Menu
Brasil / Listas

Viagem de Carro pelo Brasil: Top 10 Road Trips pelo Brasil

Atualizado em: 19 de julho de 2020

O Brasil é um dos países mais bonitos em todo o Mundo. Não dá para negar a variedade de paisagens no interior e no litoral do nosso país. Por isso, há excelentes opções de viagem de carro pelo Brasil.

Além da variedade de destinos para fazer road trip no Brasil, férias desse tipo significam não ter que se preocupar com dólar alto, uma triste realidade na última década.

Da mesma forma, alugar carro no Brasil não é caro, como mostramos no artigo sobre como fazer o aluguel do carro barato.

A seguir apresentamos 10 opções de viagem de carro pelo Brasil em várias regiões e para diversos gostos!

Viagem de Carro pelo Brasil

  1. Estrada Real;
  2. Serra Gaúcha;
  3. Litoral de Santa Catarina;
  4. Linha Verde;
  5. Rota das Emoções;
  6. Rota Litoral Norte de São Paulo
  7. Estrada da Graciosa;
  8. Transpantaneira;
  9. Chapada dos Veadeiros;
  10. Costa do Descobrimento.

Estrada Real – Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo

Estrada Real – Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo
Praça Tiradentes, Ouro Preto. Fonte: TripAdvisor

A Estrada Real é um dos principais roteiros de viagem de carro pelo Brasil, sendo formada por quatro antigos caminhos da época da exploração do ouro e diamantes.

Tendo como centro a cidade de Ouro Preto, a Estrada Real possui 1630 km, percorrendo cidades históricas de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, além de diversos parques naturais.

São quatro caminhos ou roteiros históricos na Estrada Real: Caminho Velho, Caminho Novo, Caminho dos Diamantes e Caminho Sabarabuçu.

O Caminho Velho foi a primeira estrada a ligar a região das minas de ouro de Ouro Preto a Paraty, o porto no litoral do Rio de Janeiro por onde saiam muitas riquezas para Portugal.

O Caminho Velho é um roteiro turístico impecável, porque inclui cidades importantes: como Tiradentes, São João del-Rei e Paraty.

Já o Caminho Novo foi uma estrada construída para ser substituta do Caminho Velho, porque economizava tempo. O porto de destino era na cidade do Rio de Janeiro.

Além de Ouro Preto, outras cidades mineiras se destacam no trajeto, como Juiz de Fora.

Já no território fluminense, o destaque é Petrópolis, uma cidade cheia de belas paisagens e o conhecida pelo Museu Imperial, além do clima frio.

Percorrendo o Caminho Novo, pode-se visitar o Parque Nacional Serra dos Órgãos e o Parque Estadual do Ibitipoca.

Em relação ao Caminho dos Diamantes, ele ligava Ouro Preto até Diamantina, a região produtora de diamantes no século XVIII. Com 395 quilômetros de extensão, o roteiro Caminho dos Diamantes mescla história com beleza natural.

Além dos aspectos culturais e históricos, o Caminho dos Diamantes vale a visita pela beleza natural da Serra do Espinhaço, da Cachoeira do Tabuleiro e do Parque Nacional Serra do Cipó.

Já o Caminho Sabarabuçu é o menor dos roteiros históricos da Estrada Real, com 160 km e está ligado ao descobrimento de minério de ferro.

Recomendamos que você confira nossas dicas sobre aluguel de carro em Belo Horizonte!

Leia também nossos artigos sobre as melhores pousadas em Tiradentes e sobre onde ficar em Paraty.

Serra Gaúcha – Rio Grande do Sul

Viagem de Carro pelo Brasil: Top 10 Road Trips pelo Brasil
Lago Negro em Gramado

A Serra Gaúcha tem em Gramado o principal destaque turístico, mas saiba que a região rende uma ótima experiência para quem procura viagem de carro pelo Brasil.

Como deixamos claro no post Vale a pena alugar carro em Gramado, o melhor é alugar o carro em Porto Alegre e aproveitar as belas paisagens da subida da Serra, que é rápida.

