Menu
Brasil / Listas

Para Onde Viajar no Brasil em Janeiro: 7 Destinos

Atualizado em: 1 de dezembro de 2020

Muitos viajantes gostam de viajar no Brasil em janeiro, porque assim já começam o ano com o pé direito. A questão é que esse mês é alta temporada na maioria dos destinos, principalmente no litoral brasileiro.

Mas como o Brasil é enorme, é sim possível encontrar destinos para viajar em janeiro com lotação mediana.

A seguir vamos apresentar 7 lugares para viajar no Brasil em janeiro que consideramos que equilibram bem boas temperaturas e movimento.

Porém, saiba que essas dicas dizem respeito ao mês de janeiro, não ao réveillon. Quem quer viajar no réveillon deve fugir das praias ou enfrentar a multidão.

Leia também nosso artigo sobre onde viajar no Brasil em dezembro!

7 Destinos para viajar no Brasil em janeiro

Pernambuco

7 Destinos para viajar no Brasil em janeiro
Porto de Galinhas. Fonte: Tripadvisor

Visitar Pernambuco em janeiro só é indicado para quem não se incomoda com bastante movimento (mas não tanto quanto em fevereiro), mas logo após o réveillon dá para aproveitar vários destinos do estado.

Saiba que janeiro é um mês com chuvas medianas a baixas, o que ajuda a conhecer as melhores praias, que estão localizadas ao sul do Recife.

Aliás, vale muito a pena dedicar alguns dias para conhecer Recife e Olinda, duas cidades essenciais na história do Brasil.

Hospedando-se em Recife fica super tranquilo passar o dia em Olinda, dando preferência para turistar com guia da cidade. As vistas a partir do Alto da Sé são belíssimas.

No Recife o turismo continua sendo cultural, tendo o Recife Antigo como o principal, onde estão igrejas e construções antigas, assim como ótimos museus.

Inclusive, o Instituto Ricardo Brennand é uma das principais atrações do estado inteiro. No Paço do Frevo, você pode aprender mais sobre essa dança diferenciada. Já o Museu Cais do Sertão é voltado para a rica cultura sertaneja, com destaque especial para Luiz Gonzaga.

Depois de um mergulho na cultura pernambucana e nordestina, nada é melhor do que descansar nas praias do sul de Pernambuco.

Apenas a 1h de carro da capital fica Cabo de Santo Agostinho, com várias praias visitadas pelos próprios recifenses e patrimônio histórico, como igrejas e ruínas, além de belos mirantes.

Contudo, é Porto de Galinhas o destino de praia mais famoso e há várias praias excelentes e piscinas naturais, tanto na vila quanto mais distantes, como a Praia do Muro Alto, uma das mais famosas de Pernambuco.

A partir de Porto de Galinhas dá para visitar uma das praias mais bonitas do Brasil, a Praia dos Carneiros em Tamandaré, que tem clima mais pé na areia e muita beleza natural.

Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu
Fonte: Flickr por MTur

Foz do Iguaçu pode ser visitada em janeiro quando se tem a intenção de pegar as Cataratas com muita água e a cidade com menos turistas. Afinal, a maioria dos viajantes prefere estar na praia no verão.

As Cataratas do Iguaçu estarão com bastante água, porque janeiro é um mês que chove mais do que a média, mas não é o mês mais chuvoso do ano.

Porém, é preciso estar acostumado com o calor, que facilmente baterá os 30°C.

As condições climáticas exigem disposição, mas você poderá curtir as Cataratas do lado brasileiro e argentino na sua exuberância máxima.

Veja também nossas dicas sobre onde ficar em Foz do Iguaçu bem localizado!

Canoa Quebrada e Fortaleza

7 Destinos para viajar no Brasil em janeiro
Canoa Quebrada. Fonte: Wikimedia

Como Jericoacoara ferve muito em janeiro e fica bem mais cara, vale mais a pena aproveitar o clima bom desse mês em terras cearenses na capital e praias próximas.

Aliás, visitar Fortaleza significar ir além da estruturada Praia do Futuro e fazer passeios de um dia para as praias do leste e oeste, a poucos quilômetros da capital.

A Praia de Cumbuco é bastante procurada por ser muito próxima, ter passeios de buggy e kitesurf.

Mais a oeste fica uma das praias mais bonitas do Ceará, a Praia da Lagoinha. Essa praia é mais tranquila e tem belas paisagens, sendo ideal para quem busca descanso e natureza preservada.

Já no litoral leste não podem deixar de serem mencionadas as falésias avermelhadas da Praia do Morro Branco, facilmente visitada a partir da capital.

Canoa Quebrada pede mais tempo para ser conhecida do que um passeio de um dia. As praias da região têm falésias incríveis, passeios nas dunas e um pôr do sol sem defeitos.

Com mais tempo em Canoa Quebrada você conseguirá visitar mais praias que fazem parte da Rota das Falésias. Veja as sugestões das melhores pousadas em Canoa Quebrada!

