Fazer a visita às Pirâmides de Teotihuacan foi uma das experiências mais inesquecíveis da nossa viagem à Cidade do México. As Ruínas de Teotihuacan tem uma beleza e grandiosidade espantosas.
Antes de visitar as Pirâmides de Teotihuacan, nós pesquisamos muito sobre como fazer o passeio de maneira independente, mas também há excursões elogiadas e até passeio de balão.
Muitas informações nos levaram a uma preocupação excessiva com várias questões. Mas no final deu tudo muito certo.
Neste post, queremos mostrar a você como fazer a visita às Pirâmides de Teotihuacan e todas as dicas para aproveitar bem o passeio.
Se você quer ter uma experiência perfeita na Cidade do México, leia nosso livro Guia de Viagem sobre a Cidade do México, com mais de 150 páginas cheias de dicas. No livro, você vai saber como chegar, quais são as melhores atrações e os restaurantes que valem a pena, além de sugestões de roteiro.
Visita às Pirâmides de Teotihuacan – Ruínas de Teotihuacan
Nossa primeira dica é visitar Teotihuacan depois de ir ao Museu Nacional de Antropologia, se for possível. Esse museu é o melhor para aprender sobre a civilização Teotihuacana.
No Museu do Templo Mayor também há boas explicações, porém é mais focado nos Mexicas (Aztecas) e na sua relação de adoração a Teotihuacan.
Mesmo depois de décadas de estudos, a civilização Teotihuacana continua sendo misteriosa em vários aspectos.
Porém, os arqueólogos sabem que a cidade de Teotihuacan se desenvolveu no período clássico, entre os séculos I e VIII d.C.
A cidade chegou a ter 100 mil habitantes durante seu apogeu e tinha relevância econômica. Inclusive foram encontradas evidências da influência teotihuacana em outras zonas arqueológicas do México.
Até hoje não se sabe o que causou o declínio e o abandono de Teotihuacan. Existem hipóteses sobre mudanças climáticas que arruinaram a agricultura, conflitos internos, migrações, entre outros.
A transformação dessa civilização em um ícone mexicano tem a ver com a forma pela qual os Aztecas entendiam as pirâmides e os templos. Para eles, Teotihuacan era “el lugar donde fueron hechos los dioses, la ciudad de los dioses”.
A maioria dos viajantes desconhece a adoração dos Mexicas (Aztecas) aos Teotihuacanos.
Inclusive, várias peças arqueológicas dessas ruínas foram encontradas em Tenochtitlán, atual Cidade do México. Elas eram usadas em rituais religiosos.
Nas duas civilizações, os mesmos deuses eram adorados, como Quetzalcóatl, a serpente emplumada, e Tláloc, o deus da chuva.
Teotihuacan chegou aos nossos dias como um ícone da mexicanidade, porque representa a importância da história dos Povos Originários para o México.
Quando foi reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1987, turistas do mundo todo passaram a sonhar (e ainda sonham) em conhecer uma das zonas arqueológicas mais bonitas, enigmáticas e imponentes do mundo.
O que visitar nas Ruínas de Teotihuacan?
Os templos e as Pirâmides de Teotihuacan estão espalhados (de maneira organizada) em uma grande esplanada.
O eixo norte-sul principal é conhecido como Calzada de los Muertos, com 4 km de extensão no total, mas os viajantes percorrem a pé cerca de 2 km.
A Calzada de los Muertos é inclinada, mas nem se percebe, porque a subida é feita por plataformas. Durante a visita às Pirâmides de Teotihuacan, muitos turistas percorrem toda a Calzada de los Muertos, como nós fizemos.
Há várias maneiras para percorrer as ruínas de Teotihuacan, mas vamos explicar como nós fizemos. Basicamente, nós subimos as duas pirâmides e caminhamos por toda a esplanada.
A entrada principal se dá pela Porta 1, que fica a 2 km da Pirâmide da Lua.
Começar o passeio pela Porta 1 vale a pena para quem chegou cedo, algo que fizemos e recomendamos que você faça.
Nós chegamos à Zona Arqueológica às 9h, assim que o local abriu. Quem quer ir direto para as pirâmides, deve entrar pela Porta 2.
Começando o passeio pela Porta 1, o primeiro lugar a visitar é o Templo de la Serpiente Emplumada (Quetzalcóatl), que fica no centro de La Ciudadela, um grande espaço aberto, envolvido por dois níveis de ruínas.
No Templo de la Serpiente Emplumada dá para ver ao fundo as pirâmides, mas preste atenção também nas esculturas de serpentes que adornam a construção.
No caminho de La Ciudadela até a Pirâmide do Sol, há templos em ruínas e outras construções menores.
A Pirâmide do Sol tem mais de 60 metros de altura e 243 degraus. Seu tamanho impressiona e é normal ficar um pouco receoso sobre o cansaço em subir tantos degraus. A descida também exige cuidado.
Nossa dica é subir devagar, parando nas plataformas para apreciar a vista e retomar o fôlego. A subida foi menos cansativa do que esperávamos, já que fizemos tudo com calma.
A partir da Pirâmide do Sol dá para tirar belas fotos da Pirâmide da Lua.
Pela manhã, a Pirâmide da Lua fica iluminada, por isso subir primeiro a Pirâmide do Sol garante vistas mais bonitas.
O melhor horário para subir a Pirâmide da Lua é perto do meio dia, quando a partir dela se vê a Pirâmide do Sol iluminada.