Muitos pontos turísticos de Gramado e Canela podem ser visitados sem o carro, porém não faltam excelentes cidades próximas a Gramado para turistar.

Sem dúvida, na viagem de carro pela Serra Gaúcha o Vale dos Vinhedos é imperdível, sendo o mais importante destino de enoturismo do Brasil, formado pelas cidades de Bento Gonçalves e Garibaldi.

O legal é que há tanto grandes e consagradas vinícolas como empreendimentos familiares, além de restaurantes com comida italiana para se esbanjar.

O Roteiro Caminhos de Pedra oferece pelo caminho muitos restaurantes, belas paisagens rurais e arquitetura típica da região.

Saiba também onde se hospedar em Bento Gonçalves!

Há outras cidades da Serra Gaúcha que merecem passeios, como Nova Petrópolis, conhecida por suas tradições alemãs e pela beleza de suas praças, jardins e áreas públicas; Carlos Barbosa, que possui ótimos queijos e a Festiqueijo; Caxias do Sul e sua tradicional Festa da Uva.

Descendo a Serra Gaúcha, na divisa com Santa Catarina, encontra-se Cambará do Sul, um dos lugares mais bonitos do Brasil em termos de natureza.

Cambará do Sul é focada no turismo de aventura, possuindo dois cânions gigantescos. No Parque Nacional de Aparados da Serra fica o Cânion do Itaimbezinho, o maior da América do Sul, com 200 a 600 metros de largura e quase seis quilômetros de extensão.

Já no Parque Nacional da Serra Geral o viajante pode ir ao Cânion Fortaleza, o mais bonito da região.

Litoral de Santa Catarina

Viagem de Carro pelo Brasil: Top 10 Road Trips pelo Brasil
Praia do Matadeiro em Florianópolis

Santa Catarina é um estado pequeno em território, mas com natureza variada e ótimas praias. Por isso, é totalmente possível fazer uma road trip no litoral de Santa Catarina incluindo muitas cidades.

É claro que você deverá deixar alguns dias para Florianópolis, a capital, que conta com dezenas de praias. Porém, é fundamental saber onde ficar em Florianópolis, porque a Ilha da Magia é bem grande.

Nossa recomendação é sim incluir alguns dias em Balneário Camboriú, a cidade mais badalada do estado, mas que possui ótimas praias fora do centro, além de baladas e diversas atrações.

De Balneário Camboriú para sul, vale a pena colocar no roteiro de viagem de carro a cidade de Bombinhas, que tem ótimas praias para famílias, além da boa variedade de pousadas em Bombinhas, assim como Governador Celso Ramos.

Ao sul de Florianópolis, a exuberância da Praia da Guarda do Embaú deve ser conhecida, sendo uma vila pequena e agradável, onde o Rio da Madre a separa da faixa de areia.

Se você gosta de praias com muita natureza, morros esverdeados e lagoas tranquilas, as cidades de Garopaba e Imbituba devem estar no roteiro.

Garopaba possui desde vilas de pescadores, como na Praia da Gamboa, até praias preservadas, como a Praia da (do) Silveira, até locais exuberantes, como a Praia da Ferrugem.

Saiba também onde se hospedar em Garopaba nas melhores praias!

Linha Verde – Bahia, Sergipe e Alagoas

Viagem de Carro pelo Brasil: Top 10 Road Trips pelo Brasil
Praia do Saco em Sergipe. Fonte: TripAdvisor

A Linha Verde é um roteiro de viagem de carro pelo Brasil que passa por três estados e praias perfeitas.

Basicamente, a Linha Verde se inicia no norte da Bahia, passando por todo o litoral de Sergipe até o sul de Maceió, em Alagoas.

As Praias da Linha Verde são belíssimas e possuem diversas características, como praias com resorts, praias nas vilas rústicas, praias com piscinas naturais e praias quase desertas. Ou seja, você encontrará paisagens e experiências variadas.