Serra Gaúcha

Serra Gaúcha
Lago Negro em Gramado

A Serra Gaúcha é um destino de viagem para o ano todo, até porque há poucas variações de chuva ao longo dos meses.

Em janeiro, o fluxo de turistas diminui em Gramado, mas a quantidade de lugares a visitar ainda é bem grande.

O interessante nessa época mais quente, com temperaturas máximas médias superiores a 25 °C, é aproveitar para visitar Garibaldi, a capital nacional do espumante (perfeito para o verão).

Além disso, quem deseja fazer um roteiro variado pode fazer ecoturismo em Cambará do Sul, onde ficam os cânions mais impressionantes do Brasil, com muitas trilhas e mirantes com vistas super fotogênicas.

Então, dá para fazer um roteiro de viagem à Serra Gaúcha bem completo. Veja outras sugestões de cidades próximas a Gramado para visitar e leia também nossas dicas sobre onde ficar em Gramado!

Morro de São Paulo

7 Destinos para viajar no Brasil em janeiro
Fonte: Wikimedia

A região do Morro de São Paulo na Bahia pode ser muito aproveitada em janeiro, quando o movimento do réveillon já passou e os meses mais chuvosos estão longe (maio a julho).

As principais atrações do Morro de São Paulo são as praias, com destaque para as águas claras com peixes da Quarta Praia.

Outra praia muito elogiada é a Praia da Gamboa, acessível de barco ou a pé na maré baixa. O visual é muito bonito, com barrancos de argila branca, além de água calma.

Já a Quinta Praia (Praia do Encanto) é elogiada por ser praticamente deserta, ótima para caminhadas. Mas saiba que há outras praias a visitar no Morro de São Paulo.

Se você quer ainda mais tranquilidade e praias preservadas mesmo, vale a pena estender a viagem até a vizinha Ilha de Boipeba.

Veja nossas dicas sobre onde ficar em Morro de São Paulo em pousadas que valem a pena!

Litoral de Santa Catarina

Litoral de Santa Catarina
Praia Vermelha. Fonte: Tripadvisor

O litoral dos estados do Sul do Brasil só vale a pena ser visitado nos meses quentes, entre novembro e começo de abril.

Dá para turistas no Litoral de Santa Catarina, que é o melhor da região em termos de beleza natural, em janeiro, mas é preciso escolher bem as cidades.

Acreditamos que o melhor é focar no litoral sul do estado, como nas cidades de Garopaba, Imbituba e Laguna.

As praias mais bonitas ficam em Garopaba e Imbituba, sendo que há opções para todos os gostos, desde locais movimentados, como a Praia do Rosa, até praias só acessadas por trilha, como a Praia Vermelha.

Leia também nossas sugestões sobre onde ficar em Garopaba e as melhores pousadas na Praia do Rosa!

Rio Grande do Norte

7 Destinos para viajar no Brasil em janeiro
Baía Formosa. Fonte: Wikimedia

O Rio Grande do Norte é um excelente destino para viajar no Brasil em janeiro, porque a temperatura é quente e verdadeiramente tem poucas chuvas, o que garante aproveitar as praias.

Natal deve estar no roteiro, principalmente pelo ótimo Parque das Dunas, além de passeios como para a Lagoa de Carcará, bastante procurada pelos moradores. Mas a capital pode estar lotada demais em janeiro.

O melhor é fazer um roteiro de viagem ao Rio Grande do Norte que também inclua praias mais sossegadas.

É claro que vale a pena passar uns dias em Pipa, por exemplo. Contudo, logo ao sul de Pipa ficam dois locais tranquilos e com paisagens deslumbrantes, a Barra do Cunhaú e a Baía Formosa.

A Baía Formosa é o grande destaque com muita mata atlântica preservada, belas praias e verdadeira tranquilidade mesmo no verão.

Já ao norte da capital, também há muitos lugares a visitar, com destaque para São Miguel do Gostoso. Perto fica a Praia de Tourinhos um lugar bem tranquilo, ótimo para banho e com um pôr de sol perfeito.

Há ainda as piscinas naturais de Maracajaú e Perobas. Para quem busca por muitas dunas, há a região de Galinhos e também as Dunas do Rosado.

Outros destinos para viajar em janeiro no Brasil

No artigo sobre onde viajar no Brasil em dezembro deixamos em evidência outros locais a visitar, inclusive a maioria continua muito boa para fazer turismo em janeiro.

Apenas exclua a época do final do ano novo, quando quase todo o litoral fica muvucado.

Vale ressaltar que desde o norte da Bahia, onde fica a Praia do Forte, passando por Sergipe, Alagoas e Paraíba têm clima ótimo em janeiro.

É claro que as capitais, principalmente as praias de Alagoas, o movimento de turistas tende a ser bem grande.

Saiba que não recomendamos muitos destinos pelo interior, porque em janeiro vários locais sofrem com muita chuva.

Esperamos que as sugestões de lugares para viajar no Brasil em janeiro tenham sido úteis! Leia também nosso artigo sobre como fazer o aluguel do carro barato!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.