Menu
América do Norte / Listas

13 Melhores Curiosidades do México: Viagem, História e Cultura

Atualizado em: 1 de junho de 2020

O México é um país com muitos destinos de viagem paradisíacos, como a Ilha de Cozumel, Cancún e inúmeros pontos turísticos coloniais. História rica, comida saborosa e lindas paisagens tornam o México um país a visitar. Boas curiosidades do México não faltam.

Mas o post de hoje tem um foco diferente, vamos mostrar as mais interessantes curiosidades do México. Tenho certeza que você vai se surpreender e vai querer fazer turismo no México!

Se você quer planejar uma viagem perfeita à Cidade do México, vale muito a pena conferir o nosso Guia de Viagem sobre a Cidade do México. Atual e completo (com mais de 150 páginas), nosso livro traz as melhores dicas para visitar a capital mexicana com profundidade.

13 Melhores Curiosidades do México

13 Melhores Curiosidades do México
Tacos al pastor, os mais famosos tacos. Fonte: Wikimedia

1 Nós já falamos sobre as deliciosas comidas típicas do México. Os tamales são um dos pratos típicos mais conhecidos, mas nada se compara ao tamale zacahuil, que pode alimentar até 150 pessoas. O modo de preparo dos tamales é parecido com o da pamonha, mas o gosto é completamente diferente, exatamente por serem salgados e recheados. Vale mencionar que cada região do país possui seus próprios tamales.

2 Há mais de 9 mil anos, os povos do atual México criaram a pipoca, um dos petiscos mais saudáveis e deliciosos do mundo. No país, a pipoca é chamada de palomita de maíz e é consumida com molho de pimenta, além de ser facilmente encontrada como comida de rua e até vendida dentro dos ônibus.

3 O México foi um importante país para a Coroa Espanhola, tanto é que a Universidade Nacional do México foi fundada em 1551 pelo Rei da Espanha. Essa é a universidade mais antiga de toda a América do Norte. Até hoje podem ser visitados vários pontos turísticos da Cidade do México que datam da época do Vice-Reinado.

Centro Histórico de Guadalajara

4 A História do México tem alguma semelhança com a história do Brasil. O país foi colônia da Espanha por 300 anos, quando em 1810 lutou pela Independência, tendo o padre Miguel Hidalgo como herói nacional. A Independência de fato só veio em 1821 e, acreditem, resultou na formação do primeiro império mexicano. Nós visitamos várias cidades que foram palcos da Independência de 1810, como Guanajuato, San Miguel de Allende, Morélia e Querétaro.

5 A bandeira do México é belíssima e tem muita história. O verde representa a esperança, o branco é o símbolo da pureza e o vermelho representa a luta pela Independência. O que mais chama a atenção é a águia sobre o nopal (cacto), elementos símbolos dos Astecas (Mexicas). Conta-se, que durante a migração desse povo, a águia sobre um cacto foi vista no local onde deveriam fundar Mexico-Tenochtitlán, que veio a ser destruída pelos espanhóis. Sob os escombros foi erguida a Cidade do México.

6 O que significa México? México vem do idioma nahuatl, ainda hoje falado por mais de um milhão de pessoas. México é a junção de metztli (luna), xictli (umbigo ou centro) e co (lugar). Então, seria “umbigo da lua” ou “centro do lago da lua”, que no caso é a ilhota no meio do lago de Texcoco, onde os Astecas fundaram Mexico-Tenochtitlán.

Templo de Santo Domingo em Oaxaca de Juárez
Templo de Santo Domingo em Oaxaca de Juárez

7 O povo mexicano é bastante religioso, com festas para comemorar a religiosidade, que mesclam o Catolicismo e diversas crenças dos Povos Originários. Mas quando se fala em número total de católicos, o México só perde para o Brasil. Nossa Senhora de Guadalupe é o símbolo máximo da religiosidade mexicana. Inclusive nós recomendamos visitar o Santuário no mesmo dia que o passeio para as Pirâmides de Teotihuacan.

8 Algo muito interessante no México e em outros países latino-americanos ocorre no Natal. Assim como o Menino Jesus só recebeu seus presentes com a chegada dos Três Reis Magos, as crianças mexicanas recebem os presentes no Dia de Reis, 6 de janeiro.

9 Apesar do resto do mundo conhecer mais os Mexicas e os Maias, a civilização mais antiga foi composta por Olmecas, entre 1400-300 a.C. O Povo Olmeca viveu na Costa Leste e tem como característica marcante o deus metade humano, metade jaguar, além das cabeças monumentais, que podem ser vistas nos museus na Cidade do México.

13 Melhores Curiosidades do México
Eu e a Pirâmide de Kukulcán em Chichén Itzá

10 A língua asteca teve influência em muitas palavras que conhecemos por meio da língua Nahuatl, que ainda é falada. Por exemplo: tomate vem de tomatl e chocolate de chocolatl.

11 A maior pirâmide do mundo é a Grande Pirâmide de Cholula, também conhecida como Pirâmide de Tepanapa. A Grande Pirâmide de Cholula é considerada a mais volumosa, sendo a mais alta a Pirâmide de Quéops, no Egito. Infelizmente, quando se visita o local, não se consegue perceber seu tamanho, porque hoje parece mais um morro. Essa foi a sensação que tivemos durante nossa viagem a Cholula.

12 Uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno fica no México, é a cidade arqueológica de Chichén Itzá. Suas construções, como as pirâmides maias, a organização do espaço público e a arquitetura fazem de Chichén Itzá um dos principais destaques da arquitetura pré-colombiana. Mas vale dizer que a experiência de ir a Teotihuacan é mais inesquecível e menos turística. Saiba mais sobre nosso passeio em Chichén Itzá.

13 Os sacrifícios humanos eram práticas comuns em muitas civilizações pré-colombianas. Os mexicas, maias, toltecas, zapotecos e muitos outros praticavam sacrifícios, principalmente de guerreiros vencidos. Em vários sítios arqueológicos há representações dos guerreiros que iam para o sacrifício, como os danzantes no Monte Albán em Oaxaca.

Fontes: Fact Retriever e Fact Slides, mais nossas experiências de viagem ao México.

Gostou das curiosidades do México? Então, confira outros artigos para planejar suas férias com nossas dicas de turismo no México!

Boa viagem, Viajante!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.