Menu
Brasil / Listas

14 Cidades Turísticas do Paraná: O que fazer no Paraná?

Atualizado em: 19 de outubro de 2020

O Paraná é um estado geograficamente pequeno comparado a outros, mas nem por isso é menos interessante para fazer turismo, isso porque possui lugares singulares, a maioria com rica natureza. Existem cidades turísticas do Paraná para vários públicos de viajantes.

Neste artigo vamos apresentar 14 cidades excelentes para você colocar no seu roteiro de viagem pelo Paraná, cada uma tem seus diferenciais.

14 Cidades Turísticas do Paraná

Foz do Iguaçu

14 Cidades Turísticas do Paraná: O que fazer no Paraná?
Fonte: MTur

As Cataratas do Iguaçu são um dos principais pontos turísticos do Sul e do Brasil inteiro, famosas pela beleza natural e pela boa estrutura turística.

Pelo menos uma vez na vida, vale a pena visitar a região, incluindo também a área da Argentina em Puerto Iguazú, onde fica a imperdível queda d’água chamada de Garganta del Diablo.

O Parque das Aves e a visita à Hidrelétrica de Itaipu são outras atrações que devem estar no seu roteiro.

Sem dúvida, Foz do Iguaçu é a cidade do Paraná mais internacional que você visitará.

Saiba também onde se hospedar em Foz do Iguaçu nas melhores regiões para aproveitar as atrações da cidade.

Curitiba

14 Cidades Turísticas do Paraná: O que fazer no Paraná?
Jardim Botânico

A capital do Paraná é uma cidade a visitar, com tudo de bom que uma cidade grande pode oferecer.

Bares de todos os tipos, museus muito bons e também opções de compras, Curitiba ainda conta com vários parques urbanos, como o Jardim Botânico e o Parque Tanguá.

Além disso, Curitiba pode ser usada como cidade-base para passeios de um dia.

Do ponto de vista cultural, ela é extremamente relevante no Sul do Brasil, recebendo shows e espetáculos diversos.

Veja também quais são os bairros para se hospedar em Curitiba que recomendamos!

Ilha do Mel

14 Cidades Turísticas do Paraná: O que fazer no Paraná?
Praia do Miguel com o Farol das Conchas ao fundo

A Ilha do Mel é o melhor destino de praia no Paraná, já que possui várias praias preservadas e tem boas pousadas.

Nós temos um artigo super completo sobre Roteiros de Viagem à Ilha do Mel.

De qualquer maneira, saiba que o melhor é viajar nos meses quentes, aproveitar as praias perto do Farol e inclusive subir o morro onde está o Farol das Conchas.

Até uma fortaleza antiga com canhões pode ser encontrada na Ilha do Mel, um resquício do Brasil colônia e da necessidade de proteção do disputado litoral Sul do país.

Se você tem mais tempo e quer conhecer um local especial em termos de natureza preservada, saiba que o Parque Nacional do Superagui fica ali pertinho.

É uma oportunidade para fugir do turismo massificado, entrar em contato com a comunidade caiçara e aproveitar a natureza perfeita.

Leia também nosso artigo completo sobre onde ficar na Ilha do Mel nas melhores pousadas!

Prudentópolis

14 Cidades Turísticas do Paraná: O que fazer no Paraná?
Salto São João. Fonte: Flickr

Prudentópolis é uma cidade completa em termos turísticos, porque possui cachoeiras com quedas d’água enormes, rica cultura e boa comida. Por isso, não poderia estar de fora da lista de cidades turísticas do Paraná.

Prudentópolis é conhecida pela colonização ucraniana, que ainda se faz presente na comida típica, no Museu do Milênio (museu da história da cidade) e nas Igrejas de São Josafat  e de Nossa Senhora do Patrocínio, ambas com estilo bizantino.

Esses são os atrativos culturais de Prudentópolis, mas nunca podem ser deixadas de lado as cachoeiras, tamanha a beleza e grandiosidade que elas possuem.

Fala-se em mais de 100 quedas d’água espalhadas pela cidade, porém pouco mais de uma dezena está aberta a visitação.

O Salto São Francisco é a cachoeira mais famosa e visitada, porque tem fácil acesso e até um mirante espetacular.

O Recanto Perehouski é outro local com cachoeiras e trilhas ideais para famílias, inclusive para acampar. A estrutura é bastante elogiada.

