Menu
Brasil

O que fazer em Blumenau, SC? Pontos Turísticos de Blumenau

Atualizado em: 27 de outubro de 2020

A cidade de Blumenau é conhecida em todo Brasil pela Oktoberfest, a maior festa alemã da América do Sul. Construções em estilo enxaimel, belezas naturais e muita cultura alemã estão na lista sobre o que fazer em Blumenau.

No post de hoje, você vai conferir os principais pontos turísticos da cidade, com sugestões para todos os públicos!

Veja também nossas dicas sobre onde ficar em Blumenau!

O que fazer em Blumenau, SC? Principais Pontos Turísticos de Blumenau

  • Biergarten e Museu da Cerveja;
  • Rua XV de Novembro, Castelinho e Prédio da Prefeitura;
  • Museu da Família Colonial;
  • Museu de Arte de Blumenau;
  • Museu de Hábitos e Costumes;
  • Museu de Ecologia Fritz Müller;
  • Museu Hering;
  • Museu Glaspark;
  • Parque Natural Municipal São Francisco de Assis;
  • Mirante do Parque Spitzkopf;
  • Parque Ramiro Ruediger;
  • Oktoberfest;
  • Vila Germânica;
  • Comida alemã.

O que fazer em Blumenau Centro Histórico?

Praça Hercílio Luz. Fonte: Tripadvisor
Praça Hercílio Luz. Fonte: Tripadvisor

Qualquer passeio por Blumenau ou post sobre o que fazer em Blumenau passa por conhecer o centro histórico. Foi no centro, a beira do Rio Itajaí-Açu, que a cidade foi fundada no dia 2 de setembro de 1850.

Você pode começar seu passeio pelo Biergarten (Praça Hercílio Luz), o Jardim da Cerveja, uma das áreas mais bonitas da cidade. O Biergarten é uma praça arborizada que conta com restaurante e com o Museu da Cerveja, além do letreiro para fotos.

O Museu da Cerveja mostra o processo de fabricação da cerveja, assim como diversas peças e maquinário. A entrada para o Museu da Cerveja é gratuita e vá sabendo que é um museu pequeno, porém dá uma boa introdução sobre o tema cervejeiro, tão presente na cidade.

Do outro lado da rua fica uma construção antiga rosada. É a antiga prefeitura, hoje sede da Secretaria de Cultura e do Museu de Arte da cidade. Logo atrás desse belo prédio, há grafites bem interessantes e fotogênicos.

O que fazer em Blumenau, Santa Catarina?
Rua XV de Novembro, com Castelinho ao fundo. Fonte: Prefeitura de Blumenau

Contudo, a região mais importante do centro é a Rua XV de Novembro, a rua mais bonita de Blumenau. Lá você verá diversas casas históricas, pois a Rua XV de Novembro abriga a maior parte das construções em estilo enxaimel da cidade.

Um detalhe interessante é que as fachadas das casas históricas foram rebatidas na calçada, como se fosse uma sombra.

Interessante também é o Castelinho, um prédio lindo em estilo enxaimel, que parece saído de um filme. O Castelinho é um dos cartões-postais de Blumenau.

É claro a Rua XV de Novembro seria ainda mais bonita se os prédios de Art Déco mantivessem uma harmonia estética. Muitos deles foram pintados com cores fortes das lojas que os ocupam.

Então, além de construção com estilo alemão clássico, Blumenau possui vários prédios Art Déco, porém esses últimos não são tão valorizados assim.

O que fazer em Blumenau, Santa Catarina?
Prédio da Prefeitura. Fonte: Prefeitura de Blumenau

Ainda no centro, você pode visitar a Catedral de São Paulo Apóstolo, que é gigantesca e moderna. Construída em 1958, a Catedral é iluminada e tem uma arquitetura a frente de seu tempo.

Outros prédios que merecem destaque no centro são: o Teatro Carlos Gomes, construído em 1939, e a Casa do Comércio.