As principais praias da Linha Verde na Bahia são:

  • Barra do Jacuípe: A Barra do Jacuípe é um lugar belíssimo devido ao encontro do Rio Jacuípe com o mar, criando um cenário único. Dunas, coqueirais e mares tranquilos completam a bela paisagem.
  • Itacimirim: O que atrai os visitantes é a variedade de paisagem, como lagoas, mar com ondas e também piscinas naturais, além de estrutura turística.
  • Praia do Forte: A Praia do Forte é uma das regiões de praia mais conhecidas da Bahia e do Brasil. Quando se pensa em resorts all inclusive, a Praia do Forte é um dos destinos. Há várias praias na Praia do Forte, como a Papa Gente com piscinas naturais. O Projeto Tamar também é imperdível.
  • Imbassaí: Imbassaí é uma das regiões mais charmosas da Bahia. Com um riozinho charmoso que desagua no mar, Imbassaí é ideal para diversos públicos, pois além do mar, há lagoas e cachoeiras.
  • Mangue Seco: No limite com Sergipe está Mangue Seco, uma região conhecida pelas dunas. As dunas já serviram até de cenário para o filme Tieta do Agreste. Mangue Seco tem um clima rústico irresistível para quem quer fugir das grandes cidades, assim como a Praia de Santo Antônio.

As praias da Linha Verde em Sergipe mais interessantes para visitar são:

  • Praia do Saco: Com águas calmas, mar azul e areia branca, a Praia do Saco é ideal para quem quer relaxar e curtir a natureza sem badalação. Os passeios de barco pelo Rio Piauí são frequentes.
  • Aracaju: Aracaju é uma das melhores capitais nordestinas no quesito qualidade de vida. Em relação às praias de Aracaju, a Praia Atalaia é a mais conhecida, já que possui diversos atrativos na orla, como parques e restaurantes. Veja onde se hospedar em Aracaju nas melhores praias.
  • Pirambu: Localizada no litoral norte de Sergipe, a Praia de Pirambu conserva características da vila de pescadores, mas com muita beleza natural. A praia é uma das sedes do Projeto Tamar. Há também muitas dunas, diversas lagoas e uma longa faixa de areia branca.

Já em Alagoas, são as praias do sul que fazer parte da road trip:

  • Foz do Rio São Francisco: Uma das maiores riquezas naturais e culturais do Nordeste é o Rio São Francisco e as formas tradicionais de vida. Uma praia diferente na Linha Verde é na Foz do Rio São Francisco, na cidade alagoana Piaçabuçu. Os passeios de barcos até a foz também saem de Penedo, uma cidade repleta de construções do século XVII e XVIII, com muita arte barroca.
  • Coruripe: Imensos coqueirais, mar cristalino e areia branca estão presentes nas praias. Há diversas praias, lagoas e riachos na redondeza, tornando Coruripe um lugar ideal para os amantes da natureza.
  • Praia da Barra de São Miguel: A Praia da Barra de São Miguel é uma praia protegida pelos recifes, formando uma grande piscina natural imperdível. Ideal para nadar e relaxar, a Praia da Barra de São Miguel deve estar no seu roteiro de viagem de carro pelo Brasil.
  • Praia do Gunga: A Praia do Gunga é uma das mais deslumbrantes praias brasileiras, com um belo mar paradisíaco, coqueirais e falésias. A natureza exuberante da Praia do Gunga é acompanhada por uma boa estrutura turística, com passeios de bugue, restaurantes e outros.

Rota das Emoções – Maranhão, Ceará e Piauí

Rota das Emoções - Maranhão, Ceará e Piauí
Lençóis Maranhenses. Fonte: Wikimedia

A Rota das Emoções reúne destinos paradisíacos e com paisagens variadas, desde os Lençóis Maranhenses, passando pelo Delta do Parnaíba até a badalada Jericoacoara. São mais de 900 km de belezas naturais.

Os Lençóis Maranhenses são um grande patrimônio natural do Brasil, tendo como principal porta de entrada a cidade de Barreirinhas, onde não faltam agências de turismo e as melhores pousadas nos Lençóis Maranhenses.

