Cidades fantasmas na China: o fenômeno do crescimento chinês!

Descubra as cidades fantasmas na China mais surpreendentes!

A China é o país que mais cresceu nas últimas três décadas. Tal feito na história da humanidade é difícil de acontecer. Para manter as taxas altas de crescimento econômico, a economia chinesa conta com a mão de ferro do governo, que comanda grandes investimentos.

Uma das estratégias utilizadas pelo governo chinês é o deslocamento da população do campo para as cidades. Em 1990, 26% da população chinesa vivia na zona urbana. Atualmente, mais da metade da população vive nas cidades. Espera-se que em 15 anos, 1 bilhão de chineses residam nas cidades, ou seja, 70% da população.

Buscando incentivar o crescimento econômico e o deslocamento da população das áreas rurais para as cidades, principalmente em regiões estratégicas, o governo chinês construiu cidades gigantescas.

Muitas se transformaram em cidades fantasmas!

 

Cidades fantasmas na China

As cidades fantasmas na China são chamadas de fantasmas pelos ocidentais, mas não são típicas cidades fantasmas. As cidades fantasmas na China não passaram por um surto de crescimento e depois “morreram” com o declínio econômico. O que acontece é que essas cidades foram construídas antes mesmo do boom econômico.

Cidades fantasmas na China: o fenômeno do crescimento chinês!

Kangbashi. Fonte: Arch Daily

Cidades fantasmas na China: o fenômeno do crescimento chinês!

Distrito Financeiro de Yujiapu. Fonte: Nordenergi

Cidades fantasmas na China: o fenômeno do crescimento chinês!

Distrito Financeiro de Zhengdong. Fonte: Vagabond Journey

Os investimentos em infraestrutura e construção civil nas cidades fantasmas na China ajudam a dar força ao crescimento do país. Contudo, depois de construídas, com inúmeros prédios modernos, shoppings e todo o tipo de área de lazer, muitas das cidades são pouco habitadas.

Assim, nas cidades fantasmas na China há habitantes, mas são muito poucos se comparados ao que a cidade comporta e para o que foi planejada. Essas tentativas de urbanizar as áreas interioranas da China e ajudar a manter a taxa de crescimento do PIB elevada acaba criando as cidades que você viu neste post.

Cidades fantasmas na China: o fenômeno do crescimento chinês!

Thames Town. Fonte: Wikimedia

Uma das cidades fantasmas na China mais conhecidas é o Distrito Kangbashi de Ordos. Com arquitetura futurista e belos parques, Kangbashi parece muito vazia, devido a quantidade de prédios ociosos. Essa cidade ficou famosa no Ocidente como a maior cidade fantasma da China, mas vem crescendo na área central.

Outra cidade fantasma na China impressionante é o Distrito Financeiro de Yujiapu em Binhai. O Distrito Financeiro de Yujiapu foi construído para ser uma réplica de Manhattan, com “Rockefeller Center” e “Torres Gêmeas”. Algo inimaginável!

Inimaginável também é a melhor definição para Thames Town. Essa cidade pouco habitada é inspirada nas habitações inglesas, como você pode notar na imagem. Os chineses utilizam a cidade como cenário para álbuns de casamento.

As cidades fantasmas na China podem ou não se tornarem habitadas. Só o tempo dirá!

 

Comparador de seguro viagem

Confira também os episódios do Papo Viagem Podcast!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Reserva de hotéis
RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Receber notificações de
error: Conteúdo protegido.