Você também notará o prédio da Prefeitura, que é uma réplica do estilo enxaimel, construído na década de 1980.

Na Prefeitura está a primeira locomotiva da cidade, assim como a pedra com um belo poema escrito pelo poeta Martinho Bruning a Blumenau.

Museus em Blumenau

O que fazer em Blumenau, Santa Catarina?
Museu da Família Colonial. Fonte: Turismo Blumenau

Blumenau possui vários pequenos museus. Além do Museu da Cerveja, destaque-se o Museu da Família Colonial, na bela Alameda Duque de Caxias.

Esse museu está localizado em casas históricas (e super fotogênicas), que mostram através do mobiliário antigo como era a vida dos colonos de classe média alta de Blumenau.

Na área do museu, há o Parque Edith Gaertner, onde fica o curioso cemitério dos gatos. A sobrinha-neta do Dr. Blumenau, Edith Gaertner enterrou mais de 50 gatos nos fundos de sua casa. Restaram nove túmulos dos felinos, mas com a identificação de cada gatinho.

Saiba que o Parque Edith Gaertner está localizado nos fundos da construção rosada onde está abrigada a Secretaria de Cultura e o Museu de Arte, como já mencionamos.

O Museu de Arte de Blumenau conta com 400 obras de artistas contemporâneos catarinenses, de outros estados e estrangeiros, o Museu de Arte é um passeio diferente por Blumenau.

Perto do prédio da Secretaria de Cultura, bem na esquina da Rua XV com a Alwin Schrader, fica o Museu de Hábitos e Costumes, que os turistas gostam bastante por causa das louças, utensílios de casa, roupas e tantos outros artefatos do dia a dia que datam da época dos colonizadores.

O que fazer em Blumenau, Santa Catarina?
Museu de Ecologia Fritz Müller. Fonte: Turismo Blumenau

Para os amantes das ciências biológicas, o Museu de Ecologia Fritz Müller é recomendado. Fritz Müller foi um importante cientista teuto-brasileiro, correspondente de Charles Darwin. Na casa onde morou nos últimos anos de vida, foi fundado o museu.

O Museu de Ecologia Fritz Müller tem o acervo composto por animais empalhados, insetários, fósseis, ossos de espécies em extinção, pertences pessoais do cientista e uma biblioteca especializada. Nos jardins, há espécies plantadas e estudadas por ele.

Sem dúvida, esse museu é ideal para quem gosta do tema e as crianças costumam gostar dos animais empalhados e dos insetários.

O que fazer em Blumenau, Santa Catarina?
Museu Glaspark. Fonte: TripAdvisor

Quando se fala em Blumenau, a indústria têxtil aparece como destaque. O Museu Hering oferece a oportunidade de conhecer a história da malha e da camiseta. O Museu Hering é gratuito e fica próximo da loja outlet da Hering.

Outra atividade marcante de Blumenau é a produção de cristais. No Museu Glaspark, você aprenderá como é fabricado o cristal e poderá ver a fabricação na hora (apenas pela manhã ocorre a fabricação de cristal).

Há também uma loja para comprar cristais, desde os mais pequenos até os luxuosos.

Se você quiser ver Blumenau por um dos melhores ângulos, visite o Museu da Água.

Parques em Blumenau

Parque Natural Municipal São Francisco de Assis
Parque Natural Municipal São Francisco de Assis

Por estar em uma região de rica Mata Atlântica, a cidade de Blumenau tem bastante verde. O Parque Natural Municipal São Francisco de Assis é uma oportunidade de fazer caminhadas na mata. O bom é que o parque fica no centro da cidade, atrás do Shopping Neumarkt.

Para os mais esportistas, vale conhecer o mirante do Parque Spitzkopf, que faz parte do Parque Nacional da Serra do Itajaí.

O morro tem quase 940 m de altura e possui três tipos de trilhas, com fauna, flora e belas cachoeiras. Isso tudo distante apenas 15 km do centro, com visitação apenas nos finais de semana.

