.

Na realidade, em 1h dá para caminhar por todo o local algumas vezes e ainda ler as placas com legendas sobre os templos, palácios e outras construções.

Como é a Visita às Ruínas de Tulum, México? Como Chegar, Fotos, Dicas
El Castillo

Os principais monumentos das Ruínas de Tulum são:

  • El Castillo: é uma das construções mais antigas e fica de frente para o mar. El Castillo tem referências ao sol, Vênus e a serpente emplumada. Também funcionava como um tipo de farol, indicando aos navegadores maias onde passar pelos recifes de coral;
  • Templo del Dios Descendente: ligado às ideias de renascimento e renovação;
  • Templo de los Frescos: possui muros internos com pinturas, algo raro de encontrar em sítios antigos. Essas pinturas possuem semelhança às feitas pelos povos Mixtecos de Puebla. Acredita-se que era um observatório do sol e há figuras do Deus Descendente;
  • Templo Dios del Viento: é de onde se tem as melhores vistas do El Castillo com o mar;
  • Casa del Cenote: local com uma fonte de água e uma pequena tumba.

Como chegar às Ruínas de Tulum?

Como é a Visita às Ruínas de Tulum, México? Como Chegar, Fotos, Dicas
Templo e Deus Descendente

A maioria dos viajantes vem a Tulum saindo de Playa del Carmen. Quem vai passar apenas um dia em Tulum para conhecer as Ruínas e ir às praias, a melhor opção é usar as vans, também chamadas de “colectivos”.

As vans saem da Calle 2 Norte, entre as avenidas 15 e 20 Norte, em Playa del Carmen. Basta perguntar pelas vans para as Ruínas de Tulum, não para o Pueblo.

A van para Tulum custa apenas 40 pesos por pessoa por trajeto e a viagem leva cerca de 1h.

Muitos viajantes querem saber como chegar a Tulum saindo de Playa del Carmen com malas, para quem vai se hospedar em Tulum e passar alguns dias por lá.

Nesse caso, não é bom usar as vans, porque não há espaço para as malas. O melhor é usar os ônibus (autobuses) da ADO, a empresa que praticamente monopoliza o setor de ônibus em Quintana Roo.

Há muitos horários disponíveis e o valor das passagens varia de 50 a 90 pesos por pessoa por trajeto. O terminal de autobuses da ADO em Tulum fica no centro do Pueblo.

Para ir a Tulum saindo de Cancún é muito fácil. Novamente, a empresa ADO opera o serviço, tendo mais de 25 horários disponíveis nos dias de semana. O valor das passagens varia de 100 a 190 pesos.

Para quem já está no Pueblo de Tulum e quer ir às Ruínas, o melhor é alugar uma bicicleta, que será muito usada para ir às praias.

Muitas hospedagens oferecem bicicletas gratuitas para os hóspedes, mas também há locais que emprestam.

Infelizmente, não há Uber na cidade e os taxistas dominam o setor de transporte. Não são poucos os relatos de corridas de táxi muito caras.

Também dá para usar as vans (colectivos). Para ir às ruínas, basta pegar a van na Avenida Tulum ao custo de 20 pesos.

Esperamos que as dicas sobre a visita às Ruínas de Tulum tenham sido úteis! Leia também nossos artigos sobre O que fazer em Tulum e sobre Onde ficar em Tulum!

Boa viagem, viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.