O que fazer em Querétaro, México? Pontos Turísticos de Querétaro

Santiago de Querétaro ou simplesmente Querétaro é uma das cidades mais ricas do México, com várias indústrias importantes. Mas o que interessa ao turista é riqueza do Centro Histórico, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Há muito o que fazer em Querétaro, como você verá neste artigo.


O que fazer em Querétaro, México?


Plaza de Armas

O que fazer em Querétaro, México? Pontos Turísticos de Querétaro
El Danzante e La Casa de La Corregidora

O passeio por Querétaro costuma começar pela Plaza de Armas, onde fica a Casa de La Corregidora, hoje Palácio do Governo.

La Corregidora, dona Josefa Ortíz de Domínguez, é uma personagem histórica da Independência do México, porque ela avisou os rebeldes que a conspiração havia sido descoberta.

A Plaza é bem arborizada e ao seu redor há várias casas coloniais do século XVIII, além de restaurantes tradicionais (e turísticos).

Vale a pena continuar o passeio pelo Andador 5 de Mayo até o Jardín Zenea. No Andador, há vários restaurantes (para todos os bolsos) e lojas de souvenirs. Lá fica El Danzante Conchero Chichimeca, uma estátua de um indígena chichimeca dançando. Nesse local, acontecem espetáculos de danças típicas.

O Jardín Zenea é uma das praças mais bonitas de Querétaro, porque tem um coreto charmoso, uma fonte, é rodeado por casas antigas e ainda possui belas vistas para o Templo de San Francisco.

O que fazer em Querétaro, México? Pontos Turísticos de Querétaro
Calle Francisco Madero, Jardín Santa Clara (superior) e Jardín Zenea (abaixo)

Saindo do Jardín Zenea, vale muito a pena continuar o recorrido (tour) pela Calle Francisco Madero, onde ficam várias atrações turísticas de Querétaro.

Um dos destaques dessa rua é o Jardín Santa Clara, com a bela Fuente de Neptuno (1747) e o Templo de Santa Clara, com seus retábulos de ouro em estilo churriguerescos, datados de 1740 a 1770.

Na Calle Francisco Madero também fica o Jardín Guerrero, um praça espaçosa e, por isso, muito usada em eventos e também para receber barraquinhas no final de semana.

A Catedral também fica nessa rua, mas vamos falar mais sobre as igrejas de Querétaro a seguir.

Outra praça que você visitará em Querétaro é a Plaza de la Constitución, uma praça bonita, com casonas antigas e restaurantes. Essa praça era a horta do convento de San Francisco, mas já foi até mercado.


Museus e centros culturais em Querétaro

O que fazer em Querétaro, México? Pontos Turísticos de Querétaro
Museu do Calendário

Uma surpresa em Querétaro foi encontrar o Museu do Calendário, o primeiro museu desse tipo no mundo, organizado pela empresa Calendarios Landin, com mais de 100 anos de existência. O museu fica em uma construção histórica belíssima, do século XVII.

As salas são organizadas desde a origem do calendário em várias culturas, com destaque para os povos originários do México, passando por exposições de pinturas de artistas que ilustravam os calendários antigos, até uma grande coleção de calendários de 1890 até 2011.

Além disso, o terraço tem uma vista bonita e há um café bem elogiado no jardim, muito usado para eventos.

O Museu do Calendário abre de terça a domingo, das 10h às 18h, e custa 30 pesos para adultos. Para mais informações, confira o site oficial.

O que fazer em Querétaro, México? Pontos Turísticos de Querétaro
Museu de Arte

Um dos museus mais importantes da cidade é o Museu Regional, localizado no ex-convento de San Francisco, uma construção belíssima e uma das mais antigas da cidade. Tem peças arqueológicas, passando por objetos do período colonial até as épocas mais recentes.

Há áreas dedicadas à cosmovisão e ao modo de vida dos povos otomíes-chichimecas que habitavam o estado. O Museu Regional abre de terça a domingo, das 9h às 18h. O ingresso adulto custa 60 pesos. Para mais informações, confira o site oficial.

Outro museu que vale a pena visitar é o Museu de Arte, abrigado em uma das construções coloniais mais bonitas da cidade, o Ex-Convento de San Agustín. O claustro do convento é um absurdo de tão bonito.

Nas salas, o visitante encontra muitas exposições temporárias de arte contemporânea, uma oportunidade para conhecer o trabalho de artistas locais. Há também salas com arte sacra. A entrada para o museu é apenas uma doação.

O que fazer em Querétaro, México? Pontos Turísticos de Querétaro
Cerro de las Campanas

Em Querétaro, há ainda o Centro de Desenvolvimento Indígena, que conta com um pequeno museu de artesanias (de graça) e várias tendas com artesanatos.