O que fazer em Blumenau também inclui visitar parques urbanos, como o Parque Ramiro Ruediger. O Parque Ramiro Ruediger é a maior área de lazer da cidade, possuindo lago, bosque playground, pista caminhada, ciclovia, pista de skate, quadras e até um bar ao lado.

A Prainha é outro lugar muito tradicional da cidade para relaxar. Ela foi muito utilizada por décadas pela população, recebendo até shows musicais. Depois de anos fechada, a Prainha voltou a ser utilizada pelos locais e visitantes, mas precisa de uma reforma.

Oktoberfest de Blumenau e outras festas

Oktoberfest de Blumenau e outras festas
Vila Germânica

Quem visita Blumenau em outubro tem uma atração a mais no roteiro sobre o que fazer em Blumenau. A Oktoberfest é a maior festa alemã da América do Sul e um das maiores do mundo.

Inspirada na Oktoberfest de Munique, na Alemanha, a festa acontece durante mais de duas semanas e costuma reunir 500 mil pessoas.

Os visitantes são de várias partes do Brasil e procuram curtir as bandas locais e alemãs, assim como diversas marcas de chope artesanais de qualidade.

Além da música, chope e comidas nos pavilhões da Vila Germânica, onde acontece a Oktoberfest, há desfiles na cidade. Os desfiles movimentam a cidade, com a apresentação de bandas, grupos da sociedade civil e muitos turistas.

Além da Oktoberfest, em março costuma ocorrer o Festival da Cerveja, com uma variedade surreal de tipos de cervejas produzidas no Brasil inteiro.

Mais familiares e tranquilas são a Festitália, em julho, e o festival gastronômico Sabores de SC, no início de agosto.

Comida Alemã em Blumenau

Comida Alemã em Blumenau
Um exemplo de café colonial. Fonte: Tripadvisor

Algo que não pode estar de fora sobre o que fazer em Blumenau é comer bem e bastante. Os restaurantes buffet livre em Blumenau possuem ótima qualidade. Os melhores oferecem pratos típicos alemães, como wurst (salsicha), pato, joelho de porco e outros.

Mas a comida salgada alemã não se compara aos doces alemães, que são sensacionais. Visite alguma confeitaria ou café colonial. Cucas, torta alemã e apfelstrudel não podem faltar!

Nós temos um post específico sobre onde comer em Blumenau que inclui dicas de pratos típicos.

O que fazer em Blumenau à noite?

Como Blumenau é uma cidade na qual os moradores apreciam comer e beber muito bem, não faltam locais para sair à noite.

A cidade também conta com uma grande universidade (FURB) e os universitários são uma demanda que impulsiona bares mais em conta e locais descolados.

Há três áreas para curtir à noite em Blumenau:

  • a charmosa e arborizada Rua Curt Hering, perto da Rua XV, com locais abertos de dia e também à noite;
  • os bares mais descolados e alguns mais em conta na Rua Antônio da Veiga, onde está localizada a FURB;
  • bares e restaurantes mais tradicionais (muitos de comida alemã) na Vila Germânica, que sempre está aberta, seja só para passear ou também para comer e sair à noite.

Mapa com as principais atrações turísticas de Blumenau

Confira no mapa a localização de todos os pontos turísticos de Blumenau mencionados ao decorrer deste artigo. Basta clicar no “botão com seta” para acessar a legenda do mapa.

Gostou das dicas sobre o que fazer em Blumenau? Então, confira onde ficar em Blumenau e ouça o episódio do Papo Viagem Podcast sobre Blumenau!

Boa viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? A Real Seguro Viagem oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

Sobre o autor

Internacionalista, jornalista e viajante apaixonada por cultura e história, todos os dias eu consigo unir minhas paixões escrevendo no Guia do Nômade Digital. Acredito que ler e se informar transformam as férias em uma experiência inesquecível. Já escrevi um guia de viagem sobre a Cidade do México e apresentei mais de 80 episódios do Papo Viagem Podcast.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    error: Conteúdo protegido.