Santo Amaro também proporciona fácil acesso ao Parque Nacional, sendo um local mais simples e ainda bastante autêntico.

Quem curte esportes aquáticos e ambiente rústico costuma estender o passeio para Atins, um vilarejo de pescadores, no encontro do mar com o Rio Preguiça.

O Delta do Parnaíba é outra grande riqueza da natureza brasileira, com muitas ilhas, mangues e praias, local que está cada vez mais em alta para fazer passeios de barco.

Jericoacoara é outro destaque da Rota das Emoções e do turismo no Nordeste, possuindo lagoas de águas calmas e claras, além de praias preservadas e um pôr de sol sem rival.

Mesmo sendo um destino badalado e com hotéis boutique sofisticados, há excelentes opções sobre onde ficar em Jericoacoara barato, tornando a vila mais acessível para mochileiros e viajantes econômicos.

Para planejar a viagem à Rota das Emoções, você pode começar tanto por São Luís do Maranhão quanto por Fortaleza, apenas lembre-se de que os Lençóis têm épocas nas quais as lagoas estão vazias.

Vale destacar que todas essas belezas continuam tão bonitas e atraentes aos viajantes porque são áreas de proteção ambiental.

É fundamental preservá-las para as futuras gerações, que têm os mesmos direitos que nós de conhecer a natureza do Brasil.

Rota Litoral Norte de São Paulo

Rota Litoral Norte de São Paulo
Praia do Puruba. Fonte: TripAdvisor

O Litoral Norte de São Paulo possui centenas de praias para todos os gostos, incluindo praias com mata preservada e muita beleza natural.

Até mesmo cidades relativamente próximas a grandes centros urbanos, como o Guarujá e Bertioga possuem boas praias, além de estrutura turística de qualidade. É possível encontrar tanto praias urbanas quanto locais mais rústicos.

Contudo, a cereja do bolo do Litoral Norte de São Paulo fica por conta de Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela, o trio que possui as melhores praias de São Paulo.

No nosso post Melhores praias do litoral de São Paulo elencamos as praias mais bonitas que são fáceis de chegar a partir da capital, sendo um guia principalmente de Ubatuba e São Sebastião.

Merecem destaque as praias do Félix, do Puruba e de Itamambuca em Ubatuba, e as praias do Toque-Toque Pequeno, de Santiago e de Juquehy em São Sebastião, além de muitas outras.

A partir de São Sebastião pode-se acessar Ilhabela, que tem nas praias voltadas ao continente mais estrutura, onde estão os melhores hotéis em Ilhabela.

Porém, é recomendado que você vá além da área mais turística e visite (de barco) as praias desertas e exuberantes voltadas ao mar aberto.

Sem dúvida, para quem mora na capital, fazer uma road trip pelo Litoral Norte é uma das melhores viagem de carro pelo Brasil, sendo a BR-101 a principal estrada utilizada.

Estrada da Graciosa – Paraná

Estrada da Graciosa – Paraná
Portal da Estrada da Graciosa. Fonte: Flickr

Muitos turistas visitam Curitiba, mas não fazem ideia da existência da Estrada da Graciosa, a estrada mais antiga e histórica do Paraná, inaugurada no último quarto do século XIX (1873).

A Estrada da Graciosa é a maneira mais bonita de descer da capital ao litoral do Paraná, com muita beleza de uma das regiões de Mata Atlântica mais preservadas do Brasil. São cerca de 40 km até as cidade de Morretes e Antonina.

Caso você passe por lá entre a primavera e início do verão, a beleza das hortênsias colorirá ainda mais seu roteiro.

No caminho, há vários restaurantes e mirantes para curtir as vistas e aproveitar a comida local, que é simples, mas saborosa.

O Portal é um dos cartões-postais da Estrada da Graciosa, destacando-se por sua arquitetura jesuíta.

Para completar o passeio é imprescindível fazer turismo em Morretes, uma cidade histórica banhada pelo Rio Nhundiaquara.

