Passeio ao Monte Albán em Oaxaca: Dicas, Como Chegar e Mais

O passeio ao Monte Albán em Oaxaca é uma das atrações imperdíveis da região, porque essa zona arqueológica foi muito importante na História do México.

Antes de visitar o México, os turistas brasileiros costumam conhecer apenas os Astecas (Mexicas) e os Maias. Porém, os Zapotecas formaram uma das mais longevas civilizações das Américas, dominando o que hoje é o estado de Oaxaca.

O Monte Albán foi o centro político da região por mais de 13 séculos, recebendo influência e influenciando outros Povos Originários.

Além disso, a zona arqueológica do Monte Albán é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, junto com o Centro Histórico de Oaxaca, e fica a 500 metros acima do nível da cidade, o que deixa o local ainda mais surpreendente.

Neste artigo vamos apresentar um pouco da história do Monte Albán, os destaques do passeio e também dicas sobre como fazer a visita de maneira independente.

Depois de ler este post, veja também nossas demais dicas nos artigos sobre O que fazer em Oaxaca e também sobre Onde ficar em Oaxaca!


Passeio ao Monte Albán em Oaxaca


História do Monte Albán

Passeio ao Monte Albán em Oaxaca: Dicas, Como Chegar e Mais
Vista a partir da Plataforma Norte

O Monte Albán foi a cidade mais importante para a Civilização Zapoteca e o lugar sagrado de culto também para os povos que vieram depois.

Provavelmente fundado em 500 a.C., o Monte Albán permaneceu como capital dos Zapotecas até 800 d.C.

No auge, a cidade chegou a ter milhares de habitantes que viviam nos terraços da montanha. Ainda hoje é possível ver ruínas das residências no entorno dos monumentos principais.

Os arqueólogos enfatizam a influência Teotihuacana na arquitetura e na cerâmica dos Zapotecas. Acredita-se que os dois povos mantinham relações políticas e comerciais bastante fortes.

Quem já visitou a zona arqueológica de Teotihuacan, vai notar semelhanças na arquitetura. Mas as pirâmides do Monte Albán são menores, por causa dos sismos mais frequentes.

Passeio ao Monte Albán em Oaxaca: Dicas, Como Chegar e Mais
Estelas dos Danzantes

O Monte Albán é importante pelo conjunto de construções que ainda existem, mas também pela quantidade de informação arqueológica obtida por meio dos objetos de ouro, prata, jade, cerâmicas e outros.

Então, os arqueológicos conseguiram muitas informações sobre os Zapotecas e Mixtecas através do que foi encontrado na cidade sagrada.

Por exemplo, em Teotihuacan ainda há muitos mistérios, mesmo sendo civilizações contemporâneas.

Já em relação ao declínio do Monte Albán, o mais provável é que tenham ocorrido problemas políticos.

Como a cidade em si era um local sagrado, mesmo com a fragmentação política, continuava a ser um local de culto, principalmente para os Povos Mixtecos.

As diversas cidades-estado Mixtecas que surgiram depois usaram as construções do local para enterrar pessoas importantes e realizar rituais.

Passeio ao Monte Albán em Oaxaca: Dicas, Como Chegar e Mais
Crânio com turquesas da Tumba 7 (Fonte Wikimedia), vista a partir da Plataforma Norte e Los Danzantes

A Tumba 7 é um resquício da época dos Mixtecas, sendo uma das mais importantes descobertas arqueológicas do México, já que havia muitos objetos no seu interior.

Em 6 de janeiro de 1932, a equipe arqueológica de Alfonso Caso descobriu a Tumba 7.

O jazigo é uma antiga tumba Zapoteca usada pelos Mixtecas para fazer um ritual de proteção pela aliança matrimonial entre a família que governava Zaachila (cidade-estado) e a principal dinastia Mixteca, a família Tilantongo, em torno do começo do século XIV.

