Menu
Brasil / Listas

9 Principais Cidades Turísticas do Rio Grande do Sul

Atualizado em: 10 de janeiro de 2020

Todos os estados brasileiros possuem suas belezas e particularidades. Nosso país tem muito a nos oferecer em termos de turismo, seja de verão, inverno, cidade grande, cidade histórica ou beleza natural. As cidades turísticas do Rio Grande do Sul nos apresentam tudo isso.

O estado do Rio Grande do Sul é um dos lugares que merecem ser visitados pelos brasileiros, pois há coisas lindas que os gaúchos podem dividir com todos nós.

História rica não falta no estado mais ao sul do Brasil, assim como lugares únicos e imperdíveis, com destaque para a cultura e também para a natureza.

No post de hoje, você vai conhecer as 9 melhores cidades turísticas do Rio Grande do Sul. Vamos descobrir o nosso Brasil!

Cidades turísticas do Rio Grande do Sul para visitar

  1. Porto Alegre
  2. Cambará do Sul
  3. Gramado
  4. Canela
  5. Torres
  6. Bento Gonçalves
  7. São Miguel das Missões
  8. Caxias do Sul
  9. Pelotas

Atrações turísticas de Porto Alegre

Cidades turísticas do Rio Grande do Sul: Parque da Redenção
Parque da Redenção. Fonte: Tripadvisor

Sem dúvida, Porto Alegre é a cidade mais importante do Rio Grande do Sul. Sua relevância deriva da grande população, força econômica e por ser a capital do estado, mas ela é mais do que isso.

O turista pode aproveitar os museus interessantes, muitos parques e a história no turismo em Porto Alegre.

O Lago Guaíba é um dos principais pontos turísticos de Porto Alegre e curtir o sol a sua beira não tem preço.

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, também não podem ficar de fora do roteiro de viagem em uma das principais cidades turísticas do Rio Grande do Sul.

Entre as atrações de Porto Alegre, podemos destacar as seguintes:

  • Casa de Cultura Mário Quintana: No prédio do antigo e chique Hotel Majestic, uma das casas de cultura mais importantes do Brasil está localizada, é a Casa de Cultura Mário Quintana. Com dois teatros e várias salas de apresentação, ela também pode ser visitada por quem aprecia um bom café em um lugar com arquitetura diferenciada. Outras atrações culturais da capital gaúcha são a Fundação Iberê Camargo e a Usina do Gasômetro.
  • Catedral Metropolitana: Um dos símbolos de Porto Alegre é a Catedral Metropolitana. A primeira igreja construída no local serviu para dar assistência aos casais açorianos, que vieram colonizar Porto Alegre. A Catedral Metropolitana que vemos hoje foi construída no século XX, sendo um projeto do arquiteto italiano João Batista Giovenale, com inspiração renascentista.
Catedral Metropolitana
Catedral Metropolitana. Fonte: Tripadvisor
  • Parque Farroupilha: Um dos mais bonitos parques em Porto Alegre é o Parque Farroupilha ou Parque da Redenção. Aos domingos acontece o Brique da Redenção, uma feira com quase 40 anos de existência, ideal para procurar objetos únicos e artesanato. O Brique é um espaço frequentado por pessoas de todas as tribos e idades. Conheça também o Parque Moinhos do Vento (Parcão), o Jardim Botânico e o Jardim do DMAE. Opções para ficar ao ar livre não faltam;
  • Grenal: Se você é fã de futebol, com certeza sabe da importância do Grêmio e do Internacional para o futebol brasileiro. Os dois times têm seus estádios abertos ao público, a Arena do Grêmio e o Estádio Beira-Rio. Jogos importantes fazem parte do dia a dia da cidade.
  • Teatro São Pedro: Uma das mais belas construções da capital gaúcha, o Teatro São Pedro foi construído em meados do século XVIII e até hoje recebe espetáculos, além de ser uma das construções históricas mais sofisticadas do estado.

Por ser uma cidade grande, Porto Alegre sempre está na rota sobre o que fazer no Rio Grande do Sul.

A vida noturna da cidade é outro atrativo, tendo a Cidade Baixa como um dos centros dos bares e boates.

Contudo, como a cidade não vem recebendo os investimentos adequados nos últimos anos (ou décadas), é importante escolher bem onde se hospedar em Porto Alegre, porque vários bairros não são adequados.

