Menu
Brasil

Roteiros de Viagem por Santa Catarina: O que fazer SC 10, 15 e 20 dias?

Atualizado em: 2 de novembro de 2020

Santa Catarina é um estado pequeno em tamanho, porém muito grande em belezas naturais e lugares para visitar. Exatamente por ter essas características, dá para conhecer várias cidades e montar ótimos roteiros de viagem por Santa Catarina.

Se você tem pouco tempo, vale mais a pena se focar em uma cidade e fazer alguns passeios de bate-volta.

Neste artigo, nossa intenção é apresentar o que fazer em Santa Catarina em 10, 15 e 20 dias. Você pode usar nossas sugestões para elaborar seus roteiros personalizados.

Aliás, sempre se pergunte que atrações têm realmente a ver com você. Ninguém precisa visitar tudo!

Roteiros de Viagem por Santa Catarina

  • O que fazer em Santa Catarina em 10 dias?
  • O que fazer em Santa Catarina em 15 dias?
  • O que fazer em Santa Catarina em 20 dias?

O que fazer em Santa Catarina em 10 dias?

Roteiros de Viagem por Santa Catarina: O que fazer SC 10, 15 e 20 dias?
Praia do Matadeiro em Florianópolis

A primeira opção de roteiro de 10 dias por Santa Catarina é focar no litoral, o mais bonito da Região Sul.

Como Florianópolis é uma cidade composta por uma ilha enorme (Ilha de Santa Catarina, também conhecida como Ilha da Magia), não faltam praias para todos os gostos, trilhas diversas e muita natureza, além festas no verão.

Nossa recomendação é passar 5 pernoites (4 dias inteiros) em Florianópolis, dando destaque no roteiro para as praias do Leste e Sul da Ilha que são as melhores.

Você ainda pode fazer um passeio de barco para conhecer as fortalezas antigas ou ir à Ilha do Campeche, que tem águas super claras.

Saiba tudo sobre o que fazer em Florianópolis no nosso artigo especial. É essencial ler também nosso artigo sobre as melhores praias para se hospedar em Florianópolis.

Acreditamos que Floripa faz parte de todos os roteiros de viagem por Santa Catarina, a não ser que você já conheça a cidade.

Para quem gosta de badalação, muita estrutura turística e variedade de passeios de um dia, Balneário Camboriú poderá ser a próxima cidade no seu roteiro.

Roteiros de Viagem por Santa Catarina: O que fazer SC 10, 15 e 20 dias?
Balneário Camboriú vista do Morro do Careca. Fonte: Wikimedia

Como falamos no post sobre o que fazer em Balneário Camboriú, a cidade vai além das praias, possuindo diversas atrações familiares (a maioria é paga).

Mas saiba que a partir da Praia Central (melhor região para se hospedar em Balneário Camboriú), você pode passar o dia nas demais praias, que são mais limpas e preservadas, além de visitar a famosa Praia Brava de Itajaí.

Para curtir a parte mais cultural de Santa Catarina, dá para fazer o passeio de um dia para visitar Blumenau e Pomerode, apreciando a arquitetura, culinária e bebidas alemãs.

Além disso, quem viaja com crianças ou apenas tem o desejo de passar o dia no parque de diversão Beto Carrero World, beneficia-se em estar em BC, porque ela fica apenas a 32 km do município de Penha, onde fica o parque.

Assim, conhecendo Balneário e fazendo dois passeios pela região, serão necessários 5 pernoites na cidade. Ou seja, já está formado o primeiro roteiro de 10 dias por Santa Catarina.

Para quem conhece Balneário Camboriú ou simplesmente não se interessa pelo tipo de turismo que existe por lá, há outras opções.

Você pode se hospedar em Bombinhas, uma cidade localizada em uma península cheia de praias boas para tomar banho, dedicando um dia para ir a Governador Celso Ramos, que também possui belas praias.

Outra opção é visitar o Sul de Santa Catarina, hospedando-se em Garopaba ou na Praia do Rosa.

Com 5 pernoites no Sul, você poderá fazer o passeio à Guarda do Embaú, turistar pelas praias de Garopaba e Imbituba e até ir ao Farol de Santa Marta, em Laguna.

O que fazer em Santa Catarina em 15 dias?

Praia de Quatro Ilhas em Bombinhas. Fonte: Tripadvisor
Praia de Quatro Ilhas em Bombinhas. Fonte: Tripadvisor

Para o roteiro de 15 dias em Santa Catarina, vale a pena fazer uma viagem bem completa, mesclando paisagens diferentes.

Para os mais praieiros, o turismo por Florianópolis, Bombinhas e Balneário Camboriú (com seus passeios de um dia) já formam uma viagem perfeita e com muitas atrações.

Já para quem deseja ir além do óbvio, pode optar por Florianópolis, praia do Sul de Santa Catarina e a partir do Sul ir à Serra do Rio do Rastro, podendo se hospedar em Urubici ou Bom Jardim da Serra.

A Serra Catarinense é mais visitada no interno, por causa da chance de neve, dos bons chalés e das vinícolas.

Porém, no verão a paisagem natural continua belíssima e a região conta com ótima rede hoteleira e muito descanso. Sem dúvida, no verão a Serra Catarinense é ideal para fugir do calor e da lotação do litoral.

O que fazer em Santa Catarina em 20 dias?

Parque Nacional Aparados da Serra. Fonte: Wikimedia
Parque Nacional Aparados da Serra. Fonte: Wikimedia

Para os roteiros de viagem por Santa Catarina com 20 dias, há bastante flexibilidade. Vale a pena ampliar os roteiros anteriores com passeios de um dia.

Por exemplo, a partir de Balneário Camboriú pode-se visitar com mais calma o Vale Europeu, o Santuário Santa Paulina ou as Grutas de Botuverá, além do Beto Carrero World.

Para quem está nas praias do Sul de Santa Catarina, é possível visitar os cânions entre SC e RS nos parques nacionais Aparados da Serra e da Serra Geral.

 São locais com uma beleza natural surreal, uma das principais belezas naturais do Sul do Brasil.

Como chegar a Santa Catarina?

A maioria dos turistas que visita Santa Catarina chega de carro ou avião.

Saiba que há dois aeroportos principais, o maior é o de Florianópolis, além do aeroporto de Navegantes.

Esse último faz mais sentido se sua viagem começar por Balneário Camboriú.

Porém, sabemos que chegar por Florianópolis ou Navegantes vai variar de acordo com o custo da passagem.

Como se deslocar em Santa Catarina?

Para se deslocar em Santa Catarina, o melhor é usar o carro, inclusive veja dicas sobre aluguel de carro em Florianópolis, que servem para todas as cidades de SC.

O próprio deslocamento na capital fica mais fácil de carro, assim como na maioria das cidades catarinenses e entre elas.

Saiba que usar ônibus tradicionais entre os municípios não é nada econômico e, dentro das cidades, o transporte coletivo não é dos melhores. Por essa razão, o Uber faz tanto sucesso nas maiores cidades de Santa Catarina.

Esperamos que as sugestões de roteiros de viagem por Santa Catarina tenham te inspirado para montar suas férias personalizadas. Leia também nosso artigo com dicas sobre quais bairros e praias são bons para se hospedar em Florianópolis!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.