Comidas Típicas da Região Sul: 12 Melhores Pratos Típicos

Confira as 12 melhores comidas típicas da Região Sul e descubra os sabores do Brasil!

A culinária é uma das formas de captarmos a cultura de um povo ou região. As comidas típicas da Região Sul do Brasil também dizem muito sobre a cultura dos povos que formaram essa região.

Alemães, indígenas, portugueses e muitos outros povos podem ser percebidos nas comidas típicas do Sul, que verdadeiramente mesclam diversas influências.

Alguns pratos são muito semelhantes aos de outros países, principalmente europeus, devido à colonização tardia, mas há outros que mostram a riqueza cultura dos indígenas da região.

No post de hoje, nós selecionamos as 12 melhores comidas típicas da Região Sul que podem ser facilmente encontradas no Paraná, Santa Catarina ou Rio Grande do Sul.

Confira essas delícias e tente fazer em casa alguma das comidas típicas do Sul!

 

Marreco Recheado

Comidas Típicas da Região Sul: Marreco recheado

O purê de maçã e o repolho fermentado (chucrute) combinam muito bem com o marreco. Fonte: Guia da Semana

Os alemães trouxeram para os três estados do sul diversas comidas típicas da Alemanha. Um dos pratos alemães mais tradicionais é o marreco recheado, feito principalmente em comemorações.

O marreco não é uma ave tão fácil de fazer, porque a carne é mais dura do que a de frango, porém mais saborosa. Normalmente, os miúdos servem como recheio do marreco, mas sempre com muito tempero, já que os miúdos têm sabor intenso.

O marreco é tão tradicional nas comidas típicas do sul que há uma festa exclusiva para ele, a Fenarreco (Festa Nacional do Marreco), que acontece na cidade de Brusque em Santa Catarina.

O marreco é um dos reis entre as comidas típicas servidas nas festas de outubro em Santa Catarina.

 

Pirão

Comidas Típicas da Região Sul: Pirão

O pirão pode ser feito a partir de diversos caldos. Fonte: Flickr

O litoral da região sul culturalmente é uma mescla entre os povos indígenas e os portugueses, principalmente de origem açoriana e madeirense. Com a miscigenação, os locais aprenderam a tirar o melhor da terra: a farinha de mandioca e seus derivados.

A base da alimentação tradicional (que está sumindo) dos habitantes do litoral da Região Sul é a farinha de mandioca, que engrossa o pirão. Assim, o pirão é uma mistura de mandioca com caldos, como caldo de peixe e até mesmo feijão preto.

Nas comidas típicas da Região Norte do Brasil, o pirão também tem destaque e a mandioca está em vários pratos típicos.

Vale dizer que o pirão dá para fazer em casa em qualquer parte do Brasil. O melhor é fazer um caldo com peixe e frutos do mar e bastante tempero, depois cada um pode engrossar seu próprio molho no prato ou engrossar na panela mesmo.

Sem dúvida, o pirão é uma das mais tradicionais comidas do Sul.

 

Churrasco

Comidas Típicas da Região Sul: Churrasco

O churrasco é uma tradição muito forte no Rio Grande do Sul. Fonte: Flickr

O churrasco é uma das comidas típicas da Região Sul que faz parte do Brasil inteiro. Qualquer motivo de comemoração já vira pretexto para assar muita carne, linguiça, coração e outras carnes.

Mas o churrasco é algo mundial, faz parte das comidas típicas da África, assim como é um prato típico de toda a região sul da América do Sul, apenas mudando o nome para “asado” na Argentina e Uruguai.

 

Joelho de Porco

Comidas Típicas da Região Sul: Joelho de porco

Fazer um joelho de porco bem feito exige técnica e experiência. Fonte: Pixabay

Conhecido também como “eisbein”, o joelho de porco é uma das comidas típicas da Região Sul trazida pelos alemães.

Muitas pessoas fazem cara feia para o joelho de porco, e realmente não é uma comida muito bonita, mas é super suculento. O chucrute (repolho fermentado) é o acompanhamento mais comum para o eisbein, assim como um bom purê de batata.

Em Blumenau e nas cidades do Vale do Itajaí, é muito fácil encontrar joelho de porco nos restaurantes. Afinal, fazer em casa essa comida típica do Sul é difícil por causa do ponto de cozimento.

 

Carreteiro

Comidas Típicas da Região Sul: Carreteiro

Cada casa tem sua receita de carreteiro. Fonte: Comendo com os olhos

Poucas comidas da Região Sul são tão cheias de sabor quanto o arroz carreteiro, chamado apenas de carreteiro. Introduzido pelos tropeiros que transportavam bois e charque, o carreteiro se espalhou por toda a região.

O carreteiro tradicional é feito com carne de charque dessalgada, como se fosse um risoto ou um cozido. Muito bem temperado, com gosto forte de carne seca, o carreteiro é imperdível e uma das comidas da Região Sul mais gostosas.

Atualmente, quando sobra muito churrasco de domingo, na segunda-feira o carreteiro dá as caras e talvez seja o prato feito com sobras mais gostoso.