O que fazer em Cambará do Sul?

Cânion Itaimbezinho
Cânion Itaimbezinho. Fonte: Tripadvisor

Cambará do Sul é um dos lugares mais exuberantes para conhecer no Rio Grande do Sul, tamanha é a beleza da natureza da região.

Cambará do Sul possui dois cânions gigantescos, e, por isso, está na lista de cidades turísticas do Rio Grande do Sul.

O turismo de aventura e o ecoturismo são o foco desse lugar, que está no top 10 em todo o Brasil para turistas aventureiros.

Confira o que fazer em Cambará do Sul:

  • Parque Nacional de Aparados da Serra: Esse parque é conhecido pelo Cânion do Itaimbezinho, o maior da América do Sul, com 200 a 600 metros de largura e quase seis quilômetros de extensão. Para conhecer essa grande beleza é necessário pagar uma pequena taxa. Em contrapartida, os monitores dão dicas sobre quais trilhas fazer, desde as mais fáceis até as que levam 7 horas;
  • Parque Nacional da Serra Geral: O Cânion Fortaleza é considerado por muitos como o mais bonito da região, mas também conheça o Mirante da Fortaleza, a Cachoeira do Tigre Preto e a Pedra do Segredo. Com tantas belezas, Cambará do Sul é uma das cidades turísticas do Rio Grande do Sul mais interessantes para quem gosta de aventura.

Viagem para Gramado

Gramado é uma cidade linda, com arquitetura europeia. O Lago Negro e muitos eventos interessantes encantam os turistas na melhor cidade para conhecer no Rio Grande do Sul no inverno e também na época do Natal.

Se você não é um entusiasta do Natal e gosta de curtir um friozinho, vale muito a pena ir no inverno. Fica a dica de que de abril a maio já tem um frio gostoso e os preços são bons!

Sem dúvida, Gramado é uma das cidades turísticas do Rio Grande do Sul mais importantes e você pode descobrir o porquê abaixo:

  • Festival de Cinema: O célebre Festival de Cinema de Gramado tem mais de 40 anos de existência ininterrupta, mostrando ser o principal prêmio brasileiro de cinema e um dos principais da América Latina. Muitos artistas renomados já foram agraciados com Kikito e tiveram seus filmes exibidos no Palácio dos Festivais. O Festival de Cinema de Gramado está se tornando cada vez mais forte, democrático e importante, um orgulho para todos nós;
  • Natal Luz: A cidade de Gramado fica super movimentada quando a época do Natal chega. Todos querem conhecer o mágico Natal na Serra Gaúcha. A cidade fica toda decorada, acontece o acendimento das luzes e muitos espetáculos são apresentados, como o Natal pelo Mundo;
  • Mini Mundo: Uma das atrações turísticas mais visitadas em Gramado é o parque Mini Mundo. Esse parque é composto por miniaturas de várias paisagens, muitas delas da Europa, mas também do Brasil. O que encanta os viajantes é a perfeição de cada miniatura e as crianças adoram essa atração;
  • Le Jardin Parque de Lavanda: O Le Jardin é uma oportunidade de ver e sentir o cheiro das lavandas. Além disso, você pode levar para casa muitos produtos feitos com essa planta cheirosa;
  • Casa do Colono: Que tal provar algumas delícias locais? A Casa do Colono é o local ideal, pois os pratos são autênticos e os preços não são estratosféricos;
  • Vale dos Quilombos: Muitas vezes, as melhores atrações de uma cidade podem ser de graça. Esse é o caso do Vale dos Quilombos, distante poucos minutos do centro de Gramado. Vá até lá e contemple o vale a partir do Belvedere do Vale do Quilombo.

Nós temos vários artigos sobre turismo em Gramado, mas para começar a planejar sua viagem recomendamos os artigos sobre os pontos turísticos de Gramado e Canela e as dicas sobre onde se hospedar em Gramado!

Pontos turísticos de Canela

Parque Estadual do Caracol
Detalhes do passeio ao Parque Estadual do Caracol

A cidade de Canela, vizinha de Gramado, também possui uma bela arquitetura europeia, mas é a natureza o principal destaque da cidade.

