10 Melhores Museus da Cidade do México

A Cidade do México é um deleite para os viajantes que apreciam bons museus. Há museus sobre os mais variados temas, mas o brasileiro gosta principalmente dos focados na história e cultura mexicanas. Neste artigo vamos mostrar os 10 melhores museus da Cidade do México.

Há também uma enorme variedade de galerias de arte e espaços públicos pintados pelos muralistas mexicanos. Aqui vamos tratar de museus tradicionais e de alguns prédios públicos pintados pelos muralistas.

Saiba que os museus e outros passeios culturais são amplamente visitados pelos residentes da capital durante os finais de semana. Inclusive em muitos desses locais, os mexicanos têm entrada gratuita no domingo, tornando os museus super movimentados.

Faça como os locais e visite alguns museus da Cidade do México!

Confira também nosso artigo especial com dicas dos bairros sobre onde ficar na Cidade do México!

 

10 Melhores Museus da Cidade do México

 

Museu Nacional de Antropologia

10 Melhores Museus da Cidade do México

O Museu Nacional de Antropologia é um dos melhores museus de todo o México. O museu é focado na história dos povos mesoamericanos e também tem uma área (imensa) dedicada à Etnografia, com trajes típicos e explicações sobre os costumes populares e indígenas.

Apesar da seção de Etnografia ser linda, o viajante brasileiro quer mesmo é conhecer as salas da área de Antropologia, onde fica a enigmática Pedra do Sol pertencente aos Astecas ou Mexicas.

Há salas sobre povos de diversas partes do país e épocas diferentes. A nossa dica é se focar nos povos que mais te interessam, com destaque para: Teotihuacanos; Mexicas; Mayas; Zapotecas e Mixtecos.

Saiba que mesmo o visitante tendo objetivos bem claros, o passeio leva metade de um dia facilmente, já que o museu é muito grande e muito bom.

Informações práticas – Aberto de terça a domingo das 9h às 19h. Fechado na segunda. Ingresso adulto 70 MXN (domingo de graça para mexicanos e residentes). Há visitas guiadas de graça. Site oficial.

 

Museu Nacional de História

10 Melhores Museus da Cidade do México

O Museu Nacional de História é um dos museus na Cidade do México imperdíveis porque proporciona muitas experiências diferentes em um mesmo local.

Primeiramente, o museu está abrigado no Castillo de Chapultepec, uma construção suntuosa que foi o palácio do Imperador Maximiliano e residência de vários presidentes. Por essa razão, há uma área chamada de Alcázar, onde estão os aposentos decorados à moda do século XIX e começo do século XX.

Além disso, o Castillo fica no topo de um cerro no Bosque de Chapultepec, com belas vistas da cidade. Na construção ainda se encontra um mural monumental de David Alfaro Siqueiros.

É claro que a coleção do museu também é um dos destaques do passeio, abrangendo desde a Conquista pelos espanhóis, passando pelos períodos da Independência, impérios, reformas liberais, Revolução de 1910 até os dias atuais.

Informações práticas – Aberto de terça a domingo das 9h às 17h. Fechado na segunda. Ingresso adulto 70 MXN (domingo de graça para mexicanos e residentes). Site oficial.

 

Museu do Templo Mayor

10 Melhores Museus da Cidade do México

Conhecido como Huey Teocalli em Nahuatl, o Templo Mayor é um complexo de ruínas mexicas do templo mais importante em Tenochtitlán, que fica muito perto da Catedral, no coração da Cidade do México.

Além das ruínas (que não são pequenas), as peças arqueológicas mais importantes se encontram em exposição em um prédio moderno ao lado do sítio arqueológico.

Nas ruínas, o visitante vai ver representações de serpentes, águias e flores. As salas de exposição abrigam as peças mais relevantes, como o monólito de Coyolxauhqui, que está relacionado a uma importante lenda mexica.

Vale a pena dedicar pelos menos 01h30min ou até 02h para conhecer toda a riqueza histórica do Museu do Templo Mayor, aprendendo sobre a importância de Huey Teocalli em Tenochtitlán e sobre os deuses adorados lá.

Informações práticas – Aberto de terça a domingo das 9h às 17h. Fechado na segunda. Ingresso adulto 70 MXN (domingo de graça para mexicanos e residentes). Site oficial.

 

Museu Frida Kahlo

10 Melhores Museus da Cidade do México

Os três museus da Cidade do México anteriores possuem muita informação e são importantes para entender o México de ontem e hoje. Mas o museu mais procurado pelos turistas, principalmente pelos estrangeiros, é o Museu Frida Kahlo.

O Museu Frida Kahlo está localizado na Casa Azul, onde viveu a artista e onde ela pintou muito. Vale dizer que é uma casa-museu, ou seja, também tem quartos, cozinha, sala e jardim como importantes, além de algumas salas com pinturas e fotografias.

Com o mesmo ticket (muito caro para os padrões mexicanos), o visitante pode visitar o Museu Anahuacalli, que abriga a coleção de objetos pré-colombianos de Diego Rivera.

