Menu
Brasil

Para onde Viajar no Brasil em Dezembro: 10 Destinos

Atualizado em: 23 de novembro de 2020

Viajar no Brasil em dezembro exige bastante planejamento, porque esse é o mês mais procurado para tirar férias.

Entre o Natal e o Ano Novo, é bem difícil encontrar um destino no litoral mais tranquilo. Então, vale a pena priorizar as duas primeiras semanas de dezembro para viajar.

Nossa intenção neste artigo é apresentar 10 destinos para viajar no Brasil em dezembro que tenham bom clima (pouca chuva!) e que não sejam tão muvucados.

Leia também nosso artigo especial sobre como economizar no aluguel do carro!

10 Destinos para viajar no Brasil em dezembro

Serra Catarinense

Morro da Igreja com a Pedra Furada em Urubici. Fonte: Tripadvisor
Morro da Igreja com a Pedra Furada em Urubici. Fonte: Tripadvisor

A Serra Catarinense é um ótimo destino para fugir das multidões que vão ao litoral em dezembro, mesmo estando apenas a 200 km de Florianópolis.

Verdadeiramente, a primeira semana do mês não é lotada no litoral catarinense. Então, dá para fazer um roteiro misto, que inclua dias na praia e outros na Serra do Rio do Rastro.

Sendo uma das serras mais frias do Brasil (o verão tem temperaturas entre 20 e 25 °C), cidades como Urubici e Bom Jardim da Serra possuem ótimas pousadas e hotéis fazenda, com chalés charmosos e atividades em meio à natureza.

Saiba que até mesmo o Réveillon é tranquilo na Serra Catarinense e, por isso, é cada vez mais procurado por famílias e casais que não gostam do movimento excessivo no litoral, além de fugir do calor.

Sergipe

Aracaju Fonte: Flickr
Fonte: Flickr

O menor estado em extensão territorial é um gigante em atrações turísticas variadas, desde as praias de Aracaju e sua culinária regional até a foz do Rio São Francisco.

Além disso, Sergipe tem na cidade de São Cristóvão um ótimo passeio de um dia saindo da capital.

São Cristóvão foi a primeira capital do estado e é uma das cidades mais antigas do Brasil, tendo seu patrimônio histórico reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

O principal destaque é a exuberante Praça São Francisco, onde estão igrejas, antigos palácios da administração colonial e casonas antigas. Além disso, a cidade tem ótimos quitutes e artesanatos.

No sul do estado, a Praia do Saco e suas areias brancas também devem estar no roteiro, assim como a foz do Rio São Francisco, na divisa com Alagoas.

Vale ressaltar que chove muito pouco em dezembro no estado, a menor quantidade em todo o ano. Veja nossas sugestões sobre onde ficar em Aracaju nas melhores praias.

Curitiba e passeios pelo Paraná

10 Destinos para viajar no Brasil em dezembro
Jardim Botânico de Curitiba

Curitiba é uma ótima cidade para visitar em dezembro porque fica mais tranquila e ainda proporciona passeios variados.

É totalmente possível para fazer um roteiro bem completo pelo Paraná incluindo alguns dias para as atrações turísticas de Curitiba, um final de semana na Ilha do Mel (melhores praias do Paraná), e passeios pelas cidades nos Campos Gerais.

Apesar de dezembro ser um mês com chuvas medianas, o clima mais quente (média acima dos 25 °C para Curitiba) proporciona conhecer a região sem lotação.

Contudo, saiba que a Ilha do Mel fica mais cheia e mais cara de meados até o final do mês, então, dê preferência aos primeiros dias de dezembro.

Há muitas cidades ricas em natureza nos Campos Gerais, com destaque para o Parque de Vila Velha e suas formações rochosas e Prudentópolis, com ótima estrutura para curtir trilhas e cachoeiras.

Leia também nosso post com todas as dicas sobre onde ficar em Curitiba bem localizado!

São Miguel dos Milagres

São Miguel dos Milagres. Fonte: Wikimedia
São Miguel dos Milagres. Fonte: Wikimedia

Alagoas é um excelente destino para viajar no Brasil em dezembro, porque nessa época chove pouco no litoral, garantia de mar clarinho e piscinas naturais transparentes.

Contudo, cidades como Maragogi e Maceió ficam bem cheias. Por isso, São Miguel dos Milagres e a Rota Ecológica, que inclui outras praias, são excelentes alternativas para aproveitar o litoral alagoano e descansar.

Localizada no litoral norte, a Rota Ecológica de São Miguel dos Milagres é formada por vilas de pescadores com pousadas pé na areia e muitas praias preservadas, inclusive com piscinas naturais.

A região é não tem agito, está focada no público que vê as praias e o ambiente familiar como os melhores atrativos do turismo no litoral.

Litoral Catarinense

10 Destinos para viajar no Brasil em dezembro
Praia da Guarda do Embaú

Como nascida e criada no litoral catarinense, acho que tenho alguma autoridade para afirmar que as duas primeiras de dezembro, juntamente com o mês de novembro, formam o melhor período para aproveitar a região.

As temperaturas mais quentes permitem aproveitar as praias e ainda não está tudo lotado demais como acontece no final do mês.