O Monumento Natural Salto São João também pode ser visitado por quem aguenta uma trilha leve. Já as vistas são arrasadoras, com os quase 90 metros do Salto São João e a mata bastante preservada.

Já o Salto Barão do Rio Branco se destaca por ser bom para tomar banho, além de ter bastante volume de água (dependendo da época do ano). O Salto São Sebastião é conhecido por ter uma cachoeira de frente para a outra, mas a estrutura do local não é das melhores.

Veja a lista das melhores hospedagens em Prudentópolis, assim como casas para alugar em Prudentópolis!

Ponta Grossa

14 Cidades Turísticas do Paraná: O que fazer no Paraná?
Parque Estadual Vila Velha. Fonte: Wikimedia

Ponta Grossa tem como principal destaque o Parque Estadual Vila Velha, o primeiro parque estadual do Paraná e um local belíssimo e diferente.

Lá você encontrará rochas (arenitos) com formatos únicos, esculpidos ao longo de milhões de anos. Há também as furnas, que são buracos com água no fundo.

A Lagoa Dourada é outro atrativo do parque, ainda mais quando o sol bate nas suas águas e, assim, entende-se o porquê de ser chamada de dourada. Para conhecer tudo isso, há transporte no próprio parque, assim como trilhas e até passeio de bicicleta.

Saiba que no Parque Estadual Vila Velha há um Centro de Visitantes para tirar todas as suas dúvidas sobre qual trilha fazer. Para mais informações, acesse o site oficial do Governo do Paraná.

Além do parque estadual, há outros pontos turísticos em Ponta Grossa, mas também naturais, como o Buraco do Padre, uma cachoeira peculiar e com ótima estrutura. Outros atrativos naturais são o Cânion e Cachoeira do Rio São Jorge e a Cachoeira da Mariquinha, locais bastante procurados pelos moradores nos finais de semana.

Veja a lista das melhores pousadas e hotéis em Ponta Grossa!

Tibagi

Tibagi
Cânion Guartelá. Fonte: Wikimedia

Tibagi é um dos redutos de belezas naturais nos Campos Gerais do Paraná, tanto para fazer atividades mais radicais quanto para descansar, sendo uma das cidades turísticas do Paraná focadas em ecoturismo.

O principal destaque da cidade é o Parque Estadual do Guartelá, onde fica o Cânion Guartelá. Há uma trilha auto-guiada, porém para ir ao Mirante do Cânion Guartelá mais bonito é preciso fazer o passeio com guia, que inclui também apreciar pinturas rupestres.

Só o passeio ao Parque Estadual do Guartelá já preencher um dia inteiro, mas saiba que há outras atrações na cidade.

A cachoeira Salto Santa Rosa é exuberante e bastante visitada. Já a Cachoeira Puxa Nervos rende um passeio mais relax, porque além de apreciar a queda d’água, a propriedade (sítio) onde está localizada a atração ainda oferece almoço e ambiente rural.

Muito se fala também da atração Fenda do Nick, um caminho entre dois paredões que se estende por cerca de 1 km. Esse passeio exige contratar um guia e não é barato (é caro mesmo), tendo ficado mais famoso pelas fotos publicadas no Instagram.

Para os fãs de rafting, saiba que o rio Tibagi é perfeito para a prática desse esporte radical.

Veja a lista das melhores hospedagens em Tibagi!

Sapopema

Pico do Agudo. Fonte: Wikimedia

Sapopema está na lista de cidades turísticas do Paraná onde a beleza da natureza é extrema, principalmente no Pico do Agudo.

Há quem acampe no Pico do Agudo para presenciar o nascer do sol e as nuvens aos seus pés. É um cenário e tanto! Quem pretende fazer a trilha de madrugada, é fundamental contratar um guia.

Além de fazer a trilha para o Pico do Agudo, saiba que Sapopema tem boas cachoeiras, com destaque para a Cachoeira Bela Vista, que o acesso mais fácil, mas também há o Salto das Orquídeas e Cachoeira da Mata.

Veja a lista das melhores hospedagens em Sapopema!

Londrina e Maringá

Londrina e Maringá
Lago Igapó. Fonte: Pixabay

Londrina é uma das cidades turísticas do Paraná de grande porte, porém com muitas e variadas atrações.

