A Cidade do México é um deleite para os viajantes que apreciam bons museus. Há museus sobre os mais variados temas, porém os brasileiros gostam mesmo é dos focados na história e na cultura mexicanas. Neste artigo vamos mostrar os 10 melhores museus da Cidade do México.
Há também variedade de galerias de arte e espaços públicos pintados pelos famosos muralistas mexicanos, como Diego Rivera. Aqui vamos tratar de museus tradicionais e de alguns prédios públicos pintados pelos muralistas.
Saiba que os museus e outros passeios culturais são amplamente visitados pelos mexicanos durante os finais de semana. Inclusive em muitos desses locais, eles têm entrada gratuita aos domingos, o que deixa os museus abarrotados.
Então, faça como os locais e visite alguns museus da Cidade do México durante suas férias por lá!
Se você quer ter uma experiência perfeita na Cidade do México, leia nosso livro Guia de Viagem sobre a Cidade do México, com mais de 150 páginas cheias de dicas. No livro, você vai saber quais são as melhores atrações e os restaurantes que valem a pena, além de sugestões de roteiro.
10 Melhores Museus da Cidade do México
Museu Nacional de Antropologia
O Museu Nacional de Antropologia é um dos melhores museus do México. Ele é focado na história dos Povos Mesoamericanos e tem uma área (imensa) dedicada à Etnografia, com trajes típicos e explicações sobre os costumes populares, a maioria com origem indígena.
Apesar da seção de Etnografia ser colorida, cheia de curiosidades e muitos trajes, o viajante brasileiro quer mesmo é conhecer as salas da área de Antropologia, onde fica a enigmática Pedra do Sol pertencente aos Astecas (Mexicas).
Há salas sobre povos de diversas partes do país e épocas diferentes. A nossa dica é se focar nos povos que mais te interessam, com destaque para: Teotihuacanos; Mexicas (Aztecas); Mayas; Zapotecas e Mixtecos.
Saiba que mesmo o visitante tendo objetivos claros, o passeio leva metade de um dia, já que o museu é grande e conta com coleções excelentes.
Informações práticas – Aberto de terça a domingo das 9h às 18h. Fechado na segunda. Ingresso adulto 85 pesos (domingo de graça para mexicanos e residentes). Site oficial do MNA. Há também a opção de participar de um tour guiado pelo Museu de Antropologia, incluindo o Castelo de Chapultepec.
Museu Nacional de História
O Museu Nacional de História é um dos museus na Cidade do México imperdíveis porque proporciona muitas experiências diferentes em um mesmo local.
Primeiramente, o museu está abrigado no Castelo de Chapultepec, uma construção suntuosa que foi o palácio do Imperador Maximiliano e residência de vários presidentes.
Por essa razão, há uma área chamada de Alcázar, onde estão os aposentos decorados à moda do século XIX e começo do século XX.
Além disso, o Castillo fica no topo de um cerro no Bosque de Chapultepec, o principal parque urbano da cidade, com belas vistas. Na construção ainda se encontra um mural monumental (gigantesco!) de David Alfaro Siqueiros.
É claro que a coleção do museu também é um dos destaques do passeio, abrangendo desde a Conquista pelos espanhóis, passando pelos períodos da Independência, impérios, reformas liberais, Revolução de 1910 até os dias atuais. Ou seja, é o museu perfeito para entender a história do México.
Informações práticas – Aberto de terça a domingo das 9h às 17h. Fechado na segunda. Ingresso adulto 85 pesos (domingo de graça para mexicanos e residentes). Site oficial do MNH.
Museu do Templo Mayor
Conhecido como Huey Teocalli em Nahuatl (língua ainda hoje falada no país), o Templo Mayor é um complexo de ruínas mexicas (astecas) do templo mais importante em Tenochtitlán, que fica perto da Catedral, no coração da Cidade do México.
Além das ruínas (que não são pequenas), as peças arqueológicas mais importantes se encontram em exposição em um prédio moderno ao lado do sítio arqueológico.
Nas ruínas, o visitante vai ver representações de serpentes, águias e flores. As salas de exposição abrigam as peças mais relevantes, como o monólito de Coyolxauhqui, que está relacionado a uma importante lenda mexica.
Vale a pena dedicar pelos menos 1h30min ou até 2h para conhecer toda a riqueza histórica do Museu do Templo Mayor, aprendendo sobre a importância de Huey Teocalli em Tenochtitlán e sobre os deuses adorados.
Informações práticas – Aberto de terça a domingo das 9h às 17h. Fechado na segunda. Ingresso adulto 80 pesos (domingo de graça para mexicanos e residentes). Site oficial do Museu Templo Mayor.
Museu Frida Kahlo
Os três museus da Cidade do México anteriores possuem muita informação e são importantes para entender o México de ontem e hoje. Mas o museu mais procurado pelos turistas, principalmente pelos estrangeiros, é o Museu Frida Kahlo.
O Museu Frida Kahlo está localizado na Casa Azul, onde viveu a artista e onde ela pintou várias obras.
Vale dizer que é uma casa-museu, ou seja, também tem quartos, cozinha, sala e jardim como relevantes, além de algumas salas com pinturas e fotografias.
Com o mesmo ticket (caro para os padrões mexicanos), o visitante pode visitar o Museu Anahuacalli, que abriga a coleção de objetos pré-colombianos colecionada por Diego Rivera.
