Menu
Brasil

Trilha da Praia Vermelha na Garopaba

Atualizado em: 20 de janeiro de 2023

Garopaba se destaca no litoral de Santa Catarina por ter praias exuberantes, a maioria delas cercada por morros, com lagoas que desaguam no mar e natureza ainda preservada. Fazendo a Trilha da Praia Vermelha, você visitará uma praia deserta em Garopaba.

A Praia Vermelha é a praia mais ao sul do município, tendo ao norte a Praia do Ouvidor e ao sul a Praia do Rosa, sendo que esta última faz parte de Imbituba.

A Praia Vermelha só pode ser acessada por trilhas, uma sai da Praia do Rosa (canto norte) e a outra da Praia do Ouvidor.

Se você procura fazer a trilha menos cansativa e mais fotogênica, a Trilha da Praia Vermelha pela Praia do Ouvidor é a que recomendamos e foi a que fizemos.

Saiba onde se hospedar em Garopaba e na Praia do Rosa com nossos artigos completões!

Trilha da Praia Vermelha na Garopaba saindo da Praia do Ouvidor

Trilha da Praia Vermelha na Garopaba
Começo da trilha e portão de entrada

Apesar de ficar pertinho da Praia do Rosa, a Praia do Ouvidor é rústica, com vegetação abundante e poucas construções, não lembrando em nada a vizinha famosa e agitada. Inclusive, a Praia do Ouvidor é acessada a partir de um curto trajeto por uma estrada de terra.

Contudo, a Praia do Ouvidor tem boa ondulação para surfe e banho e bastante natureza ao redor, sendo uma praia com paisagem natural admirável, como é a regra na região.

As primeiras dicas são estacionar o carro à beira da estrada de terra e procurar à direita o portão que mostramos na imagem. Basta dizer ao segurança que a intenção é fazer a trilha para a Praia Vermelha. Siga o caminho pavimentado. Não tem erro!

Sim, você estará passando por uma propriedade particular e há seguranças na entrada e até na praia, ainda mais no verão.

Praia do Ouvidor

A faixa de areia é pública, mas o acesso é mantido pela família dona das terras nos morros que envolvem a praia.

Um dos seguranças nos disse que as terras pertencem a família fundadora do Grupo Gerdau, gente com muito dinheiro e que vimos aproveitando a praia sem frescura.

O início da trilha é pavimento e facílimo de percorrer, como mencionei. Note as paisagens que vão surgindo a medida que você caminha, como a Praia do Ouvidor. Mais distantes ficam a Praia da Barra, a Praia da Ferrugem e o morrinho que as separa.

Logo aparecem os costões, com uma pequena praia repleta de grandes pedras amarronzadas, a Praia do Nego. Lá podem se formar piscinas naturais dependendo da maré.

Trilha da Praia Vermelha na Garopaba
À frente fica a Praia do Nego e à direita continua a trilha à Praia Vermelha

Há placas indicando a continuação da trilha, que no caso é a direita. Você não se arriscará em pedras, porque a trilha continua margenado os costões em uma área alta dos morros, o que ajuda a ter vistas melhores para as paisagens.

No começo, esse morros têm pastos e pequenas árvores. Depois, você entrará em uma floresta de butiazeiros, uma palmeira típica do litoral centro-sul de Santa Catarina, que dá um fruto de sabor marcante, o butiá.

Nas sorveterias de Garopaba e Imbituba, marcas, como Frutagel e Gelomel, possuem sorvetes e picolés de butiá. Experimente-os!

A trilha segue tranquila por degraus e pontes de madeira que parecem seguros. As pontes existem porque há vários olhos d’água no costão, assim como na praia, isso dá a característica da Praia Vermelha de ter a areia compacta, porque muitas vezes ela está úmida.

Trilha da Praia Vermelha na Garopaba
Praia Vermelha em Garopaba

Além de ficar atento aonde se pisa, observe o horizonte. A Praia Vermelha surgirá cada vez mais próxima e imponente.

A última etapa da trilha até chegar a faixa de areia é uma escadaria tranquila de descer. Nós levamos menos de 30 minutos do portão branco até a areia, mas caminhamos devagar e fotografamos bastante.

Chegando a praia, você notará como a areia é firme, tendo áreas mais escuras e outras mais claras. O mar costuma ter ondas, por isso é comum encontrar surfistas por lá.

O que não se vê são salva-vidas e bandeiras indicando onde não nadar. Como a Praia Vermelha é deserta e não recebe tantos banhistas como as demais, é compreensível não haver salva-vidas. Por isso tenha cuidado no mar.

Sentimos que perto das pedras o mar puxa com mais força e, de modo geral, achamos um mar perigoso. Não que as ondas fossem muito grandes, mas a correnteza nos puxou.

Com a faixa de areia, ela é larga e sobra espaço para todos. São 500 metros de extensão. O bom é que você não precisa levar guarda-sol, porque há árvores que dão sombra.

Por ser uma praia deserta, a Praia Vermelha é limpa, então observe a grande quantidade de tatuíras, berbigões e castelas. A castela é um molusco difícil de encontrar e lá nós vimos dois exemplares rapidinho.

Muitas árvores dão sombra aos viajantes

Como você pode perceber, a Praia Vermelha é um lugar para ir sem pressa, contemplar a natureza e tomar banhos rápidos no mar. É dos melhores exemplos da potência e grandiosidade da natureza do litoral sul de Santa Catarina.

E você sabia que vale a pena visitar essa praia no inverno. É nessa estação que as baleias-franca aparecem para dar a luz e cuidar dos filhotes.

Outra trilha para a Praia Vermelha – saindo da Praia do Rosa

Trilha da Praia Vermelha na Garopaba
Ao fundo fica o morro que leva ao Rosa Norte

Da parte norte da Praia do Rosa, chamada de Rosa Norte, começa a trilha para a Praia Vermelha mais percorrida pelas turistas.

Há uma placa indicativa do local que começa a trilha e ela é toda sinalizada, não dá para se perder. Indo e voltando pela mesma praia se leve 1h30min.

O problema é que na volta a descida da ida se transforma em subida, o que torna o trajeto mais cansativo e demorado.

O benefício é que há uma bifurcação que leva para uma piscina natural entre as pedras, com mar clarinho, dependo das condições climáticas.

Trilha e butiazeiros

Uma internauta fez a trilha que sai pela Praia do Ouvidor e foi até as piscinas naturais da trilha do Rosa, voltando pelo mesmo caminho, e não enfrentando tantas subidas.

Outra alternativa é começar o passeio pelo Rosa Norte, visitar as piscinas naturais, ir a Praia Vermelha e finalizar na trilha para o Ouvidor, voltando ao Rosa (se você estiver hospedar ou o seu carro estiver estacionado por lá) pela estrada usada pelos carros, que é plana.

Como chegar a Praia Vermelha de Garopaba?

No mapa abaixo, você confere o melhor trajeto para chegar a entrada da trilha. É o mesmo trajeto que o Google Maps nos mostrou.

Esperamos que as dicas e as fotos da trilha da Praia Vermelha na Garopaba te inspirem a percorrê-la! Saiba também quais são as pousadas que valem a pena na Garopaba e Praia do Rosa!

Boa viagem

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? A Real Seguro Viagem oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.