Sem dúvida, visitar a cidade significa passear pelo Jardim Botânico e principalmente às margens do Lago Igapó, de onde é possível ver o skyline refletido na água.

Londrina também conta com atrações culturais, destacando-se o Museu Histórico “Padre Carlos Weiss” e as apresentações no Teatro Marista. Também vale a pena ficar atento as belas igrejas no centro, como o Santuário de Graças Schoenstatt e Catedral Metropolitana.

Muitos viajantes estendem o passeio para Maringá, que pode ser conhecida em apenas um dia.

Os destaques de Maringá começam pela Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, com uma arquitetura única (124 metros de altura!), além de belos vitrais.

O Parque do Japão e o Mercadão são outros dois importantes pontos turísticos de Maringá.

Confira a lista das melhores hospedagens em Londrina e Maringá!

Morretes e Antonina

Morretes e Antonina
Morretes. Fonte: Pixabay

Morretes e Antonina são cidades vizinhas que formam o par perfeito no litoral paranaense. O passeio número um em Morretes é descer a serra de trem, que sai de Curitiba e leva cerca de 3h.

Porém, a cidade tem no Conjunto Marumbi (montanhas com até 1500 metros) uma atração singular. Para fazer as trilhas é preciso pesquisar muito, estar acostumado com trilhas pesadas e, se for acampar, contratar um guia local.

É claro que ir a Morretes também significa fotografar as casas antigas e coloridas às margens do Rio Nhundiaquara.

Antonina também merece ser visitada pelo casario conservado e fotogênico, com destaque para o Teatro Municipal, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar e a Praça Coronel Macedo.

Para os mais aventureiros, há rafting no Rio Cachoeira e a subida ao Pico Paraná, o mais alto do estado, uma trilha longa e cansativa, mas com vistas deslumbrantes.

Confira a lista das melhores hospedagens em Morretes e Antonina, assim como casas para alugar em Morretes!  

Sengés

Cachoeira do Corisco. Fonte: Wikimedia

Sengés é uma pequena cidade na divisa com o estado de São Paulo, ideal para ser visitada juntamente com a cidade paulista de Itararé.

Uma das principais atrações de Sengés é contemplar o Cânion de Jaguaricatú, sendo que no mesmo passeio pode-se acessar a bela Cachoeira Véu da Noiva, que nas épocas de chuva tem grande volume de água.

É possível acessar essas atrações com carro comum mais alto, já que a estrada é de chão.

Muitos viajantes optam por contratar guias locais, o que ajuda bastante na organização dos passeios em Sengés e Itararé.

Outra atração natural em Sengés é contemplar a Cachoeira do Corisco em seu mirante, sendo o tipo de passeio para todas as idades.

Já em Itararé os destaques ficam por conta do Cânion do Pirituba e Parque Ecológico da Barreira.

No caso de Sengés, é melhor se hospedar nas acomodações no Airbnb em Itararé!  

Castro e Carambeí

Castro e Carambeí
Centro Cultural Castrolanda. Fonte: Wikimedia

Castro e Carambeí são cidades vizinhas muito perto de Ponta Grossa e que formam um ótimo e tranquilo dia de passeio.

Em Castro, no Centro destacam-se o Parque Lacustre, a Igreja de Nossa Senhora Sant’Ana e o Museu do Tropeiro.

Porém a grande atração fica por conta do Centro Cultural Castrolanda com um grande e fotogênico moinho holandês, já que a região teve colonização dos Países Baixos.

Outro local fotogênico e com inspiração da arquitetura holandesa é o Parque Histórico de Carambeí, na cidade vizinha de Carambeí. Além de aproveitar para fotografar as construções, prove os doces típicos da região, principalmente tortas.

No caso de Castro e Carambeí, vale mais a pena se hospedar em Ponta Grossa!

Mapa com as cidades do Paraná

Confira no mapa a localização das 14 cidades do Paraná que mencionamos. Basta clicar no botão com seta para acessar a legenda do mapa.

Saiba que reservando sua hospedagem pelos links mencionados ao longo do post, você ajuda a manter o site e não paga nenhum centavo a mais por isso. Muito obrigada!

Esperamos que você tenha se inspirado nesta lista das cidades turísticas do Paraná e agora saiba o que fazer por lá!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.