Muitos visitantes vão à cidade usando o tem turístico Curitiba-Morretes, que sem dúvida é uma experiência marcante.

O grande destaque de Morretes é o Centro Histórico preservado, como casarões coloniais e uma bela igreja. Vale destacar a boa mesa local, com o barreado como destaque, sendo inclusive uma das comidas típicas da Região Sul.

Outro destaque do turismo em Morretes é o Caminho do Itupava, uma estrada bem antiga, utilizada pelos indígenas antes dos brancos chegaram à região. Atualmente, é uma trilha para os viajantes aventureiros.

Transpantaneira ou Rota do Pantanal – Mato Grosso

Transpantaneira ou Rota do Pantanal – Mato Grosso
Fonte: Wikimedia

A Transpantaneira é uma opção de viagem de carro pelo Brasil que só existe aqui, porque tem na natureza do Pantanal seu principal destaque.

Cerca de 150 km da Rodovia MT-060 ligam Poconé a Porto Jofre, na divisa com o estado do Mato Grosso do Sul.

Viajando de abril a setembro (época seca), o turista poderá ver aglomerações de pássaros, jacarés, capivaras e diversos animais desse ecossistema. Na época de chuvas, o Pantanal muda muito e a estrada piora bastante.

Além disso, preferindo a época seca, é possível alugar um carro em Cuiabá mais simples e barato, sem ser 4X4.

O ideal é dirigir devagar e curtir as paisagens, dando preferência para pernoitar em pousadas que oferecem passeios extras, como de barco, o que completa a viagem de carro.

Chapada dos Veadeiros – Goiás

Viagem de Carro pelo Brasil: Top 10 Road Trips pelo Brasil
Fonte: Pixabay

Uma das mais completas opções de viagem de carro pelo Brasil é visitar Brasília e de lá descobrir a natureza da Chapada dos Veadeiros.

Como o carro alugado em Brasília, os viajantes percorrem 225 km até Alto Paraíso de Goiás, uma cidade com fama de mística e porta de entrada para a Chapada dos Veadeiros.

São três cidades que possuem ótimos passeios: Alto Paraíso, Cavalcante e São Jorge. Quem tem mais tempo, pode se hospedar nas três e visitar diferentes locais, montando um roteiro mais estratégico.

Quando o tempo é curto, Alto Paraíso é a melhor opção sobre onde se hospedar na Chapada dos Veadeiros.

O foco da viagem à Chapada dos Veadeiros é fazer trilhas para cachoeiras preservadas, com águas muito claras, além de apreciar vistas belíssimas.

Inclusive algumas trilhas precisam de guia e, muitas vezes, é melhor contratar um guia local para conhecer a fundo a região.

Para aproveitar cachoeiras sem iguais, como de Santa Bárbara, o ideal é ir à Chapada dos Veadeiros na época seca, de maio a setembro, quando chove menos e água das cachoeiras fica mais límpida.

Costa do Descobrimento – Bahia

Viagem de Carro pelo Brasil: Top 10 Road Trips pelo Brasil
Praia do Espelho. Fonte: TripAdvisor

A viagem de carro pelo Brasil chamada de Costa do Descobrimento é um roteiro imperdível pelo litoral da Bahia, incluindo locais famosos, como Trancoso, Porto Seguro, Caraíva e muito mais.

Costa do Descobrimento faz referência aos fatos históricos ocorridos no local, porém o foco do turismo é mesmo descansar nas diversas praias.

Em Porto Seguro não faltam festas, bons restaurantes e variedade de praias. Contudo, durante o verão, a cidade fica bem movimentada.

Já Trancoso é mais sofisticada e histórica, possuindo praias bem preservadas. Sobram restaurantes e excelentes pousadas em Trancoso.

O roteiro da viagem de carro pela Costa do Descobrimento é bastante flexível, podendo ser incluídas diferentes praias, passeios de barcos e vilas.

Esperamos que as dicas sobre 10 opções de viagem de carro pelo Brasil tenham sido úteis! Leia também nosso artigo sobre como fazer aluguel de carro barato!

Boa viagem!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.