A questão de como o sol ilumina as ruínas de Teotihuacan determina como ficarão suas fotos. Por isso, quem vai pela manhã deve subir primeiro a Pirâmide do Sol e depois a da Lua.
Um dos pontos altos do passeio é a Plaza de la Pirámide de la Luna, repleta de templos menores, como o Templo de los Jaguar, e a própria pirâmide.
À primeira vista, pode parecer que a Pirâmide da Lua é pequena, mas ela tem 42 metros de altura. A quantidade de degraus não impressiona, mas como são degraus muito altos, a subida é extremamente cansativa.
Todos os turistas chegam à área da plataforma da Pirâmide com a língua para fora!
O que descrevemos até aqui é a cereja do bolo do passeio às Pirâmides de Teotihuacan, mas há outras atrações na zona arqueológica.
O Palácio de Quetzalpapálotl é fácil de visitar, fica bem perto da Porta 2 e apresenta pintura mural. Vale a pena dar uma passada por lá.
Há também dois museus especializados: Museu de Sitio Teotihuacan e Museu de Murales Teotihuacanos “Beatriz de la Fuente”.
Nós não fomos aos museus, porque o passeio pela zona arqueológica nos pareceu suficiente. Nós ficamos quase 3h30min. percorrendo a esplanada e as pirâmides. Não sobrou energia para os museus.
Como chegar às Pirâmides de Teotihuacan, Cidade do México?
Há duas opções para ir a Teotihuacan: contratar excursões ou ir por conta própria.
Como esse passeio é especial, felizmente há boas excursões, como:
- Viagem de 1 dia a Teotihuacán e Tlatelolco;
- Voo e café da manhã com balão de ar em Teotihuacan;
- Tour privado por Teotihuacán.
Entretanto, é fácil chegar às Pirâmides de Teotihuacan de maneira independente e muita gente opta por essa alternativa. Foi o que nós fizemos
Da sua hospedagem, você pode utilizar o metrô (linha 5), ônibus ou o uber para ir ao Terminal de Autobuses del Norte. Nós acordamos às 6h da manhã para chegar às 9h em Teotihuacan.
No Terminal de Autobuses del Norte, no guichê 8, à esquerda da entrada principal, a empresa Autobuses Teotihuacan vende as passagens por 104 pesos por pessoa por trajeto (não aceitam cartão e compre ida e volta).
Quando for comprar as passagens, diga que quer pegar o “autobús para las pirámides”. Os ônibus são bem simples e fazem paradas pelo caminho, mas em 1h já se está na Porta 1 da Zona Arqueológica.
Felizmente, os ônibus pegam o fluxo contrário do trânsito, então, não há congestionamento.
Para voltar, é mais fácil sair pela Porta 2 e esperar o ônibus na beira da estrada. Ele passa por dentro do vilarejo, mas não demora.
Quem utiliza o ônibus, pode optar por na volta à Cidade do México parar na Basílica de Guadalupe, que fica ao norte da capital.
Basta pedir ao motorista para parar perto da estação de metrô 18 de Marzo. De lá, nós fomos a pé à Basílica, mas saiba que essa região é bastante movimentada. Também dá para pegar um uber.
Achamos interessante aproveitar que já estávamos no norte da Cidade do México para ir ao Santuário de Guadalupe, porque, caso contrário, acredito que não visitaríamos o local. Ele fica geograficamente fora dos bairros da Cidade do México mais turísticos.
Informações sobre a visita às Pirâmides de Teotihuacan
A Zona Arqueológica de Teotihuacan abre todos os dias, das 8h às 17h. O ingresso adulto custa 85 pesos e, normalmente, aceita-se cartão (o sinal pode não estar bom, então, leve dinheiro).
Por abrir todos os dias, resolvemos visitá-la na segunda-feira, quando muitos museus e atrações ficam fechadas na capital.
Como a Zona é administrada pelo Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH), aos domingos os mexicanos não pagam e por isso a lotação é maior nesse dia.
Recomendamos que você não vá no domingo e que prefira o período da manhã para fazer a visita, fugindo do calor e do excesso de turistas e vendedores.
O passeio desde La Ciudadela até a Pirâmide da Lua, subindo as duas pirâmides, leva pelo menos 3h. Quem não tem muito tempo, deve entrar pela porta 2 e se focar nas pirâmides.
Para mais informações, acesse o site oficial do Instituto Nacional de Antropologia e História.
Dicas extras sobre o passeio às Pirâmides de Teotihuacan
- Durante boa parte do ano, a região de Teotihuacan é quente. Realmente, não há área com sombra;
- Vale a pena se vestir leve, mas com roupas que cubram o corpo, usar protetor solar, chapéu e tênis;
- Levar um litro de água por pessoa é suficiente (não precisa mais do que isso) e opte por ter alguma fruta e barrinha de cereal para repor as energias;
- Não se esqueça da máquina fotográfica com a bateria recarregada e bastante espaço para fotos.
Esperamos que as dicas sobre a visita às Pirâmides de Teotihuacan tenham te ajudado! Veja também onde se hospedar na Cidade do México nos melhores bairros!
Boa viagem!
Teste o seletor de hotéis do Guia!
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
RESERVA DE HOTÉIS Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues. O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação. |
|
ALUGUEL DE CARROS O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países. Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva. Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora. |
|
SEGURO VIAGEM Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras. Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto. |
|
LOJA DO VIAJANTE Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem? Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante |
|
CHECAR LOCALIZAÇÃO Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota. Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos. |
|
SELETOR DE HOTÉIS O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo. A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel. |
|
GUIA DE VIAGEM O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos. Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais. |