Dentro da tumba havia muitos trabalhos delicados em ouro, prata e pedras preciosas, com destaque para a turquesa. O crânio com turquesa é uma peça arqueológica belíssima e enigmática.

Não existem fontes de turquesa em Oaxaca, mas o trabalho com a pedra foi encontrado em várias áreas arqueológicas da região. O comércio era a maneira de obter turquesa.

Passeio ao Monte Albán em Oaxaca: Dicas, Como Chegar e Mais
Vista a partir da Plataforma Sur

A turquesa também foi usada em objetos de madeira, incrustada em ossos e como canutilhos para colares. Os Mixtecas conseguiam fazer muitas pela de ouro e pedras preciosas em miniatura.

Acredita-se que a disposição dos objetos possuía uma ordem cosmológica, como a existência de um disco de ouro com a figura de um coração bem ao centro da tumba.

Atualmente, a maioria dos objetos encontrados na Tumba 7 estão expostos no Convento de Santo Domingo, onde fica o Museu de las Culturas de Oaxaca.

Quando visitamos o local, o crânio com turquesas estava na Cidade do México.

Uma dica valiosa é visitar primeiro o Museu de las Culturas de Oaxaca e aprender bastante sobre os Zapotecas e os Mixtecas antes de fazer o passeio ao Monte Albán em Oaxaca.


Como é a visita ao Monte Albán em Oaxaca?

Passeio ao Monte Albán em Oaxaca: Dicas, Como Chegar e Mais
Destaques do Monte Albán

Nós falamos brevemente sobre a história da cidade sagrada dos Zapotecas, mas saiba que na própria zona arqueológica há boas legendas em cada construção e também há um pequeno museu.

Nós resolvemos chegar cedo (antes das 9h) e ir direto às pirâmides, deixando o museu para o final, para visitar o sítio antes do meio dia e fugir do calor.

Como o Monte Albán era considerado sagrado, as construções ao redor da Plaza Principal ou Gran Plaza estão ligadas às elites religiosas, aos nobres e aos governantes.

Passeio ao Monte Albán em Oaxaca: Dicas, Como Chegar e Mais
Templo de Los Danzantes

Algo bem interessante é o fato de que acima das pirâmides eram construídas outras pirâmides e templos, principalmente na pirâmide chamada de Plataforma Norte, cheia de construções no topo.

Os templos aos deuses no topo das pirâmides não chegaram aos nossos dias porque eram feitos de materiais perecíveis, como madeira.

Como falamos antes, as pirâmides não são tão altas, por causa dos tremores de terra, mas as vistas do topo do monte são incríveis. Dá para entender o porquê de construir uma cidade sagrada naquele local.

Passeio ao Monte Albán em Oaxaca: Dicas, Como Chegar e Mais
El Observatório com a Plataforma Norte ao fundo

Agora vamos mostrar alguns dos destaques do passeio ao Monte Albán em Oaxaca. Lembre-se de que não faltam legendas na zona arqueológica.

  • Plataforma Sur: é a pirâmide mais alta do Monte Albán, com 40 metros de altura. É fácil subir no local. No topo, há algumas construções, porém o mais interessante são as vistas, tanto do entorno quanto do sítio arqueológico;
  • Edifício J (El Observatório): o Edifício J próximo à Plataforma Sur e, apesar de pequeno, destaque-se por ter uma arquitetura diferente. Lá está a “Lápida de Conquista” que narra as conquistas dos Zapotecas por meio de figuras. As cabeças invertidas são os vencidos;
  • Templo de los Danzantes (Edifício L): o Templo de los Danzantes também possui muitas figuras humanas esculpidas em pedras. As pedras usadas para contar fatos importantes são chamadas de estelas. Essas estelas são nomeadas de los Danzantes por causa da maneira inusitada como foram desenhadas. Acredita-se que os Danzantes sejam inimigos vencidos que iriam ser sacrificados. Essa maneira de representação parece ter influência Olmeca. Também há representações dos nadadores, em posição horizontal;
  • Juego de Pelota Grande: na entrada da Gran Plaza fica o Juego de Pelota Grande, área dedicada ao esporte/ritual sempre presente nas grandes cidades mesoamericanas. A intenção era passar uma pesada bola por argolas usando várias partes do corpo, como o quadril e os joelhos;
  • Edifício P: localizado ao lado do Juego de Pelota Grande, o Edifício P era a base de um templo. Ele possui uma câmara de luz, onde ocorria o zênite solar duas vezes ao ano;
  • El Palácio: próximo ao Edifício P fica El Palácio, que estava relacionado aos nobres e ao clero, inclusive há um túnel ainda não explorado;
  • Plataforma Norte: a Plataforma Norte é uma das áreas mais impressionantes do Monte Albán, com várias pequenas pirâmides, pátio interno e outras construções. Sem dúvida, é um dos lugares com as vistas mais bonitas do sítio arqueológico.
Passeio ao Monte Albán em Oaxaca: Dicas, Como Chegar e Mais
Estela 18 e construções no topo da Plataforma Norte