Dá para aproveitar Florianópolis com menos trânsito e estender as férias para lugares próximos mais tranquilos, como Guarda do Embaú, Garopaba, Praia do Rosa e Governador Celso Ramos.

Muitos turistas preferem a mais compacta e cheia de atrações Balneário Camboriú, incluindo um passeio até o parque de diversão Beto Carrero World.

Caso você queria visitar uma cidade pequena, com belas praias uma perto da outra, e bastante familiar, Bombinhas é um ótimo destino, com várias praias tranquilas para crianças.

Leia nossos posts sobre as melhores praias para se hospedar em Florianópolis e tudo sobre o que fazer em Florianópolis!

Gramado e a Serra Gaúcha

10 Destinos para viajar no Brasil em dezembro
Lago Negro em Gramado

Não tem como deixar a Serra Gaúcha de fora dos destinos para viajar no Brasil em dezembro devido às decorações e apresentações de Natal que ocorrem em várias cidades, com destaque para Gramado.

Se você puder visite a região entre o final de novembro e comecinho de dezembro, quando a chuva é mediana a fraca e o clima é bem mais fresco do que em janeiro e fevereiro.

Como as decorações e apresentações de Natal costumam acontecer desde o final de outubro, você não perderá nada por estar visitando a região um mês ou mais antes do Natal.

Além disso, o verão é uma ótima época para visitar a terra do espumante no Brasil, a cidade vizinha de Garibaldi, além de ir às vinícolas de Bento Gonçalves. Dá para fazer um variado roteiro pela Serra Gaúcha!

Leia também nossos artigo sobre o que fazer em Gramado e Canela e sobre onde ficar em Gramado nas pousadas que valem a pena!

João Pessoa

Igreja de São Francisco em João Pessoa. Fonte: Wikimedia
Igreja de São Francisco. Fonte: Wikimedia

João Pessoa é outro destino no Nordeste ideal para ser visitado em dezembro, porque tem clima seco.

Além de várias praias famosas, como a Praia de Tambaú, Praia de Cabo Branco e as piscinas naturais do Seixas, a cidade conta com ótimo patrimônio cultura e arquitetônico.

No Centro Histórico de João Pessoa, há a belíssima Igreja de São Francisco, hoje parte do Centro Cultural, além da Praça João Pessoa com prédios antigos.

Já a Praça Antenor Navarro é um charme só, com casinhas coloridas.

Saiba também onde se hospedar em João Pessoa nos hotéis e pousadas com melhor relação custo-benefício!

Litoral Norte de São Paulo

A tranquila Praia do Félix em Ubatuba. Fonte: Tripadvisor
A tranquila Praia do Félix em Ubatuba. Fonte: Tripadvisor

O Litoral Norte de São Paulo pode sim ser uma opção para viajar no Brasil em dezembro. Novamente, o começo do mês é mais adequado e é preciso atenção à escolha da praia.

Há muitas praias com natureza preservada e menos movimento entre Ubatuba e São Sebastião, porém são locais com menos estrutura turística.

Praia como de Picinguaba e Itamambuca estão sendo cada vez mais procuradas, inclusive para alugar casas e passar as férias em família.

Nos nossos artigos sobre as melhores praias para se hospedar em Ubatuba e sobre onde ficar em São Sebastião, há mais dicas de praias tranquilas e familiares.

Da mesma forma, dá para curtir Ilhabela, mas nesse caso, as praias ficam cheias, com exceção das mais difíceis de chegar (só de barco) voltadas ao oceano aberto. As hospedagens mais tranquilas estão mais distantes das praias, entre muita mata preservada.

Veja também onde se hospedar em Ilhabela nas principais praias!

Natal e Pipa

Praia de Ponta Negra em Natal. Fonte: Wikimedia
Praia de Ponta Negra em Natal. Fonte: Wikimedia

Outro estado no Nordeste brasileiro ideal para viajar em dezembro é o Rio Grande do Norte, porque esse mês é um dos que menos chove por lá.

Em Natal, você poderá curtir o Parque das Dunas e várias praias, além de fazer um passeio para Parrachos de Maracajaú, ideais para mergulhar.

Além disso, dá para expandir o passeio e conhecer a exuberante região de Pipa.

Praia do Forte na Bahia

Para onde Viajar no Brasil em Dezembro: 10 Destinos
Fonte: Wikimedia

O litoral sul da Bahia sofre bastante com chuvas em novembro e dezembro, sendo os meses mais chuvosos do ano. Então, vale muito mais a pena viajar para o norte nesses meses, como para a região da Praia do Forte.

Além de ter boas praias e contar com o Projeto Tamar, há muitos hotéis na Praia do Forte, além de apartamentos para alugar com espaço para famílias.

Para quem quer fazer um roteiro mais variado, dá para curtir a arquitetura e história de Salvador. Afinal, dezembro é o mês mais seco na primeira capital do Brasil, apesar de ser bem quente.

Saiba que do norte da Bahia até o sul de Alagoas, passando por todo o Sergipe, é a rota turística chamada de Linha Verde. Ela pode ser uma inspiração para você montar seu roteiro personalizado com muito sol e praias em dezembro.

Esperamos que os 10 destinos para viajar no Brasil em dezembro tenham te inspirado! Leia também nosso artigo com sugestões de roteiros em Santa Catarina!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.