O Parque do Caracol guarda em seu interior uma das cachoeiras mais lindas do Brasil, a Cachoeira do Caracol com 131 metros de altura. Há até teleféricos no Parque do Caracol, um dos lugares para visitar no Rio Grande do Sul mais bonitos.

Há outras atrações turísticas em Canela, além da cachoeira, dentre elas destacam-se:

  • Catedral de Pedra: Situada na praça principal de Canela, a Catedral de Pedra é recente, construída na década de 1950 com estilo neogótico. A igreja, feita com rochas, vale muitos cliques e um passeio por seu interior. Afinal, as igrejas costumam guardas tesouros em termos de arte e arquitetura. Porém, a beleza externa dessa catedral é incrível, ficamos surpresos!
  • Mundo a Vapor: Esse é um museu com máquinas a vapor que ainda funcionam. Você pode ver o funcionamento dessas máquinas e há até uma locomotiva em tamanho real, ideal para tirar muitas fotos. Os mais interessados em máquinas gostarão do Mundo a Vapor;
  • Parque da Ferradura: Se você gosta de trilhas, o Parque da Ferradura é um ponto turístico em Canela interessante para você. O parque possui mirantes em todas as opções de trilhas;
  • Parques de diversão: Para os pequenos ou, até mesmo, para os adultos, há vários parques de diversão em Canela, como: Alpen Park, Mundo Gelado e a Terra Mágica Florybal.

Veja também as dicas dos melhores hotéis e pousadas em Canela, uma ótima opção para se hospedar na Serra Gaúcha e economizar.

O que fazer em Torres?

Cidades turísticas do Rio Grande do Sul: Torres
Fonte: Tripadvisor

O estado do Rio Grande do Sul pode não ser tão conhecido por suas praias, mas a cidade de Torres possui muita beleza litorânea.

Aliás, o nome Torres deriva dos paredões de rocha na Praia de Torres, que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem e, muito menos, das cidades turísticas do Rio Grande do Sul, sendo um destino de praia no Rio Grande do Sul.

Confira os principais pontos turísticos de Torre, no litoral do Rio Grande do Sul:

  • Parque da Guarita: Esse parque oferece uma combinação incrível de natureza. Os destaques são a Praia da Guarita (cartão-postal de Torres), o lago e as montanhas, mas principalmente as rochas próximas à praia. Suba a Torre Sul e veja o Parque da Guarita por outro ângulo;
  • Morro do Farol: Pertinho do centro de Torres, há o Morro do Farol, um local com belas paisagens, possível de ser acessado com o carro. Muitos amantes de esportes radicais usam o Morro do Farol para praticar parapente e outros esportes;
  • Ilha dos Lobos: Como reserva de proteção, não se pode desembarcar na Ilha dos Lobos, mas o turismo de observação de lobos marinhos é permitido e muito amado por todos, sejam adultos ou criança.

Saiba quais são as melhores praias para se hospedar em Torres!

O que fazer em Bento Gonçalves?

Vinícola no Vale dos Vinhedos. Fonte: Flickr por Lidyanne Aquino

Enquanto Gramado e Canela têm um pé na Alemanha, Bento Gonçalves recepciona os turistas da melhor maneira italiana de ser, com muito vinho, comida e festança.

A Capital Nacional do Vinho tem no Vale dos Vinhedos e nos Caminhos de Pedra suas principais atrações.

Impossível Bento Gonçalves ficar de fora das cidades turísticas do Rio Grande do Sul, principalmente no turismo de inverno.

As principais atrações de Bento Gonçalves são:

  • Vale dos Vinhedos: É uma região cheia de vinícolas, parreiras e estradinhas charmosas. Descobrir as etapas da produção do vinho e degusta-lo é, realmente, um passeio muito prazeroso, ideal para quem busca uma viagem tranquila. Há muitas vinícolas, como: Casa Valduga, Miolo, Salton, Aurora e outras.
  • Trem do Vinho: Quem estiver em Bento Gonçalves, pode aproveitar um dia inteiro de passeios, que começam com o percurso no Trem do Vinho. Nas visitas às cidades de Garibaldi e Carlos Barbosa, os turistas são recepcionados com música típica e degustação de vinhos. Confira também o nosso post sobre viagem de trem no Brasil!
  • Caminhos de Pedra: Que tal visitar o Norte da Itália em Bento Gonçalves? Basta percorrer os 13 km que separam o centro da cidade do bairro de São Pedro. Na estrada, lindas casas de pedra oferecem ao viajante um cenário perfeito para fotos, comidas deliciosas caseiras e outros souvenirs.