 

Pinhão

Comidas Típicas da Região Sul: Pinhão

Uma pinha pode ter mais de 100 pinhões bons e mais centenas secos. Fonte: Flickr

É só o inverno chegar, que os sulistas já ficam à espera do pinhão, o fruto das araucárias, árvore símbolo do Paraná.

Apesar da grande destruição das araucárias promovida pelas empresas madeireiras no século passado, o pinhão ainda faz parte da alimentação regional. O pinhão pode ser encontrado em toda a Região Sul nas áreas mais altas, como nas serras e planaltos.

A partir do pinhão podem ser feitas várias comidas típicas da região sul, todas com origem indígena e tropeira. Aliás, os indígenas já consumiam os pinhões há milhares de anos atrás.

Os pratos típicos da Região Sul feitos com pinhão são: entrevero (carne e pinhão) e paçoca de pinhão (pinhão e várias carnes bem picadas). Atualmente, o pinhão pode ser usado até com peixe, mas a forma mais simples é cozinhar e comer com um pouco de sal.

 

Tainha

Comidas Típicas da Região Sul: Tainha

Tainha com pirão é o prato mais consumido no inverno catarinense. Fonte: Bonanza

Assim como o pinhão é esperado quando o inverno dá as caras, é com o frio que o peixe mais amado do litoral aparece, a tainha.

A tainha é um símbolo da culinária do litoral do sul do Brasil, principalmente em Santa Catarina. Assar a tainha é forma mais comum de preparo, seja na brasa, na folha de bananeira ou até na taquara (bambu).

 

Barreado

Comidas Típicas da Região Sul: Barreado

Comida boa e cheia de energia são qualidades do barreado. Fonte: Bem Feitinho

O barreado é mais uma comida típica da Região Sul fruto da miscigenação entre indígenas e portugueses. O barreado é um prato de carne bovina bem temperada, que é cozida em uma panela de barro vedada com massa feita a partir de farinha de mandioca.

Essa vedação faz com que a carne cozinhe muito bem e lentamente, desmanchando de tão macia. Depois é só comer com farinha de mandioca e banana da terra, duas delícias da culinária caiçara e do Brasil inteiro.

 

Frutos do Mar

Comidas Típicas da Região Sul: Berbigão

Berbigão ensopado. Fonte: Restaurante Mandala

Do litoral vem outras delícias que deixam os turistas encantados, são os frutos do mar. Tradicionalmente, os habitantes do litoral de origem indígena sempre comeram berbigão e mariscos tirados de forma extrativa das baías e costões.

Atualmente, Santa Catarina é o maior produtor de ostras e mariscos do Brasil, tornando os frutos do mar uma das comidas típicas da Região do Sul mais apreciadas e valorizadas.

Em Florianópolis, há até regiões específicas para provar essas delícias, como o Ribeirão da Ilha. Eu recomendo muito o pastel de berbigão, mas o sabor é bem forte e marcante, típico das delícias do mar.

 

Polenta com Rabada ao Vinho

Comidas Típicas da Região Sul: Polenta com rabada ao vinho

A polenta com rabada é um prato típico ideal para o inverno. Fonte: Mega Receitas

Muitas vezes, é difícil falar dos pratos típicos da culinária da Região Sul que têm origem italiana, porque comida italiana faz parte de toda a culinária brasileira. Mas um prato que representa muito a herança italiana no Sul é a polenta com rabada ao vinho.

Em todo o Brasil, o rabo do boi vira uma iguaria chamada rabada, quando está bem cozido e cheio de temperos, Nas regiões produtores de vinho do Rio Grande do Sul, principalmente, a rabada leva vinho, uma combinação incrível.

 

Cuca

Comidas Típicas da Região Sul: Cuca

A cuca está presente em todas as padarias da Região Sul. Fonte: Multireceita

A cuca é o doce típico da Região Sul mais consumido e conhecido. Essa delícia com massa fina, farofa e frutas (banana, uva ou até mesmo abacaxi) é um acompanhamento perfeito para o cafezinho da tarde, além de ser um prato obrigatório no café colonial.

Aliás, o café colonial é uma das melhores experiências que os amantes de doces podem ter na Região Sul. Há de tudo um pouco no café colonial, principalmente tortas (estilo holandês), pães e apfelstrudel (massa folhada com recheio de maçã e especiarias).

 

Doces de Pelotas

Comidas Típicas da Região Sul: Doces de Pelotas

O forte da cidade são os doces com ovos. Fonte: Pelotas 13 Horas

Pelotas é uma cidade no sul do Rio Grande do Sul conhecida por seus doces típicos do Sul e pela história ligada ao charque (carne seca). Na cidade, é possível encontrar desde o Museu do Doce até a Festa Nacional do Doce (Fenadoce), que acontece em junho há 25 anos.

Em qualquer época do ano, quem visita Pelotas aproveita o tradicional quindim da cidade, os mais variados doces portugueses e muitos tipos de doces cristalizados. Sem dúvida, quando se fala em doces típicos da Região Sul, a cidade de Pelotas é a grande referência.

 

Gostou das comidas típicas da região sul? Então, confira mais posts sobre comidas e bebidas no Brasil e mundo afora!

Boa viagem, Viajante!

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.