Não podemos deixar de falar das duas principais estelas da zona arqueológica. A Estela 18 é a maior e uma das mais antigas, com quase 6 metros de altura, usada principalmente para marcar o meio dia.

Já a estela 9 se destaca pela quantidade de inscrições que possui, em todos os lados, lembrando muito uma estela maia.

A estela 9 está à frente da Plataforma Norte e a Estela 18 no Sistema IV ou Edifício K fica bem perto da plataforma.

Para conferir um ótimo mapa com a localização dos templos, confira o site da Bluffton University.


Dicas para visitar o Monte Albán

Passeio ao Monte Albán em Oaxaca: Dicas, Como Chegar e Mais
Vista a partir da Plataforma Norte
  • Vale a pena chegar cedo, para fugir do sol forte e pegar o sítio bem vazio. Nós chegamos pouco antes das 9h e conseguimos aproveitar bem o local, sem sofrer com o calor ou com multidões;
  • Saiba que aos domingos, os mexicanos não pagam para entrar e por isso o local costuma lotar mais;
  • Se você for pela manhã, saiba que o melhor é subir primeiro a Plataforma Sur, já que o sol estará iluminando a parte norte do sítio. À medida que se chega às 10h30min e 11h (pode ter modificações por causa do horário de verão), o sol também propicia boas fotos a partir da Plataforma Norte;
  • O passeio leva entre 2h e 3h no máximo, por isso é melhor levar água;
  • Leve também chapéu, roupas que cobrem o corpo (para não se queimar), tênis e protetor solar;
  • A zona arqueológica tem boa estrutura, com banheiros ecológicos e muitas placas e legendas.

Como chegar ao Monte Albán em Oaxaca?

Passeio ao Monte Albán em Oaxaca: Dicas, Como Chegar e Mais
Templo de Santo Domingo, ao lado fica o Convento, onde está abrigado o Museu de las Culturas

A zona arqueológica fica perto do centro, apenas 10 km. Nós fomos com o ônibus de turismo da empresa “Transportaciones Turísticas Mitla”, localizada na rua Francisco Javier Mina 501. A passagem de ida e volta custou 58 pesos por pessoa.

Apenas saiba que há um horário para voltar. Como pegamos o ônibus às 8h30min. poderíamos voltar às 12h, que é um tempo mais do que suficiente para conhecer o Monte Albán.

Já de táxi, o valor das corridas oscila entre 100 e 150 pesos. Alguns taxistas podem tentar cobrar mais, então, é melhor negociar.

Informações práticas – Aberto todos os dias das 8h às 17h. Ticket adulto custa 70 pesos. Aos domingos é de graça só para mexicanos e residentes. Site oficial do INAH.

Esperamos que as dicas sobre o passeio ao Monte Albán em Oaxaca tenham sido úteis para planejar sua viagem! Leia também nossos demais artigos sobre O que fazer em Oaxaca e também sobre Onde ficar em Oaxaca!

Boa viagem, viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.