Em Coyoacán (bairro onde fica a Casa Azul), o turista encontra também o Museu Casa de Leon Trotsky, onde ele viveu, foi assassinado e sepultado. Esse museu custa apenas 40 pesos
Informações práticas sobre o Museu Frida Kahlo – Aberto todos os dias em horários variados. Ingresso adulto 250 pesos durante a semana e 270 pesos aos finais de semana (mais 30 para tirar fotos). Site oficial.
Palácio de Bellas Artes
O Palácio de Bellas Artes não é um museu, mas sim a casa de espetáculos mais sofisticada do México, onde se apresentam o Ballet Folklórico e a Orquestra Sinfônica Nacional.
Porém, em vários andares do Palácio há murais pintados por artistas mexicanos de peso, como Diego Rivera, José Clemente Orozco, David Alfaro Siqueiros, Rufino Tamayo, Jorge González Camarena, Manuel Rodríguez Lozano e Roberto Montenegro.
Um dos principais destaques é o mural “El hombre controlador del universo” de Diego Rivera, obra originalmente criada para o Centro Rockefeller em Nova York, mas cheia de elementos socialistas, o que levou a não conclusão. Então, Diego Rivera eternizou sua criação no Palácio de Bellas Artes.
Informações práticas – Aberto de terça a domingo das 10h às 17h45min. Fechado na segunda. Domingo de graça para todos. Ingresso adulto 80 pesos (30 pesos para usar câmera fotográfica). Site oficial do Palácio de Bellas Artes.
Palácio Nacional do México
O Palácio Nacional do México é outro local onde são encontrados murais muito famosos, especificamente os murais de Diego Rivera sobre a história do país, com críticas e utopias políticas sempre presentes na obra do pintor.
Além dos murais, é muito comum ter exposições temporárias excelentes e nada pequenas. A própria beleza da construção já um atrativo para ir ao Palácio Nacional do México.
O Palácio Nacional do México tem entrada gratuita e está aberto no horário comercial. Para entrar, é preciso levar a carteira de identidade (pode ser até mesmo o RG ou CNH do Brasil).
Museu Nacional de Arte
Localizado em uma área bem bonita do centro, o Museu Nacional de Arte é uma boa oportunidade para conhecer pintores mexicanos, além dos muralistas.
O prédio do museu por si só já é um encanto e a coleção é igualmente interessante. Há várias salas com obras do período colonial, sempre com temática sacra.
As pinturas do século XIX também se destacam e há esculturas diversas.
Informações práticas – Aberto de terça a domingo das 10h às 18h. Fechado na segunda. Ingresso adulto 80 pesos (mais 5 para usar câmera fotográfica). Possui visitas guiadas. Site oficial.
Museu de Arte Moderna
A arte moderna faz parte da história da arte mexicana. No século XX, grandes pintores do país se destacaram e são suas obras que o visitante tem a oportunidade de conhecer.
O Museu de Arte Moderna tem obras de artistas conhecidos pelos brasileiros, como Frida Kahlo, mas também de outros pouco falados aqui, como a pintora surrealista Remedios Varo.
O Museu de Arte Moderna é de graça aos domingos. De terça a sábado custa 70 pesos e funciona das 10h15min às 17h30min. Veja mais informações no site oficial.
Também localizado no Bosque de Chapultepec está o Museu Tamayo Arte Contemporânea, que além de arte mais atual (e abstrata), tem uma boa coleção de arte moderna.
O Museu Tamayo também é de graça aos domingos. De terça a sábado custa 80 pesos e funciona das 10h às 18h. Veja mais informações no site oficial.
Museu de Arte Popular
O Museu de Arte Popular é um dos museus da Cidade do México mais coloridos e “leves” para visitar. Há muitas peças sobre a rica e diversa cultura popular mexicana.
O museu não é muito extenso e por isso mesmo é ideal para crianças, além de ser colorido e exercitar a criatividade.
Informações práticas – De terça a domingo das 10h às 18h. Fechado na segunda. Ingresso adulto 60 pesos. Veja mais informações no site oficial.
Museu Soumaya
O Museu Soumaya é um museu moderno focado em Arte Europeia, mas também com peças de outros continentes. Ele é muito conhecido pela arquitetura diferenciada do prédio e por pertencer ao multibilionário Carlos Slim.
O museu tem a vantagem de ser gratuito para todos (todos os dias) e vale a pena desde que se saiba que os destaques são quadros de grandes artistas europeus, como Renoir e Van Gogh.
Informações práticas – De quarta a segunda das 10h30min às 18h30min. Fechado na terça. Entrada gratuita. Veja mais informações no site oficial.
Na Cidade do México há outros museus, mas tentamos trazer os principais neste artigo. Gostou das dicas? Então, leia também nosso post super completo sobre “onde ficar na Cidade do México”!
Boa viagem, viajante!
Teste o seletor de hotéis do Guia!
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
RESERVA DE HOTÉIS Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues. O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação. |
|
ALUGUEL DE CARROS O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países. Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva. Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora. |
|
SEGURO VIAGEM Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras. Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto. |
|
LOJA DO VIAJANTE Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem? Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante |
|
CHECAR LOCALIZAÇÃO Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota. Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos. |
|
SELETOR DE HOTÉIS O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo. A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel. |
|
GUIA DE VIAGEM O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos. Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais. |