Em Coyoacán (bairro onde fica a Casa Azul), o turista encontra também o Museu Casa de Leon Trotsky, onde ele viveu, foi assassinado e sepultado.

Informações práticas – Aberto todos os dias em horários variados.  Ingresso adulto 250 MXN (mais 30 MXN para tirar fotos e 80 MXN para o áudio-guia). Site oficial.

 

Palácio de Bellas Artes

10 Melhores Museus da Cidade do México

O Palácio de Bellas Artes não é um museu propriamente dito, mas sim a casa de espetáculos mais sofisticada do México, onde se apresentam o Ballet Folklórico e a Orquestra Sinfônica Nacional.

Porém, em vários andares do Palácio há murais pintados por artistas mexicanos de peso, como Diego Rivera, José Clemente Orozco, David Alfaro Siqueiros, Rufino Tamayo, Jorge González Camarena, Manuel Rodríguez Lozano e Roberto Montenegro.

Um dos principais destaques é o mural “El hombre controlador del universo” de Diego Rivera, obra originalmente criada para o Centro Rockefeller em Nova York, mas cheia de elementos socialistas, o que levou a não conclusão. Então, Diego Rivera eternizou sua criação no Palácio de Bellas Artes.

Informações práticas – Aberto de terça a domingo das 10h às 18h. Fechado na segunda. Domingo de graça para todos. Ingresso adulto 65 MXN (30 MXN para usar câmera fotográfica). Site oficial.

 

Palácio Nacional do México

10 Melhores Museus da Cidade do México

Fonte: Wikimedia por KGV88

O Palácio Nacional do México é outro local onde são encontrados murais muito famosos, especificamente os murais de Diego Rivera sobre a história do país, com críticas e utopias políticas sempre presentes na obra do pintor.

Além dos murais, é muito comum ter exposições temporárias excelentes e nada pequenas. A própria beleza da construção já um atrativo para ir ao Palácio Nacional do México.

O Palácio Nacional do México tem entrada gratuita e está aberto no horário comercial. Para entrar, é preciso levar a carteira de identidade (pode ser até mesmo o RG ou CNH do Brasil).

 

Museu Nacional de Arte

10 Melhores Museus da Cidade do México

Localizado em uma área bem bonita do centro, o Museu Nacional de Arte é uma boa oportunidade para conhecer pintores mexicanos, além dos muralistas.

O prédio do museu por si só já é um encanto, mas a coleção não deixa a desejar. Há várias salas com obras do período colonial, sempre com temática sacra. As pinturas do século XIX também se destacam e há esculturas diversas.

Informações práticas – Aberto de terça a domingo das 10h às 17h30min. Fechado na segunda. Ingresso adulto 65 MXN (5 MXN para usar câmera fotográfica). Possui visitas guiadas. Site oficial.

 

Museu de Arte Moderna

10 Melhores Museus da Cidade do México

Fonte: Wikimedia por Luis Alvaz

A arte moderna faz parte da história da arte mexicana. No século XX, grandes pintores do país se destacaram e são suas obras que o visitante tem a oportunidade de conhecer.

O Museu de Arte Moderna tem obras de artistas reconhecidos pelos brasileiros, como Frida Kahlo, mas também de outros pouco falados aqui, como a pintora surrealista Remedios Varo.

O Museu de Arte Moderna é de graça aos domingos. De terça a sábado custa 65 MXN e funciona das 10h15min às 17h30min. Veja mais informações no site oficial.

Também localizado no Bosque de Chapultepec está o Museu Tamayo Arte Contemporânea, que além de arte mais atual (e abstrata), tem uma boa coleção de arte moderna.

O Museu Tamayo também é de graça aos domingos. De terça a sábado custa 65 MXN e funciona das 10h às 18h. Veja mais informações no site oficial.

 

Museu de Arte Popular

O Museu de Arte Popular é um dos museus da Cidade do México mais coloridos e “leves” para visitar. Há muitas peças sobre a rica e diversa cultura popular mexicana.

O museu não é muito extenso e por isso mesmo é ideal para crianças, além de ser colorido e exercitar a criatividade.

Informações práticas – De terça a domingo das 10h às 18h. Fechado na segunda. Ingresso adulto 60 MXN. Veja mais informações no site oficial.

 

Museu Soumaya

10 Melhores Museus da Cidade do México

O Museu Soumaya é um museu moderno focado em arte europeia, mas também com peças de outros continentes. Ele é muito conhecido pela arquitetura diferenciada do prédio e por pertencer ao multibilionário Carlos Slim.

O museu tem a vantagem de ser gratuito para todos (todos os dias) e vale a pena desde que se saiba que os destaques são quadros de grandes artistas europeus, como Renoir e Van Gogh.

Informações práticas – De quarta a segunda das 10h30min às 18h30min. Fechado na terça. Entrada gratuita. Veja mais informações no site oficial.

 

Na Cidade do México há outros museus, mas tentamos trazer os principais neste artigo. Gostou das dicas? Então, leia também nosso post super completo sobre onde ficar na Cidade do México!

Comparador de seguro viagem

Boa viagem, viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Reserva de hotéis
RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.