Para quem deseja fazer enoturismo mais profundo, vale a pena se hospedar em Bento Gonçalves e dedicar algum tempo para Garibaldi, a capital nacional do espumante.

O que fazer em São Miguel das Missões?

Cidades turísticas do Rio Grande do Sul: São Miguel das Missões
São Miguel das Missões. Fonte: Tripadvisor

A história é o que leva os viajantes para a pequena cidade de São Miguel das Missões, um dos Sete Povos das Missões. Esses povos eram vilas comandadas pelos Jesuítas, com o objetivo de catequizar os índios Guaranis.

Atualmente, as Ruínas de São Miguel Arcanjo são as mais bem preservadas e atraem turistas para a fronteira entre o Brasil e a Argentina.

No conjunto de Ruínas de São Miguel Arcanjo, a Igreja de São Miguel Arcanjo se destaca com sua cor avermelhada, que contrasta com o verde do gramado. À noite, acontece um show de sons e luzes, que conta a história da região, iluminando as ruínas.

Não deixe de conferir o Museu Lúcio Costa, com imagens de santos feitas pelos índios Guaranis.

São Miguel das Missões pode não ter tantas atrações turísticas quanto Porto Alegre ou a Serra Gaúcha, mas possui uma história rica e ruínas impressionantes, o que torna essa cidade uma das cidades turísticas do Rio Grande do Sul mais únicas, ideal para o turismo focado em história.

O que fazer em Caxias do Sul?

Cidades turísticas do Rio Grande do Sul: Caxias do Sul
Igreja de São Pellegrino. Fonte: Tripadvisor

Caxias do Sul é mais uma cidade gaúcha intimamente ligada à cultura dos imigrantes italianos. Mas a cidade leva isso muito a sério, com cantinas que servem o tradicional rodízio de galeto, vinícolas e arquitetura belíssima.

Confira outros pontos turísticos importantes de Caxias do Sul:

  • Igreja de São Pellegrino: Com uma bela torre do relógio, portas de bronze e até uma réplica de Pietà, de Michelangelo, a Igreja São Pellegrino é uma atração turística para ser contemplada;
  • Festa da Uva: Esse evento marca a cidade de Caxias do Sul. O vinho e a uva são os protagonistas da Festa da Uva, com muita comida italiana deliciosa e shows nacionais, com artistas renomados. Só por isso, Caxias do Sul já deve figurar entre as cidades turísticas do Rio Grande do Sul;
  • Arquitetura: Diversos bairros conservam a arquitetura italiana, especialmente na zona rural. Na Estrada do Imigrante, você pode visitar o Museu Zinani, com objetos antigos, e a Casa Bonet, do final do século XIX.

O que fazer em Pelotas?

Cidades turísticas do Rio Grande do Sul: Pelotas
Fenadoce. Fonte: UFPEL

A cidade de Pelotas, no sul do Rio Grande do Sul, já foi a cidade mais importante do estado, na época da produção de charque.

Hoje Pelotas é um polo universitário, mas se destaca pelo casario colonial, como a Catedral Anglicana, o Teatro Guarany e o Grande Hotel. Para quem gosta de turismo rural, algo interessante é conhecer as charqueadas.

Veja outras atrações turísticas de Pelotas:

  • Praia do Laranjal: Banhada pela Lagoa dos Patos, a Praia do Laranjal possui alguns balneários, como: Santo Antônio, Valverde e Balneário dos Prazeres. Um lugar ideal para quem estiver em Pelotas no verão;
  • Fenadoce: A Festa Nacional do Doce acontece em Pelotas, recebendo aproximadamente 300 mil visitantes a cada ano. Os doces pelotenses são conhecidos como os melhores. Se você visitar a cidade na época da festa, voltará com alguns quilos a mais e muitos souvenirs deliciosos.

Viajante, você incluiria mais alguma cidade na lista de cidades turísticas do Rio Grande do Sul? Comente!

Boa Viagem, Viajante!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.