Um ponto turístico que pode terminar em uma visita ao museu é o Cerro de las Campanas, local de derrota do Imperador do México, Maximiliano, para o liberal Benito Juárez.

O Cerro de las Campanas fica a pelo menos 30 minutos de caminhada do centro da cidade, sendo um pequeno morro, hoje um parque (entrada 5 pesos)

No topo do Cerro fica o museu sobre a Independência (18 pesos) e uma grande estátua de Benito Juárez, mas infelizmente a vista não era muito boa, porque a copa das árvores estava muito alta.


Igrejas em Querétero

O que fazer em Querétaro, México? Pontos Turísticos de Querétaro
Templo de San Francisco

Querétero é uma cidade muito bem cuidada e, por isso, suas igrejas estão conservadas e são exemplos da arquitetura barroca mexicana.

Uma das igrejas que achamos mais bonitas foi o Templo de San Francisco. Por fora se destaca os tons alaranjados e a grande torre, por dentro a decoração tem tons de verde. As pinturas são bonitas e há trabalhos em ferro bem interessantes.

O que fazer em Querétaro, México? Pontos Turísticos de Querétaro
Templo de Santa Rosa de Viterbo

A igreja mais famosa de Querétaro é o Templo de Santa Rosa de Viterbo, com uma arquitetura que impressiona por fora, com detalhes em rosa, e com uma decoração suntuosa em seu interior, apesar de não ser grande. Os retábulos em ouro são incríveis.

Não poderíamos deixar de falar da Catedral, também conhecida como Catedral de San Filipe de Neri, construída em 1786. A Catedral apresenta uma mescla entre barroco e neoclássico, algo comum nas igrejas mexicanas.

O que fazer em Querétaro, México? Pontos Turísticos de Querétaro
Catedral

Nós gostamos muito do Templo de San Domingo, com pinturas douradas muito bonitas.

O Teatro de la República não é uma igreja, mas vale a pena mencioná-lo. Lá ocorreram 3 eventos importantes da História Mexicana: foi tocado o Hino Nacional em 1854; ocorreu o julgamento do Imperador Maximiliano em 1867; e a promulgação da Constituição de 1917.


Aqueduto de Querétaro

O que fazer em Querétaro, México? Pontos Turísticos de Querétaro
Arcos Queretanos

O Aqueduto de Querétaro ou Arcos Queretanos são um dos principais símbolos da cidade e devem estar na lista sobre o que fazer em Querétaro. São quase 1300 metros com 74 arcos, construídos em 1735.

Para ver os arcos, o melhor é ir ao Mirador de los Arcos, fica bem perto do Panteón de los Queretanos Ilustres, onde está enterrada Josefa Ortiz de Domínguez e outros personagens importantes do estado.


La Peñal de Bernal

O que fazer em Querétaro, México? Pontos Turísticos de Querétaro
Vila de Bernal

Quem visita Querétaro vai ouvir falar de La Peñal de Bernal, o terceiro maior monólito do mundo, localizado na vila de Bernal, a cerca de 1h de ônibus/carro da capital.

A intenção do passeio é subir a grande rocha, ou seja, é o tipo de atividade para quem tem condições físicas para tal, já que a subida é de média intensidade.

O melhor é contratar um tour em Querétaro, que inclua ir a Bernal, passeios em vinícolas e também a pequena Tequisquiapan.

O que fazer em Querétaro, México? Pontos Turísticos de Querétaro
La Peñal de Bernal

Nós fomos de ônibus e, por isso, só visitamos La Peñal de Bernal. Do terminal de autobuses saem ônibus pela Flecha Amarilla. A passagem custa 48 pesos. Os ônibus são simples e, normalmente, sujos.

O centrinho de Bernal é pequeno, tem três ou quatro ruas mais bonitinhas e turísticas, onde há artesanatos e o delicioso pan de queso com geleias. Depois da subida, dá para tirar umas fotos do centrinho e provar o pan de queso.

Há placas indicando por onde começa a subida. É preciso subir uns 10 minutos até a entrada. Há quem pague os tuk-tuks e pode valer a pena dependendo da condição física.

O que fazer em Querétaro, México? Pontos Turísticos de Querétaro

A subida é mediana e a descida é um pouco mais difícil, porque há muitas pedras em todo o caminho. Com uma boa condição física, levam-se 45 minutos para alcançar o final.

Nós subimos até a escada amarela, porque depois era uma subida bem difícil e de lá já se tinha uma vista bonita. A vista é realmente linda e a pedra é enorme.

Não sentimos efeitos da altitude, só cansaço, por isso é importante parar e se hidratar.

O problema de ir de ônibus é a hora de voltar, porque tivemos que esperar 1h pelo ônibus da Flecha Amarilla.

Esperamos que as dicas sobre o que fazer em Querétaro tenham ajudado! Confira mais artigos sobre o México aqui!

Boa viagem, viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Reserva de hotéis
RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.