Menu
Itens para Viagem

Como Fazer Aluguel de Carro Barato? Tudo Sobre

Atualizado em: 7 de janeiro de 2020

Fazer o aluguel de carro barato não significa escolher um carro ruim em uma locadora de veículos pouco conhecida. Há maneiras eficientes e nada complicadas de conseguir bons preços para o aluguel de um carro adequado para sua viagem e para seu bolso.

Neste artigo reunimos nossas melhores dicas para economizar no aluguel do carro obtidas em 4 anos estudando o tema. Confira!

Como fazer o aluguel de carro barato de verdade?

Como fazer o aluguel de carro barato de verdade?
Fonte: Wikimedia por KRoock74

A primeira dica para conseguir alugar carro barato só poderia ser antecipar a reserva do carro em alguns meses.

Essa é uma das estratégias mais bem sucedidas para economizar no aluguel do carro, ainda mais para quem viaja durante a alta estação.

É sério, não deixe para fazer o aluguel do carro na última hora. Assim que você tiver o itinerário fechado, faça a reserva do carro e economize.

Além disso, é MUITO importante fazer um roteiro circular. Sempre pegue e devolva o carro no mesmo lugar.

A diferença entre fazer um roteiro circular e devolver em outra cidade pode ser 50% a mais no valor do aluguel. Devolver em outro país, então, nem pensar!

Por isso, só dá para reservar o carro quando se tem o roteiro de viagem completo.

Depois de decidir a cidade para pegar o carro, saiba que, na maioria das vezes, as locadoras no aeroporto são mais caras.

A questão é que no aeroporto, as lojas das locadoras têm horários de funcionamento estendidos, o que é ótimo na hora da devolução, além de uma maior variedade de modelos de carros.

Como escolher o melhor carro para alugar?

Como escolher o melhor carro para alugar?
Fonte: Pixabay

O melhor é pesquisar nos sites comparadores para ter mais opções de carros para alugar, além de condições mais vantajosas de pagamento.

Nossa recomendação é o Rentcars, um dos maiores do mercado e com excelente suporte em português, algo fundamental na hora de resolver qualquer questão.

O Rentcars tem dezenas de lojas de locadoras nas mais importantes cidades turísticas do Brasil e no exterior. Opção não vai faltar!

Porém, ainda mais fundamental é poder fazer o pagamento em Real e sem IOF, fugindo dos gastos em dólar, dos impostos e também da variação cambial.

No Rentcars, também é possível pagar no boleto (e pegar um belo desconto), além de parcelamento em até 12 vezes.

Durante a pesquisa no Rentcars, leve em consideração o valor total, com os itens adicionais desejados, e não simplesmente o valor mais baixo que aparece na pesquisa.

Vale pena também fazer simulações aumentando ou diminuindo os dias da viagem. Muitas vezes, vale a pena financeiramente fazer uma viagem de carro mais longa, porque o valor total quase não muda.

Regras para alugar um carro

aluguel de carro em Miami
Estrada em Miami, um destino que pede um carro para ser melhor conhecido. Fonte: Wikimedia por Averette

Cada país vai ter diferenças em relação aos alugueis de carros disponível no Rentcars.

Por exemplo, na Europa e na América do Sul, é muito comum já estarem inclusos no preço as seguintes proteções (seguros): proteção contra roubo, proteção a terceiros e proteção ao veículo, além de quilômetros ilimitados e taxas da locadora.

Opte por aluguéis com essas proteções já inclusas no preço do que carros sem nada. O Rentcars deixa bem claro o que está incluso ou não.

Caso contrário, a locadora oferece os seguros necessários, normalmente, com um valor de franquia bloqueado no cartão de crédito. Por isso, é importante dispor de um cartão de crédito para fazer o aluguel do carro.

Saiba que cada locadora tem suas regras referentes ao valor da franquia. Por isso, locadoras maiores passam mais segurança em viagens internacionais.

Aliás, o cartão de crédito é indispensável para fazer o aluguel e o titular do cartão deve ser o motorista. É possível incluir um segundo motorista, mas deve ser analisado o custo desse adicional.

Para economizar com os seguros do carro, o viajante pode entrar em contato com o seu banco e ver se o cartão de crédito dispõe do seguro. Essa é a estratégia mais usada pelos brasileiros na hora de alugar um carro.

Sobre os seguros nunca é demais perguntar, tanto para o suporte em português da Rentcars quanto para o seu banco. Aliás, tire qualquer dúvida sobre o seguro do carro no Rentcars.

As dicas acima são as mais importantes para fazer o aluguel de carro barato, mas há outros macetes para economizar:

  • Estacionamento: Sempre procure bons estacionamentos que tenham segurança, principalmente em países com histórico de arrombamento de carro, como é o caso do Chile e Nova Zelândia. Atenção aos locais proibidos para estacionar, que rendem multas altas, algo comum na Europa. O site Parkopedia mostra os estacionamentos disponíveis em várias cidades mundo afora.
  • Pedágio: Pesquise como funciona o pedágio no país visitado e, preferencialmente, pague em dinheiro, se houver essa opção. Caso o sistema seja automático, é melhor que os valores não caiam no seu cartão de crédito, devido às flutuações do câmbio.
  • Motorista: O motorista deve ter 25 anos ou mais para evitar taxas extras. Isso ocorre em todos os países que já pesquisei sobre aluguel de carro, ou seja, na maioria dos países que os turistas brasileiros costumam visitar.
  • Tipo de carro: Descubra se há restrições de oferta de carros automáticos. Na Europa, é muito mais barato (muito mesmo) alugar um carro com câmbio manual.
  • Combustível: É melhor entregar o carro com tanque cheio, abastecido por você mesmo. Nas grandes cidades, é comum ter mais concorrência entre os postos de combustíveis e valores melhores. Se não entregar com o tanque cheio, o valor cobrado pela locadora será superior ao valor de mercado.
  • Multas: Cuidado com a velocidade, que é a forma mais fácil de ser multado, assim como estacionar em local inadequado. Sempre procure saber sobre as leis de trânsito e dicas de direção, como, por exemplo, para quem vai dirigir na mão inglesa.
  • GPS: Na hora de dirigir, há quem prefira pagar pelo GPS (é um item adicional). Uma alternativa mais econômica é baixar os mapas do Google Maps. Vale a pena ter um chip de celular para ter internet durante a viagem. É uma precaução que pode resolver vários problemas.
  • Tirar dúvidas: Por último e ainda muito relevante, entre em contato com o Rentcars para pegar os detalhes da reserva, tirar dúvidas e até mesmo para que eles te forneçam suporte caso haja algum problema.

Esperamos que as dicas sobre o aluguel de carro barato tenham sido úteis para o planejamento da sua viagem! Veja os preços para alugar carro em centenas de cidades mundo afora no Rentcars!

Boa viagem, viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.