Menu
América do Norte / Itens para Viagem

Moeda do México: Qual moeda levar para o México?

O México é um país cheio de pontos turísticos imperdíveis, que vão desde as cidades históricas maias e astecas até as cidades coloniais, passando por ilhas e litorais inacreditáveis de tão belos. Porém há questões bem práticas que o viajante precisa saber responder, como: qual é a moeda do México e qual moeda levar ao México?

Neste artigo, apresentamos as moedas e cédulas do peso mexicano e trazemos dicas sobre câmbio que usamos quando estávamos na viagem ao México.

Se você quer planejar uma viagem perfeita à Cidade do México, vale muito a pena conferir o nosso Guia de Viagem sobre a Cidade do México. Atual e completo (com mais de 150 páginas), nosso livro traz as melhores dicas para visitar a capital mexicana com profundidade.

Qual é a moeda do México?

Moeda do México: Qual moeda levar?
Fonte: Mexperience

A moeda do México é o peso mexicano, com a sigla de MXN e símbolo $.

Atualmente (2020), 1 MXN vale 0,053 USD (dólar americano), ou seja, 1 USD vale aproximadamente 18,81 MXN. Já R$ 1 vale 4,55 pesos, mas pode chegar até 6, sendo a cotação de 4,5 ruim para o viajante brasileiro.

Assim como no caso do Real, o peso mexicano é divido em centavos. Há moedas de 5, 10, 20 e 50 centavos, mas é muito raro encontrar moedas com valor inferior a 50 centavos, já que a moeda do México é desvalorizada.

Há também moedas de 1, 2, 5, 10 e 20 pesos mexicanos. Essas moedas com valor maior são bastante usadas, então, atenção à elas!

As cédulas de peso mexicano têm os seguintes valores: 20, 50, 100, 200, 500 e 1000 pesos. Os valores aparentemente altos se devem ao fato de ser uma moeda desvalorizada. Por exemplo: 1000 MXN valem aproximadamente R$ 220 ou 53 USD.

Moeda do México: Qual moeda levar?
Fonte: Mexperience

As cédulas mais utilizadas no México são 50, 100 e 200, por isso é importante se familiarizar com essas cédulas, para não ser enganado nos trocos. Há cédulas de plástico no México, assim como já tivemos no Brasil.

Vale dizer que as cédulas vêm passando por mudanças, inclusive nas cores, o que pode confundir os estrangeiros. Então, fique de olho nos números.

Se precisar fazer uma conta rápida sobre a conversão de pesos para real, basta multiplicar por 2 e tirar um zero.

Qual moeda levar para o México?

mar de Cancún
A cor do mar de Cancún é inexplicável

Saber qual moeda levar para o México é uma questão importante nos custos da viagem e no planejamento.

Há duas formas adequadas para conseguir pesos: levar dólares americanos ou sacar pesos mexicanos nos caixas eletrônicos (ATM) no México.

Quando se opta por levar dólares, é importante considerar a taxa cambial de Reais para Dólares e, depois, de Dólares para Pesos.

Como a decisão tem que ser tomada muito antes da viagem, é uma aposta válida nas épocas de pouca variação cambial e de crescente valorização do dólar em todo o cenário internacional.

Verdadeiramente, vale a pena e é importante levar dólares. Opte por comprá-los aos poucos, diminuindo o risco cambial, que no Brasil faz parte do dia a dia.

Quando se saca pesos mexicanos diretamente nos caixas eletrônicos (ATM) no México, deve-se saber que há uma taxa por saque, paga para o seu banco e outra paga para o banco do ATM.

Deve-se somar a essa taxa mais 6,78% de IOF (imposto sobre operações financeiras).

Um dos bancos com melhor taxa no México é o Santander e não tivemos dificuldades em encontrar ATM do Santander nas cidades grandes mexicanas.

Saber qual decisão vale a pena depende de cada época. Normalmente, faz-se uma estratégia mista, levando dólares americanos, sacando no ATM quando necessário ou usando os cartões pré-pagos travel money, que também permitem saques.

Vale destacar que pagar no cartão de débito é uma alternativa para muitas cidades grandes, que aceitam cartão, sendo pago apenas o IOF.

Utilizar o cartão de crédito não é uma boa alternativa, porque além do IOF, a variação cambial pode aumentar sua conta 30 dias depois.

Esperamos que as dicas tenham ajudado! Leia também nossos artigos sobre turismo em Cancún e confira nosso livro sobre a Cidade do México!

Boa viagem, Viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

About Author

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

2 Comments

  • Hugo Rodrigues Teixeira
    18 de novembro de 2016 at 12:49 pm

    Olá. Estou indo para o México em dezembro e gostaria de saber se compensa levar real ou é melhor levar dólar?

    Reply
    • Jade
      18 de novembro de 2016 at 3:54 pm

      Olá, Hugo! Levar real não é uma boa alternativa, porque o real não tem muito valor fora do Brasil (com exceção da Argentina e Uruguai). Como o dólar se valorizou muito por causa da eleição do Trump, você tem que fazer os cálculos para ver se vale a pena trocar reais por dólares (no Brasil) e dólares por pesos (no méxico) ou se compensa sacar do caixa eletrônico diretamente em pesos. Mas é sempre bom ter um pouco de dólares em mão quando se faz uma viagem internacional.

      Reply

Leave a Reply

error: Conteúdo protegido.